domingo, 30 de setembro de 2012

Todas


Pedagogia a distância
Quase metade das matrículas de Pedagogia são em cursos a distância no Brasil. De acordo com o Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2010 – o mais recente disponível –, 47,87% dos estudantes cursam a graduação não presencial para se tornarem professores. Mais de 273 mil alunos estão matriculados em cursos a distância, sendo apenas 12,29% deles em instituições públicas. Para entender a modalidade de ensino e traçar um perfil dos alunos desses cursos, a Fundação Victor Civita (FCV) desenvolveu, em parceria com Maria Elizabeth de Almeida, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o estudo “Educação à Distância: Oferta, Características e Tendências dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia”. O levantamento foi feito entre 2011 e 2012, por meio de uma pesquisa em oito instituições, sendo cinco públicas e três privadas, e com base em dados oficiais do Ministério da Educação (MEC). Todas se localizam em cinco cidades representativas das regiões brasileiras: Manaus (AM), Recife (PE), Goiânia (GO), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).


Gente Sabida
O projeto Gente Sabida atende crianças e adolescentes carentes da cidade de São Paulo que apresentam dificuldades de aprendizagem. Com a coordenação da pedagoga Cristiane Ferreira, os atendimentos são realizados por psicopedagogos e é dividido em duas fases. Para participar do projeto, os responsáveis pela criança devem agendar uma triagem. Os agendamentos acontecerão até se esgotarem as vagas disponíveis. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail ou telefone (11) 5781-8781.
Museu a céu aberto
Réplicas e fósseis de dinossauros, maquete de cinco metros do litoral de São Paulo, maquete do pré-sal, uma mini-plataforma de petróleo, museu de geociência, tudo reunido em um grande espaço na Praia do Gonzaga promete ser uma das principais atrações do 46.º Congresso Brasileiro de Geologia que leva mais de três mil participantes de 21 países, na cidade de Santos (SP), e começa no dia 30. A Praia das Geociências é um museu a céu aberto que pretende ser o ponto de encontro de estudantes, curiosos e toda a população da Baixada Santista. O público poderá ter acesso a informações importantes ligadas à educação ambiental, uso sustentável dos recursos oferecidos pela natureza como o petróleo, o gás e outros minerais. Quem comparecer a Praia das Geociências também vai levar como brinde uma mostra de petróleo. O museu pode ser visitado a partir de amanhã.

Protesto dos médicos
Entre os dias 10 e 25 de outubro, médicos de todo o país participarão de protesto nacional contra os abusos cometidos pelos planos e seguros de saúde. Para marcar o início da mobilização nacional, os profissionais realizarão atos públicos nos estados no dia 10. A partir de então, com base em decisões tomadas em assembleias locais, a categoria pode suspender, por tempo determinado, consultas e outros procedimentos eletivos por meio de guias dos convênios que serão definidos como alvo pelas assembleias.
Cefaleia em crianças
Durante o XXVI Congresso Brasileiro de Cefaleia, que aconteceu nos dia 13 a 15 de setembro, o estudo “Atenção visual em crianças com migrânea: a importância da profilaxia”, premiado como melhor estudo apresentado no Congresso, mostrou que as crianças com enxaqueca não tratada têm problemas de atenção visual. A neurologista autora do estudo e também responsável pelo Comitê das Cefaleias na Infância da Sociedade Brasileira de Cefaleia, Dra. Thaís Rodrigues Villa, afirma que “crianças com enxaqueca não tratadas, em comparação com aquelas que estão em tratamento e crianças que não têm a doença, apresentam um desempenho significativamente pior em testes de atenção visual, especialmente no que diz respeito à atenção seletiva e alternada”. Cerca de 10% das crianças sofrem com enxaqueca, principalmente na idade escolar, entre os 6 e 12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário