terça-feira, 4 de outubro de 2011

Escola selecionada no Prêmio de Gestão Escola apresenta experiência nos EUA

As práticas pedagógicas desenvolvidas pela Escola Estadual Professora Renilda Silva Moraes, de Rondonópolis, serão compartilhadas a partir da próxima semana com profissionais da educação de 23 estados brasileiros e também da Argentina, Chile, Tailândia e dos Estados Unidos da América (EUA).

A unidade escolar foi selecionada como destaque estadual no Prêmio de Gestão Escolar (ano Base 2010), dentre as 120 inscritas no Estado. O prêmio tem como objetivo contribuir para que as unidades escolares incorporem uma cultura de autoavaliação ao processo de gestão tendo como foco o compromisso com a aprendizagem e,com as avaliações externas.

A diretora da unidade, Maria Clélia Juliani Lempke, permanecerá em Washington D.C (no período de 12 a 15 de outubro) onde participa de um grande seminário sobre a educação. Na seqüência ela viajará para cidade de Hartford - no estado da Virgínia - onde irá apresentar as práticas pedagógicas e conhecer um pouco do trabalho na área de educação norte-americana. O retorno ao Brasil é previsto para o dia 6 de novembro. No dia seguinte, em Recife (PE), a profissional da educação irá participar da cerimônia nacional de premiação.

Além do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido a escola também irá receber a quantia de R$ 6 mil para investimentos na unidade. A decisão sobre qual a destinação para os recursos será realizada de forma coletiva (Conselho Deliberativo e administração escolar).

Expectativas

“Esse é um momento de grande reconhecimento. A educação é noticiada por suas deficiências e, com muita ênfase. O trabalho foi todo construído em equipe”, diz Maria Clélia. Ela pondera que a tarefa de ajudar na construção de cidadãos diariamente é árdua e que os problemas são inerentes ao processo. “Mas nós temos de aprender a evidenciar o sucesso”, finaliza.

No total, 79 profissionais atuam no processo de fortalecimento da educação na unidade instalada há 31 anos. Lá estão matriculados 876 pessoas em turmas dos 1º,2º e 3º Ciclos de Formação Humana. Em 2011, toda a estrutura de trabalho foi montada com base em cinco grandes ações educativas: ‘Projeto Mato Grosso’, ‘Projeto Meio Ambiente’, ‘Projeto Pátria’, Projeto ‘Consciência Negra’ e ‘Projeto Presépio’. Em comum, todas as ações visam incentivar os processos de pesquisa, bem como o fomento a necessidade de preservação histórica e da natureza. O respeito ao próximo, bem como ações de inclusão social são práticas cotidianas no ‘chão da escola’. A integração entre as ações possibilita ainda a efetiva integração entre as turmas.

Dimensões de Avaliação

Em 2009, a escola já havia participado do Prêmio Gestão Escolar e ficou entre os cinco melhores trabalhos apresentados em Mato Grosso. “Essa experiência possibilitou que nós fizéssemos alguns ajustes no nosso dossiê. Por exemplo, empregamos a avaliação institucional’.

Ela afirma que todas as ações são construídas de maneira coletiva. Todos os seguimentos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem – pais, estudantes, os servidores, membros do Conselho Deliberativo - responderam a um questionário e refletem sobre as necessidades, fragilidades e os acertos dentro da proposta de educação com qualidade. “Claro, sem deixarmos de considerar os eixos já propostos na avaliação”. Todo o trabalho, extremamente minucioso, teve duração de dois meses e contou com a colaboração da assessora pedagógica, Margarida Campos.

Dentre as dimensões das avaliações estão a autoavaliação, a gestão pedagógica, a gestão de resultados educacionais, e gestão participativa, além de gestão de serviços e de recursos.

Intercâmbio em MT

Em agosto deste ano, a diretora norte americana, Regina Siegel, veio a Mato Grosso para trocar experiências na área educacional por meio do Prêmio de Gestão Escolar. Ela participou de uma intensa programação repleta de seminários, apresentações culturais e discussões propositivas sobre o tema.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

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