sexta-feira, 26 de abril de 2013

Viver e ser Feliz



Élida Pereira Jerônimo      
Algumas pessoas condicionam felicidade a bens materiais. Vivem infelizes por não possuírem tudo o que desejam: emprego dos sonhos, carro do ano, casa projetada, aparelhos tecnológicos de ultima geração, roupas de marca. Dentre outros artigos de luxo. 

Ocorre que felicidade não é bem-aventurança (alegria permanente) e nem beatitude (alegria eterna), ninguém vive feliz o tempo todo. Uma vez ou outra surgem problemas que influenciam diretamente no humor do ser humano. No momento em que essa pessoa está irritada com “nervos a flor da pele”, se alguém perguntar se ela é feliz a resposta será negativa ou pronunciará palavrões pela inconveniência da pergunta. Logo, defendo a tese de que a felicidade é um estado de espírito. 

Sendo um estado de espírito, afirmo que a felicidade não acompanha somente pessoas bem-sucedidas materialmente, mas também pessoas de vida simples e humilde. Perguntam-me, com base em que defendo essa idéia? Com base nos acontecimentos: se ricos e famosos estivessem felizes em decorrência da sua condição e posição social, porque refugiariam em drogas e entrariam para criminalidade? Porque não estão felizes. Alguma coisa está faltando e em vez de ir atrás de coisas boas, acabam no terror das drogas/crime. Claro que não é generalizado, assim como existem pessoas ricas infelizes, nestas condições, temos pessoas sem posses que também se perdem tornando-se infelizes. 

Reconheço que pessoas bem-sucedidas que fazem o que amam na área do lazer, profissional, pessoal e social têm mais facilidade para se sentirem felizes. O que pode proporcionar mais felicidade do que fazer o ama? Inegavelmente é maravilhoso, traz satisfação pessoal e muitas vezes a outras pessoas. 

Aqueles que não fazem o que amam, o conselho é amar o que faz. Extraia e potencialize o melhor de tudo que está a sua volta. 

Aqueles que possuem menor poder aquisitivo não cruzem os braços e sintam infelizes por não ter posses. Conheço e vi relatos de pessoas sem bens materiais de alto astral, felizes com o que a vida lhe proporciona e acima de tudo amando com fervor tudo que tem. 

É intrigante ver pessoas aflitas/infelizes por algo que nunca tiveram e nunca experimentaram. A vida é tão curta, não preocupes com o que não conheces viva cada dia e aproveite intensamente o que ela tem a te oferecer, procure o lado bom dos acontecimentos, dos ruins tire lições, assim viverás muito melhor. 

Façamos como sabiamente dizia Carlos Drummond de Andrade: “Ser Feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”

Nenhum comentário:

Postar um comentário