segunda-feira, 22 de abril de 2013

MT - Professores da rede estadual de ensino deflagram greve a partir de hoje e 450 mil alunos ficam sem aula

Os professores da rede estadual de ensino deflagraram greve na última semana e estão com os serviços paralisados a partir desta segunda-feira (22) deixando mais de 450 mil alunos fora das salas de aula. De acordo com o Sindicato dos Professores – Sintep – “a situação é insustentável e não há outra alternativa se não parar”.

As reivindicações já duram mais de um ano e nenhuma providência foi tomada pelo Governo do Estado. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) Henrique Lopes diz que os desvios de recursos da educação para outras áreas e a desvalorização profissional de professores, técnicos e apoios administrativos prejudicam a qualidade do ensino. "A Constituição Estadual prevê aplicação de 35%, mas o que vemos é a verba sendo destinada para outras áreas".

A greve estadual de 1 semana foi deliberada no Conselho de Representantes realizado no dia 17 de fevereiro. Por maioria de votos os trabalhadores decidiram suspender as aulas para reafirmar a necessidade de garantias de direitos como a implementação do piso salarial, a garantia da hora atividade aos contratados temporariamente, aplicação do percentual correto de 35% na área da educação, o chamamento imediato dos classificados no último concurso público e a melhorias das estruturas físicas das escolas.

Atualmente os professores estaduais ganham piso de R$ 1.452,37 e cobram reajuste para
R$ 1.937. Além disso, a categoria também aponta a falta de melhoria na estrutura física das escolas. “Muitas estão em situação precária, sem condições mínimas de manter estudantes nas salas de aulas”, pontuou Lopes.

Durante esta semana os trabalhadores da educação da rede municipal e estadual promoverão várias manifestações e atos públicos convocando a sociedade para a discussão de melhorias para a educação em Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário