quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

MT - Pronatec garante qualificação para estudantes do Ensino MédioT-

Pronatec garante qualificação para estudantes do Ensino Médio

TweetDetalhes Publicado em Quarta, 18 Janeiro 2012 11:20 . .“Com certeza o que estou aprendendo ajudará no meu currículo. Conhecer a área administrativa me dará mais chances no mercado de trabalho”. A frase é do estudante do 3º ano do Ensino Médio, André Luiz Ramos, de 17 anos.

André participa do curso de auxiliar administrativo oferecido aos estudantes de Ensino Médio das escolas estaduais, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Mato Grosso abre 7.230 vagas para os interessados em participar dos 50 cursos oferecidos pela Formação Inicial e Continuada (FIC). Existem vagas para auxiliar administrativo, promotor de vendas, informática básica e auxiliar de pessoal, de crédito e cobrança, web design, entre outros. As aulas são ofertadas em 23 municípios polos do Estado que possuem unidades do Senac/Senai.

A ação, de fortalecimento da educação profissional, é uma iniciativa do Governo Federal em parcerias com estados, Sistema ‘S’ e Institutos Federais de Educação. “Participo das aulas no período das 13h30 às 17h30 e terminam em fevereiro. Se tiver chance quero participar de outros cursos”, diz Ramos. O estudante está matriculado na Escola Estadual Pascoal Ramos, em Cuiabá.

Para a também estudante Aline Kemila Francisco dos Santos, 17 anos, fazer um curso técnico lhe garantirá “visibilidade da área”. “Sem experiência profissional, as aulas servirão como um diferencial para o mercado de trabalho”,acredita.
Inscrições Prorrogadas

A coordenadora do Pronatec em Mato Grosso, Elissandra Vaz Curvo, cita que continuam abertas até o próximo dia 23 de janeiro as matrículas para composição de novas turmas. “Percebemos que há uma expressiva procura no interior do Estado e ampliamos o calendário”, conta. Inicialmente a previsão de encerramento de inscrições é para o dia 20 de janeiro.

“Nós temos um grande desafio que é o de fazer com que os estudantes do Ensino Médio concluam os estudos. Essa é uma das estratégias que usamos para despertar o interesse dos jovens; cursos profissionalizantes. O governo tem investido maciçamente ”, frisa a secretária-adjunta da políticas educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Fátima Resende.


Fonte: PATRICIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário