quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Formação Inicial - Graduação

Qualidade do Ensino Superior.

Cursos de graduação oferecidos pelo PorUni são de baixa qualidade.

Iza Aparecida Slaiés
21 de Janeiro de 2009 @ 16:07

As instituições de ensino superior que aderiram ao ProUni, e estão apresentando baixos índices de qualidade de ensino, urge a necessidade de providências por parte do Ministério da Educação/MEC, uma vez que avaliar e regular o serviço oferecido à sociedade, é de sua competência.

Vários são os fatores que podem intervir na qualidade do ensino, não está só na demanda, como diz alguns teóricos da área, ou seja, nos estudantes, incide também, na falta de formação continuada de professores, em investimentos em laboratórios, bibliotecas, professores qualificados, material didático, salário do professor , pesquisa e extensão.

São parcos os investimentos financeiros dessas instituições para o curso na área de educção, sendo que, é de fundamental importância que haja uma boa estrutura física, de equipamentos, tecnologia, todos estes, vão compor o conjunto de requisitos necessários para a oferta de um com curso de graduação de qualidade, seja para quem paga, como para quem ingressa pelo programa do governo.

Quando Corumbá diz, que o caminho é longo, realmente, você tem razão, estamos muito distante dessa realidade. No Brasil a educação básica ainda não é universalizada e nem obrigatória. E a qualidade da oferta da educação deve ser obrigatoriamente de ótima qualidade.

Exigir do estado uma educação que possa preparar o aluno para a vida e para o mundo do trabalho, é uma prerrogativa da sociedade, falta apenas acioná-la.

E o controle social? Precisamos utilizá-lo……….
Publicado no Blog do Corumbá

Nenhum comentário:

Postar um comentário