terça-feira, 22 de março de 2011

Informativo da Equipe do Currículo, Diretoria Regional de Ensino de Gurupi/TO

Ser Assessor de Currículo
Malu Macedo

* MACEDO, Maria de Lourdes Leôncio

O trabalho do educador vem somar as demais instâncias (família, Instituições religiosas) na intenção de atuar na formação de uma sociedade comprometida com o fazer social e político, quando me refiro ao social, desejo explicitar a formação humana e espiritual do ser, e quando utilizo o termo político, refiro a ser humano com análise crítica da postura do homem na sociedade, visando o bem comum e não ressaltando o orgulho e o egoísmo.

Desta forma, não considero o professor/educador, ou outros profissionais que atuam no espaço escolar, como os únicos responsáveis pela formação dos jovens, uma vez que os jovens e as crianças não devem ser considerados “tabula rasa”, ou seja, chegam à escola com alguma formação e as demais instâncias sociais também são responsáveis pela sua formação, e em especial como reza a Lei do Criador e a C.F. a família deve ser a maior responsável.

É claro que para que haja profissionais na educação com condições de realizar um trabalho voltado para a formação da cidadania, os mesmos precisam ter uma formação técnica e pedagógica condizente com o atuar. Não há como cobrar o que não se dá. Nesta perspectiva está o educador que atua hoje como Assessor de Currículo da educação básica, a Secretaria de Educação do Estado do Tocantins necessita investir na formação destes técnicos.

Muitos dos assessores chegam para o trabalho de assessoria sem nenhuma bagagem para a referida função, inclusive eu quando aqui iniciei minhas atividades de assessora, possuem dúvidas até na realização e na importância de um planejamento pedagógico, que deveria ter sido o mínimo de aprendizado absorvido ou oferecido pela instituição formadora, a universidade. Infelizmente, ainda hoje temos muitos profissionais na educação mal formados, demonstrando e fortalecendo os resultados que temos.

A pergunta cruel: O que fazer? Como melhorar isso? Investimento maciço na formação dos profissionais, e rever os cursos de formação de nível superior, buscar qualidade nos serviços prestados. Mas vamos ao ponto central, o Assessor de Currículo. Caros colegas, na minha pouca investigação dos fatos, digo que os assessores e os profissionais que irão dar continuidade ao trabalho sejam na Secretaria de Educação, Diretorias Regionais de Ensino, ou na Escola devem primar pela analise, leitura e muito estudo. Os profissionais que tiverem atuando como assessores pensem: O que eu preciso ter como apoio e direcionamento se eu estivesse atuando na sala de aula? Respondendo essa pergunta você que atua ou irá atuar como assessor saberá ser um bom profissional.

Quem realiza o papel de assessor, assessora a alguém, portanto quais as necessidades deste alguém, quais são os principais focos que você irá atender? É o conteúdo a ser ministrado, é o planejar, é falta de uma visão pedagógica da atuação de professor, são as metodologias, é adaptação curricular para o aluno especial, é falta de visão do processo educacional? Qual é a maior dificuldade do profissional que você irá atender? Desta forma, você precisa conhecê-lo, entender como é a gestão da escola onde o professor atua e quais são as demandas educacionais daquela unidade de ensino.

Ser assessor não é fácil, mas quem está querendo facilidade? Ser assessor e superar-se, é buscar o aprimoramento profissional, é saber fazer, se não sabe, vá aprender. É compreender mais o outro é ser mais humano e solidário, é acima de tudo, ter conhecimento técnico de sua área. Ser assessor é dominar a leitura e a escrita, é saber falar em público é ter determinação com respaldo da Lei.

* É formada em História com especialização, já atuou como professora do Ensino Fundamental e Médio, assessora de curriculo, coordenadora da Diversidade e do Ensino Fundamental e Médio na Regional de Ensino de Gurupi.
Escrito em Gestão Escolar |

Nenhum comentário:

Postar um comentário