terça-feira, 17 de janeiro de 2012

MT fica na 3ª colocação em pesquisa nacional

Mato Grosso ocupa a terceira melhor posição do país na taxa de frequência líquida de estudantes do Ensino Médio (de 15 a 17 anos) na pesquisa ‘A Presença do Estado no Brasil’, divulgada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea).

Os dados evidenciam o sucesso das ações implementadas e apontam que 60,9% dos alunos matriculados estão nas salas de aula regularmente. A primeira classificação no País foi obtida pelo Distrito Federal com 68,8%. No segundo lugar da classificação está Goiás com taxa de 64,1%.

Uma série de ações implementadas, como a oferta do Ensino Médio Inovador, o Ensino Médio Integrado Profissionalizante, Ensino Médio por Semestralidade Noturno, foram estratégias empregadas para o fortalecimento do processo educacional destinado a esse público. “O financiamento das ações específicas para o Ensino Médio no Brasil começou tarde, só em 2008, com a criação do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e, diante desse cenário, temos muitos desafios pela frente como a redução da taxa de abandono nessa modalidade”, explica a secretária de Políticas Educacionais da Seduc, Fátima Resende.

Entretanto, ela pondera que Mato Grosso sempre se antecipou “podemos citar a distribuição dos livros didáticos para todas as áreas do conhecimento como uma delas". Outro ponto citado é o fato de que desde 2007, antes mesmo do MEC prever o financiamento, o Estado já servia merenda para estudantes do Ensino Medio, com recursos próprios. Hoje, um total de 421 unidades escolares, das 727 existentes no Estado, ofertam o Ensino Médio em Mato Grosso.

A pesquisa aponta ainda a taxa de frequência líquida (para estudantes de 6 a 14 anos) para os estudantes do Ensino Fundamental. Nela, Mato Grosso obteve a 12ª classificação com a expressiva taxa de 90,9%, nas 424 unidades que ofertam o Fundamental. Um posição expressiva já que o primeiro colocado no raking do Ensino Fundamental, Mato Grosso do Sul, atingiu uma taxa de 94,4%. “Os números são expressivos”, aponta a secretária frisando que a metodologia de trabalho empregada, o Ciclo de Formação Humana, compreende uma maneira de organização de tempos e espaços escolares dos estudantes de forma a se adequar melhor a educação escolar às características biológicas e culturais do desenvolvimento de todos os alunos.

Pesquisa IPEA

O Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) empregou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) - para análise e tabulação dos dados. Foram pesquisadas mais de 8,3 mil escolas públicas do Centro-Oeste.


Fonte: PATRICIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário