sexta-feira, 23 de agosto de 2013

6 Grandes Ideias para Incentivar ou Criar Jovens Escritores

Equipe Editorial do Site

A Atenção apropriada do pai ou responsável motiva a criança na execução de suas tarefas
Trata-se de um dos maiores problemas dos nossos tempos, desenvolver em nossos filhos e alunos o gosto pela leitura e especialmente a escrita.
Todo educador sabe o quanto isso é importante para o desenvolvimento mental, social e profissional de cada um, mas, encontrar uma fórmula mágica capaz de solucionar, ao menos em parte, tal problema, tem sido uma jornada dolorosa de cada didata que conhecemos, ao menos os verdadeiros educadores.
Longe de ser a solução para o problema, as Dicas a seguir, podem perfeitamente servir como valorosas ferramentas auxiliares nessa tarefa.
Como pai ou educador, cada um fará as adaptações que julgar necessário na implementação de cada atividade sugerida.
1. Jogo dos Poemas
Ambos, você e sua criança deverão escrever numa folha de papel cinco palavras aleatórias que lhes signifique alguma coisa. Troque de lista com ela e escreva poemas, os dois farão isso, que contenham as palavras relacionadas. Se parecer muito fácil, aumente a quantidade de palavras na lista.
Se parecer difícil, limite a seleção de palavras em um tópico, como, por exemplo, coisas do campo, da escola, alimentos favoritos, brincadeiras interressantes, etc.
2. Passeio ao Cantinho das Memórias
Diga para sua criança começar uma história que aconteceu com ela iniciando com a seguinte frase: “Lembro da primeira vez em que eu fui... Isso foi...”. Uma vez que ela tenha escolhido o tema, faça com que escreva de forma ininterrupta por 3 minutos.
Oriente-a de que não poderá ler ou conferir o que foi escrito durante esse período de tempo. Caso ela não consiga escrever mais nada durante o período dado, mas ainda restar algum tempo, incentive-a a iniciar uma nova memória com a mesma sentença chave.
Isso é excelente para aquecer sua mente de escritor, e o fato de pode iniciar um novo texto quando já faltam argumentos para continuar o primeiro, lhe dará mais desenvoltura e liberdade para criar. Isso também resolve o dilema do escritor que é o pavor de ficar confuso por falta de ideias ou ter que deixar uma página em branco.

A Atenção apropriada do pai ou responsável motiva a criança na execução de suas tarefas
3. Se eu Fosse…
Se a criança afirma que não tem nada de interessante para escrever quando lhe for sugerido que o faça, peça para imaginar que ela está no lugar de seu personagem favorito ou de uma personalidade famosa.
Então a oriente para que escreva uma lista de coisas que começam com a frase “Eu queria...” cujo objetivo é descrever as coisas que ela faria, ou que gostaria de ser, e como isso mudaria sua vida atual se “aquilo fosse possível”.
Por exemplo, se ela escolhesse ser um super-herói tipo Super-Homem, ela poderia escrever: “Eu voaria até a escola mais rápido que o ônibus e nunca chegaria atrasado. Mesmo que dormisse além da hora!”
Usando a ideia, também podemos simular uma situação onde a criança iria "incorporar" outros personagens, não tão famosos, tipo pessoas comuns, como o padeiro, o carteiro, o irmão mais velho, e demais indivíduos que façam parte do nosso cotidiano.
4. Passando Adiante.
(Requer 3 pessoas ou mais) Nesse jogo de escrever, cada individuo escreve uma sentença da estória, e então passa ao companheiro para continuar. Parece fácil, mas há aqui uma sutil armadilha. Antes de passar adiante a estória,
cada escritor irá dobrar o papel de modo que apenas a frase que acaba de escrever esteja visível ao próximo escritor, que deverá continuar a estória conhecendo apenas a última sentença e nenhuma outra das anteriores.
Decida quantas voltas a folha de papel dará entre os participantes, então leia o resultado final que deverá ser bem engraçado e interessante.
Siga estas sugestões para incentivar as crianças e fazer brotar ou melhorar o potencial de escritor que existe nelas.


A Atenção apropriada do pai ou responsável motiva a criança na execução de suas tarefas
5. Um dia de Vida
Peça que a criança escolha um objeto que usa, carrega, vê no seu dia a dia, e que escreva uma estória sob a perspectiva daquele objeto, seja, lápis, mochila, controle remoto da Tv., etc. Isto é, Como ela se sentiria realizando aquelas tarefas, se fosse ela aquele objeto?
E sobre as pessoas que estariam usando ela no papel desse objeto?
Peça para descreva os detalhes, observações, sobre o que aconteceria com aqueles objetos no dia a dia, quais seriam seus sentimentos, etc., isso tornará o história ainda mais interessante e realista.
Nesse exercício de criatividade, Ela terá que imaginar um mundo fictício, e como seria se fosse ela um objeto com sentimentos e capacidade de pensar, e como seria então sua relação para com seu usuários. E sem saber, nessa tarefa, já estará exercitando a verdadeira arte de criação da ficção.
6. Faça um Livro
Para de fato ajudar o jovem autor a sentir-se de fato um escritor e ver a realização de sua obra, junte alguns dos seus melhores escritos e encaderne tudo com uma brochura simples.
Você pode fazer isso facilmente com papel cartonado, ou então criar uma capa personalizada com papel mais grosso.
Faça também uma página com índice, outra com o título, e inclua uma biografia do autor entre as páginas de capa.
Se preferir incrementar mais, vá numa gráfica rápida e peça para que façam um acabamento mais personalizado e profissional.
Esse decerto é o empurrão que muitos potenciais escritores precisam para "sentir" que a coisa pode ser levada a sério.

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