domingo, 2 de fevereiro de 2014

MT - Academia Mato-grossense de Letras ganha três novos imortais

Da Redação - Stéfanie Medeiros

  
Acadêmicos na eleição deste sábado (01), em sala na Casa Barão de Melgaço


A Academia Mato-Grossense de Letras (AML) ganhou na manhã deste sábado (01) três novos imortais. Na eleição realizada entre os 30 membros vivos da AML, Ivens Cuiabano Scaff, João Carlos Vincente Ferreira e Agnaldo Martins Silva foram os escolhidos para ocupar as cadeiras de número 7, 27 e 3, respectivamente.

A cerimônia começou às 8h com um café da manhã para parentes de antigos acadêmicos. As viúvas de Silva Freire, Clóvis de Melo, Natalino Ferreira Mendes, bem como a filha de Rubens de Mendonça, estavam entre os convidados. Às 9h, os acadêmicos começaram a eleição.

A AML estava até esta manhã com 10 cadeiras vazias. Hoje, mais três foram preenchidas. Durante a eleição, os acadêmicos vivos votam secretamente se acham ou não que o candidato em questão deveria ocupar certa cadeira. Se o candidato tiver a maioria dos votos, que no caso é necessário no mínimo 16, ele será um novo imortal.


(Cerimônia de queima de votos no quintal da Casa Barão de Melgaço, sede da AML)

Após a tradicional votação, os escolhidos foram anunciados e os votos queimados no pátio da Casa Barão de Melgaço, como dita a tradição e estatuto da academia. De acordo com o presidente da AML, Eduardo Mahon, as cerimônias de posse dos novos imortais acontecerão ao longo do primeiro semestre de 2014. A de Ivens Scaff está prevista para março, a de Agnaldo Martins Silva para maio e a de Joãi Carlos Vincente Ferreira para junho.

Os novos imortais da AML

A cadeira 7, previamente ocupada por Maria de Arruda Muller, tem agora como novo imortal o médico e poeta Ivens Cuiabano Scaff. Ives já publicou oito livros, sendo que seis deles são infanto-juvenis. Um de seus livros mais comentados é “Kyvaverá”, dedicado “a todas as pessoas a quem a simples menção do nome Cuiabá evoca vibrações felizes em seus corações”.

Previamente ocupada por Corsindo Monteiro da Silva, a cadeira 10 tem como novo ocupante Agnaldo Silva Martins, pós-doutor em literatura, ex-reitor a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e autor de mais de 10 livros. 


Já a cadeira que era ocupada por Ubaldo Monteiro, a de número 27, foi disputada na eleição de hoje por dois candidatos: Antônio Vital e João Carlos Vincente Ferreira. Na votação, Ferreira foi escolhido como novo imortal. João é autor de mais de vinte livros e idealizador do projeto “Memória viva”, cujo objetivo era a recuperação, registro e divulgação da memória histórica dos municípios de Mato Grosso. O programa foi ao ar na TV Brasil Oeste de 1991 à 2004.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário