sexta-feira, 12 de abril de 2013

MT - Estudante de MT apresenta projeto sobre Quina na Indonésia

O secretário de Estado de Educação Ságuas Moraes recebeu em audiência nesta
Volney Albano / Assessoria Seduc-MT
Estudante de MT apresenta projeto sobre Quina na Indonésia
sexta-feira (12.04), pela manhã, o estudante Guilherme Weber de 18 anos, autor do projeto a ‘Quina no Tratamento dos Esporões Calcâneos’. Weber embarca no final da tarde de hoje para Bali, na Indonésia onde representará Mato Grosso na 20º edição da Conferência Internacional de Jovens Cientistas (ICYS). 
 
Durante o evento que ocorrerá de 15 a 22 deste mês, com participação de jovens de mais de 20 países, o estudante apresentará o projeto para uma platéia composta por pesquisadores, alunos e cinco jurados de diversas nacionalidades. Ele irá concorrer na categoria Ciências da Vida e terá 15 minutos para fazer sua exposição, na língua inglesa.    

A ‘Quina no Tratamento dos Esporões Calcâneos’, trata-se de uma pomada criada por Weber, em 2011, durante a Feira de Ciências da Escola Estadual Querência, localizada no município de mesmo nome, (952 km de Cuiabá). O produto farmacêutico, desenvolvido sob orientação dos professores Ricardo de França e Egon Weber, com base na substância da planta quina é capaz de eliminar os esporões (joanetes), que afligem muitas pessoas. 

Viagem

O governo do Estado disponibilizou as passagens de ida e volta, para participação do estudante na ICYS. O convite para o evento veio após vitória na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec) 2012, que ocorreu em Novo Hamburgo (RS), em outubro do ano passado. Na ocasião, Weber também recebeu como premiação a indicação de que terá o trabalho publicado ainda esse ano em artigo científico, na revista da Associação Brasileira de Incentivo a Ciência (Abric).

Além da vitória na Mostratec e seleção para participação na ICYS, Guilherme Weber venceu a primeira Feira Latino-americana de Empreendimentos Produtivos, Ciência e Tecnologia realizada no Equador, em abril de 2012, entre outros eventos: estadual e nacional. Ságuas Moraes desejou sorte ao estudante que disse que irá se esforçar para trazer mais um prêmio científico para o Estado.

VOLNEY ALBANOAssessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário