terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Evasão está ligada à violência e às drogas


Dados fazem parte de relatório inédito do Conselho Tutelar

Dados preliminares de um relatório inédito feito pelo Conselho Tutelar de Niterói — a partir da Ficha de Notificação de Casos Suspeitos — mostram que 80% da evasão escolar da rede municipal estão relacionados ao uso de drogas e à violência entre os estudantes. O conselho agora contabiliza o total de crianças que deixaram as escolas da rede para calcular a dimensão dos problemas.

Ainda segundo o relatório, 20% dos casos de evasão escolar estão ligados ao consumo de drogas por parte dos alunos. Já a violência é responsável por 60% das ocorrências.

— Essa evasão é motivada por diversos tipos de violência intrafamiliar, que acabam sendo trazidos para dentro da escola. O consumo de drogas também é uma preocupação, porque os programas de tratamento hoje ainda são falhos — afirma o conselheiro Fabiano Silveira.

Segundo ele, o projeto agora é ampliar a distribuição das fichas de notificação. A ideia é que o material também chegue aos estabelecimentos privados de ensino:

— A ficha é uma coisa nova. Temos feito reuniões nas escolas e torcemos para que esse material seja acolhido em todas as unidades em 2013. Com isso, esperamos padronizar as informações sobre as questões escolares em toda a cidade.

O relatório sobre evasão escolar foi elaborado ao longo do último ano de trabalho do Conselho Tutelar, eleito no fim de 2011. O levantamento prevê uma carência de 500 vagas na rede para o próximo ano letivo. O Conselho usou como base os dados das escolas municipais, que atendem alunos de educação infantil e dos ensinos fundamental e médio. A rede tem cerca de 20 mil matriculados.

Os números ratificam ainda dados divulgados pelo Instituto Sangari, que revelam que, no Mapa da Violência, Niterói está entre os cem municípios brasileiros com a maior taxa de mortalidade de crianças e adolescentes.

Fonte: O Globo (RJ) 02/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário