quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

RJ: 14% dos alunos da rede pública não leram nenhum livro em 5 anos

Corumbá Guimarães

RIO – Dados divulgados pela Secretaria estadual de Educação do Rio mostram que os estudantes do ensino médio da rede pública não leem muito. Conforme antecipou a coluna Ancelmo Gois desta quarta-feira, a pesquisa feita com 4 mil alunos mostra que 14% não leram nenhum livro nos últimos cinco anos. Outros 11% leram apenas um, e 26% somente dois ou três, ou seja, 51% dos alunos leram de 0 até 3 livros nos últimos 5 anos. Já 49% leram de 4 a mais de 20 livros.

A diretora executiva do Movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz, considera o resultado alarmante. Para ela, a leitura do texto literário no ensino médio é, sem dúvida, muito importante para o aluno nesta fase de formação.

- Isso é sofrível. Como esses estudantes cumpriram essa etapa da vida acadêmica sem ler um livro sequer? A literatura faz parte do ensino médio. Esse tipo de aluno nunca vai conseguir passar no Enem, por exemplo. É somente por meio da leitura que descobrimos as múltiplas faces da linguagem – diz.

Para Priscila, a qualidade do ensino nessas escolas tem que ser melhor avaliada e mais bem monitorada.

Comentário:

Com isso, e por isso, o nosso governo, ao invés de investir fortemente no ensino básico, cria as cotas. O que são cotas? É a forma de criar vaga para quem não tem competência – não interessa o motivo – para entrar na faculdade no lugar de outros mais competentes – também não importa o motivo. E daí, o teste da OAB é muito difícil! O índice de repetência e desistência nas faculdades aumenta a cada ano (sabiam?) por falta de base para entender as matérias básicas universitárias. Não dá para criar atalhos se a nossa base está deteriorada! Vamos importar mão de obra administrativa daqui a 15 anos? Sabe o que acontece com um prédio em que a base é fraca? Pois é, desaba…

Corumbá



RODRIGO GOMES – globo.com

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