terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

MT - Música na Escola potencializa conhecimento

Ampliação do tempo de permanência em espaço escolar, a potencialização do conhecimento cultural, assim como a valorização do espaço e os benefícios psicomotores, de memorização e físicos são conquistas obtidas com as práticas implementadas com intermédio da música na Escola Estadual André Avelino, em Cuiabá. A unidade oferta as atividades da Banda Marcial, para cerca de 60 estudantes e também membros da comunidade.  A banda marcial que atua apenas com instrumentos de sopro coleciona uma série de premiações.

Os ensaios do projeto são realizados três vezes por semana, sempre após o horário regular das aulas e conta. “Aprendi a amar a música, os compositores, o trompete. Hoje, sem dúvida, tenho mais amor e  carinho pelo espaço da escola. Cuido mais, preservo o ambiente”. A afirmação é da estudante Daniele de Souza, 16 anos, que se prepara para cursar o 2º ano do Ensino Médio.

Instalada no bairro CPA I, a unidade escolar presta atendimento a 1,7 mil estudantes do Ensino Médio e investe em projetos educacionais como grandes aliados ao processo educacional. “Valorizar o talento individual, assim com o acompanhamento da frequência escolar, são alguns dos instrumentos adotados pela gestão para o combate, por exemplo, a evasão escolar”, explica a diretora Valéria Almada Arizawa.

Ela ressalta “buscamos sempre um currículo que se aproxime da realidade de nossos estudantes. Temos projetos inseridos em nosso PPP, como nosso show de talentos, e a música é outro deles. Os projetos são estímulos, auxiliam ao processo de ensino aprendizagem”, cita a gestora
“A música é um instrumento completo de aprendizagem. Carrega uma série de benefícios. A disciplina, o desenvolvimento psicomotor, a coordenação motora, a responsabilidade com o próximo, com seus instrumentos, com o ambiente”,  explica o professor regente, Ivan Ferreira de Moura, que há 20 anos ministra aulas na unidade.

Ex-aluno da banda, Jonni Almeida, 28 anos, nunca foi matriculado na unidade escolar, mas como morava nas imediações da escola (bairro 1º de Março) passou a atuar como voluntário e permanece nessa função há quatro anos. Três vezes por semana ele deixa sua casa e se disponibiliza a passar 90 minutos ensaiando as coreografias da banda para apresentações. “Vejo crescimento para os alunos. Os diferentes estilos musicais permitem que os alunos se descubram que busquem, sempre, adquirir mais conhecimento”.
Patrícia Neves
Assessoria Seduc-MT
 

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