sexta-feira, 3 de maio de 2013

ESTADOS UNIDOS 'Aluna-modelo' cria bomba em aula de ciências e pode ser presa

Aos 16 anos e sem suspensões na escola, Kiera Wilmot acabou expulsa

PORTAL G1


Reprodução/Change.org
A jovem Kiera Wilmot foi expulsa da escola
Por causa de um experimento científico, uma estudante de 16 anos considerada modelo de bom exemplo e sem nenhum registro negativo em seu histórico escolar acabou expulsa do colégio em que estudava, no estado americano da Flórida. Segundo o jornal britânico "The Guardian", a estudante pode responder na Justiça por crimes federais com penas de até 20 anos de prisão. O episódio levantou um debate no país sobre a rigorosidade da aplicação de leis contra violência dentro de escolas dos Estados Unidos.

De acordo com informações do canal de televisão WTSP 10 News, na manhã de segunda-feira (29), Kiera Wilmot usou uma pequena garrafa d'água para misturar materiais de limpeza caseiros dentro da Bartow High School. A combinação provocou uma pequena explosão que fez a tampa da garrafa pulasse e criou fumaça.

Testemunhas contaram que ninguém se feriu. O "The Guardian" afirmou que, segundo as informações do boletim de ocorrência, o diretor do colégio, Dan Durham, estava andando pelo gramado quando ouviu a explosão. Ao abordar a estudante, ela teria dito que realizava um experimento para uma feira de ciências. Mas, depois que o professor de ciências da garota afirmou que o experimento não fazia parte de nenhuma tarefa da aula, Durham decidiu chamar a polícia.

Ainda de acordo com o jornal, os produtos usados pela estudante são papel alumínio e líquidos químicos usados para limpar sanitários.

Expulsão e ficha corrida

Mesmo sem feridos ou manchas em seu currículo escolar, a aluna foi expulsa e acusada de posse de armas e de disparar um instrumento destrutivo. Apesar de ter 16 anos, Kiera vai responder às acusações como se fosse adulta.

A família não deu declarações à imprensa. Mas, segundo reportagem da quarta-feira (1º) do WTSP 10 News, repórteres que se aproximaram à casa de Kiera ouviram gritos de uma garota reclamando que a reação ao episódio foi desproporcional.

Por causa do ocorrido na segunda-feira, Kiera não poderá se matricular em outra escola e seguir uma vida normal de estudante do ensino médio. Ela deverá concluir o ciclo básico de ensino em um "programa para alunos expulsos", diz a imprensa norte-americana.

Na quarta-feira, o Departamento de Educação do Condado de Polk, ao qual a escola faz parte, divulgou um comunicado afirmando que o episódio foi uma "quebra de conduta séria" por parte da estudante. "Para garantir um ambiente de aprendizado seguro e ordenado, simplesmente precisamos seguir as regras do nosso código de conduta", diz a nota.

O órgão pediu que os pais participassem da tarefa de "passar a mensagem de que há consequências para as ações".

Petição

Mesmo assim, o debate sobre a intolerância com que Kiera foi tratada se espalhou pela internet, e há até uma petição para que as acusações sejam retiradas, com mais de 4.600 assinaturas.

O próprio diretor da escola afirmou ao WTSP 10 News que, além de ter um histórico imaculado na Bartow High School, Kiera ainda colaborou para explicar o ocorrido. "Ela nos contou tudo e foi muito honesta. Ela não fugiu ou tentou esconder a verdade. Tivemos uma longa conversa com ela", disse Durham.

Colegas da estudante e internautas afirmam que o bom comportamento da jovem deve ser levado em conta na hora de decidir se o que ela fez foi apenas por curiosidade científica ou se ela realmente tramava um ataque contra a escola. Ativistas ainda reclamam da disproporcionalidade racial entre as punições a estudantes negros em relação aos brancos.

Dilma pede urgência para projeto que destina royalties para educação

Presidente enviou projeto de lei ao Congresso Nacional nesta quinta

PORTAL G1


A presidente Dilma Rousseff pediu regime de urgência constitucional para o projeto de lei enviado por ela nesta quinta-feira (2) ao Congresso Nacional que trata da destinação da totalidade dos royalties do petróleo para a educação.

O regime de urgência constitucional estabelece prazo de votação de 45 dias para a Câmara dos Deputados e de mais 45 dias para o Senado Federal. Após esse período, o projeto passa a trancar a pauta da Casa em que estiver tramitando, o que significa que nenhuma outra proposta pode ser votada.

O "Diário Oficial da União" publicou em edição extra nesta quinta-feira mensagem na qual a presidente encaminha ao Congresso um projeto de lei que determina que todos os royalties, participações especiais do petróleo e recursos do pré-sal sejam usados exclusivamente na educação.

Esta é a segunda tentativa da presidente em destinar os recursos do petróleo para a educação. Em dezembro de 2012, ela enviou sob forma de medida provisória um texto que também tratava desse tema. Mas a tramitação da MP, que tem validade até dia 12, foi suspensa pelos parlamentares na semana passada até que o Supremo Tribunal Federal decida sobre a constitucionalidade da Lei dos Royalties.
O novo projeto de lei foi recebido pela Secretaria-Geral da Mesa no final da tarde desta quinta (2) e publicado na página da Câmara na internet. O pedido de urgência consta na mensagem encaminhada pela presidente ao Congresso.

Juntamente com o texto, está uma mensagem assinada pelos ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Edison Lobão (Minas e Energia) na qual eles pedem justificam o teor do projeto.

O texto, de acordo com a mensagem dos ministros, tem por objetivo “destinar recursos para a educação, a fim de cumprir as metas, presentes e futuras, estipuladas na área educacional”.

Os ministros afirmam que a verba poderá ser usada para a expansão da pré-escola, para a implementação do ensino integral, para a valorização do professor e para o cumprimento do Plano Nacional de Educação, em tramitação no Senado Federal.

“A proposta é investir as receitas provenientes dos royalties e das participações especiais sobre a produção de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos no incremento da educação”, informa a mensagem.

Segundo o texto, o pedido de urgência na tramitação é motivado pela "premente necessidade de reforçar os vários programas e projetos para desenvolvimento da educação”.

“Daí a conveniência de se solicitar ao Congresso Nacional [...] a urgência na apreciação do projeto”, afirmam os ministros.


MT - Protagonista do desenvolvimento estadual

Quando assumimos o Governo, em 2010, já tínhamos em mente que investir em políticas de valorização do trabalhador é uma forma de promover o desenvolvimento social e fortalecer a economia de Mato Grosso.



ROSELI BARBOSA
Mayke Toscano / HiperNoticias
Quando assumimos o Governo, em 2010, já tínhamos em mente que investir em políticas de valorização do trabalhador é uma forma de promover o desenvolvimento social e fortalecer a economia de Mato Grosso.

Foi assim que, norteados pela inclusão produtiva - um dos eixos do Plano Mato Grosso Sem Miséria, ação desenvolvida em consonância com o Governo Federal -, estabelecemos a geração de emprego e renda como uma das prioridades da atual gestão. Criamos então ações que atendem vários segmentos de trabalhadores, principalmente, as famílias que ainda se encontram em situação vulnerabilidade social.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em Mato Grosso existem mais de 800 mil postos de trabalho no que chamamos de estoque de emprego, ou seja, contabilizando os trabalhadores celetistas, os funcionários públicos, militares e temporários.

Porém, o número de ocupações formais continua em crescimento. No primeiro trimestre deste ano, por exemplo, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontou a geração de 11.799 mil postos de trabalho. Já nos anos de 2011 e 2012, tivemos a criação de 35 mil novos empregos.

Os números demonstram que o Governo do Estado tem agido de forma assertiva quando disponibilizou, por exemplo, mais de 17 mil vagas em qualificação profissional nos últimos três anos. Em 2013, este número deve atingir a marca das 30 mil vagas de cursos ofertados gratuitamente para a população.

Já pelo Sine Estadual foram intermediadas cerca de 60 mil vagas de emprego nos últimos três anos e mais de 240 mil pessoas deram entrada no Seguro-Desemprego no mesmo período. Como forma de ampliar as oportunidades profissionais das pessoas com deficiência, o órgão instituiu desde setembro de 2012 o “Dia D”. A partir de então mensalmente é realizado um dia especial para o encaminhamento das pessoas do segmento ao mercado de trabalho. A ação se traduz em fortalecimento profissional e inclusão social.

E por falar em inclusão, o Estado tem adotado medidas importantes para os trabalhadores de outros estados e até mesmo de outros países que chegam em Mato Grosso. Em parceria com a Pastoral do Imigrante, cerca de 80 haitianos foram inscritos em cursos de qualificação e cadastrados no Sine Estadual.

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social criou ainda o Projeto Sine Itinerante, que leva até os bairros mais distantes da Capital e redondezas cursos de qualificação e vagas de emprego. A ação conta com a participação de representantes de empresas, realização de palestras e outros serviços disponibilizados na localidade onde o trabalhador reside, aliando assim facilidade no acesso a informações e serviços.

No ano passado, realizamos, em parceria com a Embaixada Britânica e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o I Curso de Turismo Sustentável. A qualificação foi realizada para formar profissionais aptos a lidar com as oportunidades econômicas geradas pela Copa de 2014, sem perder de vista a preservação ambiental. Um Estado com vocação para o Ecoturismo e com atrativos como o Pantanal Mato-grossense e a Chapada dos Guimarães precisa desenvolver ações que estimulem a criação de empregos verdes.

Neste Dia Mundial do Trabalho, temos muito a comemorar as conquistas obtidas pelo Estado e, principalmente, que saudar os nossos trabalhadores pela importância de cada um no processo de construção e crescimento de Mato Grosso.

Seja no campo ou na cidade, Mato Grosso se torna o Estado cada vez mais pujante graças a cada indivíduo que com sua força de trabalho somou esforços para que pudéssemos sair da condição de coadjuvantes para um dos principais atores no atual quadro desenvolvimentista do nosso País que, por sua vez, se firma como uma das principais potências econômicas mundiais.

Tudo isso só está sendo possível graças a uma união de esforços, na qual o trabalhador se destaca como protagonista do desenvolvimento estadual.

(*) ROSELI BARBOSA é primeira-dama de Mato Grosso e secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social.

A Fé é o combustível das boas obras


José de Paiva Netto

 
     Em uma palestra que proferi de improviso no Rio de Janeiro/RJ, em 5 de julho de 1991, asseverei que a Fé é o combustível das boas obras; portanto, do trabalho. Tantos anos se passaram, e essa frase continua cumprindo o papel de fortalecer os corações. É como a prece. Ela é necessária a todo instante, porque a Alma, assim como o corpo, necessita de alimento. O que sustenta o Espírito é justamente a oração. O Amor que vem de Deus é resultado de nossa permanente sintonia com o Pai Celestial. Mas é preciso não esmorecer ante as intempéries da existência. É de Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, este incentivo basilar: “Aquele que perseverar até o fim será salvo” (Evangelho segundo Mateus, 10:22).
     
     ORAÇÃO DO TRABALHADOR
     No ensejo do Dia do Trabalhador, comemorado em primeiro de maio, dedico aos operários da Terra e do Céu da Terra — já que os mortos não morrem — a “Oração do Trabalhador”, de autoria do nobre médico dr. Bezerra de Menezes (1831-1900), Espírito, por intermédio da sensitiva Maria Cecília Paiva, constante do livro “Veleiro de Luz”:
     
     “Senhor, nossos corações reunidos aos corações que oram e trabalham em Teu Nome entoam o cântico de amor e de felicidade que nos invade a Alma.
     
     “Humildes trabalhadores de Tua Seara, somos ainda os pequeninos aprendizes do Teu Evangelho que nos esclarece para a longa jornada do infinito.
     
     “Louvamos a Tua Grandeza que estende mãos generosas à nossa debilidade, amparando-nos para que possamos exercer o Divino Mandato que nos confiaste.
     
     “Nós Te louvamos o nome sagrado que imprime em nossas vidas a força necessária para empunharmos a enxada do trabalhador consciente de sua responsabilidade.
     
     “Nós Te agradecemos as bênçãos generosas que deixas em nossos caminhos como frutos sazonados do Teu Amor, ofertando-nos vitalidade maior.
     
     “Nós Te suplicamos, Senhor, que não nos deixes viver ao som das trombetas da vaidade, ou ao som dos elogios fáceis.
     
     “Sabemos, Divino Mestre, quão pequenos e frágeis somos e quão necessárias são as Tuas Bênçãos para o nosso fortalecimento.
     “Reergue-nos, Senhor, quando fraquejarmos.
     
     “Inspira-nos nos momentos difíceis.
     “Ampara-nos hoje e sempre.
     “Que os dias de trabalho que Te ofertamos sejam iluminados pelas Auras de Teus Anjos, a fim de que aqueles que se aproximarem de nós recebam a gota de orvalho que balsamiza e cura.
     
     “Não nos deixes entregues ao orgulho que ainda vive em nosso íntimo e permite que, humildes trabalhadores de hoje, possamos prosseguir sempre, rumo aos mais altos planos, amando-Te e servindo sempre em Teu Nome.
     
     “Anjo de Deus, envolve-nos na Tua Luz, e, estrada afora, cantaremos glórias ao Teu Nome para sempre!”.
     
     Belíssima oração! Faz bem à Alma. Espiritualidade Ecumênica é para isso: fazer bem ao nosso Espírito. Portanto, muito oportuna esta palavra do meu saudoso amigo ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) Austregésilo de Athayde (1898-1993):
     
     “A verdadeira religião ensina, orienta, edifica, porém não ameaça. A infinita bondade de Deus não pode ser clava mortal para os pecadores”.


José de Paiva Netto é Jornalista, radialista e escritor.

Bonecas "American Girls" revelam como meninas gostariam de ser e como se enxergam

Da Redação - Lidiane Barros
Bonecas ''American Girls'' revelam como meninas gostariam de ser e como se enxergam
Por dois anos a fotógrafa Ilona Szwarc, 28, atravessou os Estados Unidos à procura de meninas obcecadas pelas bonecas “American Girls”. A linha de brinquedos criada em 1968 tinha a intenção de educar, transformando as bonecas em companheiras que vinham com livros que tratavam de temas complexos como trabalho infantil, racismo e pobreza.

Porém para acompanhar “tempos modernos”, elas viraram uma espécie de avatar das recém-adolescentes, o brinquedo pode ser customizado com roupas, cabelos, cor dos olhos e da pele.

Com o trabalho artístico de teor científico ela vai revelando como omo as meninas gostariam de ser e como se enxergam, explodindo diferenças de padrões de beleza, sociais e raciais.

Saiba mais sobre o projeto: http://www.ilonaszwarc.com/american-girls

Designer cuiabano se destaca no país, mas teme aceitação de moda conceitual em Cuiabá


Bianca Poppi - Especial para o Olhar Conceito

Felipe Fanaia entrou para o mundo da moda por acaso: após se formar em Design de Interiores em São Paulo, planejava voltar para Cuiabá quando conheceu Rober Dognani, um estilista experiente da cidade com quem decidiu abrir uma loja. Começou então, desenhando as peças da loja Das Haus (cuja marca leva o nome da loja que também abriga a linha comercial do estilista Rober Dognani e acessórios da designer Andréa Hazan) e daí seu ponta a pé inicial. “Comecei a me interessar e amei a profissão”, conta o designer.

A partir disso, Felipe resolveu inscrever seu projeto no “Projeto Lab”, concurso que dá oportunidade a novos estilistas de desfilarem suas coleções na Casa de Criadores, e foi selecionado em primeiro lugar. O designer já apresentou duas coleções no evento, sendo a ultima nessa temporada de verão 2014.

Para essa coleção Felipe Fanaia Verão 2014 o designer trouxe às passarelas inspirações dos filmes de Tim Burton, com elementos, cores e estampas que remetem a filmografia do diretor. Maxi proporções referenciaram “Peixe Grande e sua histórias maravilhosas”, estampa maxi de zíper do filme “9 (nine)” e claro, o famoso “Beetlejuice” (Besouro Suco) representado pelas padronagens de listras.

Sobre retornar a Cuiabá com algum de seus projetos, Felipe diz que amaria desfilar suas coleções na cidade: “Cuiabá pra mim é um sonho”, isso porque o designer acha que ainda falta um evento que dê estrutura e suporte aos estilistas. "Já repara um modo de vestir diferente nas pessoas da cidade, pois o acesso à informação de moda é muito fácil e ágil para quem tem interesse".

Mas ao mesmo tempo Felipe tem receio das reações do público...

Regina Casé grava programa sobre a árvore Lixeira em Chapada dos Guimarães


Uma das principais árvores do Cerrado que até empresta seu nome popular a um dos principais bairros de Cuiabá, a Lixeira é tema de um dos programas apresentado por Regina Casé, ‘Um pé de quê?’, exibido no canal TV Futura. Nativa da região centro-oeste, a Curaella Americana – nome científico – é um exemplo de vegetação que resiste à ação do homem sobre as matas brasileiras.  A apresentadora esteve em Chapada dos Guimarães para produção do programa.

No programa, a apresentadora ressalta que a Lixeira é uma árvore que sempre soube enfrentar o fogo, mas a constante interferência do homem tem prejudicado outras espécies que nem mesmo foram conhecidas.

“A árvore lixeira sempre soube enfrentar o fogo. Ela é uma lutadora um símbolo da resistência, depois do fogo suas folhas são as primeira a aparecer bem verdinhas, elas brotam de novo e fazem sombra para outras espécies nascerem. O fogo no cerrado não acontece, mais em 10 em 10 anos como era pra ser o natural, mas a todo momento tem alguém botando fogo no cerrado”, relata Regina.

A apresentadora continua o programa criticando a falta de cuidado do homem com o ecossistema. “A milhares de anos a paisagem do cerrado vem se modificando, as árvores se adaptando, mas com a interferência direta do homem e tanto fogo, muitas espécies não conseguiram sobreviver. Muitas foram extintas antes de serem descobertas. Dentre as mais de 1000 árvores típicas do cerrado apenas 30 encontramos em todos os lugares, a Lixeira é uma delas”, pontuou.

A Lixeira ocorre em solos pobres ou secos. Elas chegam a ter três a seis metros de altura e uma semente que lembra a de maracujá, envolta por um anilo branquinho doce.

O nome lixeira foi dado por causa das suas folhas, que são ásperas e duras que lembram uma lixa. A sua resistência ao fogo está em sua casaca que é dura e espessa que protege a seiva da planta, depois do fogo ela se solta.

Um pé de que?

A série com mais de 100 árvores retratadas, espécies de todos os biomas brasileiros. Além de apresentar aspectos morfológicos das plantas (pois um dos objetivos do programa é facilitar a identificação das espécies) o "Um Pé de Quê?" quer aproximar as árvores dos espectadores através da música, da culinária, da história, da tecnologia, da antropologia.

Tem o objetivo de trazer as árvores para o dia-a-dia das pessoas, revelar, por exemplo, o que a Carnaúba tem a ver com a maneira que nossos avós ouviam música, ou entender por que o pigmento vermelho do Pau-Brasil foi tão importante para a Europa do século XVI.

QUANDO VER:

Um Pé de Quê?
Quartas-feiras, às 21h (horários de MT)
Reprises: Quintas, às 12h30min | Sábados, às 15h | Domingos, às 18h
Classificação: livre

segunda-feira, 29 de abril de 2013

MT - Ságuas contrata empresa por R$ 3,3 milhões

DA REDAÇÃO
O secretário de Estado de Educação, Ságua Moraes, acaba de contratar a empresa Complexx Tecnologia por R$ 3.392.944,41. O contrato tem como objeto "implantar e manter solução de segurança na sede da Seduc através de software de "Firewall". A vigência é de doze meses, com término em 24 de abril de 2014.

Assinaram o contrato Ney Roberto Lucas de Amorim e o próprio Ságuas Moraes.

MT - Escola do Campo amplia carga horária com aulas práticas

O manejo adequado do solo, a melhoria da produtividade, geração de renda para os pequenos agricultores e os cuidados com o meio ambiente integraram neste ano o currículo do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual do Campo, Antonio Garcia, localizada na comunidade 120, município de Poconé (100 km de Cuiabá). 

As disciplinas optativas de Agroecologia, Agricultura Familiar e Economia Solidária estão sendo ofertadas a 45 alunos no contraturno escolar. Segundo a diretora, Elaine Vilela o projeto piloto visa à implantação no próximo ano do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP).

“Conversamos com a equipe da Gerência de Educação do Campo, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que nos orientou sobre a implantação do projeto. Além das 800 horas de aula normais do Ensino Médio, os alunos terão mais 320 horas acrescidas ao currículo com informação de terem participado dessas optativas”, informou.

Mais do que a mera formalidade no histórico escolar a idéia é que os alunos apliquem os conhecimentos teóricos e práticos no dia-a-dia de suas comunidades. “Nossos estudantes são oriundos de pequenos sítios. Com as informações obtidas principalmente nas aulas práticas eles poderão melhorar suas condições de vida e trabalho”, disse Elaine.     

A diretora conta que as atividades no contraturno tiveram início em março. Nesse período os alunos já fizeram o manejo da horta da unidade. O próximo passo será a construção e um biodigestor para reaproveitamento de material orgânico e produção de fertilizante. Para a estudante Débora Cristina Luperine, 15, as aulas estão sendo importantes para dar uma visão mais ampla sobre o trabalho no campo.

“Estamos aprendendo muita coisa que desconhecíamos. Poderemos aplicar as técnicas estudadas na melhoria da produtividade e consequente melhoria de renda de nossas propriedades”, disse. Atualmente a Escola atende 940 alunos nos três períodos e além do Ensino Médio, oferta o Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

VOLNEY ALBANOAssessoria/Seduc-MT 
 

MT - Seduc apoia práticas protagonistas entre estudantes

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), por meio da coordenadoria de Ensino Médio, incentiva o protagonismo juvenil. A equipe oferece  assessoramento às unidades escolares interessadas em fortalecer as agremiações estudantis e incentivar os projetos  realizados pelos estudantes.

“Todo estudante têm vez e voz, deve e pode ajudar na construção do espaço escolar, respeitando o PPP e o regimento escolar”, cita o professor Jorge Rodrigues, responsável pelas ações ligadas ao protagonismo juvenil.  A mais recente pesquisa realizada pela Seduc aponta que 23 instituições mantêm grêmios, porém, as iniciativas de protagonismo juvenil atingem 70 unidades.

O assessoramento técnico, visitas in loco as unidades escolares são estratégias implementadas para pontencializar ações de valorização da participação juvenil.  

Para o segundo semestre, pontua o  professor, já  há programação para um grande encontro reunindo União dos Estudantes, vereadores mirins, Secretaria de Assistência Social, para debater ações propositivas para a juventude. “Será o Fórum Estadual da Juventude”, diz.

Cientes da importância dessa participação a Escola Estadual Ulisses Guimarães, de Campo Verde, articula a composição de chapas para  eleição  do grêmio estudantil.

“Percebemos o interesse e realizamos as primeiras reuniões com a participação do Grêmio. Sabemos da necessidade de articulação. É preciso que os estudantes vivenciem seus direitos e deveres”, diz a diretora da Escola Estadual Ulisses Guimarães, de Campo Verde, que adota o Ensino Médio Inovador e disponibiliza os cursos de Administração e Logística do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP). 
A unidade atende a um total de 768 estudantes. “O público é mais adulto e começa a entender a necessidade de participação”, finaliza a diretora. 

O presidente do Grêmio da Escola, Jonathan Farias, 17,  entende como sendo de grande importância democrática e social, o processo vivenciando. “É muito dificil envolver os estudantes. Boa parte deles encontram-se no mundo virtual e teremos um trabalho conjunto para resgate da cultura, com ações pedagógicas diferenciadas”. Após a escolha, falta apenas o processo de  homologação do Grêmio.

Ainda segundo Jonathan, apenas  uma chapa, a  Bloco na Rua, concorreu à disputa e foi eleita com 74% dos votos da comunidade escolar. “Temos  18 pessoas envolvidas diretamente no processo”.

Serviço:Para acessar mais informações sobre Protagonismo Juvenil clique no link abaixo: http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=475&cid=12637&parent=475

Mais informações pelo telefone da Coordenadoria do Ensino Médio, com professor Jorge Rodrigues (65)3613-6318.
PATRÍCIA NEVESAssessoria Seduc-MT