sábado, 11 de dezembro de 2010

É importante sim, o Ensino Religioso no currículo da educação básica

Iza Aparecida Saliés
08/12/2010 17:19
www.circuitomt.com.br


Sendo o Ensino Religioso uma disciplina do currículo da educação básica sedento de trato especial pela sua complexidade de concepções e conteúdos, assim, requer da escola um rigoroso cuidado nas discussões pedagógicas por ser um componente escolar de fundamental importância para a formação integral do aluno.

Como componente significativo para a formação humanística das crianças, adolescentes e jovens, o ensino religioso deve propiciar o fortalecimento do ser humano como pessoa capaz de perceber a vida, o pensamento, a razão, o que sente, decide, capaz de agir com capacidade de desenvolver seu projeto existencial.

A amplitude das discussões sobre o ensino do ensino religioso na escola está em momento de transformação, pois a adesão de novos paradigmas sociais que contextualizados com os aspectos sociológicos, filosóficos e antropológicos, apoiados em modernas teorias teológicas, ou seja, as atuais concepções de religião estão de certa forma influindo nos meandros escolares. Como o que ensinar e como ensinar da religião na escola.

A escola deve promover a parceria com os diferentes credos como forma de fortalecimento das relações de respeito com todas, sem distinção. Essa interface vai estabelecer laços de lealdade e compromisso com a Teologia e não com as denominações religiosas, assim, a escola será imparcial com todas.

Por ser um componente curricular do ensino fundamental, etapa da educação básica, faz-se necessário que os alunos, ou seja, crianças e adolescentes, que estão em fase de formação, possam ter boas referências de valores religiosos, familiares e sociais que possam contribuir para o entendimento de si, do mundo, da sociedade, da religiosidade, da família e as diferentes formas de religião em diferentes culturas.

No contexto pedagógico da disciplina de ensino religioso os temas a serem abordados precisam ser gradativamente introduzidos com a devida complexidade que lhe é peculiar, pois, os conceitos e concepções religiosas fazem parte também das mais diferentes tradições que transitam no universo amplo de diversidade cultural.

O respeito à diversidade deve ser a tônica desse componente curricular. Senso assim, as abordagens teóricas prescindem de respeito aos diferentes conceitos historicamente constituídos pela sociedade (a fé, a esperança, a caridade, o amor) que na educação, precisam ser trabalhados sempre numa perspectiva puramente pedagógica.

Além do aspecto dos conteúdos essa disciplina também tem a função buscar articulação com as gerações de adolescentes e jovens que estão sedentos por um presente ativo e produtivo e crer num futuro que possibilite compreender as razões de ser, aprender e saber estar no mundo.

Assim sendo, os conteúdos, metodologias e concepções das disciplinas escolares, em especial o ensino religioso deve ter coerência teológica, ser flexível, polivalente, deve também, transitar em todas as áreas do conhecimento formal. É preciso dispor de uma didática especial considerando as múltiplas concepções religiosas e a fragilidade que encontramos em estabelecer conteúdos para trabalhar na sala de aula.

O professor deverá utilizar do dispositivo democrático participativo estabelecendo uma relação de troca com o aluno, além de expor os diferentes conceitos integrantes das múltiplas concepções de religião, proporcionando ao aluno conhecimentos que possam levar a uma reflexão permanente capaz de ajudar na construção da cidadania, desenvolvendo a capacidade de cultivar atitudes salutares para sua vida em comunidade, no lar, no trabalho, como também, ser competente para gerenciar seu projeto de vida.

E para finalizar quero registrar que o professor de ensino religioso precisa, antes de qualquer coisa, ser uma pessoa capaz de inspirar serenidade, temperança, equilíbrio, complacência, além de dominar os conteúdos disciplinares.

Referências

VIESSER, Lizete C. Um Paradigma didático para o Ensino Religioso. Rio de Janeiro, Vozes, 1994.
Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Religioso. Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. 1996.
CATÃO, Francisco. O Fenômeno Religioso, São Paulo, Editora Letras & Letras, 1995.
Lei de Diretrizes e Bases, 1997.
ALVES, Rubem. Dogmatismo e tolerância. Ed. Paulinas.
BOFF, Leonardo. Igreja, carisma e poder. Ed. Vozes
©Prof. Vanderlei de BarrosRosas- Professor de Filosofia e Teologia. Pós-graduado em educação religiosa peloInstituto Batista de Educação religiosa.
BERKENBROCK, Volney J. A atitude franciscana no diálogo inter-religioso. (in: MOREIRA, Alberto da Silva (org.) Herança Franciscana. Petrópolis, Vozes, 1996.)
Antonio Manoel da Silva,
Professor da Rede Estadual há 34 anos e Diretor Adjunto da EEEM Luiz Ubiraci-Vila Nova do Piauí-PI, Acadêmico de Teologia/Pedagogia na Faculdade EDUCARE/Picos-PI.

Estudante cearense que se sentiu prejudicado por inversão de cabeçalho poderá refazer Enem

ABr

A Justiça Federal no Ceará decidiu que um estudante que se sentiu prejudicado na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devido à inversão da ordem do cabeçalho do cartão-resposta tem direito de refazer a prova. O motivo é diferente daquele que motivou a nova aplicação do Enem para 9,5 mil alunos na próxima quarta-feria (15): problemas de impressão no caderno amarelo, que não continha as 90 questões.

A ação foi ajuizada pela Defensoria Pública da União no Ceará em favor do aluno Francisco Bandeira, que alegou ter perdido 30 minutos de prova com a troca do cabeçalho. Ele disse que não informou o problema ao fiscal de sala porque não sabia que poderia fazê-lo. O levantamento de quem terá direito a refazer o Enem foi feito a partir da análise das 116 mil atas das salas de prova. O documento foi usado pelos fiscais para relatar qualquer problema ocorrido durante a aplicação do exame.

Ao liberar o aluno para fazer a prova, o titular da 2ª Vara Federal do Ceará ressalta que a realização do Enem está diretamente relacionada ao preenchimento de vagas em instituições de ensino em 2011. “Logo, caso não seja deferido o pleito (…), o requerente só poderá participar de um novo certame no final de 2011, adiando para o ano de 2012 seu projeto de eventual ingresso na universidade pública”.

A decisão também afirma que o fato de o estudante refazer a prova não trará prejuízo, “uma vez que elas [as provas] já serão realizadas para todos os demais candidatos prejudicados”. Ainda afirma que caso o pedido seja negado em última instância, ficam valendo as notas da primeira prova do estudante. O Ministério da Educação (MEC) foi notificado hoje (10) da decisão e disse que vai recorrer.





Página Inicial | Voltar

Hoje foi 1000!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Completamos 1000 visitas a este blog

Quero agradecer a todos que visitam, espiam ,olham, opinam , pois sem vocês ele não teria o sucesso que comemoramos hoje

Obrigada

Iza Saliés

Estudantes do EMIEP de Colíder/MT reinventam tecnologias

Dois projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissionalizante (EMIEP), da Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, da cidade de Colider, evidenciam o empenho da turma do 2º ano da unidade e a capacidade criativa dos estudantes. Um dos projetos ‘transformou’ um computador (refrigerado com óleo mineral) em um aquário. A máquina desenvolveu atividades normalmente e despertou grande interesse durante socialização dos trabalhos em Feira de Tecnologia, realizada ontem (08/12).

As peças do computador foram dispostas em uma parte do gabinete de vidro, imersas em óleo mineral que é um isolante término natural empregado em alguns transformadores de energia. Em outra parte do gabinete (separada com vidro) foram inseridos os peixes ornamentais em água. Para quem desconhecia os ‘segredos’ da experiência a ilusão criada era a de que os animais mergulhavam junto com as peças da máquina.

Em outra bem sucedida experiência, os alunos alteraram a linguagem de programação usada em carrinhos de controle de remoto e por meio de um teclado direcionaram os movimentos do brinquedo. Essa atividade foi desenvolvida em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que trabalha projetos na área de robótica. Dois estudantes do EMIEP participam das atividades na universidade pois apresentaram excelente desempenho e freqüência escolar.

A professora Fabiane Capelari Reis (que ministra aulas de introdução a informática, sistemas operacionais, rede e algoritismos) explica que foram necessários meses de estudo para o desenvolvimento e finalização dos projetos. Para o aquário foram 4 meses e para o projeto de robótica 6 meses. Trabalharam na orientação das pesquisas os professores Marcos Vinicius Jacovazi, Edgar Filho, o técnico em informática Itamar Bazan. O apoio logístico foi fomentado pela direção da escola e também teve o apoio da técnica educacional Fernanda Alves da Silva.

Para a professora Fabiane, o desenvolvimento dos projetos é uma importante ferramenta para o aprendizado. "O interesse pelas disciplinas técnicas aumenta. Passam a valorizar ainda mais o conhecimento”. Ela explica ainda que outros trabalhos foram desenvolvidos para a feira, no entanto, vários deles foram apresentados em salas de aula no decorrer do ano letivo.

O EMIEP é voltado para área de técnico em informática e será concluído em quatro anos. O curso possui cerca de 180 estudantes matriculados. A unidade escolar, que atende exclusivamente ao Ensino Médio, possui no total cerca de 1,1 mil alunos matriculados. Segundo Fabiane, o índice de evasão escolar é mínimo pois o curso é bastante interativo. Pondera, entretanto, que as exigências são grandes e servem com um preparatório para o mercado de trabalho.

Alunos de escolas da rede municipal, estadual e particular visitaram a Feira de Tecnologia, assim como representantes da Câmara Municipal e Assessoria Pedagógica.

Atendimento e Histórico

O Ensino Médio Integrado à Educação Profissionalizante em Mato Grosso atende cerca de seis mil estudantes em 54 escolas e oferece cursos técnicos nas áreas de informática, administração, vendas, comércio, logística, secretariado, agroecologia, meio ambiente, agroindústria, em serviço de restaurante e bar.

Em Mato Grosso o EMIEP foi implantado no ano de 2007 pelo Governo do Estado e conta com recursos também do Governo Federal, por meio do Programa Brasil Profissionalizado, que possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional.





PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Alunos do Quilombo, em Livramento/MT, concluem Ensino Médio

No início deste mês, foi formada mais uma turma do Ensino Médio de alunos da Comunidade do Quilombo, no município de Nossa Senhora do Livramento. São alunos de uma das salas anexas da Escola Estadual “José de Lima Barros”.

Conforme o coordenador pedagógico da escola, Cássio Manoel de Assunção, essa sala anexa está localizada a 60 Km da sede da escola, que, por sua vez, está 70 km distante da sede do município. No total, a escola está na zona rural, a 130 km de Livramento. “Tem alunos que chegam à escola de charrete ou a cavalo”, aponta o coordenador.

Foram formados agora 18 alunos no Ensino Médio Regular, mas com ênfase na Educação do Campo. De acordo com Cássio Assunção, na formação dos alunos é feito um trabalho integrado com a Associação dos Produtores da localidade. Os alunos estudam no período noturno.

Para o coordenador pedagógico, as formaturas são uma prova de que, apesar das distâncias, as salas anexas têm um bom funcionamento. “São fruto de um trabalho sério e responsável”, destacou. Na formatura, na Comunidade do Quilombo, estiveram presentes a secretaria municipal de Educação, professora Gracilma Vieira e a coordenadora pedagógica do município, Sandra Cristina de Melo. Festejaram também na ocasião, pela Rede Municipal, as turmas da Educação Infantil, Pré, 5º ano (4ª Série) e 9º ano (8ª Série).

A Escola Estadual “José de Lima Barros” fica no Distrito de Faval, em Livramento. No entorno da sede vivem 45 famílias. A unidade escolar possui 16 turmas, sendo seis na sede e 10 em salas anexas. No total, são 254 alunos. A Escola oferece o Ensino Fundamental (do 1º ao 3º Ciclos) e o Ensino Médio. A sede conta com a seguinte estrutura: quatro salas de aula, um laboratório de informática, secretaria, diretoria, sala de professores, refeitório e quadra de esporte, além de uma ampla área de lazer.

A escola possui salas anexas, nas seguintes comunidades: uma sala na Lajinha de Baixo (20 km); duas salas na Lajinha de Cima (45 km); uma na Cabocla (38 km);duas no Quilombo (60 km); duas no Rio dos Peixes (30 Km) e duas no Cristal (28 km). Estas distâncias foram calculadas a partir da sede da escola.



SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT

Seduc/MT:participa de discussões sobre educação prisional em Brasilia

A superintendente de Diversidades Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Débora Pedrotti Mansilla, e a técnica Cândida Gomes, da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (EJA), participam em Brasília do evento ‘Colóquio sobre a Metodologia de Construção de Plano Estadual de Educação nas Prisões’.

O evento reúne profissionais da educação de oito estados brasileiros, sendo que quatro deles (Mato Grosso, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro) já trabalham ativamente na construção do plano específico de políticas. Outros quatro estados, Paraíba, Pernambuco, Bahia, e Rio Grande do Norte iniciaram as discussões para a construção do plano. A ação em Brasília tem como objetivo estruturar a metodologia a ser empregada para o desenvolvimento dos trabalhos. "Nosso plano está em fase de finalização e deverá ser incluído como um capítulo do Plano Estadual de Educação", explica Débora. As discussões coordenadas pelo Ministério da Educação e Ministério da Justiça serão encerradas hoje (09/12).

Mato Grosso tem atualmente uma população carcerária de cerca de 11,5 mil pessoas, conforme dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Deste quantitativo, 1.743 são reeeducandos matriculados na EJA com 73 educadores disponibilizados para as atividades. Outros 1,9 mil reeducandos integram as atividades propostas pelo programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação (MEC).

Desde 2009 a Secretaria de Estado de Educação vem discutindo a formatação das políticas, envolvendo representantes do Ministério Público Estadual, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Assembleia Legislativa, Sintep, Defensoria, Poder Judiciário, Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT), Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), dentre outros.



PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Seduc/MT Alunos concluem especialização em Tecnologias da Educação

Mato Grosso passa a contar com mais 104 especialistas em Tecnologias da Educação. Esse é o total de concluintes de um curso na área feito em parceria pelo MEC, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Rio de Janeiro.

Os concluintes do curso estão apresentando seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), nesta quinta e sexta-feira, no auditório da Seduc.

A coordenação de Formação em Tecnologia Educacional na Seduc, informa que o curso foi de um ano e meio, na modalidade de Educação a Distância (EAD). Basicamente, participaram professores das Redes Estadual e Municipais, além de professores formadores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros), unidades da Seduc.

Os TCCs estão sendo apresentados por meio da utilização de pôsteres. Os alunos desse curso, a metade dos concluintes, estão durante o dia de hoje (09/12) à disposição dos interessados em obter informações sobre as pesquisas feitas. São trabalhos sobre a utilização das tecnologias da informação, muitos destacando a realidade nos municípios dos cursistas.

Para a apresentação dos TCCs, estão em Cuiabá dois professores da Coordenação Central de Ensino a Distância da PUC-RJ, Tito Tortori e Cláudia Valéria Nobre. De acordo com Tortori, durante o curso os participantes receberam informações sobre o uso das tecnologias no processo de ensino- aprendizagem. “Esse não é um curso sobre tecnologia, mas sim uma reflexão sobre como podem ser utilizadas na prática do professor e fazer a diferença”, esclareceu Tortori.

Com o conteúdo ministrado, o professor da PUC esclarece que os especialistas agora têm como competência decidir qual a melhor tecnologia a ser utilizada conforme a situação. “Deve ficar claro que as tecnologias não são uma panacéia, mas sim uma ferramenta a mais, facilitadora, intermediadora e motivadora do processo de ensino-aprendizagem”, destacou. Os trabalhos foram feitos em três áreas: Revisão de Literatura; Relato de Experiência ou Projeto de Ação.

Uso dos blogs como ferramenta de aprendizagem

Um dos cerca de 50 TCCs que estão sendo apresentados hoje, no Auditório da Seduc, pesquisou como os blogs utilizados por professores e alunos em escolas de Juína. A pesquisa foi feita pela professora formadora do Cefapro local, Lourdes Alves de Souza. Ela trabalha há três anos na unidade, na área de alfabetização.

Conforme a nova especialista em Tecnologias da Educação, os blogs são comumente utilizados por professores e alunos, mas muito pouco como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Para ela, as escolas precisam trabalhar mais a interatividade proporcionada por este recurso. “Alguns professores até utilizam blogs, mas como páginas pessoais e os alunos, só para navegar na internet”, disse e formadora. “O efeito do uso na sala de aula ainda é pequeno”, explicou.

Quanto ao curso de especialização, Loudes Souza apontou que foi muito enriquecedor e que pode compreender a utilização de muitos recursos.



SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT

Abertas vagas para formação em Escolas Sustentáveis e Com-Vidas

Abertas vagas para formação em Escolas Sustentáveis e Com-Vidas
Divulgado em edital (confira abaixo), este mês, a abertura de seleção para dez vagas para professores da Educação Básica para o processo formativo Escolas Sustentáveis e Com-Vida no contexto da Educação Ambiental (UAB e SECAD-MEC). O processo formativo em Educação Ambiental corresponde a um aperfeiçoamento/extensão de 90 horas, na área.

O curso coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é destinado, preferencialmente, a professores, podendo ter vagas estendidas a demais interessados. Os candidatos ao curso de aperfeiçoamento devem reservar quatro horas semanais para estudos frente ao material didático apresentado durante o período do processo formativo de três meses.

A ficha de inscrições deve chegar até o dia 15 de dezembro para a secretaria do curso, nos endereços de e-mails deizecjcba.mt@gmail.com e amanda.psik@gmail.com.

Assessoria/Seduc-MT

Seduc divulga procedimentos para convênios com a Educação Especial

As instituições interessadas em realizar convênios com a Educação Especial para 2011 devem ficar atentas aos procedimentos. Eles seguem as práticas do ano anterior (2010). Os interessados devem consultar , via internet, o site da Seplan (www.seplan.mt.gov.br – no link do SIGCom.

O projeto Educação Ambiental “Nossas mãos podem salvar o planeta”

A Escola Estadual “Luiza Nunes Bezerra”, em Juara, recebeu a comunidade para apresentar trabalhos produzidos a partir de materiais recicláveis. O projeto Educação Ambiental “Nossas mãos podem salvar o planeta” desenvolveu várias atividades pedagógicas como a confecção de quadros a partir de matérias-primas como, frascos de xampus, água sanitária, amaciantes, CDs, tampinhas, rótulos, jornais, revistas, garrafas pets, latinhas. Materiais considerados “lixo” que originaram as obras.

Todos os quadros – produzidos na técnica milenar dos mosaicos - possuem recados ecológicos abordando temas como o desperdício de água, de energia, de alimentos, de papel, o aquecimento global, a diversidade étnico cultural, o consumismo, entre outros. Depois de pronto as obras foram expostas para a comunidade, com o objetivo de mostrar que a beleza é apenas um ponto de vista.

A proposta do trabalho extrapolou as salas de aulas integrando as famílias na vida escolar. A idéia era fazer com que os responsáveis pelos estudantes se envolvessem na vida escolar dos filhos. Para isso real, a escola desenvolvido uma programação cultural apresentada pelos estudantes com músicas, paródia e teatro.


ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

Mostra apresenta trabalhos do Programa Escola Aberta

O Programa Escola Aberta (PEA) realiza no dia 10 de dezembro, no pátio e auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), a partir da 8 horas, a II Mostra do Programa Escola Aberta de Mato Grosso. Na oportunidade serão expostos produtos confeccionados pelos participantes durante as oficinas realizadas nas escolas.

Ao todo 60 escolas integrantes do Projeto trarão trabalhos, quer sejam artesanais, gastronômico ou espetáculos de dança, música e teatro, desenvolvidos nas oficinas. O Programa atende às unidades públicas de ensino que se encontra em situação de vulnerabilidade social.

Durante os finais de semana as escolas ficam abertas e são ofertados atividades de cultura, arte, esporte, lazer e recreação, qualificação para o trabalho, geração de renda, formação educativa complementar. O objetivo é estreitar a relação escola e comunidade.

Em funcionamento desde 2004, o Programa tem parcerias do Governo Federal, a Unesco e os entes federados. Em Mato Grosso as ações do Programa são monitoradas por equipe específica da Seduc-MT. Por meio de reuniões mensais o Comitê Metropolitano (representações de todas as Unidades de Ensino contempladas pelo Programa) avalia as ações. Nas reuniões são feitos relatos de experiências e trocas de informações entre as escolas participantes.

Segundo a equipe responsável do PEA, na Seduc, em 2009, a avaliação do Programa identificou melhorias. “A participação das famílias e da comunidade nas reuniões das escolas levou a que assumissem maior compromisso com a escola e ampliassem o sentido de pertencimento”, informa o técnico da Seduc, Guilherme Luis Costa. Quanto aos estudantes, afirma ele, a conquista foi mais substancial, pois a escola aberta nos finais de semana propiciou acesso a atividades. (colaborou equipe do PEA/Seduc).



ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

Escola de Nova Olímpia realiza noite de autógrafos

A Escola Estadual João Monteiro Sobrinho, de Nova Olímpia, realiza na próxima sexta-feira (10/!2), às 19 horas, uma noite de autógrafos com os escritores do livro Encontro de Almas – Coletânea Poética.

A obra é resultado do trabalho desenvolvidos com os estudantes nos últimos dois anos (2009/2010) dentro do projeto “Noite da Poesia”. Durante o período os alunos autores mergulharam na leitura e escrita e desenvolveram a sensibilidade literária.

A professora responsável pela coordenação do trabalho, Lucinéia de Souza Gomes , citando Monteiro Lobato “Escrever é antes de mais nada acreditar em sí mesmo”, oportunizou por meio do projeto que os estudantes ganhasse mais confiança e criassem. “ Esse tipo de atividade escolar contribui muito na formação de bons leitores e também futuros escritores”, diz. Conforme ela, eles passam a perceber o poder e a função social da palavra. (com a escola).


ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

Escola João Panarotto produz telejornal para trabalhar conteúdos da Língua Portuguesa

“Uma idéia na cabeça e uma câmara na mão”, como disse o cineasta Glauber Rocha (1939-1981), fez com que 49 estudantes da Escola Estadual Padre João Panarotto, em Cuiaba, criassem um telejornal. Monitorados pela professora de Língua Portuguesa, professora Valquíria Valéria, duas turmas do 3º ano do Ensino Médio, elaboraram todas as etapas de um noticiário televisivo. O resultado do trabalho é o Jornal JP.exibido na escola para todos os estudantes assistirem.

Em grupos de cinco estudantes, produziram noticiários de aproximadamente sete minutos com temas focados no meio ambiente, esportes, violência e política. As turmas desenvolveram os textos e foram atrás de imagens. O programa teve abertura gráfica criada pelo estudantes Felipe Luna. Na pauta até mesmo os problemas físicos, de higiene e cidadania envolvendo a escola viraram notícia. O objetivo foi trabalhar com os alunos a leitura e a escrita de forma atrativa, bem como desenvolver o senso crítico.

“O método convencional, vinha ganhando baixas dentro da sala de aula”, conta a professora. Para envolver a todos, Valquíria resolveu dinamizar a prática e, além do livro como ferramenta tradicional, incrementou ao aprendizado a pesquisa pela internet, a leitura de jornais, o acompanhamento dos noticiários regionais e nacionais.

O estudante Willian Moura, 16 anos, foi um dos exemplos de sucesso conquistados com a atividade. Hiperativo, de comportamento inquieto, teve na atividade um papel fundamental que o envolveu, garantindo concentração e aprendizado. Focado no tema esporte, trabalhou como produtor e redator dos textos apresentados no programa. “Todos nós interagimos. A proposta fez com que buscássemos conhecimento sobre todo o processo”, relata ele.

Outro exemplo de superação foi com o estudante Joeder Kleiffwegaard, 17 anos. Tímido, pouco interagia com os colegas ou com a aula. “Fui o âncora do telejornal”, diz. A prática segundo ele ajudou a desinibir. “Tinha vergonha de ler, então no começo foi complicado depois gostei mais de participar”, disse.

Segundo o estudante, o sucesso do Telejornal pode ser confirmado com a participação dos estudantes. “Na primeira edição nem todos se envolveram. Depois que foi exibido, todos quiseram se enturmar”, relata o aluno.



ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

Programa Saúde na Escola tem composição publicada

As Secretarias de Estado de Saúde (SES) e de Educação (Seduc) publicaram uma Portaria Conjunta sobre composição do Grupo Gestor do Programa “Saúde na Escola” (PSE). O documento é assinado pelos secretários Augusto Carlos Patti do Amaral (Saúde) e Rosa Neide Sandes de Almeida (Educação). A portaria, de número 623, foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 06/12.

O PSE tem como objetivo a realização de ações para impedir a evasão escolar em relação a diversos problemas. Dentre estas ações, a prevenção de doenças (como as DST-HIV, por exemplo), gravidez precoce, uso de drogas, saúde bucal, prevenção de violências, saúde no trânsito, prevenção de câncer e outras. O programa é uma ação conjunta dos Ministérios de Saúde e de Educação, com a parceria das Secretarias Estaduais.

A Portaria determina que o projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas” seja assumido pelo PSE. O grupo gestor do Projeto é renomeado, pelo documento, para Grupo Gestor Inter-setorial Estadual (GGIE).

Pela norma publicada, o GGIE será composto por representantes das Secretarias de Estado, de setores da sociedade civil organizada, ONGs e Instituições representativas da Juventude. Os membros nomeados cumprirão um mandato de 24 meses, período não remunerado, sendo a representação destes entendida como função pública de relevância social

A coordenação do GGIE já havia sido trocada em solenidade realizado no final de outubro, no auditório da Seduc (pelas normas do programa, a coordenação deve ser trocada anualmente). A coordenadora agora é Angélica Garcia Ibraim e Ramos de Souza, da Coordenadoria de Programas e Projetos da Seduc (ela era a secretária executiva do grupo). A secretária executiva é a enfermeira Cleidi Eliane de Souza, coordenadora de Ações do Programa Saúde do Adolescente, da SES (que era a coordenadora do GGIE).

Esta é a nova composição do Grupo Gestor:

Escola utiliza jornal para incentivar produção de texto - Cáceres/MT

Projeto de elaboração, pesquisa e confecção de um jornal impresso, desenvolvido por alunos da Escola Estadual Onze de Março, de Cáceres, é um incentivo ao aperfeiçoamento de produção de textos, estudo da língua portuguesa e uma maneira de incentivar a visão analítica e crítica dos alunos perante aos acontecimentos da sociedade.

Desenvolvido há dois anos, o ‘Informativo Onze de Março’, tem como coordenador e diretor de redação, o professor de Língua Portuguesa José Maria de Sousa. Ele fundamenta a necessidade da atividade por ser meio de ampliar o acesso da comunidade as informações. Frisa ainda que o informativo é um espaço para formar leitores críticos e participativos no processo de construção da cidadania.

O trabalho de elaboração do informativo - que conta com quarto (4) páginas coloridas - é complexo. As tarefas e os temas a serem apurados são previamente discutidos em salas de aula. A proposta pedagógica contempla atividades de pesquisa, reportagem de campo, a redação dos textos e a revisão. A montagem e o registro de imagens são atribuições dos estudantes também.

O mais recente exemplar publicado, foram 1.500 cópias, conta com reportagens sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa, sobre a inclusão social, além de trazer um resumo dos vários projetos pedagógicos (como Mostra de Ciências, Mostra Musical, II Anime Fest/Cultura Japonesa, festa julhina, projeto Arte e Cultura Matogrossense). O informativo é democrático também e contempla professores com espaço para os artigos de opnião.


PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Escola de Torixoréu/MT comemora aniversário com cultura

Para comemorar seu 42º aniversário, a Escola Estadual “Arthur da Costa e Silva”, de Torixoréu ( 322 Km à Sudoeste de Cuiabá) promoveu um “Sábado Cultural”. O evento teve como objetivo mostrar para a comunidade as atividades desenvolvidas na escola, no decorrer do ano letivo. A promoção visou, ainda, despertar no estudante o interesse pela pesquisa, fortalecendo assim o processo ensino-aprendizagem.

Conforme a assessora pedagógica da Seduc na região, Maria Ramos Barreto Varjão, a promoção aconteceu no dia 4 de dezembro, envolvendo a equipe gestora da escola, o Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar, professores, alunos, e pais de alunos.

Uma das várias atividades desenvolvidas foi a apresentação do projeto de pesquisa “Nossa Escola, Nossa História”. Esse projeto ainda está em fase de desenvolvimento e tem como objetivo resgatar a história da Escola Estadual “Arthur da Costa e Silva”. Na ocasião, foram exibidos vídeos com depoimentos de ex-diretores da escola e fotos antigas e maquetes de determinados espaços do ambiente escolar, tais como a sala dos professores, a biblioteca, a frente da escola e a quadra esportiva.

Outra atividade foi a exibição de entrevistas realizadas com a comunidade, sobre as atividades de ex-alunos da escola, que hoje estão atuando em diferentes mercados de trabalho, dentro e fora do Estado.

Os trabalhos expostos à comunidade foram subdivididos em salas por área de conhecimento: área das “Ciências Humanas”, “Linguagem” e “Ciências da Natureza”. Na sala das Ciências humanas, por exemplo, foram expostos os seguintes conteúdos: painel dos paises que compõem o G 20, um mapa ampliado dos cinco continentes - identificando os paises subdesenvolvidos e desenvolvidos, respectivos a cada continente - charge de fontes de energia não renováveis e fontes de energias alternativa, mapa do Brasil, mostrando a localização dos quilombos e painel dos filósofos .

Também foi feito um “cantinho do antigo e do moderno”, no qual foi mostrada a evolução da tecnologia, em casos como: máquina de escrever x computador e ferro de passar a brasa x ferro elétrico.

Na sala de Linguagens foi apresentado o projeto “Leitura: Vamos nesta carona?!”, no qual os alunos contavam para os visitantes a história do livro lido e trabalhado em sala de aula. Uma exposição de produções de textos com temas diversos, tais como “Carta ao soldado Boina-Azul”, “Relembrando o passado” e “Criação de poemas”, releitura da obra de arte Mona Lisa, painel de apresentação da fanfarra em eventos escolares e municipais e arranjos natalinos. Houve ainda, a apresentação de um coral. Os alunos cantaram a música “Estoy enamorado” em espanhol e apresentada uma dança de origem africana, mostrando a importância da valorização da cultura afro-brasileira.

Na área das Ciências da Natureza, foram mostradas várias atividades experimentais. Abordaram magnetismo, eletricidade, eletromagnetismo, geometria plana (teorema de Pitágoras) e geometria espacial (poliedros de Platão). E ainda, apresentaram por meio de maquete, o modelo geocêntrico e heliocêntrico e uma Usina de Biomassa. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os experimentos efetuados pelos alunos.

A professora de Biologia mostrou, por meio de maquete, o funcionamento do corpo humano (sistema urinário, respiratório e cardiovascular). Foram expostos ainda brincos produzidos com material de sucata, resultado de oficinas trabalhadas em sala de aula. Esta atividade conscientizou o aluno de que é possível reutilizar a sucata de forma sustentável e principalmente preservar o meio ambiente.

SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT com informações da Assessoria Pedagógica

ANIVERSÁRIO UFMT comemora 40 anos de fundação

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) completa 40 anos de fundação nesta sexta (10), com uma programação especial de aniversário. Além da alvorada, às 6 horas, serão realizadas reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), às 9 horas, para outorga de títulos de doutor honoris causa e de professor emérito, e homenagens aos ex-reitores e servidores da UFMT, às 18 horas, no Teatro Universitário.

No sábado (11), às 18 horas, terá início a Virada Cultural, no palco que será instalado em frente ao ginásio de esportes. Uma apresentação da Orquestra Sinfônica marcará o encerramento da Virada Cultural, no domingo, dia 12 de dezembro, às 18 horas.

Com o tema “Educação e Cidadania”, desde o mês de junho uma série de atividades marca as comemorações dos 40 anos alicerçada em três grandes eixos: histórico, científico e artístico-cultural. São exposições de artes, apresentações da Orquestra Sinfônica nos quatro campi da universidade, apresentação do Coral, mostras de cinema, vídeos e fotografias, conferências, congressos, seminários, Prata da Casa, Jogos Unicuia, dentre outros eventos culturais, científicos e esportivos.

Programação especial de aniversário

Sexta (10)

6h - Alvorada
Local - Entrada do campus-sede - Av.Fernando Correa
9h - Reunião Extraordinária do Consuni - Outorga de títulos de doutor honoris causa e de professor emérito
Local - Teatro Universitário
18h - Homenagens aos ex-reitores e servidores da UFMT
Local - Teatro Universitário

Sábado (11)

18h - Início da Virada Cultural
Local - Palco em frente ao Ginásio de Esportes

Domingo (12)

18h - Encerramento da Virada Cultural com apresentação da Orquestra Sinfônica da UFMT
Local - Palco em frente ao Ginásio de Esportes

Inscrições para concurso de redação terminam nesta segunda

Estudantes das escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande tem até segunda (13) para fazer a inscrição do concurso de redação promovido pelo Ministério Público Estadual. Os vencedores serão premiados com um aparelho netbook.

As escolas participantes são: Presidente Médice, Djane Ribeiro Campo, Adalgisa de Barros, José Leite de Moraes, Cnetro de Educação de Jovens e Adultos Licínio Monteriro e Elisabeth Basto Mineiro.
Os candidatos deverão se inscrever na escola onde estão matriculados, por meio de um formulário disponibilizado pela Coordenação Pedagógica. Cada escola deverá selecionar cinco redações por série/ano, distribuídas em duas categorias: Ensino Fundamental e Ensino Médio nos períodos matutino e vespertino.

Com o tema 'Como a adoção de práticas de segurança alimentar pode contribuir para a melhoria da qualidade devida das pessoas', as redações devem ser entregues às Promotorias de Justiça Cível das Comarcas das cidades. O resultado será anunciado dia 15 e as premiações serão entregues no dia 17 de dezembro.

Os textos serão corrigidos por uma comissão julgadora, obedecendo aos critérios de criatividade e originalidade, adequação obrigatória ao tema, conteúdo e linguagem, clareza de ideias, ortografia, concordância, coerência e coesão. O resultado do concurso será divulgado no site do Ministério Público, além da imprensa local.

O concurso faz parte do projeto 'Interação Comunitária em Defesa do Consumidor', promovido pelo MPE. A ação visa despertar nos estudantes a interesse pelo tema, bem como promover, no ambiente escolar, a reflexão e o debate sobre segurança alimentar.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOEstudantes com direito a novo Enem serão avisados até sexta

Da Redação com G1

Estudantes que têm direito a fazer uma nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão avisados até sexta(10), segundo o Ministério da Educação. O aviso é feito por telefone, e-mail, mensagem SMS, carta ou telegrama.

Apenas os estudantes que foram prejudicados pelos erros de impressão das provas amarelas serão convocados pelo MEC. Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgadas em 23 de novembro, foram identificados 2.817 estudantes. Nesta terça-feira, o MEC afirmou que o número pode mudar. O Enem foi aplicado em 6 e 7 de novembro para 3,3 milhões de estudantes.

A nova prova será realizada em 15 de dezembro, às 13h. Serão reaplicadas apenas as provas de ciências humanas e ciências da natureza.
Gabarito

O MEC afirmou que todos que pediram a correção invertida do gabarito da primeira prova do exame, aplicada em 6 de novembro, serão atendidos. A possibilidade de correção invertida foi aberta pelo ministério devido a erro de impressão que inverteu os cabeçalhos do cartão de respostas. O MEC, no entanto, não divulgou o número de beneficiados pela mudança na correção.

Defensoria
A Defensoria Pública da União em Minas Gerais ingressou com uma ação civil pública com pedido de liminar na Justiça Federal do estado na quinta-feira (2) pedindo que o Ministério da Educação abra a possibilidade de nova prova a todos os estudantes que se sentiram prejudicados pelo erro de impressão no gabarito do Enem.

Segundo a ação da defensora pública da União em Minas Gerais, Giedra Pinto Moreira, as medidas do MEC para sanar o problema deixaram de contemplar o grupo de estudantes que preencheu o gabarito de duas formas, primeiro seguindo o cabeçalho e depois seguindo a numeração, após recomendação dos fiscais. A ação dá exemplos de estudantes que preencheram o gabarito desta forma.

O juiz federal Ricardo Machado Rabelo, da 3ª Vara Federal de Minas Gerais, ainda não proferiu decisão sobre a ação.

Por meio da assessoria de imprensa, o MEC disse, na quinta-feira, que "cumprirá fielmente a decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, o quê, na sua opinião, esgota o assunto". Decisões do TRF da 5ª Região foram favoráveis às medidas do MEC para sanar os problemas de impressão da prova.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Mostra apresenta trabalhos do Programa Escola Aberta

O Programa Escola Aberta (PEA) realiza no dia 10 de dezembro, no pátio e auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), a partir da 8 horas, a II Mostra do Programa Escola Aberta de Mato Grosso. Na oportunidade serão expostos produtos confeccionados pelos participantes durante as oficinas realizadas nas escolas.

Ao todo 60 escolas integrantes do Projeto trarão trabalhos, quer sejam artesanais, gastronômico ou espetáculos de dança, música e teatro, desenvolvidos nas oficinas. O Programa atende às unidades públicas de ensino que se encontra em situação de vulnerabilidade social.

Durante os finais de semana as escolas ficam abertas e são ofertados atividades de cultura, arte, esporte, lazer e recreação, qualificação para o trabalho, geração de renda, formação educativa complementar. O objetivo é estreitar a relação escola e comunidade.

Em funcionamento desde 2004, o Programa tem parcerias do Governo Federal, a Unesco e os entes federados. Em Mato Grosso as ações do Programa são monitoradas por equipe específica da Seduc-MT. Por meio de reuniões mensais o Comitê Metropolitano (representações de todas as Unidades de Ensino contempladas pelo Programa) avalia as ações. Nas reuniões são feitos relatos de experiências e trocas de informações entre as escolas participantes.

Segundo a equipe responsável do PEA, na Seduc, em 2009, a avaliação do Programa identificou melhorias. “A participação das famílias e da comunidade nas reuniões das escolas levou a que assumissem maior compromisso com a escola e ampliassem o sentido de pertencimento”, informa o técnico da Seduc, Guilherme Luis Costa. Quanto aos estudantes, afirma ele, a conquista foi mais substancial, pois a escola aberta nos finais de semana propiciou acesso a atividades. (colaborou equipe do PEA/Seduc).

ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT