segunda-feira, 3 de outubro de 2011

MT- Diamantino realiza etapa regional da Conapee

Cem profissionais da educação dos municípios de Diamantino, Alto Paraguai, Nortelândia, Arenápolis, Santo Afonso, Nova Marilândia, Nobres, Rosário Oeste, São Jose do Rio Claro, Nova Maringá, Nova mutum e Santa Rita do Trivelato, participaram da etapa regional da Conferência de Avaliação do Plano Estadual de Educação (Conapee) na cidade de Diamantino. As discussões foram realizadas no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro).

Durante os trabalhos os participantes tiveram acesso as 20 metas e 10 diretrizes propostas no segundo Plano Nacional da Educação (2011/2020), com o objetivo de revisar e promover um alinhamento com as metas e diretrizes propostas e aprovadas no plano Estadual de Educação de Mato Grosso em 2008.

A ação promoveu intenso debate sobre diversos temas educacionais, como a proposta do Ministério da Educação de aumentar a carga horária e o número de dias letivos mínimos (220 dias); a implantação dos PCCS; a aplicação o piso salarial profissional; a implantação dos processos de gestão democrática em todas as suas dimensões; a ampliação das redes de atendimento da educação infantil, da educação especial e das escolas do campo; o respeito a diversidade cultural; a integração das tecnologias de comunicação e informação como o currículo escolar; a criação de escolas de tempo integral no campo e na cidade, o plano nacional de formação de professores e a demanda social; o sistema nacional articulado em regime de colaboração.

Durante a plenária o representante da subsede do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), Odemar Mendes, apresentou três moções que foram aprovadas: moção de defesa de 10% do PIB para a educação pública, moção de cobrança do piso de R$ 1.312 e inclusão do pagamento de hora/atividade e moção de reivindicação sugerindo que as próximas etapas regionais da Conappe tenham duração de três dias.

Os professores formadores do Cefapro participaram ativamente como facilitadores nos eixos temáticos e avaliaram que os objetivos da etapa regional
foram plenamente atingidos uma vez que as propostas foram apresentadas, votadas e aprovadas em plenária. (colaborou Cefapro Diamantino)



Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário