domingo, 21 de agosto de 2011

MT- Seduc e Secad debatem com povos indígenas Territórios Etnoeducacionais


A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) e o coordenador-geral da educação escolar indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação (MEC), Gersem Baniwa, e lideranças indígenas se reúnem nesta sexta-feira (19.08) , às 14h30, no gabiente da secretária de Estado de Educação, com objetivo de fortalecer a discussão de criação de Territórios Etnoeducacionais em Mato Grosso.

A reunião fortalecerá o regime de colaboração entre os entes federados por meio dos Territórios Segundo a coordenadoria de Educação Indígena existem atualmente 20 mil estudantes de diferentes etnias atendidos pela rede estadual de educação.

O Decreto 6861/2009 criou os Territórios Etnoeducacionais instituindo uma nova base política e administrativa de planejamento e gestão das políticas e ações da educação escolar indígena no Brasil. Em Mato Grosso, até o momento foram criados três territórios Etnoeducacionais: Território do Povo Xavante; dos Povos que habitam as Terras Indígenas do Xingu e do Povo Cinta Larga; está em discussão a criação do território corredor Tupi Mondé, dos povos do noroeste do estado de Mato Grosso e do povo Nambikwara.

Os territórios Etnoeducacionais estabelecem que os sistemas de ensino (Federal, Estaduais e Municipais) passem a atender as demandas educacionais escolares dos povos indígenas a partir dos seus espaços e de suas relações etnoterritoriais, ou seja, a partir das realidades concretas e das demandas dos povos indígenas, considerando suas relações socioculturais conectados aos seus territórios.



Assessoria/Seduc-MT



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