quarta-feira, 18 de maio de 2011

CEE-MT participa de audiência pública sobre proteção à criança e adolescente

O presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE/MT) participa da audiência para debater políticas públicas de proteção à criança e ao adolescente na segunda-feira (16/05), na Assembléia Legislativa de Mato Grosso.

A audiência pública contou com a participação do senador Magno Malta, presidente no Senado da CPI da Pedofilia. Malta destacou que a grande virtude desta Comissão foi ajudar o Brasil a acordar para o problema da pedofilia. “Mato Grosso é um dos Estados que mais agiu no combate a esse mal nos últimos três anos”, disse

O senador também cobrou a participação da família que, para ele é o bem maior: “Não há sociedade boa, com família ruim. Se a família vai bem, a sociedade vai bem”, destacou.

Durante o evento, autoridades destacaram a necessidade de se criar uma Vara Especializada contra a Violência Sexual em Mato Grosso. Também foi sugerida a inserção na grade curricular do Ensino Superior da disciplina “Enfrentamento ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes” e apresentada minuta de projeto de lei que autoriza o apoio financeiro a instituições de ensino superior e a concessão de bolsas de estudo e de pesquisas a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica.

O presidente do CEE, Aguinaldo Garrido, que auxiliou na elaboração da minuta, destacou que “com o financiamento de pesquisas, Mato Grosso poderá ser referência no país na área de enfrentamento à violência contra a criança e adolescente”. O projeto resulta de um trabalho conjunto da Assembléia Legislativa, Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECITEC), Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (SETECS), Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Conselho Estadual de Educação (CEE-MT).

No evento houve ainda a distribuição de material gráfico da campanha “Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes”, esclarecendo sobre os papéis da escola e da família no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.

Também foi apresentado o documentário “De silêncios e de luz”, produzido pela TV Assembléia.



Solange Wollenhaupt
Assessoria CEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário