sábado, 29 de setembro de 2012

A felicidade é um status precário


 
 
Wilson Carlos Fuá
 
 
Acredito que a felicidade é apenas um status precário e, é por isto que precisamos entender que o estado de felicidade não se encerrar ao fim do dia, a tentativa de ser feliz faz parte da conquistada de todos os dias. Algumas pessoas se esquecem das pequenas conquistas, de valorizar as coisas simples da vida e às vezes porque adotam o planejar com insistente busca de um mundo fantasioso, vivendo no mundo do modismo do consumo transitório, deixam de perceber que a felicidade pode estar aqui mesmo: pode estar no ato de ouvir uma boa música; de ler um bom livro, de assistir um filme que mexe com a nossa emoção; de respirar fundo a um carinho da mulher amada; de emocionar com o sucesso dos filhos; de fazer uma boa pescaria; de sentir o cheiro da mata; de deixar o final de semana passar bem devagarzinho, tendo o prazer de receber uma pessoas amigas que a muito tempo não vemos; e por falar nisso convide alguém para dividir com você a sua felicidade, talvez a sua vida está precisando desses momentos de felicidades participativas. A nossa felicidade fica mais completa quando satisfazemos aos outros também.
Quando ao acordar, a primeira coisa a fazer neste dia, é dizer: hoje é o dia da minha alegria, pois logo ao amanhecer, já percebi que Deus continuou a me dar de presente todas as funções motoras para que eu possa viver com toda plenitude corporal e mental, o resto só depende de nós, o importante é sair por ai, distribuindo sementes de amizades e colhendo a gentileza de um “ex-estranho”, sair por ai, distribuindo alegria e colhendo uma escancarada gargalhada calcinada com lágrimas de felicidades e principalmente distribuindo sementes de carinho as pessoas que amamos. Com certeza colheremos energias amorosas, que darão mais força na batalha evolutiva da nossa existência.
Existem pessoas que desligam do presente, e ficam a lamentar o passado, adeptos dos choros sem lágrimas, alimentadores de perdas e vivendo de saudades, existem também aqueles que ao invés de planejar o seu dia-a-dia ficam tentando fazer exercícios de futurologia, pensando que é possível ser feliz no futuro.
Na verdade temos todas as ferramentas necessárias para construir o nosso presente, tudo depende só de você, não esqueça de ativar sua força de vontade, nunca esqueça que a sua “alto-estima” é um estado de felicidade interior e aumentar a “alto-estima provisória” é transformar a vida em rotinas limitadas, a vivendo no modismo da estação ou ser escravo da subnutrição porque a magreza está na moda, ou mudar seguidamente o corpo com cirurgias plásticas até ser um desconhecido para si próprio. Muitos que vivem na simplicidade que ao invés de adotar um amor, passa a ser um descartador de sentimentos; não utilizam o aprendizado do saber para relacionar seguramente de um modo adulto, e ficam a somar os números do descasar e o casar como se os erros fossem coisas das parceiras e não dele, passam a usar os óculos com a lente de magia, tentando apenas profetizar o futuro, esperando que a felicidade esteja sempre de plantão esperando por ele infinitamente ali na esquina da sua vida.
Mesmo sem querer, renascemos a cada amanhecer, e se ficarmos pensando nos estágios desagradáveis dos dias anteriores, deixamos de viver o presente, o agora. Mesmo que às vezes seja um único passinho, já é uma evolução, o importante é saber usar as experiências do passado como aprendizado para não repetir os mesmo erros e deixar de ser um marcador de passos, desperdiçando as oportunidades que a vida nos oferece.
Não podemos deixar que o nosso viver passe a ser uma módica rotina, pois sempre temos que procurar fazer algo de novo, ou simplesmente uma nova maneira de realizar a mesma coisa diferentemente. Existem mil formas de conseguir despertar novas emoções, senão os nossos sentidos passam a ser apenas repetição das nossas rotinas diárias. Quando vivemos no “piloto automático” deixamos de viver de verdade. Entender os sinais que a vida nos oferece é saber que todos os dias acontecem coisas que nunca mais irão se repetir.
O importante é descomplicar a vida, e saber que para sentir o sabor temos que dar a primeira mordida. Às vezes desperdiçamos uma abençoada oportunidade de ajudar alguém só porque essa ação pode quebrar a nossa rotina. Ao pensar assim fatalmente a sua vida ficará fechada no seu próprio egoísmo e com ele o que resta é apenas uma vida vazia ou vida vadia, como queiram.
Hoje, se eu for pensar em felicidade plena, a primeira coisa que me vem à cabeça é receber um abraço das minhas filhas e curtir com intensidade o amor da minha mulher. O dinheiro acaba sendo apenas um dos combustíveis das nossas felicidades. O amor está entre todas as experiências que definitivamente está confirmada como a experiência mais doce e a que nos leva a aproximar mais rapidamente de Deus.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Acompanhe as mudanças se quiser progredir


Lair Ribeiro
No mundo de hoje, as estratégias de vítima e de predador são obsoletas. Precisamos fugir das armadilhas mentais desses modelos ultrapassados. Com eles, pensamos que estamos sendo bem-sucedidos até mesmo quando nos encontramos à beira do fracasso.

O frágil progresso da sociedade contemporânea, que ruma para a destruição do planeta, deve muito à cultura de vítimas e predadores: vítimas, pensando e agindo como se vivessem em um mundo de escassez e satisfazendo-se com migalhas; e predadores, também pensando que vivem em um mundo escasso, mas agindo de forma a controlar o pouco que há no Universo e a tirar dele o máximo que puderem. Vítimas e predadores não jogam o jogo do ganha-ganha; assim, a humanidade, até agora, esteve jogando o jogo do ganha-perde com o planeta.

Para ser e manter-se bem-sucedido em um mundo de mudança, é preciso saber prosperar em ambientes difíceis, estar atento a tudo o que acontece ao redor, e tornar-se adaptável às variações do meio. Como diz uma mensagem das runas: “em águas profundas, torne-se um mergulhador”.

Regras fundamentais para o jogo do ganha-ganha:

Ser individualmente competente e bem-sucedido em grupo.

Buscar soluções que funcionem quando alguma coisa não estiver funcionando.

Vencer predadores! Principalmente aqueles que existem dentro de nós.

Para ser bem-sucedida, hoje, toda e qualquer pessoa precisa adotar esse novo tipo de mentalidade que, automaticamente, a compromete com tornar o mundo um lugar melhor para se viver.

Aprendiz de si mesmo


 

Wilson Carlos Fuá
 
A vida é uma soma de experiências e o passado é formado por partes integrantes de nós mesmos, ao rejeitar a história individual é rejeitar a sua existência, terá que viver várias vidas como aprendiz de você mesmo. Sempre encontramos em nossos caminhos os marcadores de passos, vida sem avanços, com futuros recheados de nostalgias, sem constâncias nos seus desejos, andando de braços com a depressão, passeando de mãos dadas com forças que sacrifica e subjuga tudo, as vezes até o seu próprio ego, promovendo distorção de coisas e fatos para encaixá-los nos seus próprios preconceitos. Usando desculpas para comportamentos errados, vivendo como um desculpador: “ agi assim, por causa disso”; “ fiz isso por causa daquilo”. Até entender que não temos poder sobre os acontecimentos no mundo, mas sim, apenas o poder sobre as maneiras de reagir no nosso próprio mundo.
Esse fato acontece todos os dias nas Lojas, uma senhora vazia de opção e com elevado poder aquisitivo, depois de olhar as vitrines, entrou e resolveu experimentar todas as roupas da loja para tentar achar o melhor para o seu corpo, e ela experimentou tantas e tantas, e todos os vestidos da loja, mas não foi suficiente para ela, após experimentar todos os vestidos e decidiu ficar sem nenhum. Aí ela pensou: “já não fazem mais vestidos como antigamente” ou “o meu padrão está muito superior”!
O dinheiro lhe dá opções, mas não dá a simplicidade para definir por uma simples escolha, e assim a insatisfação de realização do consumo é transitório, transforma as pessoas em almas vazias e sem amor próprio. E essa insatisfação e falta de prazer, leva muitas pessoas buscar alegrias artificiais e às vezes já é o começo da doença da alma.
As influências que vem de fora são muito maiores do que as que vêm de dentro, por isso devemos proteger os nossos caminhos espirituais, guiar a vida pela fé, “concretar” as nossas ações com pensamentos sólidos baseados em objetivos evolutivos, não deixando que as influências externas tomem conta das nossas decisões, para não se perder no meio do caminho, e não deixando que prejulgamento possa diminuir a soma de amigos, porque para encontrar outros substitutos leva muito tempo, dê uma olhadinha para traz, e verá que muitos companheiros de viagem se perderam pelo caminho, e por muitas vezes foi por sua própria falta de escolha ou por desamor das ações impensadas.
É muito difícil conviver com pessoas que não acreditam em sonho nenhum, pois elas tentarão sempre impor sobre seus sonhos o vazio da sua vida, mas ao simplificar a vida, você jamais será dominado pela meia verdade do pragmatismo, porque senão, com certeza sua vida será uma tragédia. Até para desenvolver o poder da paciência, é necessário praticar o impulso dos sonhos. Quantas vezes caminhando pela vida os pneus dos nossos sonhos foram estourados e transformados em pedacinhos; e mesmo não tendo estepe, tivemos que seguir os nossos caminhos cumprindo acordos celestiais, sempre em busca daquilo que costumamos chamar de felicidade, porque o tempo não espera por aqueles que ficam parados em busca de carona no espetáculo da vida.