sexta-feira, 22 de abril de 2011

Na ponta da caneta: Saiba como monitorar o desempenho de sua escola

Seção "Educação no Brasil" traz ferramenta para verificar a qualidade do ensino Reprodução/SXC
Da Redação do Todos Pela Educação


O site do Todos Pela Educação tem uma seção para facilitar o monitoramento da infraestrutura e do desempenho das escolas de todo o País. Conheça a situação de sua instituição de ensino aqui, em “Educação no Brasil”. Cada escola tem uma página com seus indicadores, como a média de alunos por turma, as taxas de aprovação, reprovação, abandono e distorção idade-série.

Escolas de Ensino Fundamental com mais de 15 alunos participantes da Prova Brasil, têm também seu desempenho nessa avaliação e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A Prova Brasil é aplicada em instituições de todo o País e verifica as habilidades dos estudantes de 4ª série (5º ano) e de 8ª série (9º ano), em língua portuguesa e matemática.

Já o Ideb é um indicador nacional, que usa informações da prova Brasil. Por meio dele foram estabelecidas as metas para a Educação brasileira. O objetivo do Ministério da Educação (MEC) é que o Brasil alcance a média 6 até 2022, ano do bicentenário da Independência – hoje a média é de 4,2 na 4ª série (5º ano) do Ensino Fundamental. Essa é a nota equivalente à média do desempenho de estudantes em países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Outros indicadores Estão disponíveis na página informações sobre os equipamentos e características da escola, como a existência de biblioteca, de laboratório de informática, acesso à internet, à energia elétrica, à água e ao sistema de esgoto. Como acessar Para ter verificar aos dados de uma escola, siga o tutorial abaixo: - Na página Educação no Brasil, clique no botão “Escolher a escola”

- Selecione na lista o estado que você quer consultar e clique em “Busca” - Escolha seu município entre os que aparecerem e clique nele - Acesse o resultado clicando o nome da escola desejada Outra maneira de descobrir os resultados da escola desejada é digitando diretamente o nome da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário