sexta-feira, 1 de abril de 2011

Notícia da Escola/MT

Escola de Campos de Júlio promove primeira Reunião da Comunidade na Escola

A Escola Estadual Angelina Franciscon Mazutti realizou no último dia 26 de março a primeira Reunião da Comunidade na Escola (REUCOM). Durante o evento foram desenvolvidas varias atividades, que envolveram os educadores da instituição, alunos, pais, representantes de empresas e pessoas da comunidade em geral.

Na ocasião foram realizados jogos de mesa: canastra feminina, três sete masculino, torneio de Futsal e a segunda etapa dos Jogos Interclasses, com os alunos do período noturno.

Na avaliação dos participantes, o resultado do primeiro REUCOM foi positivo. Segundo relatos da diretora Rozecrei Rosa e da presidente do Conselho Deliberativo da Escola, professora Rosilene Reni Alessi houve o envolvimento de toda a comunidade escolar na organização e desenvolvimento das atividades. “Contamos com uma grande presença de pais, avós, demais familiares e ex-alunos, representantes de comércios, empresas e a sociedade em geral”. Elas ainda agradecem em nome da escola a todos que se empenharam para o sucesso do evento.

A Gestão Escolar da Angelina Franciscon Mazutti, juntamente com o coletivo de educadores da instituição tem como meta para este ano desenvolver projetos que envolvam a participação da família dos estudantes e da comunidade campojuliense em geral. O objetivo é promover a integração da sociedade com o trabalho da instituição.

Eventos – A unidade escolar também promoveu no dia 19 de março deste ano, o 1º Passeio Ciclístico do ano letivo com os alunos do ensino fundamental, educadores e familiares. Os ciclistas partiram da entrada da escola ás 7h30, acompanhados de um carro de som e percorreram a avenida Valdir Mazutti.

Ainda no dia 19 foram realizados Jogos Interclasses, na modalidade Futsal com alunos do ensino básico do período diurno e atividades recreativas com os alunos do 1º e 2º ciclo.
Após as atividades do período da manhã houve uma confraternização com todos os participantes através de um almoço servido na escola.

Volney Albano (com escola)
Assessoria/Seduc-MT

Notícia da Seduc/MT

Seduc anuncia abertura do processo de escolha de Assessores Pedagógicos

A partir do mês de abril a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abrirá a inscrição de candidatos à eleição de Assessores Pedagógicos de Mato Grosso para atuar no triênio 2011/2013. O Estado contabiliza 96 Assessorias instaladas nos municípios do Estado e é de competência destas, representar a Seduc e atuar no monitoramento da política educacional nas 719 escolas em funcionamento em Mato Grosso.

O processo de escolha dos assessores será realizado em duas etapas, sendo a primeira composta de prova escrita e didática e a segunda, objetivamente pelo processo de eleição direta. O processo é pioneiro no Estado e atende a uma antiga reivindicação dos trabalhadores da educação. Para a Seduc este processo é mais uma importante ferramenta afirmativa, da Política de Gestão Democrática que adota.

Para candidatar-se à função, o interessado deve ser professor da Educação Básica da rede estadual de ensino e ser ocupante de cargo de carreira de provimento efetivo ou estabilizado na rede, ser licenciado e ter pós-graduação na área educacional. Os critérios a serem utilizados na escolha terão como referencial a habilidade de comunicação verbal; de planejamento e gerenciamento de ações e de recursos financeiros; habilidade para aplicação da legislação educacional vigente, compreensão da política educacional voltada para os resultados do processo pedagógico nas escolas.

Para organizar, coordenar e definir as ações da escolha dos assessores, a Seduc instituiu uma Comissão Estadual do Processo de Escolha dos Assessores Pedagógicos (composta por representantes da Seduc e do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso).

DIÁRIO OFICIAL

A edição do Diário Oficial do Estado que circula nesta quinta-feira (31.03) traz a íntegra da Portaria 203/2011 que dispõe sobre o processo de escolha dos Assessores Pedagógicos para o triênio 2011/2013. Ainda, conforme a publicação, cabe à Superintendência de Gestão Escolar dar todo o suporte necessário à Comissão Estadual, à banca examinadora, e às comissões eleitorais para garantir o bom andamento dos trabalhos ao longo do processo. A portaria cita ainda que em breve será publicado Edital com o cronograma em Diário Oficial do Estado.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Notícia da Seduc/MT

Seminário dá o primeiro passo na implantação da cultura de paz nas escolas

A melhoria nas condições de trabalho, investimentos na estrutura física das escolas e formação continuada para os profissionais da Educação são ações necessárias para a prevenção aos atos de incivilidade e violência escolar. Essas conclusões foram tiradas pelos participantes do Seminário: “Desafios e perspectivas de uma prática sociopedagógica para o Estado de Mato Grosso”, que ocorreu durante três dias no auditório da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), em Cuiabá, com parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

Para o professor do Departamento Geral de Ações Socioeducativas da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Marcos Antonio Santos, o seminário serviu como “um primeiro passo” dentro da proposta da Seduc de promoção de uma cultura de paz no ambiente escolar. Santos foi o principal palestrante do evento, e entre os temas abordados ele apresentou sua experiência no processo educacional dos jovens e adolescentes em conflito com a lei, no estado fluminense.

“Nosso foco no seminário foi discutir e propor coletivamente a melhoria das ações educacionais que visam promover a reintegração na sociedade dos alunos que estão nos Centros Socioeducativos aqui do Estado. Porém, a promoção da cultura de paz e as medidas de prevenção à violência escolar são mais amplas. O principal objetivo é evitar que os menores pratiquem atos que os levem aos Centros”, explicou.

PROVEITO – A professora de educação física da rede estadual, Ana Carolina Moreira, participou dos três dias de evento. “A partir de agora vou procurar desenvolver com os alunos temáticas voltadas a promoção da paz”, disse a educadora que há cinco anos desenvolve aula de dança com os 130 estudantes da Escola Estadual Menino do Futuro, localizada no Centro Socioeducativo de Cuiabá (antigo Pomeri).

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Notícia - Educação -CEE/MT

CEE realiza consulta pública para reformular de legislação da Educação Profissional de MT

A Comissão Permanente de Estudos da Educação Profissional do Conselho Estadual de Educação (CEE/MT) está reformulando a Resolução Nº 169/2006, que fixa as normas para credenciamento e autorização para funcionamento de cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Estado de Mato Grosso.

A Minuta Substitutiva já foi redigida pela Comissão e está disponível para consulta pública, no site do Conselho www.cee.mt.gov.br. A consulta pública tem o objetivo de permitir que a sociedade conheça a proposta e possa fazer contribuições.

A técnica do Conselho e integrante da Comissão, Nely de Almeida Takayama, informa que as sugestões devem ser feitas através da “Ficha de Consulta Pública”, disponível no site do CEE e encaminhadas pelo e-mail: nely.takayama@seduc.mt.gov.br, até o dia 19 de abril.

Uma das principais mudanças propostas na Minuta é que as instituições que ofertam Educação Profissional Técnica de Nível Médio deixarão de ter renovação de credenciamento. Pela Resolução nº 169/06, a Instituição era credenciada por um período de até cinco anos e ao final desse período, solicitava renovação. “Agora, as instituições manterão o credenciamento, mas serão avaliadas pelo Conselho Estadual de Educação a cada seis anos”, informa a técnica do CEE. Outra mudança importante é a adequação ao Catálogo Nacional de Curso Técnico: ao invés de Áreas Profissionais, os cursos estão agrupados por Eixos Tecnológicos, destaca Nely.

Confira abaixo Minuta Substitutiva da Resolução 169/2006-CEE/MT e Ficha de proposta de alteração

SOLANGE WOLLENHAUPT
Assessoria/CEE

quarta-feira, 30 de março de 2011

MT na etapa nacional do Soletrando

Estudante de Aripuanã participa da etapa nacional do Soletrando

Assessoria/Seduc-MT

Caroliny Candiatto, aluna selecionada para o soletrando

A aluna da Escola Estadual São Francisco de Assis, em Aripuanã, Caroliny Candiatto, 14 anos, é a representante mato-grossense do concurso Soletrando 2011, do Programa Caldeirão do Huck, que vai ao ar no próximo dia 02 de abril, pela Rede Globo de Televisão. A garota que cursava a 7ª série (determinação do concurso para a inscrição), em 2010, concorreu com outros 25 estudantes da rede pública de ensino do Estado e saiu vitoriosa após 17 etapas, na fase regional, ao soletrar corretamente a palavra auxílio.

Na etapa nacional, Caroliny disputará a vaga com outros oito representantes das regiões Sul e Sudeste, e do próprio Centro Oeste (Mato Grosso do Sul). A estudante tem se preparado para a competição. Segundo ela, foi presenteada pela Prefeitura do Município com exemplares de dicionários e livros sobre as novas regras ortográficas. “Estou estudando bastante”, diz.

A preparação de Caroliny é um reforço maior no próprio potencial. Conforme a professora de Língua Portuguesa da Escola Francisco de Assis, Roseli de Vargas Witcel, ela é disciplinada e uma excelente aluna. “Todos os dias incentivo a prática da leitura. Eu mesmo leio contos para os estudantes. Porém, muitos, assim como Caroliny, vão além e buscam a leitura extraclasse”.

Caroliny é firme ao dizer que não basta ir para a escola, o estudo e a leitura devem ser praticados diariamente. Participar do Soletrando é a realização de um sonho da menina. Sempre assistiu ao programa e dizia que queria participar. Foi com dedicação e esforço que foi aprovada na seleção interna da escola.

“Tínhamos o jogo do Soletrando no computador da escola. Era muito procurado pelos estudantes e até professores. Foi quando, junto com outra professora, realizamos o concurso na escola e resolvemos participar da competição nacional”, relata a professora Roseli.

A mãe de Caroliny, Sandra Ferreira Candiatto, se diz orgulhosa da menina pela determinação e por ela ter realizado um sonho. “Desde pequena ela diz que queria participar do Programa”, conta.

ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

Notícia da Escola/MT

Curso de especialização fortalece formação de professores

Professores da Escola Estadual José de Lima Barros, localizado no Distrito de Faval, município de Nossa Senhora do Livramento (32 km da capital), fortalecem a identidade da educação do Campo ao participarem do curso de especialização promovida pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que reúne 70 participantes dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Poconé e Cáceres.

O curso entra na segunda etapa trabalhando o tema “Saberes Pantaneiros e Economia Solidária” e tem sido bem aceito pelos participantes. Para a professora Cristiane Assunção, da Escola José Lima, o curso tem sido importante para fortalecer o trabalho e a realidade do homem do campo. Pesquisa estaduais apontam que 90% das escolas do campo ainda trabalham dentro da concepção urbana.

A participação dos professores da rede estadual na especialização fortalece a proposta nacional de desenvolvimento de uma política de formação em todo o país. “A especialização dos professores da rede melhorou a qualidade social do campo, o olhar, a identidade e a reflexão do processo educativo do homem do campo”, destaca a professora da Educação no Campo da Seduc, Ana Maria Lopes.

Assessoria/Seduc

Notícia do MEC

Propostas e desafios do MEC

Representando o Ministro Haddad, o secretário executivo do MEC João Henrique Paim iniciou a apresentação dos programas e a nova estrutura do ministério durante o 1º dia da I Reunião Ordinária do Consed realizada em Palmas - TO. Com a incorporação de algumas secretarias a outras, como a Secretaria de Educação Especial incorporada pela SECADI (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão) e ainda a extinção da Secretaria de Educação a Distância.

Na sequência a secretária de Educação Básica, Maria do Pilar Almeida Lacerda e Silva, fizeram uma explanação sobre o Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Apresentando a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) a professora Cláudia Dutra mostrou as novas atribuições da Secretaria.

Finalizando a participação do MEC a professora Malvina Tuttman, presidente do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anízio Teixeira) apresentou os princípios básicos da Prova Nacional de Concurso para o ingresso na Carreira Docente.

Após as explanações os Secretários comentaram a importância de maior aprofundamento sobre cada uma das questões e os representantes do Ministério da Educação se colocaram a disposição para esse novo momento de discussões.

Assessoria CONSED

I Reunião Do Consed

Abertura I Reunião Ordinária do Consed

Fred Cunha HMP/AssCom-Consed

Secretaria Rosa Neide na reunião ordinário do Consed

A I Reunião Ordinária do Consed foi aberta em Palmas – TO, na manhã de ontem (terça-feira, dia 29 março), com a presença do Governador do Estado, o ministro interino da educação Henrique Paim, a presidente do Consed Maria Nilene Badeca, a secretária da Educação Básica Maria Pilar Almeida Lacerda e Silva, o secretário de tecnologia do estado do Tocantins, Luiz Carlos Borges da Silveira e presença maciça dos secretários de estado da educação de todo o país.

Alunos da rede pública abriram a programação com apresentações artísticas de canto e coral. Em seguida o secretário de educação de Tocantins Danilo de Melo relativizando a importância da Educação e seu contra-balanço com a Economia.

A presidente do Consed e Secretária de Estado da Educação do Mato Grosso do Sul Maria, Nilene Badeca ressaltou o papel do estado de Tocantins como referência no ensino integral. Dando continuidade aos trabalhos da mesa, o ministro interino da educação José Henrique Paim, explanou rapidamente sobre os desafios do MEC, como a falta de mão de obra especializada. Porém destacou o importante papel das secretarias de educação no Plano Nacional de Educação.

Encerrando as falas oficiais o Governador do Estado do Tocantins Siqueira Campos, ressaltou o papel da educação como instrumento de realização de sonhos e de mudança, e da importância do estado de Tocantins em receber a I Reunião Ordinária do Consed. “Palmas como centro geodésico do Brasil recebe todos vocês para que daqui renasça uma grande nação”, finalizou o governador.

A programação da I Reunião Ordinária do Consed continua até a quarta-feira 30/3 com apresentações de Novos Programas do MEC, visitas a Escola em Tempo Integral e ainda apresentação de outros parceiros.

Assessoria/Consed

Cursos técnicos em MT

Inscrições abertas para 840 vagas de cursos técnicos em MT

Redação 24 Horas News

Continuam abertas as inscrições para três cursos técnicos em Mato Grosso. São ofertadas 840 vagas para 16 cursos técnicos de nível médio, para aqueles que terminaram ou estão no 3º ano do ensino médio. As unidades são em Rondonópolis e Sinop.

Os interessados irão passar por um exame seletivo, através de um questionário de 50 perguntas (português e matemática). Em Rondonópolis são oferecidas 280 vagas nos cursos técnicos de Informática, Meio Ambiente, Hospedagem, Agricultura, Edificações e Administração. A prova seletiva está marcada para o dia 16 de abril, e a data para os aprovados se matricularem está agenda para 26 de abril. As inscrições para o processo seletivo terminam no dia 31 de março.

Em Sinop são ofertados os cursos de Secretariado, Agronegócio, Informática, Meio Ambiente, Agropecuária, Enfermagem, Segurança do Trabalho, Administração, Edificações e Agropecuária. O prazo para se inscrever é até o dia 08 de abril. As matriculas começam no dia 23 de maio.

Inscrições

Para se inscrever para a prova do processo seletivo da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec) os interessados devem ir até a sede das escolas técnicas, apresentar um documento com foto e preencher um formulário de inscrição, que também está disponível na internet para ser impresso, preenchido e entregue na unidade.

A inscrição é gratuita e o candidato que estiver internado em alguma unidade hospitalar tem a opção de participar da prova do processo seletivo. Basta um responsável do acamado fazer a inscrição e solicitar 48 horas antes da prova o direito de avaliação, para que o candidato hospitalizado faça o exame no ambiente hospitalar.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones
(66) 3515-8094/9312 (Sinop)
(66) 3422-0523 (Rondonópolis)

Educação de General CarneiroMT

MP intervém e Educação de General Carneiro conquista piso salarial

Os trabalhadores da rede municipal de ensino de General Carneiro, a 449 km de Cuiabá, conquistaram piso salarial de R$ 1.181,38 para jornada de 30 horas semanais. Até então, o município possuía três pisos diferentes para jornadas de 20h, 30h e 40h, cujo maior valor era R$ 952,00. A vitória é resultado da denúncia feita pela categoria junto ao Ministério Público quanto ao desrespeito à Lei nº 11.738/08, que estabelece o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN).

O promotor de Justiça de Barra do Garças, Marcos Brant Gambier Costa, acatou a denúncia e emitiu uma Notificação Recomendatória, em 14 de fevereiro de 2011, solicitando que se “atualize o piso salarial dos profissionais do magistério utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente, nos termos da lei regulamentadora do FUNDEB (Lei Nacional nº 11.494/07)”.

De acordo com o diretor do polo regional Leste I do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Omar Cirino de Souza, o piso já foi integralizado e o novo valor passou a vigorar na folha de pagamento de março referente a fevereiro de 2011. A decisão, segundo o sindicalista, representa um avanço e deve servir como instrumento de referência para o enfrentamento das redes municipais na conquista pelo PSPN. “Infelizmente, a decisão abrange apenas os professores, não incluindo os funcionários da Educação”, acrescentou. O reconhecimento de todos os profissionais é o próximo desafio da categoria. “A luta continua e não vamos abrir mão desse direito”.

O município de Torixoréu, a 577 km de Cuiabá, também foi alvo de ação do Ministério Público. O promotor Marcos Brant Gambier Costa instaurou inquérito civil público para apurar a não implantação do PSPN para os profissionais do magistério público da educação básica daquele município.

PNE votação no STF

Caravana da educação de Mato Grosso acompanha votação no STF

Uma caravana com cerca de 40 trabalhadores da educação de Mato Grosso irá acompanhar a votação da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.167, marcada para esta quarta-feira, dia 30, às 14 horas, no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF). Haverá ainda um ato público na Praça dos Três Poderes com aproximadamente 500 representantes das entidades filiadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) de todo o País.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira, a Lei do Piso foi amplamente discutida e representa um salto de qualidade na Educação brasileira. “A instituição do piso para o magistério é uma conquista histórica dos profissionais da educação, um instrumento de valorização fundamental”, afirma.

A matéria questiona a Lei do Piso Salarial Profissional (PSPN) do magistério (11.738/08) e foi movida pelos governadores do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará, em 2008. O atraso na votação do mérito, de acordo com ele, respalda prefeitos e governadores a não cumprirem a legislação. “Isso traz consequências absurdas como professores recebendo salários abaixo do mínimo”.

A ADI também coloca em pauta outra questão fundamental, a hora-atividade. “É inconcebível que os ministros do STF achem que o professor deve ser remunerado apenas pela jornada em sala de aula, desconsiderando o tempo para preparação das aulas, pesquisa e correção de provas”, protesta. O presidente do Sintep/MT diz que esta realidade é comprovadamente possível. “Mato Grosso garante a hora-atividade há três anos, portanto, é uma realidade palpável e garante as condições necessárias para uma Educação pública de qualidade”.

Gilmar Soares aponta ainda que o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) fazem forte pressão contra o PSPN. De acordo com ele, alguns governadores, apoiados por tais entidades, teriam uma reunião com os ministros do STF, hoje (29), para tentar convencê-los a votarem a favor da inconstitucionalidade da Lei do Piso. “Nós repudiamos esse posicionamento, é um retrocesso sem tamanho”, lamenta o sindicalista.

Notícia do IFMT

Alunos do IFMT de Confresa ameaçam abandonar as aulas

Leadnro Trindade
Agência da Noticia

Os alunos do IFMT campus de Confresa realizaram uma paralisação na manhã da última terça feira, dia 29, para reivindicar melhorias na estrutura do instituto e a contratação de novos professores. Após uma assembleia os alunos decidiram que caso suas reivindicações não sejam atendidas eles realizarão um abandono coletivo das aulas até que medidas sejam tomadas.

Segundo os manifestantes muitas das atividades acontecem no improviso, pois não há um laboratório pronto, não existe transporte para aulas de campo, e o refeitório continua fechado fazendo com que muitos alunos, mesmo com poucas condições financeiras, tenham que comprar suas refeições em restaurantes da cidade.

Além disso, disciplinas como matemática continuam sem aulas por falta de professores, isso mais de um ano depois da inauguração.

“É inadmissível o que esta acontecendo aqui. Nossos alojamentos são precários, o refeitório não abre, as construções estão paradas e ninguém sabe onde foi parar o dinheiro liberado pelo governo para a construção do campus. Procurei uma instituição federal porque me falaram que eram melhores que os particulares, mas o que vejo aqui hoje é exatamente o contrário”, declarou um dos alunos.

Outra grande reclamação dos estudantes foi que o diretor Aluízio Alves pouco fica no campus de Confresa, segundo os estudantes ele viveria viajando.

“Sempre que reclamamos com o Aluízio a resposta é mesma, que estamos em fase de instalação e que isso é normal, mas ele não para em Confresa como pode saber dos problemas que enfrentamos”, declarou outro estudante.

O IFMT campus de Confresa que iniciou suas aulas em 28 de Abril de 2010, oferece hoje três cursos de nível superior: Licenciatura em Ciências Agrícolas, Licenciatura em Ciência da Natureza – habilitação em Química e Agronomia o instituto ainda oferece dois cursos técnicos integrados ao ensino médio: Técnico em Agropecuária e Técnico em Alimentos. Na modalidade proeja tem Técnico em Alimentos no período noturno.

Notícia - Educação

Alunos do ensino fundamental participam de nova avaliação

Agência Brasil

Alunos matriculados no 4° ano do ensino fundamental participam nesta semana de uma nova avaliação que pretende detectar o nível de alfabetização das crianças que completaram os três primeiros anos desse nível de ensino.

A Prova ABC é uma iniciativa do Movimento Todos pela Educação e do Instituto Paulo Montenegro, em parceria com a Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

As avaliações oficiais existentes hoje no país medem o desempenho dos alunos a partir do 5° ano do ensino fundamental. Para a diretora executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscilla Cruz, é importante que o Brasil implemente um instrumento para medir a alfabetização dos alunos mais novos, de forma que as políticas públicas possam ser corrigidas a tempo.

“Se você não tem uma criança alfabetizada plenamente até os 8 anos de idade, o aprendizado a que ela tem direito no futuro não ocorrerá. O instrumento inicial de compreensão do mundo é a alfabetização”, afirma.

Foram selecionados 6 mil alunos de 262 turmas de escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do país para participar da prova. Os resultados estão previstos para a segunda quinzena de junho.

Desde 2008 o Ministério da Educação envia às escolas públicas do país a Provinha Brasil, um teste aplicado pelos próprios professores a alunos do 2° ano do ensino fundamental. Os resultados não são divulgados e servem apenas como diagnóstico para os educadores avaliarem o nível de aprendizagem dos estudantes. Priscilla acredita que é necessária uma prova externa e que cubra todo o país.

“Avaliação não é para punir ninguém, mas um instrumento para garantir a qualidade. O direito de aprender está na Constituição Federal, mas como a sociedade pode exigir se não há uma avaliação externa que diga se elas estão aprendendo ou não?”, pergunta.

Em 2008, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que 1,3 milhão de crianças e adolescentes brasileiros de 8 a 14 anos não sabiam ler nem escrever. Desse total, 84,5% frequentavam a escola.

terça-feira, 29 de março de 2011

Notícia - Educação

Só 6% dos alunos no país estudam em escola integral
R7
Pablo Henrique de Sousa, 7, ganhou um acessório novo neste ano. Sobre o uniforme da escola municipal de Sorocaba, ele ostenta um colete verde limão. É o que mostra que ele é um aluno de tempo integral: fica das 8h30 às 17h30 no colégio.

Por enquanto, ele é exceção. Atualmente, só 6% dos alunos têm ao menos sete horas diárias de jornada escolar. Mas, uma das metas do Plano Nacional de Educação, em trâmite no Congresso, é que até 2020 metade das escolas públicas ofereça educação básica em tempo integral.

Para isso, o governo aumentou o repasse de verbas para as escolas públicas com jornada ampliada. O acréscimo do Fundeb (Fundo da Educação Básica) é de 25% para o fundamental e 30% para o médio. Porém, a implementação ainda esbarra em problemas de infraestrutura e de formatação de conteúdo.

Silvia Colello, professora da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), afgirma que o Brasil está atrás de vários países, incluindo na América Latina.

- Precisamos agir porque o país está a reboque. As nações desenvolvidas oferecem isso há séculos e nações vizinhas, como o Chile, universalizaram a educação básica integral. Mas [o investimento brasileiro] precisa ser bem feito, com projeto pedagógico adequado.

Currículo único

Como o Ministério da Educação não prevê um currículo único, as experiências são variadas. Isabel Santana, gerente da Fundação Itaú Social, afirma que cada cidade "se planeja de acordo com suas peculiaridades".

Em seminário sobre o tema, que será realizado nesta terça (29) e quarta-feira (30), o órgão vai lançar o documento Perspectivas de Educação Integral, em que mapeia tendências espalhadas pelo país. Foram consideradas 16 iniciativas que mostram que a educação integral deve considerar tempo, espaço e conteúdo.

Não há número de horas estipulado, mas é preciso que o tempo seja suficiente para execução das atividades. Em Apucarana (PR), por exemplo, os alunos chegam às 7h30 e ficam até as 16h. O diretor da área de educação do município ressalta que a educação integral "dá certo".

- Como nossa cidade é pequena e eles moram perto, ainda sobra tempo para brincarem na rua.

A cidade foi uma das pioneiras na prática. Implantou o formato em 2001 e hoje todos os alunos do ensino fundamental passam o dia na escola. Em 2009, a nota de Apucarana no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), foi de 6, meta do governo federal para 2020.

Crescer na avaliação não depende só do número de horas, mas também do que é feito nesse tempo extra. Combinar as matérias de manhã com as da tarde é o mais difícil, afirma Maria Estela Bergamin, do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisa de Educação).

- Fazer a articulação dos dois currículos é uma coisa bastante difícil. O aluno não pode ficar a manhã toda achando muito chato assistir às aulas de matemática e compensar a canseira se divertindo à tarde. A ideia integral não pode ser formar artistas ou esportistas. Se vai ter oficina de dança moderna, ele estuda hip hop na aula de português.

Outro desafio na questão do conteúdo curricular é evitar que a jornada ampliada se transforme em reforço escolar. Estudo do MEC que ouviu 500 escolas em 2009 mostrou que 61,7% delas usavam o tempo para isso.

Notícia - UNIC/MT

Alunos da UNIC ajudam na declaração do IRDa Assessoria
No início do ano, todos os brasileiros têm um compromisso com a Receita Federal: a declaração do Imposto de Renda (IR). Pensando nisso, pelo sétimo ano consecutivo alunos da Faculdade de Ciências Contábeis se organizam para prestar um serviço gratuito: auxiliar no planejamento tributário da população. A atividade será realizada no laboratório da graduação, sala 210, bloco C, de segunda a sexta, das 16h às 19h, até o dia 20/4. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (65) 3363-1146.
Segundo a coordenadora do Laboratório Contábil, Ignez Campos, a campanha foi organizada em benefício da comunidade. “Durante esse período serão realizadas declarações de IR apenas para pessoas físicas”, explica. “Quem quiser participar do projeto deve doar 5kg de alimentos não-perecíveis. Os donativos serão encaminhados para uma instituição filantrópica, conforme escolha dos estudantes”, completa.

Notícia de MT

Alunos pesquisadores da UNIC Tangará participarão da 63ª Reunião Anual da SBPCDa Assessoria
As acadêmicas do 5º semestre, Keila Siqueira Vila Lopes e Miryeli Mello Ribeiro e o acadêmico egresso, Argeu de Paula, da Faculdade de Farmácia, da UNIC Tangará, desenvolveram uma pesquisa junto à comunidade indígena Paresí, com o tema: ‘Parasitoses na comunidade Indígena Paresí’, sob a supervisão e orientação da professora Msc Fabiana Aparecida da Silva.
Segundo a professora, Fabiana Aparecida da Silva, as parasitoses intestinais constituem um grave problema de saúde pública principalmente em regiões com precárias condições socioeconômicas.

“As comunidades indígenas figuram entre os principais grupos sociais vulneráveis às doenças infecto parasitárias. Geralmente, nestas comunidades, mesmo depois de adotadas medidas de prevenção, algumas doenças permanecem fora do controle por parte dos serviços de saúde, devido à alta taxa de transmissão favorecida por características socioculturais”, afirmou Argeu.

De acordo com os resultados obtidos, 86 moradores preencheram a ficha de identificação e receberam o kit para coletar a amostra de fezes. Entretanto, somente 26 moradores encaminharam as amostras para as análises laboratoriais. Isto representa que 30,2% participaram da coleta, onde 19 eram adultos e sete crianças. A idade dos participantes variou de quatro a 73 anos. Após a realização dos exames, 11 amostras apresentaram resultado negativo (42,30%) e 15 amostras apresentaram resultado positivo (57,69%).

“A maioria destes problemas se constata entres estes moradores indígenas devido à falta de saneamento básico nas aldeias. Pois os indígenas defecam próximo ao rio, onde crianças e adultos passam parte do dia em atividades recreativas. Como consequência, ingerem água potencialmente contaminada, disseminando os enteroparasitas no âmbito familiar”, relata Keila.

Devido a esta pesquisa os acadêmicos tiveram seus trabalhos aprovados para apresentação em forma de pôster, no maior evento científico do país, a 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, que será realizada de 10 a 15 de julho, na Universidade Federal de Goiás – UFG, em Goiânia.

Para a professora Fabiana, a participação neste evento é de suma importância, pois divulgar a pesquisa é uma forma de socializar os resultados obtidos e assim contribuir para o desenvolvimento da ciência.

Segundo Miryeli, "Participar de um evento nacional, como o SBPC, realizado esse ano em Goiânia é de muita importância, visto que, atividades e congressos extracurriculares melhoram nosso desempenho acadêmico, além de ampliar nossos conhecimentos específicos e gerais relacionados à área da saúde. A universidade incentivou a alcançar nossos objetivos, desenvolver e apresentar temas, com o auxílio da professora orientadora que contribuiu diretamente para a eficácia do trabalho científico".

"A realização deste trabalho é relevante para a vida acadêmica, pois desperta o interesse à iniciação científica, assim possibilita o aluno desenvolver pesquisas e posteriormente publicá-las. Participar de eventos como o SBPC é fundamental para aquisição de novos conhecimentos e experiências. O incentivo da universidade e da professora orientadora foi o ponto primordial para a participação no evento", afirmou Keila Siqueira.

“Este encontro é referência no meio estudantil e a participação é uma forma de reconhecimento para que os alunos ampliem seus horizontes, compartilhem suas experiências com outros estudantes e incentivem o desenvolvimento de pesquisas ao mercado de trabalho”, concluiu Argeu.

Notícia de MT

Senai-MT e Consórcio Santa Bárbara oferecem curso na Arena Pantanal
Da Assessoria

Trabalhadores contratados para as obras de construção da Arena Pantanal estão sendo qualificados no canteiro de obras. Ao todo, são 26 empregados do Consórcio Santa Bárbara-Mendes Júnior que ganharam o curso de carpinteiro de obras ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). A aula inaugural será na Arena Pantanal, às 17h, com participação dos estudantes.

O Consórcio Santa Bárbara/Mendes Júnior é responsável pelas obras de construção da Arena Pantanal e a qualificação integra o Programa de Formação Técnica (PFT). O curso de carpintaria tem duração de 220 horas e é classificado na modalidade qualificação. De acordo com o gerente da Escola Senai da Construção, Nilson Luiz da Silva, as aulas teóricas estão sendo realizadas em uma sala de aula montada na Arena Pantanal. A parte prática também será no local, com aplicação do conhecimento no canteiro de obras.

Para o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito de Lima, a construção da Arena é também um ambiente de oportunidades para o aperfeiçoamento dos trabalhadores. "O novo programa é uma sala de aula com conteúdo técnico e de qualificação profissional, gerando benefícios para toda a comunidade".

A obra do novo estádio de Cuiabá, que receberá os jogos da Copa de 2014, inclui a construção de uma arena esportiva e um complexo de lazer. A sustentabilidade estará em todas as etapas do projeto. A Arena Pantanal vai aproveitar a luz solar para gerar energia para diversas atividades dentro do estádio. Já a água da chuva será armazenada e reutilizada para irrigação do gramado e jardins, entre outros usos. (Com informações da Secom/MT)

Noticia sobre Escola/MT

Nortelândia está de novo entre os 100 melhores na área educacional do Brasil
Da Assessoria

Pelo segundo ano consecutivo o município de Nortelândia conquista o Prêmio Palma de Ouro, concedido as cidades com melhores índices educacionais do país, após uma avaliação criteriosa feita por uma renomada organização Brasileira, que anualmente escolhe as 100 melhores gestões educacionais do Brasil.
A atual administração vem fazendo pesados investimentos na melhoria da infraestrutura escolar e na capacitação de seus profissionais, com o objetivo de aprimorar o ensino e proporcionar aos alunos da rede municipal, uma educação de qualidade. Para isso foram desenvolvidas parcerias com a iniciativa privada, que contribuíram para a reforma e melhorias das escolas municipais, transformando radicalmente o ambiente escolar encontrado no inicio do governo em 2009, que era precário e insalubre.
A biblioteca pública municipal também passou por melhorias e ganhou novo acervo, o local recebeu novos equipamentos e é bem diferente do que os estudantes costumavam freqüentar para realizar pesquisas ou leituras.
Com a aquisição de um ônibus e uma van escolar, o município economiza recursos que eram utilizados na contratação de transporte escolar, e agora podem ser investidos na melhoria da educação.
Os professores desenvolvem e participam de eventos constantemente, objetivando adquirir novas técnicas e aprimorar as existentes, para garantir educação de ponta desde a creche até os últimos anos do ensino na rede municipal.
O prefeito municipal, Neurilan Fraga, creditou as duas importantes noticias recebidas neste mês de Março, como marco do envolvimento de toda a equipe e principalmente do comprometimento de todos na busca por uma educação cada vez melhor, além da otimização e responsabilidade com os recursos públicos.
“Implantamos uma gestão que prima pela boa aplicação dos recursos públicos e preocupação com o futuro de nossos jovens, que devem ser bem preparados na escola para quando chegarem à fase adulta e quando enfrentar o exigente mercado, tenham ótimos resultados” disse o prefeito.
Em 2010 o município recebeu nota 9,5 na Educação e também recebeu o Prêmio Palma de Ouro, neste ano atingiu a nota 10 pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, em razão dos excelentes indicadores colhidos nos órgãos ligados a área e mais uma vez figura entre as 100 melhores gestões educacionais.
A premiação será entregue durante o Educa Brasil 2011, que acontecerá este ano, numa oportunidade de discutir e trocar experiências em nível nacional com os demais secretários de educação dos municípios congratulados.

Notícia - Educação

Medida provisória vai garantir recursos para creches e pré-escolas

O governo federal vai editar uma medida provisória para garantir os recursos de custeio para as creches e pré-escolas recém-inauguradas. O anúncio foi feito no último dia 24 pela presidente Dilma Rousseff.
A ação visa atender a reivindicação de prefeitos, que enfrentam um interregno entre a entrega da obra e o preenchimento do Educacenso, que é a referência para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para a educação infantil. A falha se reflete na oferta de alimentação escolar, contratação de professores e material didático-pedagógico.

Iniciado em 2007, o Proinfância, programa de assistência financeira aos municípios e ao Distrito Federal para construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil, formalizou até agora 2.348 creches em 2.151 municípios. Incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o programa prevê o repasse de recursos para a construção de 1.500 escolas em 2011.

A questão foi abordada durante cerimônia de inauguração, no Palácio do Planalto, de 54 creches em diversos municípios brasileiros, além da assinatura de 419 termos de adesão para a construção de mais 718 creches.
Os recursos de custeio das creches e pré-escolas recém-inauguradas virão do orçamento do Ministério da Educação e complementarão as ações realizadas pelo Proinfância e pelo Fundeb.

Alguns municípios dependem de investimento do Fundeb, cujo principal objetivo é promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação, para atender as novas pré-escolas. Os investimentos do fundo são feitos de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior.

Fonte: MEC

Prêmio Viva Leitura

Prêmio Viva Leitura tem inscrições abertas a partir do dia 28 de março25 de março de 2011

A partir do próximo dia 28 de março estarão abertas as inscrições para a 6ª edição do Prêmio Viva Leitura. Integrado ao Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), o prêmio foi criado em 2006 por iniciativa do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Cultura (MinC) e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), e é realizado e patrocinado pela Fundação Santillana, com apoio do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

O programa prevê edições anuais que devem acontecer até 2016 e tem por objetivo promover a leitura no país, sendo considerado a maior premiação individual de reconhecimento à leitura no Brasil.

Os interessados em participar podem se inscrever em 3 categorias: Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; Escolas públicas e privadas; e Sociedade (ONGs, pessoas físicas, pessoas jurídicas, instituições de ensino superior, instituições sociais e empresas públicas ou privadas), sendo esta última passível de outorgar “Menção Honrosa” a instituições públicas ou privadas que se adequem aos critérios presentes no regulamento do programa. Este ano as inscrições permanecem abertas até o dia 20 de julho.

O processo de seleção dos vencedores levará em conta a clareza entre os objetivos e os resultados alcançados, adequação do trabalho à idade do público alvo, pertinência do projeto com as características da comunidade a que se destina, qualidade, criatividade e potencial de replicabilidade.
Mais informações sobre o regulamento e a forma de inscrição podem ser obtidas no site http://www.premiovivaleitura.org.br/ a partir do dia 29 de março.

Com informações do Consed

Notícia - Educação

Comissão especial deverá acelerar tramitação de projeto sobre PNE

A Câmara dos Deputados acaba de criar uma comissão especial para analisar o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020. O projeto de lei estabelece 20 metas educacionais que o país deverá cumprir até o fim da década.

A criação da comissão especial vai acelerar a tramitação do projeto na Casa. A previsão inicial era que o PNE fosse apreciado pelas comissões de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser enviado ao Senado. Agora, a comissão especial será a única instância de análise. O grupo será formado por 25 deputados titulares e mais 25 suplentes, indicados pelos partidos.

O projeto de lei apresentado pelo MEC é composto por 20 metas que deverão guiar as ações dos governos municipais, estaduais e federal até 2020. Entre elas estão: o aumento de matrículas na educação infantil e no ensino superior, medidas de valorização do magistério e aumento do financiamento público para o setor. As bases da proposta foram discutidas durante a Conferência Nacional de Educação (Conae) que reuniu 2 mil participantes no ano passado.

Na opinião do ministro da Educação Fernando Haddad a proposta da comissão especial é positiva. Segundo ele, o debate será mais qualificado e a tramitação mais rápida. A previsão do MEC é que o projeto seja aprovado pela Casa até o fim do primeiro semestre.

Com informações da Agência Brasil

Notícia - Educação

Entidade pede rapidez na tramitação do Plano Nacional de Educação

Instituído em dezembro de 2010, o Fórum Nacional de Educação teve sua primeira reunião ontem (29), na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O encontro rendeu uma nota pública sobre a tramitação do projeto do Plano Nacional da Educação (PNE) no Congresso. O documento será publicado até o fim da semana.

A nota traz recomendações como, por exemplo, a necessidade de celeridade. “Também discorremos sobre a participação dos deputados na comissão especial da Câmara criada para acompanhar o PNE”, explicou Francisco Chagas, coordenador do fórum, composto por representantes do MEC e de entidades da educação, estudantes, trabalhadores, movimentos sociais, comunidade científica, organizações sindicais e empresariais. A entidade tem caráter permanente e seus membros devem se reunir, no mínimo, duas vezes a cada ano.

A criação do fórum foi uma demanda levantada durante a Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada em abril de 2010. Uma de suas principais atribuições é convocar, planejar e coordenar as conferências nacionais de educação, previstas pelo projeto de lei do PNE 2011-2020, que tramita no Congresso. A proposta é que as conferências nacionais ocorram de quatro em quatro anos, sendo precedidas por conferências estaduais e municipais.
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Notícia - Juventude sustentável

Programa de multinacional estimula projetos socioambientais de universitários de 18 países e leva os mais engajados para uma semana de atividades na Alemanha

Carlos Lordelo - Estadão.edu

Estão abertas a partir desta terça-feira, 29, as inscrições para a 8.ª edição do Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais, realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). A iniciativa vai premiar oito estudantes brasileiros de 18 a 24 anos envolvidos em projetos socioambientais.

DivulgaçãoNa Alemanha. No tempo livre, brasileiros tietam o astro de futebol Michael BallackQuatro deles vão participar de uma semana de atividades no Brasil e os outros quatro, que obrigatoriamente devem dominar o inglês, vão para Leverkusen, Alemanha, sede da Bayer, participar da final ao lado de concorrentes de outros 17 países da América Latina, Ásia e África. Os vencedores recebem 1 mil euros para financiar seus projetos.

Podem se inscrever alunos do ensino médio, de cursos de graduação ou de pós. O interessado precisa preencher um formulário no site do programa (bayerjovens.com.br), informando detalhes do projeto, as atividades que realiza e os resultados já alcançados. O estudante pode anexar fotos e vídeos ao cadastro.

“Queremos jovens líderes que proponham caminhos alternativos para questões ambientais importantes”, diz o gerente de Meio Ambiente do Grupo Bayer no Brasil, Geraldo Fontoura. Os projetos podem ser próprios ou conduzidos por empresas e organizações não governamentais.

Os critérios para escolha dos vencedores são a contribuição da ideia para a preservação do meio ambiente, participação do estudante no desenvolvimento da iniciativa, resultados socioambientais obtidos ou esperados com o projeto e a possibilidade de sua adaptação em escalas maiores.

Para ampliar o número de inscritos no Brasil – no ano passado, foram 90 –, a organização do prêmio decidiu aceitar projetos de estudantes que não falam inglês.

Quatro desses jovens vão participar de palestras com especialistas em sustentabilidade e visitar empresas no Brasil com práticas reconhecidas na área socioambiental.

Os quatro estudantes que viajarem para Leverkusen vão frequentar uma semana de atividades semelhantes às do Brasil. “A diferença é que eles poderão trocar experiências e fazer contatos”, diz o organizador do evento no País, Leandro Conti. Os brasileiros vão se juntar aos finalistas dos outros países na disputa pelos quatro títulos internacionais de Jovens Embaixadores Ambientais.

O curitibano Daniel Zardo, de 23 anos, foi um dos vencedores no ano passado. Estudante de Engenharia Ambiental na PUC do Paraná, Zardo apresentou o projeto Ecohabitare, que desenvolve tecnologias construtivas sustentáveis a partir de material reciclado e resíduos industriais.

O curitibano Daniel Zardo, no escritório do projeto Ecohabitare / Foto: Arquivo Pessoal

“Foi incrível trocar experiências na Alemanha e, claro, ganhar o prêmio. Mostrou que estamos no caminho certo”, diz Zardo. Estudantes do Vietnã, Índia e Filipinas também tiveram projetos selecionados.

Para marcar na agenda

Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais
Inscrições até 27 de julho para estudantes de 18 a 24 anos
bayerjovens.com.br

Veja a realidade da Educação brasileira além das estatísticas

Vídeo do Todos Pela Educação mostra crianças e jovens em busca de um bom ensino

Da Redação do Todos Pela Educação

Muito além dos dados oficiais, o novo vídeo institucional do Todos Pela Educação mostra histórias reais de crianças e jovens em busca de uma Educação de qualidade no Brasil. Concebido pela Agência DM9DDB e realizado pela produtora Sagaz, o filme traz, em seis minutos, um panorama da Educação e exemplos concretos de que o direito de aprender não está assegurado no Brasil.

“Quando olhamos os números, constatamos que estamos muito mal nas estatísticas e que, portanto, melhorar a Educação no País é uma questão prioritária”, afirma Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação. “Mas quando olhamos mais de perto, entrando em contato com a realidade dessas crianças e jovens, vemos que a situação requer urgência. Caso contrário, só em 2050 teremos os alunos aprendendo o que devem aprender. E quantos alunos terão seu direito de aprender violado até lá?”, questiona.

No vídeo conhecemos a história de Kethelin Moura da Silva, aluna do Ensino Fundamental da rede pública de Manaus, e de Matheus Moura, do Ensino Médio da rede pública de São Paulo. Mas personagens como eles podem ser encontrados em qualquer região do País.

Os dois enfrentam diversas dificuldades para estudar, mas sabem que é por meio da Educação que poderão exercer sua cidadania e ter mais oportunidades no futuro. “O ensino vem melhorando, só que é muito pouco. Aí fica bem complicado mesmo, mas tem que batalhar”, afirma Matheus.

Como ter uma Educação de qualidade para todos

Para que as estatísticas melhorem e que estes personagens reais possam ser agentes de um País maior e melhor, o Todos Pela Educação levanta cinco importantes bandeiras: valorização do professor, definição de expectativas de aprendizado, responsabilização dos gestores, fortalecimento das avaliações e maior exposição dos alunos à aprendizagem.

“A principal mensagem que o movimento quer passar com este filme é que o desafio neste início de século 21, é conquistar Educação de qualidade para todos”, aponta Priscila.“A gente tem que continuar na luta. Porque, hoje, se você não fizer pelo seu filho, quem vai fazer?”, aponta, no vídeo, o pai de Kethelin.

Ficha técnica
Autor: Todos Pela Educação
Agência: DM9DDB
Duração: 6 minutos

Criação: Márcio Fritzen
RTVC: Gilberto Pires (Gibinha), Vanuza Passos
Roteirista: Val Rocha
Produtora de Imagem: Sagaz Filmes
Direção/filme: Rodrigo Rebouças
Diretora-executiva: Silvia Sivieri
Direção/fotografia: Disca
Produção/filme: Sagaz filmes
Montagem/Edição: Daniel Caselli
Finalização/Pós-Produção: SagazFilmes
Produtora de Som: Amics Áudio
Produtor: Armando Ferrante Jr
Maestro: Armando Ferrante Jr
Locutor: Vlademir da Silva (Gatão)

Notícia ddo Congresso Nacional/BR - Educação

Plenário pode iniciar hoje análise do projeto sobre banda larga

proposta, cuja votação ainda depende de acordo de líderes, vai garantir conexão de banda larga em todas as escolas públicas até 2013 Os deputados podem começar hoje, em sessão extraordinária, a análise do Projeto de Lei1481/07, do Senado, que permite a utilização de recursos do Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações (Fust) para a ampliação do acesso à internet de banda larga no País.
Pela proposta, na aplicação dos recursos do Fust, será obrigatório dotar todas as escolas públicas brasileiras, em especial as situadas fora da zona urbana, de acesso à internet de banda larga até o final de 2013. Hoje os recursos do fundo só podem ser utilizados para universalizar a telefonia fixa.

O objetivo previsto na proposta já foi parcialmente alcançado pelo Programa Banda Larga nas Escolas, uma parceria entre os ministérios das Comunicações, da Educação e do Planejamento; a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); e operadoras de telefonia.

Segundo dados da Anatel, em 31 de dezembro de 2010, 57,5 mil escolas públicas urbanas já contavam com internet de banda larga, o que representa 91,6% do total de estabelecimentos abrangidos pelo programa. Acordo entre Anatel e operadoras prevê a conexão de todas as 62,7 mil escolas públicas urbanas com mais de 50 alunos até o fim deste ano.

O Ministério da Educação estima que mais de 28 milhões de alunos já foram beneficiados. Outras instituições de ensino que vierem a surgir nos próximos anos também deverão receber banda larga, já que a vigência do programa vai até 2025. O serviço será mantido de forma gratuita até o final do programa.

Escolas rurais

Porém, segundo o assessor da Secretaria-Executiva do Comitê Gestor do Programa de Inclusão Digital (CGPID) do governo, Artur Coimbra, será importante a utilização dos recursos do Fust para a implementação da banda larga nas escolas rurais. No entanto, o governo ainda não tem uma estimativa de custo para atender todas essas instituições.

Hoje, conforme dados do Ministério da Educação, apenas 5,3 mil escolas públicas rurais têm internet e 826 mil alunos foram beneficiados. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), existem 82,7 mil escolas públicas rurais. Os estabelecimentos conectados foram atendidos pelo Gesac, programa do Ministério das Comunicações que promove a inclusão digital em locais de difícil acesso.

O ex-deputado Paulo Henrique Lustosa, que relatou o projeto de lei na Comissão Especial de Redes Digitais de Informações, explica que hoje a maior parte dessas escolas não tem nem mesmo telefone fixo. “O máximo que possuem é um orelhão. A internet só pode chegar até elas por rádio ou satélite, e os custos são maiores. Os recursos do Fust possibilitariam essa ampliação para a área rural”, diz.

O ministério já tem um Programa Nacional de Telecomunicações Rurais, instituído pela Portaria 431/09, que foi incorporado ao Programa Nacional de Banda Larga. O programa prevê a liberação da faixa de 450-470 MHz do espectro radioelétrico para a ampliação de serviços de telefonia e banda larga rural.

A autorização para as operadoras de telecomunicações utilizarem essa faixa está condicionada ao fornecimento de banda larga, de forma gratuita, a todas as escolas públicas rurais situadas na área de prestação do serviço, durante a totalidade do prazo de outorga, nas condições previstas em edital de licitação. Porém, como essa faixa atualmente é utilizada pela Polícia Federal e está em processo de limpeza – o que deve ocorrer até o início de 2012 –, ainda não há prazo para a licitação das outorgas ocorrer.

“O projeto de lei do Fust poderá proporcionar o atendimento de todas as escolas rurais. A faixa de 450 é outro recurso público disponível”, afirma Coimbra. Segundo ele, para cumprir esse objetivo, deve ser necessário o aporte de recursos públicos diretos ou indiretos. “Em muitos países médios e grandes do mundo, houve o financiamento público para o atendimento de internet de banda larga em zonas rurais.”

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcos Rossi
Fonte: Agência Câmara

Noticia Nacional

Vítima de abuso sexual diz que tema deveria ser abordado nas escolas Odívia Barros, de 33 anos, é autora do livro 'Segredo Segredíssimo'; história de abuso sexual na infância foi vivida pela escritora Vanessa Fajardo

Do G1, em São Paulo

Assim como a menina Adriana, personagem do livro "Segredo Segredíssimo", sua criadora, a autora Odívia Barros, de 33 anos, sofreu abuso sexual na infância. A obra, lançada neste mês, é destinada a crianças e conta a história de uma menina triste e medrosa que tinha um segredo: era abusada por um "tio".

Para Odívia, é essencial que o tema seja abordados nas escolas, logo nos anos iniciais do ensino fundamental. Especialistas na área de políticas públicas na infância e adolescência defendem que o tema precisa ser discutido no ambiente escolar, mas requer uma formação dos educadores.

A escritora argumenta que especialistas avaliam que a partir dos 5 anos já é possível orientar as crianças sobre a abordagem sexual imprópria por parte dos adultos. "Eles apontam que, após o convívio familiar, a escola mostra-se como situação ideal para detecção e intervenção junto aos casos de abuso sexual, justamente pelo tempo considerável em que a instituição, a criança e seus familiares interagem. É imprescindível discutir o tema. Ou fazemos isso ou os abusadores continuarão chegando primeiro."

A obra mostra a dificuldade que as vítimas têm de denunciar a situação. Na história, Adriana só contou sobre o abuso à mãe porque foi incentivada pela amiga Alice.

Odívia foi motivada a escrever o livro, pois queria evitar que a filha, de 5 anos, passasse pela mesma situação. "Mas como falar de um assunto tão difícil com uma criança? Pensei que deveria existir um livro que orientasse sobre o tema, sem assustá-las. Então resolvi escrevê-lo. Esse é o meu livro de estréia. Outros virão."

Para ela, a escola tem o compromisso ético e legal de notificar às autoridades casos suspeitos ou confirmados de maus-tratos, que incluem a violência sexual. "O ambiente escolar é um excelente lugar para que as discussões sobre abuso sexual aconteçam, sempre respeitando a faixa etária e o nível de conhecimento da criança."

Formação de professores

Na opinião de especialistas ouvidos pelo G1, o falar de abuso sexual na escola requer, sobretudo, uma formação especializada dos educadores.
"É necessário adequar a discussão para as pessoas que podem contribuir. Refletir com formadores de opinião, professores e educadores. A escola é um espaço apropriado, mas é necessário tratar com ressalva o público infantil", diz a socióloga Graça Gadelha.

Para Graça, publicações como "Segredo Segredíssimo" necessitam de orientação e diálogo porque a "criança não tem capacidade de refletir e entender a mensagem."

Itamar Gonçalves, coordenador de programa da Childhood Brasil, concorda que tais livros exigem "mediação." "É um material adequado, mas exige orientação de um adulto, da família ou da escola. Hoje não dá mais para a escola ficar ausente desta conversa. A comunidade escolar tem papel fundamental na prevenção, identificação, bem como na notificação dos casos de violência sexual."

Para Gonçalves, o tema sexo ainda é tabu na sociedade, muitas vezes os educadores são conservadores. Porém, segundo ele, é necessário discutir questões como desejo e afetividade, que vão muito além do conceito do início da década de 90 que tratava o sexo apenas como reprodução.

A Chidlhood Brasil, organização que defende os direitos das crianças e adolescentes contra abuso e explora sexual, possui um projeto de formação de educadores que já foi levado para os municípios de São Paulo e do Grande ABC. Atualmente, o trabalho é desenvolvido em nove cidades pernambucanas. O objeto é capacitar os educadores para que saibam prevenir, identificar e notificar os casos de violência sexual.

O Ministério da Educação também realizou um projeto de formação de 500 profissionais, sendo 430 da educação e 70 da rede de proteção de direitos de crianças e adolescentes, entre eles, conselheiros tutelares, profissionais de saúde e do desenvolvimento social.

Além disso, o MEC possui três publicações que contemplam o tema destinadas aos educadores. São elas: "Guia Escolar: Métodos para Identificação de Sinais de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", "Escola que Protege" e "Impactos da Violência nas Escolas".

Fonte: G1

Notícia - Educação

MEC e Inep chamam universidades para ampliar banco de itens do Enem Atualmente o Inep tem cerca de 10 mil questões no Banco Nacional de Itens (BNI) do Enem - a meta é chegar a 100 mil
Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os primeiros passos para aumentar a escala e o alcance do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam a ser dados. As instituições públicas de ensino superior vão participar da elaboração do banco de itens da prova a partir deste ano.

Antes, as questões do Enem era feitas por professores ou especialistas contratados diretamente para a tarefa. Aumentar o número de questões disponíveis é importante, já que a pretensão do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é aplicar duas edições da prova ao ano.

Atualmente o Inep tem cerca de 10 mil questões no Banco Nacional de Itens (BNI) do Enem – a meta é chegar a 100 mil. Cada edição do exame é formada por 180 questões. As universidades federais, estaduais e municipais, além dos institutos federais de Educação Profissional podem se cadastrar para participar do edital a partir de amanhã (30). Elas serão pagas pelos itens elaborados, testados e aprovados. O investimento nesse projeto será de R$ 100 milhões.

A ideia é aproveitar a experiência acumulada pelas universidades na elaboração dos seus vestibulares para “engordar” o BNI. “É importante envolver cada vez mais as instituições públicas de ensino superior [no Enem]. Elas vão compartilhar de forma mais sistêmica”, explica a presidente do Inep, Malvina Tuttman. Segundo ela, as instituições já demontraram grande interesse em participar do projeto. Elas deverão formar equipes para elaborar as questões nas quatro áreas que são avaliadas no Enem: linguagens e códigos, ciências da natureza, ciências humanas e matemática.

Um banco de itens mais completo permitirá no futuro a informatização das provas do Enem. O ministro Fernando Haddad espera que esse modelo, já utilizado em países como os Estados Unidos, comece a sair do papel em um prazo de três anos. Pelo sistema CAT (Computer Adaptive Testing), o candidato faz a prova em um terminal capaz de gerar uma prova diferente para cada um. Isso é possível porque a metodologia adotada no Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), um modelo que atribui pesos diferentes às questões em função do número de erros e acertos obtidos pelos candidatos.

“O desenho dessa sala de aplicação está em estudo e assim que for concluído vamos soltar um segundo edital para instituições que queiram se habilitar para aplicar o exame”, informou Haddad. Inicialmente essas salas vão servir para testar os itens que vão ser incluídos no BNI. “A informatização necessita da instalação de áreas próprias para aplicação do exame nesse formato, o que exige a aquisição de equipamentos próprios por parte daqueles que vão se habilitar. Não é só o terminal, mas toda uma infraestrutura de segurança”, explicou o ministro.

De acordo com Haddad, o Inep ainda não definiu a partir de quando o Enem passará a ter mais de uma edição por ano. O mais provável é que o próximo edital já tenha a previsão da edição deste ano e de outra prova para o primeiro semestre de 2012. “Temos que dar início a esse processo”, afirmou.

Edição: Graça Adjuto
Fonte: Agência Brasil

Notícia - Educação

Educação e saúde têm a pior fiscalização, admite ministro-chefe da CGU Roberto Maltchik

BRASÍLIA

A Controladoria-Geral da União (CGU) admitiu que a Saúde tem a pior fiscalização do governo devido ao controle "absolutamente insuficiente" das transferências para estados e municípios. As mesmas falhas contaminariam o também bilionário orçamento da EDUCAÇÃO.

O ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, afirmou que falta transparência no Ministério da Saúde e anunciou um plano de ação para conter o rombo nos cofres públicos. Nos últimos dois dias, O GLOBO mostrou como os desvios de recursos estão disseminados na Saúde.

- EDUCAÇÃO e Saúde têm a pior fiscalização. Na Saúde, há grandes fragilidades no controle por parte do Ministério da Saúde em relação aos recursos fundo a fundo. Nós atribuímos tudo isso à falta de um acompanhamento com a devida transparência por parte do poder repassador (governo federal). As nossas fiscalizações in loco nos municípios sempre trazem uma incidência maior de irregularidades na Saúde e na EDUCAÇÃO - afirmou Hage.

As falhas, apontadas esta semana em reportagens do GLOBO, já foram cobradas do Ministério da Saúde, em Nota Técnica emitida há quase dois anos. Mas nada foi feito para corrigir dois problemas mais críticos: a inexistência de análise dos relatórios de gestão, encaminhados por estados e municípios, e a falta de identificação de quem recebe o dinheiro federal.
Dados levantados pelo GLOBO mostram que apenas 2,5% das transferências da Saúde são fiscalizadas. E, ainda assim, nos últimos quatro anos, os desvios quantificados em Tomadas de Contas Especiais (TCEs) somaram R$662 milhões.

O descontrole ultrapassa as transferências fundo a fundo e atinge as informações prestadas por estados e municípios ao ministério. Um médico com 14 vínculos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) disse ao GLOBO que, há dois anos, telefonou ao ministério para denunciar o uso irregular de seu nome por um hospital, mas nenhuma providência teria sido tomada.

A proposta da CGU para reestruturar o controle dos repasses legais fecha a porta para saques de dinheiro na boca do caixa, que ficariam limitados a situações "excepcionais", com limite de R$800 por ano ou semestre. Entre as medidas que Hage classifica como "mínimas e essenciais" está a restrição das transferências a bancos públicos.

Da conta do estado ou do município, o dinheiro deve seguir diretamente - sem intermediários - para a conta do prestador de serviços ou da pessoa física contratada.

- (Hoje), não há obrigação de que dessa conta (do estado ou do município) o dinheiro saia para o seu destinatário final. Pode passá-lo para outras contas... inúmeras contas. Daí, o sistema perde completamente o controle - afirmou.

Para coibir fraudes no banco de dados da Saúde, a CGU propõe a criação de um portal capaz de unificar informações cadastrais de médicos, hospitais, clínicas e prefeituras, que seriam confrontados com a execução física e financeira dos projetos. As falhas e as propostas para conter o rombo nos cofres da União foram apresentados ao Ministério da Saúde em Nota Técnica de 9 de julho de 2009.

--- Traria para o ministério condições de acompanhar o que repassaram, traria ao controle plenas condições de acompanhar o dinheiro que flui para os municípios e permitiria à sociedade o acompanhamento. As medidas de transparência se constituem no principal antídoto contra os desvios, o desperdício e a corrupção - disse.

Prejuízo não pode nem ser calculado

No último ano do governo Luiz Inácio Lula da Silva, a CGU e o Ministério da Saúde criaram um grupo de trabalho conjunto para discutir a criação do portal. Mas a proposta ficou no papel.

- Já tenho uma conversa agendada com o ministro (Alexandre) Padilha para tratar desse assunto. Essa é uma diretriz da presidente Dilma (Rousseff) - informou Hage.

O ministro da CGU afirmou que a dimensão do país, a fragilidade do controle e a capilaridade dos repasses impedem que se dimensione o volume de dinheiro desviado da Saúde.

- Qual é o montante de prejuízo que isso dá ao dinheiro público? Não tenho condição de dizer. Não é uma coisa simples e trivial de dizer.
Entre as informações da Nota Técnica, a CGU identificou que não houve avanço em medidas financeiras e de prestação de contas.

Fonte: O Globo (RJ)

Notícia - Educação

Brasil tem de universalizar o Ensino Médio, diz Clinton Para ele, isso garantiria que os alunos estariam preparados para o vestibular; para ex-presidente norte-americano, nível baixo de Educação será limitador do crescimento no Brasil

MARIANA BARBOSA
ENVIADA ESPECIAL A MANAUS (AM)

Desde que assumiu, no ano passado, o posto de chanceler honorário da Laureate Internacional Universities -um dos maiores grupos de EDUCAÇÃO privada do mundo, com investimentos de R$ 1 bilhão no Brasil-, o tema da universalização do ensino superior virou uma das bandeiras do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton (1993-2001).

No sábado passado, durante breve passagem por Manaus, ele conversou com a Folha com exclusividade, sob a condição de que fossem feitas apenas perguntas sobre EDUCAÇÃO.

Em sua participação no Fórum Mundial de Sustentabilidade, em Manaus, Clinton falou sobre o potencial energético do Brasil. Entre outros temas, pediu desculpas pela crise financeira internacional e declarou acreditar que a ação militar na Líbia levará o país a incertezas políticas.
Folha - O sr. acha que o Brasil tem condições de se tornar liderança mundial com ensino público de baixa qualidade?

Bill Clinton - No curto prazo, sim, pois vocês são um país grande e já possuem 5,5 milhões de estudantes no ensino superior. Não sei quantos diplomas são concedidos por ano, aqui.

Mas olha o caso do Egito, um país com mais de 80 milhões de pessoas, quase metade do tamanho de vocês. Houve revolta social, pois eles concedem 400 mil diplomas por ano e queriam que fossem gerados 400 mil empregos por ano no nível de graduação.

E isso vocês estão fazendo aqui, mantendo o crescimento econômico. Mas, cedo ou tarde, isso será um limitador.

A não ser que vocês consigam fazer com que 98% das crianças do país que estão matriculadas no ensino fundamental cheguem ao ensino médio e vocês tenham a certeza de que elas vão passar no vestibular.

Acredito que o Brasil chegará lá. Vocês já provaram. O Brasil é um dos primeiros países, em seu nível de renda per capita, a universalizar o ensino fundamental com o programa Bolsa Escola.

Então, o que vocês precisam é universalizar o ensino médio e garantir que esses alunos estejam preparados para o vestibular. Acredito que muito já foi feito nesse sentido. Há as bolsas que permitem aos mais pobres entrar na universidade.

Mas é preciso ter certeza de que as pessoas saibam da existência dessas bolsas.

Em áreas em que há desproporção no número de pessoas pobres e de famílias que não possuem familiaridade com a universidade, você não pode presumir que só porque há uma lei, ou uma fundação ou corporação que oferecem bolsas, as pessoas vão tomar conhecimento.

Como adaptar as universidades aos desafios do século 21, com novas profissões que estão surgindo?

Muitos dos empregos do século 21, mesmo nos países desenvolvidos, não vão demandar diploma universitário. Porém, quase todos esses novos empregos serão criados por pessoas que possuem diploma universitário.

Logo, quanto mais gente na universidade, maior o potencial de criação de empregos. Isso é muito importante.

Existe um desafio para a Educação neste século?

Sim, mas também acho que um diploma de ensino superior tem um valor que é intrínseco. Você entende melhor o mundo, aumenta seu senso de segurança quando você navega por todas as incertezas do mundo.

Um valor que vai além do econômico. Acho que o diploma ajuda a construir um bom senso de cidadania.

O que o Brasil pode aprender com a experiência dos EUA?

Acho que há duas coisas a aprender. Um, que você pode aumentar o número de matrículas nas universidades se você torná-las mais acessíveis. Com isso, o país vai construir uma classe média muito maior para poder dividir as oportunidades.

A segunda é que, quanto mais próspero e quanto mais tempo você fica no topo da renda, mais diverso será o país. A partir de então, vocês vão enfrentar novos desafios no sentido de manter a qualidade do ensino médio.
Mas isso é uma coisa que precisa ser trabalhada o tempo inteiro, senão o sistema de ensino superior corre o risco de ficar muito voltado para si mesmo, gastando muito dinheiro em coisas que não são a principal missão e o custo pode sair do controle.

Fonte: Folha de São Paulo (SP)

Formação de Professor

10 competências para ensinar

Competências mais específicas a serem trabalhadas em formação contínua
1. Organizar e animar situações de aprendizagens
· Conhecer, em uma determinada disciplina, os conteúdos a ensinar e sua tradução em objetivos de aprendizagem.· Trabalhar a partir das representações dos alunos.· Trabalhar a partir dos erros e obstáculos à aprendizagem.· Construir e planejar dispositivos e seqüências didáticas.· Comprometer os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento.

2. Gerir a progressão das aprendizagens
· Conceber e gerir situações-problema ajustadas aos níveis e possibilidades dos alunos.· Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino primário.· Estabelecer laços com teorias subjacentes às atividades de aprendizagem.· Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, segundo uma abordagem formativa.· Estabelecer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão.

3. Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação
· Gerir a heterogeneidade dentro de uma classe.· Ampliar a gestão da classe para um espaço mais vasto.· Praticar o apoio integrado, trabalhar com alunos em grande dificuldade.· Desenvolver a cooperação entre alunos e certas formas simples de ensino mútuo.

4. Implicar os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho
· Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com os conhecimentos, o sentido do trabalho escolar e desenvolver a capacidade de auto-avaliação na criança.· Instituir e fazer funcionar um conselho de alunos (conselho de classe ou da escola) e negociar com os alunos diversos tipos de regras e contratos.· Oferecer atividades de formação opcionais, à Ia carte.· Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno.

5. Trabalhar em equipe
· Elaborar um projeto de equipe, representações comuns.· Animar um grupo de trabalho, conduzir reuniões.· Formar e renovar uma equipe pedagógica.· Confrontar e analisar juntos situações complexas, práticas e problemas profissionais.· Administrar crises ou conflitos entre pessoas.

6. Participar da gestão da escola
· Elaborar, negociar um projeto da escola.· Gerir os recursos da escola.· Coordenar, animar uma escola com todos os parceiros escolares, (bairro, associações de pais, professores de língua e cultura de origem).· Organizar e fazer evoluir, dentro da escola, a participação dos alunos.

7. Informar e implicar os pais
· Animar reuniões de informação e de debate.· Conduzir entrevistas.· Implicar os pais na valorização da construção dos conhecimentos.

8. Utilizar tecnologias novas
· Utilizar softwares de edição de documentos.· Explorar as potencialidades didáticas do softwares em relação aos objetivos das áreas de ensino.· Promover a comunicação a distância através da telemática.
· Utilizar instrumentos multimídia no ensino.

9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão
· Prevenir a violência na escola e na cidade.· Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.· Participar da implantação de regras da vida comum envolvendo a disciplina na escola, as sanções e a apreciação de condutas.· Analisar a relação pedagógica, a autoridade, a comunicação em classe.· Desenvolver o sentido de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça.

10. Gerir sua própria formação contínua
· Saber explicitar as próprias práticas.· Estabelecer seu próprio balanço de competências e seu programa pessoal de formação contínua.· Negociar um projeto de formação comum com colegas (equipe, escola, rede).· Envolver-se nas tarefas na escala de um tipo de ensino ou do DIP.· Acolher e participar da formação dos colegas.

Philippe Perrenoud

Claudia Correa

Artigo - Ensino

Motivando a aprendizagem

Claudia Correa


Aprender é adquirir novas atitudes. Tudo que fazemos tem um objetivo ou um motivo. Motivo é tudo que nos move para determinado fim, ou seja, motivo é a força interior que leva o homem a agir.

Na escola tradicional, os alunos prestavam a atenção, estudavam, só para sabe, pra ter cultura, decorando tudo. Já na escola nova ou renovada a motivação é o que passa a ser o centro do processo de aprendizagem.

Motivação é algo que levam os alunos a agirem por vontade própria; ela inflama a imaginação, excita e põe em evidência as fontes de energia intelectual, inspira o aluno a ter vontade de agir, de progredir. Em suma, motivar é despertar o interesse e o esforço do aluno. É fazer o estudante “desejar” aprender aquilo que ele precisa aprender.

Para a didática renovada a motivação é fundamentalmente importante porque:
Aprendizagem exige esforço;
Esforço exige interesse;
Interesse é um estado emocional, um desejo, uma atração do indivíduo para com o objeto de aprendizagem.

Motivação é a soma do motivo com o incentivo. Incentivo é o processo externo que vai despertar o “motivo” no indivíduo. Incentivo é ação de fora para dentro. Motivo é a reação, neste caso, de dentro para fora.

Para uma aprendizagem eficaz

As condições gerais da aprendizagem são as seguintes:
O professor e sua capacidade,sua personalidade e seu conhecimento da matéria.

A nutrição, a saúde e a capacidade mental do aluno.
A vida emocional da criança, pois ela, quando está livre de grandes problemas de ordem efetiva, social e econômica, mais livre está para aprendizagem.

O ajuste do aluno ao nível de sua turma.

O uso de métodos modernos de ensino, adequados ao nível da turma e assunto abordado dentro do currículo escolar, isto é, as instalações os equipamentos, sala de aulas adequadas, boa iluminação, ventilação, limpeza, mobiliário etc.

O planejamento e a motivação das aulas, utilizando recursos materiais e humanos, métodos e técnicas adequados, bem como afixação e a verificação da aprendizagemAs fontes de motivações podem ser classificadas em:
Fontes intrínsecas- São fontes internas, que brotam do próprio sujeito. O professor poderá utilizar-se de dos instintos como motivos. Exemplos: aplicando jogos, o professor está-se utilizando do instinto lúdico do ser humano, agrupando os alunos para o trabalho em grupo.

Fontes extrínsecas- Situa-se fora do sujeito. A personalidade do professor constitui uma motivação extrínseca, suas atitudes devem ser construtivas e estimulantes no campo físico, moral, intelectual e profissional. Há uma grande e profunda transparência emocional entre o professor e a matéria. Os alunos gostam mais de certas matérias porque são relacionadas por determinados professores. Transfere seu sentimento do professor do professor pela matéria. O professor que dá prazer e satisfação em suas aulas constitui uma fonte de motivação extrínseca, temos a influência do meio ambiente, do momento em que determinado assunto está sendo abordado e do próprio objeto em si.

Fonte: ZÓBOLI, Graziella. Práticas de Ensino.

Claudia Correa

Notícia - Educação

Os módulos escolares

Valdeir Almeida

Alguns pais são contrários a ideia de que a própria escola confeccione módulos utilizados pelos seus estudantes. Alegam que os módulos são mais uma forma que o estabelecimento encontrou para ganhar dinheiro. Ou seja, além do alto valor da mensalidade, ainda existe a obrigatoriedade de pagar por esse material didático.

Contudo, se o projeto pedagógico previa o uso de módulos e os pais acataram a decisão, essa “cláusula” do projeto deve ser respeitada. E se a contrariedade é porque darão mais dinheiro à escola, eles devem considerar que também teriam que pagar por esse material se fosse confeccionado e vendido numa livraria (ou gráfica).

Acima dessa polêmica, o que precisa ser analisada é a qualidade editorial e didática desses livros. E também se estão em conformidade com a proposta inicial da escola apresentada aos pais. Além disso, é imprescindível que os módulos sejam usados como material de apoio e não como único recurso pedagógico. Se for a segunda alternativa, a escola está incorrendo em grave erro.

Noticia Internacional -Educação


Ranking internacional aponta as cem melhores instituições do mundo

Por: Valeska Andrade

O Brasil tem um longo caminho a percorrer na educação. O país é o único do BRIC (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China) a não ter nenhuma instituição de ensino superior entre as cem mais bem avaliadas por acadêmicos no mundo.

É o que mostra o novo ranking divulgado pela revista britânica Times Higher Education (THE), principal referência no campo das avaliações de universidades no mundo. A Rússia aparece com a Universidade Lomonosov, de Moscou, na 33ª posição. A China tem cinco universidades no ranking, a melhor é a Tsinghua, de Pequim, no 35º lugar.

O Instituto Indiano de Ciência está na 91ª colocação. Foram ouvidos 13.388 acadêmicos de 131 países. Na liderança, mais uma vez, aparece a americana Harvard. O índice considera a imagem que as instituições têm entre os acadêmicos.

Fonte: Folha de S. Paulo (SP)

Notícia do Legislativo de MT - Educação

Escolas integrantes do Projeto Parlamento Mirim participam de reunião na AL
Demóstenes Milhomem / AL

Escolas Prestigiam Sessão do Parlamento Mirim na AL

Será realizada amanhã (29/03), às 9h30, no auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa, reunião destinada a diretores das escolas da rede pública de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger, sobre a 3ª Legislatura do Projeto Parlamento Mirim. O projeto conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc). A Coordenadoria de Projetos Educativos (CPE), ligada à Superintendência de Educação Básica (Sueb), é a responsável por fomentar a participação das unidades escolares.

No total serão disponibilizadas 24 vagas para estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O projeto tem como proposta possibilitar aos estudantes a aproximação do Poder Legislativo e a formação de uma mentalidade mais consciente sobre as responsabilidades com a sociedade, além da inserção na vida política.

Os estudantes interessados devem elaborar um projeto de lei e se inscreverem junto à direção da escola que terá até o dia 29 de abril para analisar e selecionar os melhores projetos que serão encaminhados à Assembléia.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Programa Parlamento Jovem Brasileiro

Abertas inscrições para 8º edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro

Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) promovido pela Câmara dos Deputados. O projeto - que ano passado selecionou a estudante de Cuiabá Laura Maria Galdino Delgado de Arruda, da Escola Estadual Maria de Arruda Muller (Liceu Cuiabano) - possibilita uma verdadeira imersão na discussão de políticas públicas destinadas aos jovens. Para Mato Grosso, considerando o número de representantes eleitos (8 parlamentares), foi disponibilizada uma vaga.

Em 2010 nove escolas de Mato Grosso encaminharam representantes para a seletiva nacional. Em todo Brasil foram 78 projetos encaminhados. Para 2011, explica Telma Peres, da Coordenadoria de Projetos Educativos (CPE), ligada à Superintendência de Educação Básica (Sueb) da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), é fazer com que o número seja ampliado. Ela explica que nesse ano, o tema para elaboração de um projeto de lei, não será específico ampliando a possibilidade de discussão sobre temas da atualidade e de interesse dos jovens. Outra novidade nessa edição é a possibilidade de alunos do 2º ano do Ensino Médio se inscreverem.

Por meio do programa Parlamento Jovem Brasileiro o estudante da rede pública tem a oportunidade de simular, durante o período de cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais. A partir da experiência da imersão parlamentar, os jovens criam projetos de lei que passam por simulação de todas as etapas do processo legislativo.

Como participar

Para participar do programa, o estudante deve estar matriculado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas ou particulares, ter entre 16 e 22 anos e não ter participado de outra edição do PJB. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de junho. O aluno deve preencher a ficha de inscrição , anexar o Projeto de Lei de sua autoria e entregar estes documentos na sua escola para que sejam encaminhados ao coordenador do programa no Estado. Em 2011, o PJB não terá tema específico e caso o aluno tenha dúvidas de como elaborar um Projeto de Lei, a página do PJB oferece um tutorial.

O resultado final será divulgado no dia 10 de agosto de 2011, na página Parlamento Jovem. O programa acontece entre 26 e 30 de setembro e vai reunir 78 estudantes de todos os estados do Brasil. Desde 2004, 546 jovens parlamentares participaram do programa.

Serviço

Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2011
Inscrições: até 20 de junho / ficha de inscrição
Resultado: 10 de agosto
Visitação: 26 a 30 de setembro
Mais informações: (61) 3216-7618
telma.peres@seduc.mt.gov.br ou (65) 3613-6321
Site: www.camara.gov.br/responsabilidade-social/parlamentojovem
Patrícia Neves (Com Câmara dos Deputados)
Assessoria/Seduc-MT

Noticia sobre Escola/MT

Escola realiza Sarau Literário em homenagem a personagens cuiabanos

A Escola Estadual Rafael Rueda (localizada no bairro Pedra 90, em Cuiabá) promove a 4ª edição do Sarau Literário no dia 7 de abril, a partir das 19 horas. O evento é baseado no Projeto Cuiabá do Caximir Buquê de Antônio Sodré, e homenageará o poeta cuiabano que faleceu em fevereiro vítima de enfarte sofrido enquanto recitava poesia.

O evento acontecerá na véspera do aniversário da cidade e ressaltará a importância da cultura cuiabana através das apresentações culturais da poetisa Nilza Póvoas, do músico Pescuma e do historiador e escritor Moisés Martins.

Os poemas declamados pelos estudantes no Sarau serão selecionados e anexados em um livro produzido exclusivamente para divulgação do projeto que já possui 160 poemas na coletânea. Os 120 exemplares serão doados pela Secretaria Municipal de Cultura que entregará o material somente no final do ano letivo.

No evento são esperadas mais de 200 pessoas de toda a comunidade escolar durante a programação prevista para encerrar às 21 horas.

Outras informações através dos telefones 3667- 8717 ou 8441-3179.

Assessoria/Seduc-MT

Artigo - Ensino

Professor: como aproximar os alunos novos

Por Içami Tiba

A maior arte do professor está em conseguir entrosar alunos novos com aos antigos.
Isso pode acontecer em qualquer época do ano quando chega um ou outro aluno por transferência de outra escola, ou de outro turno, mas é muito mais frequente no começo do ano letivo.

Gostamos de mudanças quando elas partem de dentro de nós, dos sonhos, dos projetos, da simples vontade ou até mesmo por uma necessidade, e é partir para o “melhor”. Em sã consciência ninguém deseja piorar de qualidade de vida, não importam os motivos, de se distanciar do seu “bom” e ir para o “ruim”. Estas mudanças geralmente ocorrem por pressões exteriores, não por vontade própria.

Para os migrantes, além dos problemas ou facilidades materiais e psicológicos que têm de enfrentar, há um posicionamento afetivo que pode melhorar ou piorar qualquer mudança: é onde se coloca o conceito: melhor ou pior do que...

Se eu mudo para o melhor que estou, então está tudo bem, o novo fica endeusado. Mas se eu mudo para pior, então está tudo mal, o novo fica demonizado. Repare que este conceito está relacionado com o mundo interior de cada um. Portanto, uma mudança familiar pode agradar uns e desagradar outros. Este conceito leva a uma avaliação do como estava, bem ou mal, antes da mudança.

Quando um aluno vai para uma escola sabidamente pior do que aquela em que estava, é fraco o desejo de se entrosar com o pessoal que já está lá. O professor tem imensa importância neste caso, pois ele lhe é a única referência inicial, mesmo que o transferente não demonstre interesse em se enturmar. Ainda que não se interesse pelos colegas, ele precisará se entrosar. O aluno migrante que sabe que está no novo somente para ser aprovado, e em seguida ir para outra “escola boa”, ele pode considerar-se em trânsito nesta escola “ruim”. Para ele, o “bom” ficou onde estava e estará para onde irá depois de aprovado. Então esta escola é “boa” somente para passar de ano.

Mas há os que deixaram o “bom” porque de fato lá não renderam, de lá foram expulsos ou mais amenamente convidados a se retirarem. Isto significa que esta escola “ruim” tem que ser “boa” para ele poder aproveitar esta chance e aprumar-se nos estudos. Merece um bom trabalho do professor, pois este aluno veio para ficar e não para piorar.

Geralmente quem tem que se adaptar é o aluno novo e não os velhos que lá já estavam, mas o professor tem que ser a sensibilidade para perceber e explorar as trocas viáveis entre eles. E Geralmente os aspectos positivos devem ser ressaltados, pois estes favorecem as aproximações. Se houver uma apresentação formal, com adolescentes maiores, seria uma quebra de gelo muito grande investir um tempo para apresentações mútuas das qualidades. Eu sou Paulo, bom em ... ; Meu nome é José, mais conhecido como Zelão e gosto de música etc.

Se em um grupo de alunos cada um deles recebe uma atenção equânime todos terão seu momento de celebridade. O clima desta apresentação pode parecer um velório ou uma festa. Isto depende do professor, que exige maior rigor e seriedade ou que estimule a criatividade mas que não vire a maior bagunça...

Quanto à matéria vale a pena pesquisar com uma pergunta da matéria do dia: Quem sabe o que é ... Quem não souber, aluno novo ou velho, pergunte a quem sabe, novo ou velho. A explicação do aluno pode ser base para a aula do dia para o professor. Isso nivela os conhecimentos.