sexta-feira, 26 de abril de 2013

MT - Três faculdades de Direito de MT estão entre as piores no ranking da OAB


Jonas Jozino e Maurício Cruvinel
Redação 24 Horas News


Três faculdades de Mato Grosso ficaram entre as piores no ranking do Exame de Ordem, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil para admissão de bacharéis em direito nos quadros da advocacia. E para piorar um pouco mais a situação, nenhuma ficou entre as 50 melhores. Domingo acontece mais uma edição do Exame e a tendência é de que muitas instituições de ensino do Estado, a exemplo do que aconteceu no seletivo passado, vejam poucos ou nenhum dos seus alunos serem aprovados.

Essa a situação de desespero está bem caracterizada para duas faculdades do Estado, que não conseguiram aprovar nenhum candidato no 8º exame de Ordem – está será a 10ª edição, o resultado da 9ª ainda foi divulgado. Mato Grosso tem três faculdades entre as piores do país: Faculdades Integradas de Rondonópolis – Unir, de Rondonópolis e Faculdades Integradas de Tangará da Serra – Fits, que não aprovaram ninguém no exame e Faculdades Integradas Desembargador Sávio Brandão – Fausb -, de Várzea Grande, que aprovou apenas um candidato.
A primeira fase do 10º Exame de Ordem Unificado, com 80 questões objetivas, será aplicada neste domingo. Pela primeira vez, a área de filosofia do direito está entre os conteúdos abordados nas questões. Outra mudança para esta edição foi feita no horário das provas, que terão início às 12 horas, seguindo o horário de Mato Grosso, e não mais às 13 horas (horário de Brasília)  como vinha ocorrendo.
Os candidatos terão cinco horas para responder a todas as questões. O edital de abertura do 10º Exame de Ordem Unificado, divulgado no dia 22 de março, está disponível no site da OAB.
Segundo o ranking elaborado pela OAB nacional, A Faculdades Integradas Desembargador Sávio Brandão – Fausb, de Várzea Grande inscreveu 26 de seus alunos do curso de Direito para realização das provas de Ordem; apenas um conseguiu o direito de ter sua carteira de advogado. A faculdade teve apenas dois por cento de aprovação.
 

“Isso é reflexo, infelizmente, do ensino jurídico do Brasil"
Marcus Vinicius Furtado Coelho, presidente do Conselho Federal da OAB


Pior ainda foram as Faculdades Integradas de Rondonópolis – Unir, que não conseguiu aprovar nenhum dos seus 51 alunos no exame e a Faculdades Integradas de Tangará da Serra – Fits, que teve todos os seus 16 alunos reprovados, ou seja uma taxa de reprovação de zero por cento. O índice mostra ainda que nenhuma das faculdades em território mato-grossense conseguiu ficar entre as 50 melhores do país.
 “Isso é reflexo, infelizmente, do ensino jurídico do Brasil", disse o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho, entidade que reúne 750 mil advogados em todo o país. Os candidatos que fazem a prova pela segunda vez têm 7% de aprovação, em média, segundo a OAB. Aqueles que fazem o exame pela primeira vez ou estão no nono e décimo períodos da faculdade (treineiros) têm média de 25% de aprovação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário