quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MT- Professora do IFMT publica artigo científico internacional

Redação 24 Horas News

Participante de um grupo de pesquisa que discute a língua portuguesa em um contexto internacional, a professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá, Msc. Edsônia de Souza Oliveira Melo, foi uma das autoras de um artigo publicado no volume 7 da revista portuguesa "Interacções".

Com o título “Ainda sobre a formação do professor de língua portuguesa no Brasil”, o artigo também foi escrito pelos professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Dra. Maria Rosa Petroni e do professor Agameton Ramsés Justino.

Edsônia começou a participar do grupo após cursar Mestrado em Estudos de Linguagem (MeEL) na universidade e conta que os estudos dos integrantes acontecem por meio de interação através de videoconferências e encontros em congressos com membros do Instituto Politécnico de Santarém (Portugal), o qual edita a revista e faz parte da Escola Superior de Educação de Santarém.
A publicação é um dos resultados de estudo de um projeto internacional que estuda a Língua Portuguesa, intitulado "O Ensino da Língua Portuguesa no Mundo: bases epistemológicas, objetivos e conteúdos". No Brasil, participam desse projeto pesquisadores da USP, UFG, UFU, UFMT, IFMT e IFSP.

Segundo Edsônia, as exigências da atual sociedade, cada vez mais tecnológica, impõem a necessidade da formação docente em novas bases, para atender às demandas sociais. Nesse sentido, de acordo com os documentos oficiais brasileiros, publicados a partir de 1998, o ensino da leitura e da escrita deve ser regido por conceitos como interação, discurso, texto, gêneros discursivos. Em razão disso, a formação docente deve oferecer ao professor conhecimentos outros que não apenas o gramatical.
“Nesse artigo, argumentamos em favor de uma formação docente que privilegie a teoria enunciativo-discursiva, estabelecida sobre a base dialógica, que institui professor e aluno como interlocutores”, afirma a docente do IFMT.

O artigo pode ser acessado no site do Instituto Politécnico de Santarém http://nonio.eses.pt/interaccoes/ , clicando em “Artigos” no menu à esquerda e depois sobre a palavra “Número 19”, do Volume 7 da revista.

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