quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Reitora da UFMT confirma: “Lucas do Rio Verde tem todas as condições para receber campus"


Redação 24 Horas News

Em encontro realizado nesta segunda (01), em Cuiabá, a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli confirmou para o prefeito Marino Franz (licenciado) e representantes da Comissão em Prol da Instalação do Campus da UFMT em Lucas do Rio Verde, o projeto de expansão do ensino superior no interior do Estado.

Segundo ela, Lucas do Rio Verde tem todas as condições necessárias para a instalação de um campus da universidade federal. O Projeto de Lei nº 379/2011 que institui a criação da unidade tramita na Câmara Federal e já foi aprovado em uma das quatro comissões em que será analisado.

A reitora reforçou ainda a importância do apoio da bancada federal mato-grossense na aprovação do projeto, principalmente do deputado Nilson Leitão (PSDB), que faz parte da Comissão de Orçamento da Educação.

De acordo com o prefeito, a reunião foi produtiva, uma vez que a reitora reafirmou mais uma vez os planos de interiorização da universidade e que Lucas do Rio Verde será um dos municípios beneficiados.

Há pouco mais de 15 dias, o prefeito e os representantes da comissão estiveram em Brasília, onde o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Amaro Pessoa Lins garantiu a implantação do campus a partir de 2014, com a disponibilização dos recursos na Lei Orçamentária Anual do ano que vem.

Em apoio ao projeto, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde disponibilizou uma área de 10 hectares que será doada ao governo federal, após a confirmação da universidade e se comprometeu em realizar todas as obras de infraestrutura, necessárias para a instalação do campus.

Em relação aos cursos modulares que serão criados a partir de 2013, a reitora explicou que ainda é necessário que o deputado federal Nilson Leitão elabore o projeto de lei autorizando o MEC a implantar os cursos, o que deve acontecer nos próximos dias.

Após a elaboração, haverá outro encontro em que a universidade irá definir que cursos poderá disponibilizar e uma audiência pública em que a população irá se manifestar sobre que cursos gostaria que fossem implantados.

Maria Lúcia prometeu ainda visitar o município no mês de novembro e realizar palestra para os alunos, explicando os tramites necessários para a criação do campus.

Além da reitora e do prefeito, participaram da reunião na manhã de hoje (01), a secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel, o professor Roberto Simões (representante das escolas públicas), Odite Alievi (representante das escolas particulares), o professor Márcio Albieri e alunos do ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário