quarta-feira, 24 de abril de 2013

MT - Encontro debate gestão escolar das escolas públicas

Secretários de Educação, representantes de organizações educacionais e grandes estudiosos da área se reúnem para reformular o Progestão e discutir os novos desafios da gestão escolar


Com objetivo de reunir grupos envolvidos com a Educação pública, em diferentes níveis, para discutir aspectos das competências contemporâneas do gestor escolar, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Instituto Natura promovem colóquio de ideias sobre os desafios da Gestão Escolar das Escolas Públicas.

O encontro que acontecerá no dia 23 de Abril em São Paulo, contará com a presença de Secretários de Educação, diretores de escolas, especialistas na área e parceiros do Consed. O debate servirá de base para a reformulação do material do Progestão, Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares das Escolas Públicas, realizado pelo Conselho em parceiras do Instituto Natura, Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

A partir de 2014, o Consed e seus parceiros têm a intenção de ampliar significativamente o Progestão, buscando unir esforços com outras entidades para chegar numa concepção de um novo curso que prepare o gestor para os desafios educacionais de hoje. O processo de reestruturação do Programa impõe a necessidade de se realizar diferentes estudos, análises, revisão e atualização de pressupostos e conteúdos, na qual a discussão perpasse teoria e prática, como é a intenção do Colóquio.Hoje, além de preocupar-se com a qualidade dos profissionais de suas instituições e coordenar a construção de projetos com foco na aprendizagem, os diretores também têm que gerir os recursos financeiros e trabalhar com um novo perfil de aluno.

Ter um curso que ajude a desenvolver conhecimentos na autonomia escolar e, ainda, na capacidade de se autoavaliar, gerenciar recursos financeiros, possibilitar a participação da comunidade nas decisões, é fundamental para as gestões que buscam se aprimorar.

Sobre o Progestão

O Progestão foi elaborado buscando assegurar um padrão comum de qualidade na formação dos gestores das escolas públicas, tendo como meta principal o desenvolvimento de uma gestão democrática focado no sucesso escolar do aluno. Teve início, em 2001, como um curso semipresencial, sob a coordenação das Secretarias Estaduais de Educação que aderiram ao programa. Em 2012, tornou-se um curso online, com o objetivo de realizar a migração do material impresso para mídia online em plataforma virtual e garantir a expansão do Programa a todo país.

O público-alvo do Progestão é constituído da equipe de gestão escolar, envolvendo diretores escolares, vice-diretores, supervisores escolares, coordenadores de área, professores líderes, candidatos à função de dirigentes e outras lideranças, conforme critérios definidos em cada unidade da federação.O Programa já atendeu mais de 200 mil cursistas. Atualmente 5 mil gestores fazem o curso em 17 estados(AC / AM / BA / ES / GO / MG / MT/ MS /PB / PE/ PI / PR / RS / SC / SE / SP / TO) mais o município de Vila Velha/ES.


Ascom/Consed

Nenhum comentário:

Postar um comentário