quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Projeto coletivo e gestão colocam escola de Concórdia entre as dez melhores até 4ª série no IDEB de SC

por Suely de Aguiar

A Escola de Educação Básica Vidal Ramos Júnior, da rede pública estadual de Concórdia, está entre as dez primeiras unidades escolares (até 4ª série) que ultrapassaram a meta do Ministério da Educação (MEC) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2007. Os dados por município e unidade escolar que foram divulgados no sábado (21) apontam o índice de 6,4 para a Vidal Ramos, enquanto que a meta do MEC era 6,0.

No quadro divulgado pela imprensa estadual e nacional, a escola aparece juntamente com outras nove da rede pública municipal. A diretora da unidade escolar, Nerci Galvão Kugelmeyer, atribui os bons resultados a um projeto pedagógico coletivo, envolvendo toda a comunidade, além do trabalho dos professores. Também ressalta a importância da gestão escolar, concentrada nas ações pedagógicas.

Trabalhando há mais de 18 anos na escola, Nerci explica que o projeto pedagógico com os 718 estudantes, de pré ao ensino médio, dos quais 105 estudam nas séries iniciais, resgata valores como: respeito, responsabilidade, solidariedade, integridade e eficiência. “Procuramos articular esses valores ao conhecimento, motivando os alunos ao aprendizado”, afirma.

Ranking das dez melhores escolas

Centro de Educação Girassol (7,2), de São José dos Cedro; Escolas Emílio Paulo Roberto Hardt (6,9), de Joinville; Maria Melania Siqueira (6,8) e Nossa Senhora da Salete (6,7) , ambas de Concórdia; Pastor Hans Müller (6,7), de Joinville; CIEF (6,6), de Iporã do Oeste; Presidente Castelo Branco (6,5), de Joinville; Vidal Ramos Júnior (6,4), de Concórdia; João Garces (6,4), de Florianópolis; Fortunato Danielli (6,4), de Vargeão. Com exceção da Escola de Educação Básica Vidal Ramos Júnior, as demais pertencem à rede pública municipal.

O que é o Ideb

É um indicador de qualidade educacional que junta os resultados de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) com as informações sobre o rendimento escolar, coletados pelo Censo da Educação Básica. O indicador aponta o desempenho de estudantes das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio da unidades escolares do país. O SAEB avaliou as habilidades em Língua Portuguesa, com foco na leitura, e Matemática, focando na resolução de problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário