domingo, 30 de setembro de 2012

Geral II


Educar para Crescer
O movimento Educar para Crescer, cuja missão é incentivar os pais a participarem ativamente da educação escolar dos filhos, inicia uma nova campanha, com foco na importância da lição de casa. Entre as ações, estão o lançamento de um hotsite no site do movimento, além da veiculação e distribuição de mais de 2,3 milhões de cartilhas sobre o tema nas revistas Veja, Claudia, Ana Maria e Viva, entre outras publicações da Abril Mídia. Peças publicitárias começam a ser divulgadas a partir do dia 1.º de outubro, com depoimentos sobre o tema com personalidades que se destacam em suas carreiras.


Acesso à internet
O número de pessoas que possuem acesso à internet em casa ou no trabalho, contabilizado em agosto de 2012, cresceu 16% em relação ao mesmo mês em 2011, acumulando 70,9 milhões de usuários. Os dados são de um levantamento divulgado pelo instituto de pesquisas Ibope Nilsen Online na terça-feira (25). O principal responsável pelo crescimento dos números é o aumento na quantidade de pessoas que utilizam a web em suas casas. De acordo com o estudo, houve um crescimento de 17% no último ano. Os internautas domésticos são responsáveis por 67,8 milhões de acessos. Em uma comparação realizada pelo instituto, o Brasil supera diversos outros países em crescimento proporcional de internet domiciliar. Enquanto o Brasil cresceu 17%, a Itália aumentou 7%, França 4% e a Alemanha 1%, entre outros.
Avaliação escolar
A Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul vai lançar nesta terça-feira um novo modelo de avaliação escolar. Escolas estaduais, Coordenadorias Regionais de Educação e a sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) passarão a ser avaliadas institucionalmente pelo Sistema Estadual de Avaliação Participativa (Seap) da Educação. As instituições serão analisadas por todos os membros que as compõem - alunos, professores, equipes diretivas, pais e responsáveis, servidores, gestores.

Adolescente esquecido
A prefeitura de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, informou na tarde de terça-feira que já abriu uma sindicância para apurar as circunstâncias em que um adolescente autista, de 17 anos, foi deixado trancado na segunda-feira (24) no Centro de Reabilitação Social Municipal Renato Felliphe Hanai Mendes, no Jardim Vitória. A prefeitura afirmou, em nota, que "este foi um fato pontual e que foge do padrão de excelência com que os deficientes são atendidos há mais de quatro anos nesta unidade". Ao todo, 126 jovens e adultos são atendidos no Centro de Reabilitação. "Ele ficou bastante agitado e acabou dormindo pouco, mas agora está mais calmo", afirmou Ronaldo Alves Moreno, 19, irmão do adolescente. Ele disse ainda que a família ainda não decidiu se o adolescente retornará para o centro. O garoto ficou trancado no local por mais de 5 horas.
Bolsas de estudo
O Ministério da Educação anunciou duas parcerias com o setor privado que vão criar 11 mil bolsas de estudo no exterior para alunos de graduação, doutorado e pós-doutorado no Brasil, por meio do programa federal Ciência sem Fronteiras. Com foco nas ciências médicas, básicas (matemática, física, química e biologia), nas áreas tecnológicas e nas engenharias, segundo o ministro Aloizio Mercadante, o esforço é uma tentativa de minimizar as deficiências no desenvolvimento de tecnologias e na inovação no ramo da produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário