domingo, 30 de setembro de 2012

Boas-vindas ao mundo do livro



A presença de 750 mil pessoas na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, de 9 a 19 de agosto, no Parque Anhembi, já seria suficientemente gratificante para os seus realizadores. Contudo, pesquisa do DataFolha referendou que o evento responde cada vez mais às expectativas quanto à sua capacidade de atrair crescente número de brasileiros ao mundo do livro, espaço no qual as pessoas transformam suas vidas, o País e o mundo, por meio do conhecimento, patrimônio mais valioso dos indivíduos na sociedade contemporânea.

No universo do público adulto que visitou a 22ª Bienal, 94% declararam-se satisfeitos e 98% manifestaram a intenção de participar das próximas edições, revela o DataFolha, que também aponta: 82% dos frequentadores, ante 80% em 2010, compraram livros no evento. A média cresceu de 5 títulos, em 2010, para 5,2 por pessoa. O valor nominal médio das aquisições subiu de R$ 90,97 para R$ 95,59.

Este dado é ainda mais interessante se considerarmos que, a cada ano, os preços médios no mercado editorial vêm caindo no País, como evidencia a última edição da pesquisa FIPE, feita para a CBL e o SNEL, “Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro”, com dados de 2011: o preço médio do livro, computados todos os gêneros, recuou 6,11% nas vendas das editoras ao mercado, em relação a 2010. A queda acumulada desde 2004 é de 21,8%. Descontada a inflação, o decréscimo real é de 44,9% no período 2004-2011. Em 2010, o preço médio de cada título nas vendas ao mercado era de R$ 12,94, caindo para R$ 12,15, no ano passado.

Mais pessoas comprando livros, mais pessoas procurando o mundo dos livros: a pesquisa do DataFolha sobre a 22ª Bienal indica o aumento do número de indivíduos adultos (43% em 2012, contra 38% em 2010) que visitaram o evento pela primeira vez. Também cresceu a proporção dos frequentadores da Classe C, de 14% para 19%. O cruzamento dos dois dados evidencia que a Bienal vem cumprindo a meta de contribuir para o sucesso da principal bandeira do mercado editorial, de ampliar a base de leitores e democratizar o acesso ao livro.

Os visitantes da Classe B mantiveram-se no mesmo patamar de 2010 (63% do total) e os da Classe A recuaram de 21% para 17%. Tinham curso superior 71%, contra 74% em 2010 e Ensino Médio, 28%, ante 23%. Cresceu sete pontos percentuais a participação dos frequentadores na programação cultural, que contou com 29% do total, em 2012, contra 22%, em 2010. Segundo o DataFolha, a pesquisa entrevistou 759 pessoas. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.

Vox populi, Vox Dei! Se 98% dos frequentadores querem voltar às próximas edições, só nos cabe ouvi-los, atendê-los e fazer uma Bienal Internacional do Livro de São Paulo cada vez melhor, buscando aperfeiçoar o que for possível. O evento consolida-se como grande porta de entrada ao universo da leitura. Bem-vindos!


Presidente da Câmara Brasileira do livro (CBL).

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