domingo, 6 de dezembro de 2009

Proeja, educação de jovens e adultos,na perspectiva do ensino técnico*

Iza Aparecida Saliés

Este texto, tem como finalidade provocar reflexão quanto aos conceitos educação e trabalho na perspectiva de uma formação integrada entre currículo formal e currículo da área técnica para a Educação de Jovens e Adultos ou seja, Proeja.

As discussões e debates que permeiam a Educação de Jovens e Adultos enquanto modalidade de ensino, ou seja, por tratar-se de clientela com especificidades de natureza cognitiva, emocional e de construção de conhecimento, cujas limitações estão associadas não só ao aprender, mas também, na associação da teoria com a prática laboral.

A forma de ensinar e de aprender dessa clientela interferem consideravelmente na forma em que a educação está sendo oferecida para essa clientela, além de ensinar considerando os saberes que o aluno já possui, precisa ainda, fazer a interface da formação básica com os conhecimentos técnicos específico do curso que ele (a) vai fazer.

Partindo do pressuposto, de que hoje a educação deve ter como eixo de discussão curricular os conceitos de cultura, ciência, conhecimento e trabalho, este, entendido não só na ótica do capitalismo, como produção, exploração, como na perspectiva ontológica,ou seja , do ser, dessa forma faz-se necessário pontuar algumas indagações quanto à relação conceitual educação e trabalho, educação formal e o mundo do trabalho, numa abordagem fundamentada nas concepções atuais para que de fato fazer a integração curricular aconteça, nessa nova modalidade de ensino - Proeja.

O Programa Proeja/MEC, enfocando sua finalidade, sua demanda e também a importância que tem essa nova modalidade para os jovens e adultos, sedentos por uma resposta imediata às suas necessidades de melhorar sua vida, conhecer o mundo do trabalho e ter um bom desempenho trabalho.

Deixo em aberto, para um próximo artigo, a necessidade de abordar com mais profundidade a questão curricular dessa modalidade de ensino, cuja vertente carece de estudo e do aprofundamento teórico, uma vez que a integração deve ser feita sem que haja prejuízo para qualquer uma das partes da formação geral ou técnica.

Este programa, Proeja, cujos fundamentos apontam para a possibilidades de novos desenhos curriculares, que possam ser adequados aos nossos alunos da Educação de Jovens e Adultos e às propostas de ensino tradicionais dessa modalidade de ensino , possibilitando uma nova oferta integrada de Ensino Fundamentla ou Médio e Ensino Técnico, num mesmo curso.

* Artigo publicado no www.seduc.mt.gov.br/artigo
Dia 2/12/2009