quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A eficácia do Programa Mais Educação nas escolas

Observando e colaborando com o Programa Mais Educação na Escola Estadual Demétrio de Souza, percebe-se que o programa de forma eficaz propicia a interação, muito próxima, aluno e escola. O Programa Mais Educação contribui para a melhoria da aprendizagem ampliando o tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens, mediante oferta de educação em tempo integral.

O resultado das ações propostas pelo Mais Educação e todas as iniciativas estão fazendo a diferença no ensino, houve uma diminuição no índice de reprovação, os estudantes apresentaram maior rendimento na frequência e aprendizado. Além de ensino regular em sala de aula, os alunos participam das oficinas que necessitam para desenvolver e para melhorar o aproveitamento na sala de aula, o que têm proporcionado um maior envolvimento dos estudantes nas atividades escolares.

As atividades são realizadas sempre no contraturno em que os alunos estudam. Ficando na escola em período integral, o aluno tem oportunidade de desenvolver outras habilidades em outras áreas, além de ter acompanhamento também em letramento e matemática, que oferece a oportunidade de trabalhar, de forma específica, o potencial de cada aluno. As oficinas que estão funcionando no momento na escola são: Futsal, Teatro, Reforço de Português e Matemática, Dança, Fanfarra, Capoeira, Xadrez, Tênis de Mesa, Programação Segundo Tempo, Computação e Recreação.

Quando uma turma está em uma oficina, as demais estão em outras atividades. É visível o resultado positivo, os alunos aprenderam a interpretar melhor os textos, tanto oralmente quanto produzindo suas observações acerca destes. Deixaram de lado a timidez, a vergonha e se expressam espontaneamente sem medo da correção. Aprendem sempre que o objetivo deste projeto não é que eles cheguem sabendo tudo, mas que melhorem a cada aula gradativamente.

Nas atividades que envolvem recreação e jogos, os alunos demonstram mais interesse e respeito ao próximo e ao seu espaço. Os mesmos demonstram mais prazer pelas atividades propostas em sala de aula, isso porque há essa interação sala de aula e Programa Mais Educação. Professores e monitores trabalham em conjunto, visando melhor qualidade no aprendizado dos alunos, a Escola Demétrio de Souza já começa a colher frutos do Programa Mais Educação.

Quando o educando se sente à vontade para argumentar, criticar, é porque o educador propôs situações favoráveis a isso. Criando um ambiente propício que desperta a criatividade, que o motive e o leve a querer participar mais ativamente nesse processo que é a aprendizagem. Uma outra situação é manter o diálogo com os alunos indisciplinados, saber qual o motivo desse comportamento e procurar ajudar na socialização desse aluno e acreditar na mudança do mesmo.

O programa Mais Educação possibilita a aprendizagem ligada à vida e ao universo de interesses das crianças, adolescentes e jovens, formando melhores cidadãos, profissionais, o que contribuirá para uma sociedade mais justa, igualitária, mais soberana e livre. Desenvolve na criança maior consciência e visa à melhoria da qualidade de vida, além de trazer consigo valores cívicos, morais e educacionais fundamentais para a vida em comunidade e para o seu desenvolvimento pessoal e social.

Partir da concepção de que ambos educador/educandos são sujeitos portadores de conhecimento, conclui-se que entre ambos haja uma relação de interação, ou seja, de aprendizagem mútua, de reciprocidade, fazendo da escola um lugar agradável para se viver.

Márcia Regina D. Miranda e Delci Martins - professoras do Ensino Fundamental da E. E. Professor Demétrio de Souza, em Várzea Grande/MT


Por MÁRCIA REGINA E DELCI MARTINS
E E Demétrio de Souza/Seduc

Faça do espelho seu melhor amigo

28/11/2011
Lair Ribeiro


A aparência influencia no sucesso e na empregabilidade de um executivo. Não basta ter um rostinho bonito para ser bem-sucedido profissionalmente, mas isso é uma condição que pode influenciar em muito no sucesso da sua carreira profissional.

Não estamos falando de beleza, mas de aparência, do modo como você se apresenta à sociedade, que engloba desde os cuidados básicos com higiene pessoal (unhas limpas e bem cortadas, barba feita, cabelos bem cortados e saudáveis, maquiagem discreta, etc.), passando pelo modo como você se veste (usando roupas adequadas ao seu tipo físico e cargo, sapatos em excelente estado, acessórios sem extravagância, entre outros itens), até o seu comportamento dentro e fora do local de trabalho (etiqueta profissional), sem esquecer da sua comunicação. E quando o assunto é aparência, estar em paz com a balança é fundamental. Pesquisas revelam que obesidade é fator de rejeição para 65% dos 31 mil executivos pesquisados pelo Grupo Catho (empresa de recolocação profissional), em um estudo realizado em 2005.

Hoje, ser magro não é apenas sinal de beleza, mas também de agilidade, auto-estima elevada, segurança, credibilidade e profissionalismo. Ser obeso, por sua vez, passa a mensagem de cansaço, de baixa auto-estima, de problemas de saúde, como pressão alta, diabetes ou problemas cardíacos, e tudo isso pode ser resumido à idéia de “não dar conta do recado”. A verdade, sem entrar no mérito dessa questão, é que pessoas obesas são discriminadas no mercado de trabalho.

A aparência é tão importante na contratação de profissionais porque é a primeira qualidade que o selecionador pode avaliar nos candidatos. É, literalmente, a primeira impressão, que, como se sabe, é a que fica!

Sua carreira profissional se beneficiará em muito a partir do momento em que você começar a cuidar mais da sua aparência. E cuidando da sua aparência você também cuida da sua saúde física e emocional. Com o peso em dia você se torna mais saudável, com menos risco de desenvolver várias, passa a sentir-se de bem com a vida, torna-se mais produtivo e isso se irradia na sua aparência. E os outros percebem isso facilmente, tanto que seu fator de empregabilidade aumenta.

Se você estiver desempregado ou em busca de promoção, não precisa fazer greve de fome. Para sua energia — e seu peso — se equilibrarem, basta optar por uma alimentação saudável, balanceada e de acordo com as suas necessidades nutricionais, que variam conforme sua idade, altura, sexo e nível de atividade física. Aliás, dedicar-se a uma atividade física regular é altamente aconselhável, não apenas porque acelera o metabolismo e intensifica o processo de emagrecimento, como também porque ajuda a descarregar as tensões do dia-a-dia, restabelecendo a energia e mantendo afastados o nervosismo, o estresse e a ansiedade!

E não se esqueça: Todo esse cuidado não deve ser interrompido após conquistada a vaga ou a promoção. Ao contrário, devem ser mantidos por toda a vida. Sua carreira e a sua saúde agradecem!