terça-feira, 17 de janeiro de 2012

MT- Ságuas enfrenta o 1ª desgaste

Kamila Arruda

Dois meses após retornar ao comando da secretaria estadual de Educação (Seduc), o petista Ságuas Moraes enfrenta seu primeiro desgaste com o período de matrículas da rede estadual, que teve início nesta segunda (16). Segundo ele, o número de vagas é suficiente para atender a todos os estudantes, e não há motivos para alarde. “Há vagas o suficiente para suprir a demanda do Estado inteiro”, ressalta.

Segundo ele, o problema é o fato dos pais terem preferência por alguns colégios, principalmente os localizados no centro da Capital. No entando, ele garante que as atribuições da secretaria vêm sendo cumpridas, e tira o corpo fora quando o assunto é o tumulto em algumas instituições, logo no primeiro dia de matrícula. “Se os pais têm preferência por alguma escola, isso não é problema nosso”, afirma.

O mais concorrido entre os colégios é o Liceu Cuiabano. Pais enfrentam a fila desde a última quinta (12) para garantir uma vaga na instituição. No entanto, no sábado (14) foi elaborada um lista com os presentes, e era feita um chamada de 3 em 3 horas para conferir se todos estavam no local. Meia-noite, o diretor do colégico, com o respaldo da Seduc, deu uma senha aos pais e os liberou devido ao agito nas casas noturnas próximas. Ao todo, foram distribuídas 199 senhas, restando para esta segunda (16) somente 21, preenchidas por ordem de chegada. Houve revolta entre aqueles que não conseguiram assegurar a vaga e gritaria em frente à escola.

O tumulto é o primeiro “obstáculo” que Ságuas enfrente desde sua volta à secretaria, em novembro do último ano. Ele havia deixado a pasta para se candidatar a deputado federal nas eleições de 2010. Contudo, mesmo ganhando o pleito, o petista perdeu a cadeira para o tucano Nilson Leitão devido ao “descongelamento” de votos do tenente Willian Dias (PTB). Diante disso, Ságuas se articulou e conseguiu retornar ao cargo, em substituição a Rosa Neide Sandes, do mesmo partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário