sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Alunos conhecem projetos para a Copa do Mundo


Assessor Especial da Secopa, Agripino Bonilha filho, também falou sobre as
DA ASSESSORIA SECOPA

Um grupo de aproximadamente 70 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Copa) participou na manhã desta quarta-feira (03.10), na Faculdade Afirmativo, em Cuiabá, de uma palestra ministrada pelo assessor especial da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa), Agripino Bonilha Filho. Ele destacou os projetos do governo estadual que preparam Mato Grosso para o maior evento esportivo do planeta, além de ressaltar as oportunidades geradas pelo Mundial.

Os estudantes presentes frequentam os cursos de Agente de Viagens, Auxiliar de Agenciamento de Viagens, Agente de Informações Turísticas e Recepção de Eventos, ministrados pelo Senai-MT por meio do Pronatec Copa, um programa de qualificação criado pelo Governo Federal.

Bonilha explicou que a Copa do Mundo será televisionada para 214 países em 376 canais que devem gerar uma audiência de 26,29 bilhões de espectadores. Cada partida de futebol gera 400 horas de transmissão, pois a imprensa que cobre o evento faz diversas abordagens sobre a cultura, economia e curiosidades das cidades-sede. Como Cuiabá terá quatro jogos, Mato Grosso somará pelo menos 1.600 horas de exposição da mídia internacional, o que poderá fortalecer o turismo e atrair investimentos para o Estado.

“Estrategicamente bem servido, Mato Grosso tem um potencial econômico gigantesco para o ecoturismo, agronegócios, turismos de negócios e dezenas de atrativos num raio de apenas 200 km de Cuiabá, como o Pantanal, Chapada dos Guimarães e Nobres”, disse.

“Tenho expectativa de trabalhar durante a Copa do Mundo, que já vem trazendo benefícios Mato Grosso”, comentou o estudante do curso de Agente de Informações Turísticas, Quenalt Viana da Silva.

Para receber um evento dessa magnitude, a capital mato-grossense já está sendo transformada por dezenas de obras de mobilidade urbana em andamento, como viadutos, pontes, trincheira e a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), modal de transporte público de primeiro mundo. “Teremos também um estádio de excelente qualidade, que é a Arena Pantanal, com condições de realizar também eventos artísticos, como shows e exposições”, comentou.

Outra obra importante é a reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, que elevará a capacidade do terminal de 2,5 milhões para 5,7 milhões de passageiros ao ano, oferecendo melhor estrutura e segurança durante a Copa de 2014, além de ser um importante legado para Mato Grosso. A obra está em fase de licitação e será concluída até dezembro de 2013.

Bonilha citou ainda projetos que aguardam aprovação de financiamento como a revitalização da região portuária, na capital mato-grossense. A proposta será analisada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que poderá liberar recursos para construção de um complexo de arte e cultura na região do Cais do Porto.

O empreendimento inclui um teatro municipal com capacidade para 2.500 pessoas, além de três espaços digitais com tecnologia 3D: museu, aquário e planetário. A estrutura engloba também um restaurante panorâmico e pontos comerciais, como lojas para venda de artesanato.

A criação de novos espaços para valorização da cultura regional e uma estrutura capaz de receber eventos de médio porte são alguns pontos defendidos por Bonilha. “O complexo, portanto, estaria integrado a todo o processo de requalificação do Porto, fortalecendo o turismo local e possibilitando novas oportunidades de investimento”, explicou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário