segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Estudantes de Nova Mutum visitam a Semana Acadêmica da UFMT

Oitenta estudantes que estão concluindo o terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual José Aparecido Ribeiro, do Município de Nova Mutum (262 km da Capital), visitaram a II Semana Acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ontem (29). O evento se encerra nesta tarde, após intensa programação com o objetivo de apresentar a produção acadêmica da graduação, da pós-graduação, da extensão e a permanência.

Em um ambiente de troca de conhecimentos, os estudantes da UFMT apresentaram o resultado de seus projetos, nas diferentes áreas, proporcionando o diálogo entre as unidades, os campi e a sociedade. Foi neste clima que os futuros universitários, integrantes do Projeto Caminhos do Amanhã, de Nova Mutum, conheceram a Universidade.

De acordo com a professora Tânia Ines Manjabosco, coordenadora do projeto, no ano passado 40 alunos vieram conhecer a UFMT e outras instituição de ensino superior da capital. Nesta segunda edição vieram 80 e os estudantes do segundo ano já se preparam para para conhecer a UFMT. “A escola, ao elaborar este projeto, está preocupada com os jovens que estão concluindo o ensino médio e não têm nenhuma orientação psicológica para definir qual área quer seguir numa universidade”, explica a professora.

O pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência Fabrício Carvalho recebeu os integrantes do Projeto Caminhos do Amanhã, apoio educacional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). “Estou feliz com a iniciativa. A UFMT está de portas abertas para todas as escolas de Mato Grosso”, disse. Ele informou que as direções ou coordenações pedagógicas devem fazer o agendamento prévio para que a Cultura, Extensão e Vivência (Procev) possa organizar uma recepção adequada a todos incluindo, além da visita, um almoço no Restaurante Universitário.

Alunos e carreiras

A aluna Aline Mayara D’Ângelo (16) ainda não definiu que área quer seguir na Universidade. “Ainda não sei, estou pensando em Direito ou Psicologia. Se for Direito quero ser juíza, se for Psicologia, pretendo trabalhar com os jovens, ajudando nesse processo de tomada de decisão, pois isso é muito importante neste momento da vida das pessoas.” Natally Riquelme (16) também está na expectativa de decidir que área quer seguir nos estudos. “Estou praticamente resolvida, penso em Agronomia, mas gosto muito de Medicina Veterinária e quero trabalhar com animais de grande porte, dá mais dinheiro.” Sobre o projeto da escola, responde: “A nossa escola é ótima, os professores estão preocupados com os seus alunos virem conhecer a UFMT e outras universidades e é a oportunidade para conhecer o local onde vamos continuar nossos estudos.” Maxwel Nunes (17) quer estudar Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, uma área que trabalha com criação de produtos. “Gosto muito de computador e a publicidade é para desenvolver produtos de multimídia, eu gosto.” Para registrar o momento histórico na vida de todos, posaram para foto.


Assessoria UFMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário