domingo, 2 de outubro de 2011

Termo de cooperação técnico internacional firma acordo entre Prefeitura e Universidade da Itália

Representantes de entidades importantes e apoiadoras como, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja) e Sindicato Rural de Sorriso, fizeram parte da cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação e Colaboração Internacional entre a Prefeitura de Sorriso e o Departamento de Patologia Animal da Universidade de Estudos de Medicina Veterinária de Turin, na Itália.

A proposta dessa junção técnica, será o desenvolvimento e a difusão do projeto de pesquisa científica na introdução da raça bovina Valdostana em cruzamento, melhoramento das técnicas de criação, controle de produção, qualificação e requalificação profissional no setor zootécnico e lácteo. Mas, o projeto vai além disso. A intenção das entidades apoiadoras, Prefeitura de Sorriso e Universidade de Turin é ainda levar o conhecimento técnico até a zona rural. O Poder Executivo disponibilizará um profissional que ficará durante um ano na Universidade de Turin, recebendo os conhecimentos técnicos para que, posteriormente, sejam repassados para os pequenos e médios produtores que farão parte do projeto que também abrange a proposta de desenvolvimento no setor da agroindústria, com a fabricação de derivados de leite e carne de suínos, como queijos, embutidos e defumados. Em Sorriso, alguns desses produtos já são fabricados, porém de maneira caseira. No entanto, com o projeto, tudo será feito com mais qualidade. A nova raça de bovino que chegará até os pequenos produtores também ajudará nesse processo. Isso porque, é comprovado pela universidade, que a leite da raça Valdostana é mais eficiente na fabricação de queijos e sua carne também possui uma qualidade diferenciada.

A iniciativa dessa união, surgiu a partir de um trabalho que já é desenvolvido no município há dois anos e que chamou a atenção do professor italiano, Aldo Cavagliato: é o Programa +leite, que se consolidou em Sorriso com a proposta de difundir a cadeia produtiva de leite de qualidade no município, garantindo renda para os pequenos produtores que já fazem a diferença na agricultura familiar.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn, afirma que foram feitos estudos para que fosse possível inserir o projeto no +leite. “Fizemos estudos e vimos que era possível agregar mais valores no Programa +leite. Isso vai fazer com que o município aumente ainda mais a sua produção de leite, agregando valores e gerando mais renda”, garante o secretário.

“Na avaliação do prefeito Chicão Bedin, esse é um projeto que dá a oportunidade dos pequenos produtores elevarem ainda mais o seu conhecimento. “Esse é um projeto fantástico e que conta com apoio de entidades importantes. Um dos nossos compromissos é oferecer o conhecimento de forma gratuita ao pequeno produtor, pois tudo que chega até a mesa passa por eles”, declara o prefeito de Sorriso, Chicão Bedin.

O primeiro trabalho dentro do projeto, será receber da universidade, o total de 12 matrizes da raça Valdostana e também as doses de sêmen, com o compromisso de iniciar as atividades clinica - médicas em colaboração com os médicos veterinários disponibilizados pela Prefeitura de Sorriso, que também ficará responsável em oferecer toda a infra-estrutura em equipamentos e assistência técnica no campo.


| |

Nenhum comentário:

Postar um comentário