quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Antes de aderir as cotas, UFMT trará debate sobre polêmica

Da Redação - Priscilla Vilela

PublicidadeO Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe) irá abrir o debate sobre a polêmica adesão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ao programa de cotas. A reunião será realizada na sexta-feira (21) no auditório da Faculdade de Administração Economia e Ciências Contábeis (Faecc) para explanar sobre a dimensão que a decisão irá tomar dentro do ensino superior público no estado.

A polêmica foi instalada neste ano no centro educacional após a reitora Maria Lúcia Cavalli Neder anunciar que iria aderir às cotas, fornecendo 30% das vagas dos cursos aos estudantes oriundos de escolas públicas. A decisão era proclamada como quase certa, porém, teve a promulgação adiada no último dia 3, após vários protestos pela falta de debate com a população sobre o tema.

No dia 31 deste mês, uma semana após a realização do Ensino Nacional do Ensino Médio, que dá acesso as cadeiras na UFMT, os líderes de colegiados devem voltar a se reunirem com a reitoria para tomar uma decisão definitiva a respeito da reserva de vagas. Se aprovada, a medida coloca a porcentagem inicial para as cotas, sendo gradativamente aumentada até atingir os 50%, em 2014.

As opiniões entre estudantes das redes públicas e privadas se divergem quanto ao assunto, devido aos interesses que estão sendo postos em confronto. Alunos das escolas particulares em sua maioria, se postam contra o sistema, já os das públicas, se mostram a favor, por verem na medida uma chance de terem acesso ao ensino superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário