sexta-feira, 16 de março de 2012

Entrevista - A educação que mexe com a vida

Entrevista com Marcos Sandrini
Jornal Mundo Jovem
publicada na edição nº 424, março de 2012.



Nesta sociedade marcada por relações de competição e intolerância, em que a diferença entre as pessoas é motivo de discriminação e exclusão, qual é o papel da educação? Será apenas um sonho ou há possibilidade de fazer florescer uma nova geração? É o mercado que vai ditar o projeto de nossa educação?

Marcos Sandrini,
padre salesiano e diretor das Faculdades Dom Bosco, em Porto Alegre.
Endereço eletrônico: sandrini@dombosco.net


Mundo Jovem: Qual é o significado que a escola tem na vida das pessoas?
Marcos Sandrini: Existe no mundo de hoje um movimento de pais que querem educar os filhos em casa. Estes pais dizem que são capazes de educar seus filhos integralmente na sua casa e que não precisam mandá-los para a escola. Esse movimento começou nos Estados Unidos e já chegou, inclusive, aqui no Brasil.

Mas a escola não é a continuação da família. A escola é justamente a ruptura com a família. Um pai em casa não pode educar seus filhos, por exemplo, para a tolerância, para o pluralismo, para a diferença. E uma criança, um adolescente, um jovem, quando sai de casa e vai para a escola, encontra pessoas de diferentes etnias, de diferentes gêneros; encontra pessoas de diferentes condições econômicas, políticas, religiosas, éticas. Então a primeira grande tarefa da formação da escola é justamente ajudar as pessoas a saberem conviver com as diferenças.

Mundo Jovem: Então é mais do que aprender conteúdos?
Marcos Sandrini: O papel do professor, educador, na escola não é ensinar que dois mais dois são quatro. Seu papel é ser um mediador cultural. Ele vai encarar todas as diferenças e vai fazer com que as crianças, os adolescentes, os jovens sejam trabalhados na dimensão da tolerância, do respeito, da diferença. Esse respeito para com as diferenças é uma coisa nova e ainda não é dominante na sociedade. Nós estamos no auge de grandes intolerâncias no mundo inteiro.

Costumamos falar que a Idade Média era intolerante, que a Idade Moderna era intolerante, mas nós hoje temos uma sociedade muito intolerante. É só abrir jornais e revistas, olhar a televisão, escutar o rádio, navegar pela internet que vamos ver que o respeito ao outro é uma coisa dramática. Muitas “soluções”, inclusive, são buscadas através de homicídios.

Tudo isso significa uma sociedade intolerante, que não respeita nem que o outro viva. Então, há muito trabalho para ser feito.

Mundo Jovem: É um trabalho de promover esse valor do respeito à diferença?
Marcos Sandrini: Em geral a nossa sociedade trabalha com o seguinte paradigma: o normal é ser branco, adulto, ocidental, cristão. E não conseguimos trabalhar no sentido de ver que há gente que não tem essa perspectiva. Isso é que tem que vir para a nossa escola. Só que as crianças, os adolescentes e jovens, quando vêm para a escola, e nós educadores também, somos formados dentro dessa visão única, e não na visão do diferente.

Na nossa sociedade, muitas vezes, olhamos as diferenças como desigualdades. Mas nós precisamos mudar a maneira de enxergar. As diferenças não são desigualdades. As diferenças são riquezas que a sociedade tem. O parâmetro deve ser que o branco e o negro são iguais na sua diferença; o masculino e o feminino são iguais dentro da sua diferença; o cristão e o da outra religião são iguais dentro da sua diferença; o adulto e a criança são diferentes, mas são iguais. E é muito importante a nossa sociedade trabalhar com a ideia de que a diferença é uma riqueza.

Mundo Jovem: Não há um conflito de gerações na questão dos valores?
Marcos Sandrini: A grande opção que hoje está surgindo é a dimensão de sabermos que o outro existe. Um dia encontrei com um pré-adolescente e ele me disse: “Professor, não se estressa, não se estressa”. Quando um menino diz isso, acho que ele está visando a uma coisa nova. E o novo é o seguinte: ele falou uma coisa diferente da sua. Ser antigo significa dizer assim: “Quem pensa diferente de mim, ou tem que ser trazido para pensar igual a mim ou tem que ser eliminado”. Então quando um menino diz “não se estressa”, deixa ele pensar diferente, ele quer dizer que o outro existe, o outro tem direito de ter uma visão diferente, desde que não prejudique a ninguém, desde que deixe que os outros vivam.

É interessante que muitas vezes liga os valores novos a jovens, crianças e adolescentes. Mas não é verdade. Acho que não há um conflito de gerações. Acho que o grande conflito hoje não é entre os adultos, as crianças e os jovens. Encontramos muitos jovens que não têm a dimensão da diferença, são prepotentes, resolvem seus problemas através da violência. E encontramos adultos que não são prepotentes, que não resolvem suas divergências com a violência.

O que mais me impressiona, estudando Pedagogia e Educação, é ver que os grandes teóricos não são tão jovens. Edgar Morin, por exemplo, tem mais de 90 anos; Capra, mais de 70 anos. Então não se trata de ter menos idade ou mais idade. Trata-se de ter uma postura diferente em relação ao outro. A intolerância fez muito mal para o mundo. A intolerância matou muita gente.

Não devemos mais ter essa divisão: pessoas antigas, pessoas modernas. Nós temos pessoas que têm uma mentalidade inclusiva, ou temos uma pessoa que tem uma mentalidade que exclui.

Mundo Jovem: O senhor acredita que é possível trabalhar isso na escola?
Marcos Sandrini: É claro que isso é fácil no discurso, mas quando chega na hora da prática acontecem os problemas. E um pressuposto para esse trabalho é partir de uma dimensão holística. Se nós conseguirmos dentro de uma escola, dentro de uma comunidade educativa, criar um grupo de pessoas realmente focadas em ter um projeto político pedagógico forte, nós podemos ter incidência, sim, para criar uma geração diferente.

Mundo Jovem: Então não depende apenas do trabalho do(a) professor(a)?
Marcos Sandrini: Quem é mais importante na escola: o professor ou o aluno? Acho que não é o professor e nem o aluno: o mais importante numa escola é o seu projeto pedagógico. O que queremos enquanto professores, direção, coordenações, funcionários, alunos, pais e o entorno, a sociedade? A partir disso, criar, estabelecer metodologias para fazermos com que a nossa realidade se aproxime do ideal que nós projetamos para a nossa educação. É nessa linha que precisamos trabalhar.

Mundo Jovem: O que significa dizer que a escola deve ter uma visão holística?
Marcos Sandrini: Quando uma criança vem para a escola, ela vem inteirinha. Vem a cabeça da criança, seu joelho, seu coração, sua dimensão psíquica, física, espiritual, sua parte econômica. A escola tem que trabalhar uma criança no seu todo. Não pode trabalhar a criança só numa visão. E hoje é fundamental também uma visão ecológica. Se não sou capaz de respeitar um igual, como vou respeitar a natureza? A natureza também é um outro. A Terra não foi feita para nós. Ninguém foi feito para ninguém. Fomos feitos para criar comunhão em nós. Essa é a visão que temos que ter. Se não há respeito por uma criança, não haverá por um animal.

Um dia perguntei para um jovem onde havia feito o Ensino Médio. Com sua resposta, percebi que se tratava de um curso num prédio pequeno. Perguntei onde faziam a recreação. Ele respondeu que num posto de gasolina, numa loja de conveniência. Perguntei se tinham laboratório de Física, Química e Biologia, se tinham Música, Educação Física. E ele respondeu que não. Isso é um exemplo de uma escola que só pensou a cabeça da pessoa. É uma escola que não tem uma visão holística.

Mundo Jovem: Mas o mercado tem exigências...
Marcos Sandrini: Não critico a escola, porque ela ofereceu aquilo que procuram, mas questiono a família que tem essa visão de educação, de só formar a cabeça. E há pessoas “bem-sucedidas”, entre aspas, porque atendem a dimensão que está sendo procurada pelo mercado. E uma pessoa que tem uma sensibilidade maior, uma dimensão de solidariedade maior, muitas vezes, nem é vista na sociedade, porque não é isso que se procura. Procuram-se pessoas bem-sucedidas na dimensão apenas do resultado. Mas seria o caso de perguntar: traz resultado para quem? Todo valor é assim: é valor para quem e valor contra quem? É nessa dimensão que precisamos estudar, trabalhar e questionar a nossa educação.

Agora, a escola também não está sozinha, porque é um reflexo da sociedade. Ela influencia a sociedade e esta também influencia a escola. Se a escola está assim é porque a sociedade quer que ela seja assim. E as famílias, muitas vezes, também a querem assim. Por isso, a educação tem que ser repensada. Infelizmente, a maioria das famílias não tem condições de pensar. São os educadores que receberam da sociedade a tarefa de pensar a educação. Os educadores têm a tarefa de pensar melhor porque receberam formação para isso e essa é sua missão na sociedade.


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Tornar as pessoas felizes


Na questão dos valores, tenho claro: são valores para quem ou contra quem? É como os chamados pecados capitais. Esses pecados, dependendo como você olha, podem transformar-se numa virtude capital. Por exemplo, a ira, quando usada para rebaixar o outro, destruir o outro, não é valor. Mas quando a ira é usada para defender o outro, para lutar, tomar posição firme, corajosa na sociedade, transforma-se numa virtude.

Tudo depende de qual é a opção fundamental. Se minha opção é um narcisismo, um chegar a um objetivo a qualquer custo, então vou procurar valores que me ajudem nesta linha. Porém se minha opção fundamental é por valores que ajudem o outro a viver feliz, já tenho uma outra visão de valores. Nesse sentido é que a escola tem que trabalhar.

Por exemplo, o trabalho de grupo seria uma perda de tempo? Depende de como se olha. Mas o trabalho de grupo é muito importante para a escola no sentido de criar uma sociedade mais colaborativa também.

Uma vez muito me impressionou, ao ler num livro, que, quando Einstein visitou a Índia, um mestre espiritual lhe perguntou: “Você é o maior cientista do mundo. Em que a sua ciência tem ajudado a tornar as pessoas mais felizes?” E Einstein disse que esta pergunta nunca mais lhe saiu da cabeça. O grande desejo de todos é ser feliz. Então tenho convicção de que a grande tarefa da educação é tornar as pessoas mais felizes. E mesmo que na escola a gente não consiga ensinar muita coisa, mas se as crianças, adolescentes e jovens forem felizes, basta.

Vejo que muita gente se evade da escola porque não encontra nela um ambiente prazeroso. E o importante na escola são as relações que se estabelecem. Porque a criança, o adolescente e o jovem sabem que se não tiverem competência, conteúdo, não conseguirão enfrentar a sociedade. Agora, isso eles podem procurar no seu professor, mas também podem procurar no computador, na internet. Porém relacionamentos humanos, fraternos, relacionamentos mais amorosos e afetivos, encontrarão somente nas pessoas que lhes rodeiam. Esta é a grande tarefa da escola: tornar as pessoas felizes.

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