domingo, 10 de abril de 2011

Ensino Médio Inovador/MT

Ensino Médio Inovador torna aulas atrativas

Redação 24 Horas News

“Não gostava muito de estudar. Achava muito chato ter que ir para a Escola todo dia para assistir as mesmas aulas massantes, onde os professores repassavam os conteúdos e os alunos tinham que decorar para as provas. O meu desinteresse resultou em reprovação. Repeti de ano duas vezes na oitava série do ensino fundamental, pelo excesso de faltas”. Este depoimento é do estudante Júlio César Fernandes, do 2º ano, da Escola Liceu Cuiabano.

Fernandes, de 17 anos, conta que sua falta de ânimo para os estudos começou a mudar em 2010, depois que a Escola implantou o programa Ensino Médio Inovador. O programa teve início em 2009, em Cuiabá. E em 2010 ele passou a estudar. "Desde então não falto mais às aulas”.

A razão para a motivação do estudante deve-se ao fato do Ensino Médio Inovador ter como enfoque a maior participação dos alunos nas aulas. “O programa trouxe mais dinâmica. Agora não ficamos mais sentados enquanto o professor fala a aula inteira. Pelo contrário, participamos e o processo de construção do conhecimento é mútuo”, disse.

A estudante Bruna Aparecida dos Santos, 18 anos, que é colega de sala de Fernandes também se sente mais interessada pela Escola. “Antes as aulas eram mais teóricas. Hoje realizamos trabalhos práticos relacionados às disciplinas”.

Ela ainda cita que as principais avaliações são bimestrais. “A cada dois meses realizamos simulados. Nesses testes cai o conteúdo das quatro áreas de conhecimento. Isso nos faz estudar bastante, pois para tirarmos boas notas temos que nos sair bem em todos os conteúdos”, contou.

CUIABÁ

A capital mato-grossense, que completa 292 anos dia 08 de abril, conta com quatro Escolas de Ensino Médio Inovador. Além do Liceu Cuiabano, o programa também é desenvolvido no Dione Augusta, Pascoal Moreira Cabral e Ferreira Mendes.

O coordenador de Ensino Médio da Superintendência de Educação Básica da Seduc, professor Marcos Amado ressalta que o grande mérito “do Ensino Médio Inovador é buscar a formação integral dos alunos tornando-os cidadãos com senso crítico. Para isso, as aulas são atrativas”. Segundo ele, a boa avaliação dos estudantes ocorre porque os conteúdos são aplicados de forma integrada.

“As aulas são interdisciplinares. As quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e Tecnologia (Português, Língua Estrangeiro e Educação Física); Ciências da Natureza e Matemática; Códigos e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física); e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), são ministradas de forma conjunta”, explicou.

Um dos exemplos dessa modalidade de aula ocorreu no último dia 18 de março no Liceu Cuiabano. Na ocasião, “os professores (as) Ana Paula, de Química; e Gedival, de Geografia promoveram um aulão” conjunto sobre o desastre natural que atingiu o Japão no mês passado.

CARGA HORÁRIA

Diferente do ensino médio tradicional, a nova proposta aumenta o número de horas aula anuais de 800 para 1000. O Ministério da Educação (MEC) também repassa verbas para as Escolas que aderem ao projeto. As unidades recebem os recursos tanto por meio de convênio com a Seduc, quanto por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O aporte financeiro é destinado à compra de equipamentos, instalação de laboratórios, entre outros.

A coordenadora da Escola Dione Augusta, Tânia Cristina conta que para atingir a carga horária estabelecida pelo programa, à unidade escolar aumentou em uma hora a permanência dos alunos na instituição. Ela ainda disse que a unidade possui 1100 alunos divididos em 30 turmas, 15 de manhã e 15 a tarde. “Em ambos os períodos acrescentamos uma hora”.

Tânia Cristina também observa que as aulas ficaram mais dinâmicas. “Isso ocorreu porque os professores tiveram que mudar as formas de trabalho. Hoje há mais aulas no auditório e com a utilização dos equipamentos multimídia, como o data show”. A professora de História, Telma Cavalcante contou que para cumprirem com a proposta de interdsciplinaridade, os professores da Escola “se reúnem em períodos pré determinados para planejarem as aulas e o relacionamento de conteúdo”.

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