segunda-feira, 3 de outubro de 2011

MT- Teatro de Grupo é tema do Curso Livre do Pavilhão das Artes

Da Assessoria

O tema que será trabalhado no próximo módulo do Curso Livre de Teatro do Pavilhão das Artes é Teatro de Grupo. Um dos principais objetivos do curso é fomentar a pesquisa teatro dentro dos grupos e companhias de teatro. O curso é gratuito e tem início na próxima terça-feira (04.10), às 19h, e se estende durante o mês de outubro. Atenção que as vagas são limitadas.

As aulas acontecem toda terça-feira (entre 19h e 22h) e sábado (das 9h às 12h). O curso será ministrado pelo ator e pesquisador Jan Moura, que é integrante da Confraria dos Atores. Os participantes estudarão processos que viabilizam as condições estruturantes para formação de coletivos teatrais, além de exercícios práticos que estimulam a criação autônoma do atuador em conjugação constante com o outro.

Conforme o secretário de Estado de Cultura, João Antônio Cuiabano Malheiros, esse e os demais cursos ofertados pelo Pavilhão das Artes são de grande importância para a formação e capacitação do segmento artístico. “Ações como esta de qualificação contribui para a profissionalização e o fortalecimento do movimento cultural”, pontua.
De acordo com a coordenadora de Artes Visuais da SEC-MT, Juliana Capilé, fazer teatro junto potencializa a característica coletiva inerente ao fazer teatral. “Nesse sentido, o módulo Teatro de Grupo propõe experimentações e conversas em torno de processos de criação e aprendizagens compartilhadas e em processo”, explica.

O instrutor – Jan Moura é mestrando em Estudos de Cultura Contemporânea, possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Radialismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e Trabalha com pesquisa em teatro, atuando na Companhia de Teatro Confraria dos Atores, como ator e produtor.

Ele investiga novas formas de apropriação do fazer artístico, em especial Processos de Criação Compartilhados, buscando entender e refletir sobre esse modo de criar que rompe com as imposições e os limites das teorias e práticas clássicas. Membro do grupo de pesquisa Artes Hibridas: intersecções, contaminações e transversalidades - ECCO/UFMT. Membro do Colegiado Setorial de Teatro do Conselho Nacional de Políticas Culturais - CNPC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário