sexta-feira, 26 de abril de 2013

MT - Estudantes do 1º Ciclo participam da Provinha Brasil

Cerca de 13 mil alunos da rede estadual de ensino deverão fazer entre os dias 13 e 17 de maio a Provinha Brasil composta pelos testes: Leitura e matemática. As avaliações elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) têm por objetivo realizar diagnóstico dos níveis de alfabetização das crianças que cursam o 2º ano do 1º Ciclo (07 anos), exceto as indígenas. Alunos das Escolas Municipais também serão avaliados. 

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) encaminhou no início desta semana para as Assessorias Pedagógicas, os kits com os cadernos de testes e os guias de aplicação, correção e interpretação. Cabe aos assessores encaminhar os materiais às 408 unidades estaduais de ensino, cujos alunos farão as avaliações.

A gerente de Avaliação da Seduc, Vera Margareth Fabro, informa que os professores das turmas que serão avaliadas devem se reunir para fazerem as leituras dos guias, bem como dos orientativos de aplicação das Provinhas que foram encaminhados às Escolas, via email. “Esse material é formativo, pois contém todas as informações referentes às avaliações”, disse. 

Caso alguma Escola Estadual não receba provinhas suficientes para o total de alunos, pode-se fazer cópias do material ou acessá-lo no site da Seduc e fazer a impressão. Vera destaca que dentro do período estabelecido para a avaliação, os professores devem escolher uma data para aplicação da Provinha de Leitura e outra para a de Matemática. Ela também cita que os docentes não devem ajudar os alunos a responderem as questões.

“Os estudantes devem fazer os testes sem auxílio nas respostas, pois a meta é obter informações que auxiliem o monitoramente e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização. Após a divulgação dos resultados e com base nas dificuldades que eles apresentarem a Escola deve desenvolver intervenções pedagógicas para cada turma”, citou. 

Em 2013, a Provinha Brasil integra as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Nesse sentido, a gerente explica que os alunos que fizerem os testes este ano farão a prova nacional de Alfabetização em 2014, que avaliará se os alunos com até oito anos de idade estão plenamente alfabetizados.

Confira Abaixo os cadernos de testes e os guias.

VOLNEY ALBANO Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário