sexta-feira, 23 de agosto de 2013

9 Dicas Preciosas de como Retardar o Envelhecimento

Editoria de Saúde
Mantenha-se Ativo à Medida que Envelhece


Qualidade de vida se conquista com disciplina e força de vontade, nunca com desleixo e acomodação
Praticar atividades físicas é benéfico para as pessoas de todas as idades. O segredo é simples, manter-se ativo. Isso pode ajudar a:
  • Prevenir doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer
  • Melhorar sua força, equilíbrio e disposição física para que você possa se manter independente
  • Aumentar suas defesas imunológicas contra vírus sazonais e oportunistas
  • Aumentar sua capacidade de recuperação contra as enfermidades, especialmente infecções
  • Reduzir os sintomas da depressão e ansiedade.
Antes de você começar...
Se você tiver algum problema como doenças do coração, diabetes ou obesidade, fale com seu médico sobre a melhor forma de iniciar um programa de exercícios. Ele certamente irá sugerir uma avaliação médica para determinar a carga ideal de atividades para seu perfil.
Tente fazer duas horas e meia de exercícios aeróbicos moderados por semana
  • Escolha atividades que aumente seus batimentos cardíacos, como caminhar mais rápido, dançar, ou pedalar uma bicicleta ergométrica.
  • Comece devagar – com menos de dez minutos de exercício por vez e vá aumentando o tempo gradualmente. Por exemplo, primeira semana 10 minutos, segunda quinze, etc. Uma média ideal de seções de exercício é de pelo menos 3 vezes por semana.
  • Avise a seu médico se sentir falta de ar, dor no peito, perda de peso incomum ou algum outro sintoma que julgue fora do normal para sua fisiologia.
Faça atividades de fortalecimento duas vezes por semana
  • Tente fazer levantamento de peso. Você também pode usar latas de alimentos como peso. Não exagere, pegue um peso adequado à sua capacidade.
  • Expire quando levantar o peso e inspire quando abaixar. Segurar a respiração pode provocar mudanças na sua pressão sanguínea.
Faça atividades de equilíbrio três dias por semana ou mais
  • Pratique ficar sobre um pé só
  • Erga os calcanhares ficando apoiado na ponta dos pés pelo menos duas vezes por dia. Isso ajuda a ativar a circulação nas partes inferiores do corpo, eliminando ou minimizando o risco de varizes e tromboses nas pernas. Esse exercício pode ser feito em pé ou sentado.
  • Aprenda Tai-Chi, um exercício de Mente-Corpo Chinês, que envolve o movimento devagar e cuidadoso do corpo. Isso faz aumentar a quantidade de endorfinas benéficas na sua circulação, permitindo um maior relaxamento corporal, uma melhor qualidade de sono e controle da pressão arterial.
  • Entre para uma aula de yoga ou tente fazer em casa com a ajuda de vídeo-aulas.



Autor:
Editoria de Saúde do Site Mundo Simples.
Email: mundosimples@mundosimples.com.br

Bibliografia utilizada: Guia Médico da Família da Assoc. Paulista de Medicina - Ed. Nova Cultural
http://healthfinder.gov/

Meninos e Meninas

Jon Talber [1]

O Compartilhar experiências deveria ser coisa natural...


Como seres humanos somos iguais em necessidades, em destino, parceiros de uma mesma causa
Até os três anos de idade, as crianças não sabem o que diferencia um menino de uma menina e, a não ser pelos estereótipos que herdam sem depender de suas vontades, não compreendem porque são diferentes. Mesmo o sexo, gêneros distintos, os aspectos da fisiologia, para elas não representa uma desigualdade.
Sem dar muita importância ao fato, elas tratam aquele ente, mesmo quando se dão conta que possui um órgão sexual diferente do seu, como um igual, a despeito do sexo não semelhante. Na verdade, para elas, menino é aquele que tem cabelo curto, menina quem tem cabelo grande, o que na verdade já é um estereótipo social, só que ainda não sabem disso.
Na realidade nós cuidamos para que desde o início, a aparência transforme os gêneros em diversidade. Para uma criança pequena isso não tem a menor importância, pois, as diferenças ocultas, até favorecem o pleno desenvolvimento conjunto. O fato de gêneros distintos compartilharem o mesmo espaço, é um preparo para se compreenderem mutuamente, para que possam mais tarde conviver num mundo sem disputas, respeitando o espaço peculiar a cada um, sem os antagonismos motivados pela causa gênero. Mas, nós fazemos questão de impedir que esse processo natural se concretize.
Logo que nossos filhos nascem, cuidamos de nutrir em seus inconscientes, o que primeiramente são, mulher ou homem. Como também já temos um padrão de tratamento para cada gênero, isso complementa a primeira parte do condicionamento que irá transformar menina e menino em seres completamente antagônicos, divergentes entre si, predestinados a viverem eternamente em conflito, divididos até como seres humanos. O culto às diferenças passa a ser largamente empregado a partir de então, qualquer que sejam nossas ações.
Repetimos os estereótipos que foram criados para dar origem às primeiras diferenças que deveriam existir entre elas. São as roupas, os brinquedos, os hábitos, etc. Na verdade, uma criança não precisa de nossa ajuda para aprender a diferenciar naturalmente os indivíduos do sexo oposto, porque isso deveria ocorrer de maneira natural, sem depender dos costumes que criam estas linhas divisórias.
Trata-se de uma fase natural no desenvolvimento de cada um e, isso, deveria ser incentivado. Cada etapa do seu desenvolvimento, foi cuidadosamente projetada pela natureza obedecendo a um critério lógico e bem definido, que contempla, ao mesmo tempo, a evolução dos seus sentidos e do processo mental, o que logo cedo nós deformamos ao introduzir em seu mundo, nossos estereótipos especialmente criados para separar um gênero do outro.

Personagens de uma mesma busca, as diferenças criadas pelo meio social, acaba por impedir que alcancem seus objetivos 
 
Por uma predisposição natural, meninas e meninos herdam dos genes do sexo, certas características que acabam por definir naturalmente, o processo de preferências de cada um. Isso naturalmente ocorre sem a menor necessidade de nossa intervenção. Cabelos compridos, roupas azuis ou cor de rosa, carrinhos ou bonecas, saias ou calças compridas, tudo isso nós criamos para lhes dizer, desnecessariamente, quem é quem.
Ora isso não tem a menor importância, uma vez que descobrirão naturalmente, na hora certa, sem deformações, com o melhor dos entendimentos, sem tabus, sem as maledicentes barreiras que nós, por interesses duvidosos, atribuímos existir entre sexos opostos.
Mas quem seria o maior beneficiário com a instituição das diferenças precoces? Ao adotarmos uma postura que cria e depois fortalece o antagonismo dos gêneros, estamos dando os primeiros passos rumo a ideia de que no mundo nunca haverá entendimento. Do mesmo modo que, com isso, também instigamos o culto às diferenças e preconceitos, sem nos apercebermos, estamos estendendo essa prática para todas as áreas do convívio humano.
Observando com mais atenção, podemos constatar que, a partir do momento que as crianças são segmentadas por gênero, toda uma imensa máquina indutora de hábitos, está por trás a apoiar, alimentar e fortalecer tal iniciativa. Ocorre que todo projeto foi idealizado por eles, e inserido em nossas vidas como uma coisa natural e necessária, e o mais importante, fomos convencidos de que se trata de um processo natural, fundamental para o desenvolvimento de cada indivíduo.
Sem perceber, a partir de então, somos seus agentes multiplicadores. Estamos de um modo tal envolvidos com a questão, que até nossas emoções foram cuidadosamente programadas, de maneira a tratar cada sexo, como de fato, entidades antagônicas. E assim tornamo-nos replicadores dessa ideia na mente coletiva.
E existe mesmo um protocolo, um gabarito de procedimentos padrões, sobre como pais e mães devem tratar seus descendentes, evidentemente, com a devida distinção, caracterizando, enfatizando, ilustrando de forma didática, as diferenças que supostamente existem os gêneros. Trata-se de um modo operacional para lidar, no trato diário, com meninas e meninos. Assim, os conteúdos psicológicos, os interesses, os objetivos, tudo isso será segmentado, seguindo à risca a orientação imposta pelo peso da tradição e costumes.
É o esmagador poder das tradições, que insistimos em perpetuar, ou porquê nos falta interesse para questioná-las, ou porquê é para nós mais conveniente, simplesmente copiar aquilo que já existe pronto, o que decerto nos dará menos trabalho. 

Nós criamos as divisões, só nós podemos corrigir isso


Não se trata de uma simples briga para determinar o gênero dominante, mas, antes disso, um atestado de que ainda somos irracionais 
 
Meninas e meninos, ao brincarem juntos, estarão naturalmente criando os mecanismos naturais de respeito mútuo, já que ao longo do tempo, descobrirão um ao outro. Aprenderão sobre as particularidades de cada gênero, sobre o que agrada ou desagrada, de acordo com as predisposições naturais de cada um. Aprenderão mais sobre as suas peculiaridades emocionais, as formas como cada um reage às mesmas situações. Trata-se de um aprendizado tão rico que seria incapaz de caber em qualquer compêndio educacional teórico, criado por especialistas.
Ao conviverem de forma natural, sem a imposição dos nossos vícios e preconceitos, aprenderão espontaneamente a se respeitarem, e tudo isso, de acordo com suas limitações e disposições. Estarão vivendo num mundo novo, já que cada dia será de descobertas. Não aprenderão que meninos se vestem de azul e brincam com carrinhos, nem que meninas preferem rosa e brincam necessariamente com bonecas, nem que meninos são agressivos e as meninas meigas. Descobrirão se tudo isso é verdade, ou falso, naturalmente, sem intermediários.
O convívio sem a instituição do gênero, faculta-os a compreenderem naturalmente o papel de cada um. Não tentarão se impor uns aos outros, nem haverá a necessidade do gênero dominante, pois isso apenas existe a partir do momento que instituímos o fraco e o forte, o inferior e o superior.
Se fisiologicamente os gêneros são diferentes, isso também reflete de maneira decisiva na parte psicológica de cada um. Enquanto no homem o cérebro trabalha mais o lado esquerdo, na mulher, ele trabalha esquerdo e direito, simultaneamente. Isto na prática tem uma importância dramática. O cérebro masculino enfatiza o movimento das coisas, a compreensão dos espaços físicos, dimensionamentos e formas geométricas, e o lado racional das coisas. Enquanto isso, a mulher desenvolve mais os sentimentos, emoções, o dom da expressão e comunicação, a fala e a observação, o detalhismo, a organização e zelo pelas coisas.
Compreender isso é aprender a respeitar o espaço e limites de cada um, entender que os gêneros não existem para competir entre si, mas antes disso, para se complementarem. Não existe inferior ou superior, e sim, diferentes predisposições e capacidades, naturezas psicológicas não antagônicas, como queremos supor, mas peculiares a cada ser, intencional por parte da natureza, para que sejam capazes de se ajudar mutuamente, não de competirem entre si.

As Crianças e o Mito dos Contos de Fadas

Anne Marie Lucille
Ester Cartago

Por que tratamos nossas crianças como brinquedos?

Mitos
O Respeito começa quando consideramos que elas são capazes de feitos como nunca fomos
Por que o mundo das crianças está situado numa espécie de reino, o mais distante possível da nossa realidade, um reino repleto de fantasias, de coisas fáceis, de pessoas gentis, onde o bizarro é coisa inexistente, onde os problemas e dilemas humanos não são sequer mencionados, isso, não temos como saber.
Mas, sabemos que é assim, esse é o critério. É a prática comum desde incontáveis gerações. É a conduta aceita e autenticada pelos sistemas cognitivos de todas as nações, pelos especialistas em educação, pelos cientistas sociais.
E, naquele mundo, onde não existem doenças, todo mal é tratado como um vilão, que atua de fora para dentro do indivíduo, como se fosse uma entidade desagregada deste. E ali, a violência é retratada como uma coisa romântica, capaz ser resolvida pela simples presença de um super-herói, ou divindade, que, de repente, irá surgir do nada, ou sempre que for solicitado.
Um mundo utópico, abstrato, onde os sonhos se concretizam, onde apenas as coisas que dão certo são mencionadas. Um epicentro, onde a realidade é totalmente deixada de lado, onde o idealismo e fantasia dos chamados contos de fada, predomina.
Sobre os contos de fada, a parte que chega ao mundo ocidental, o nosso, têm origem na idade média. Foram criados pelos devaneios de alguns escritores, para entreter um público carente de sonhos, que viviam sufocados, encarcerados pela opressão dos costumes da época. Tratando-se, portanto, de uma deliberada concepção surreal, uma fuga à realidade, que logo, no imaginário de cada um, se tornaria tão real quanto o são as coisas concretas.
Eis a base de toda nossa educação, ao menos a ocidental, onde quer que estejamos, como crianças que somos. Se vivemos em um mundo de constantes desafios, onde os problemas e múltiplas atividades do nosso dia a dia preenchem todas as nossas horas de vigília, onde vivemos imersos em disputas e conflitos sem fim, afinal de contas, o que existe de concreto para nós, como objetivo de vida?
A verdade é que, não estamos no controle da situação, as circunstâncias sim. Somos regidos na íntegra, não pela nossa vontade e querer, mas pela necessidade constante de solucionar problemas. Resolver problemas, grandes ou pequenos, este é o nosso atual objetivo de vida. Não criamos nada disso, tudo foi criado antes de existirmos.
Se ensino para meu filho, que existe um mundo imaginário - para ele isso é coisa real - onde todos são capazes de, pela vontade, viverem qualquer tipo de sonho, que seja possível de se criar pelo pensamento, como espero que devam reagir, ao descobrirem mais tarde, sufocados pela competição da vida, que tudo não passara de uma grande ilusão, uma incompreensível mentira? 
 
O Respeito começa quando consideramos que elas são capazes de feitos como nunca fomos
Por incrível que possa parecer, irão ensinar a mesma coisa para seus filhos. Mas, como adultos, dentro de seu imaginário mais profundo, aquela ideia ainda permanecerá viva. Agora terá como amparo a força de suas crenças pessoais, especialmente aquelas de cunho religioso, que lhes asseguram, de fato, a existência daquele mundo repleto de fantasias, criado para servi-los.
Ocorre que, nossas crianças, quando crescidas, irão enfrentar problemas concretos, problemas que ainda não conseguimos resolver, e conhecê-los desde cedo, talvez, faculte-as a decidirem melhor, se desejam, permanecer com eles como companheiros inseparáveis. Ensinar para a vida, é mostrar-lhes, desde cedo, o que é o viver, suas facetas, seus conflitos ainda não resolvidos, o imenso e complexo problema no qual se tornou a aventura existencial do homem.
Para que uma criança seja capaz de resolver seus conflitos, que são os nossos atuais, precisam, desde cedo, aprenderem a conviver com eles. Tanto os conflitos quanto suas causas, tudo isso, são coisas que aprenderão conosco, assim como o ódio, idolatria, fanatismo, antipatia e empatia.
Se somos capazes de lhes ensinar ódio ou afeição, e também a cultivarem problemas e todas as disparidades e injustiças que já existem em nossos dias, como esperamos que haja uma transformação no mundo delas?
Educar não seria lhes ensinarmos como sair dessa imensa e complexa confusão que, embora não a tenhamos criado, somos fiéis multiplicadores? Será que somos capazes de viver sem conflitos e sem medos? Teremos, de fato, tal potencial?
Se temos esse potencial, ainda não fomos capazes de colocá-lo em prática. Se não somos capazes de mudar nada, de que forma essa transformação irá ocorrer no mundo dos nossos filhos, uma vez que eles herdarão tudo que psicologicamente agora somos, nossa incompetência, inclusive?
Se eles precisam de ajuda, acreditamos que nós precisamos ainda mais. Precisamos acordar, precisamos parar de sonhar, de acreditar que as fadas virão do seu reino, numa missão especial, com o objetivo de transformar, com seu encantamento, tudo que foi desarranjado por nós. Se acordarmos, temos chance de mudar. Despertos, temos chance de ensinar-lhes a construir, a partir da nossa mudança, a partir do alicerce que deixaremos para elas. 

As crianças precisam conhecer um pouco sobre a vida que terão pela frente. Precisam conhecer as pessoas, seus pontos fracos, suas possíveis falhas e limites. Precisam saber que suas mães, periodicamente, quando sofrem bruscas mudanças em seu humor, estão a passar por processos orgânicos naturais, que a moderna ciência chamou de Tensão Pré-menstrual.
Isso decerto evitaria um sem número de conflitos internos com seus filhos, que por não compreenderem essa brusca mudança de comportamento da mesma, logo tiram conclusões equivocadas, o que na maioria das vezes, acabam por afetar toda harmonia na convivência do grupo.
Precisam saber o que significa ficar velho, afinal de contas, com sorte, a maioria delas também terão que passar pela mesma condição, no futuro. Não se trata de um processo de escolha voluntária, mas uma certeza. Então, por que esse processo, nós escondemos delas, como se fora coisa inexistente?
Não seria uma forma lógica de, além de criarmos, entre jovens e idosos, um maior vínculo de respeito, também favorecermos uma maior aproximação, diante da clara indiferença dos mais jovens, em relação à velhice? E o mais importante, também seria uma forma de alerta, para a inevitável condição, que aguarda a maioria delas.
Educar para a vida contempla o lado teórico seguido do imprescindível exemplo prático. É a teática da vida, onde o conceito, se transforma em conteúdo, quando pode ser experienciado. Para que isso ocorra, o princípio da dúvida deve ser cultivado, e depois introduzido na grade cognitiva, tudo isso desde as primeiras séries.
Lembrem-se, a lavagem cerebral do mundo, com suas distorções e absurdos, começa cada vez mais cedo. Se nossos filhos não tiverem uma predisposição natural ao questionamento, não estiverem livres para duvidar, investigar e mudar, então, o destino de todos já está selado.

6 Grandes Ideias para Incentivar ou Criar Jovens Escritores

Equipe Editorial do Site

A Atenção apropriada do pai ou responsável motiva a criança na execução de suas tarefas
Trata-se de um dos maiores problemas dos nossos tempos, desenvolver em nossos filhos e alunos o gosto pela leitura e especialmente a escrita.
Todo educador sabe o quanto isso é importante para o desenvolvimento mental, social e profissional de cada um, mas, encontrar uma fórmula mágica capaz de solucionar, ao menos em parte, tal problema, tem sido uma jornada dolorosa de cada didata que conhecemos, ao menos os verdadeiros educadores.
Longe de ser a solução para o problema, as Dicas a seguir, podem perfeitamente servir como valorosas ferramentas auxiliares nessa tarefa.
Como pai ou educador, cada um fará as adaptações que julgar necessário na implementação de cada atividade sugerida.
1. Jogo dos Poemas
Ambos, você e sua criança deverão escrever numa folha de papel cinco palavras aleatórias que lhes signifique alguma coisa. Troque de lista com ela e escreva poemas, os dois farão isso, que contenham as palavras relacionadas. Se parecer muito fácil, aumente a quantidade de palavras na lista.
Se parecer difícil, limite a seleção de palavras em um tópico, como, por exemplo, coisas do campo, da escola, alimentos favoritos, brincadeiras interressantes, etc.
2. Passeio ao Cantinho das Memórias
Diga para sua criança começar uma história que aconteceu com ela iniciando com a seguinte frase: “Lembro da primeira vez em que eu fui... Isso foi...”. Uma vez que ela tenha escolhido o tema, faça com que escreva de forma ininterrupta por 3 minutos.
Oriente-a de que não poderá ler ou conferir o que foi escrito durante esse período de tempo. Caso ela não consiga escrever mais nada durante o período dado, mas ainda restar algum tempo, incentive-a a iniciar uma nova memória com a mesma sentença chave.
Isso é excelente para aquecer sua mente de escritor, e o fato de pode iniciar um novo texto quando já faltam argumentos para continuar o primeiro, lhe dará mais desenvoltura e liberdade para criar. Isso também resolve o dilema do escritor que é o pavor de ficar confuso por falta de ideias ou ter que deixar uma página em branco.

A Atenção apropriada do pai ou responsável motiva a criança na execução de suas tarefas
3. Se eu Fosse…
Se a criança afirma que não tem nada de interessante para escrever quando lhe for sugerido que o faça, peça para imaginar que ela está no lugar de seu personagem favorito ou de uma personalidade famosa.
Então a oriente para que escreva uma lista de coisas que começam com a frase “Eu queria...” cujo objetivo é descrever as coisas que ela faria, ou que gostaria de ser, e como isso mudaria sua vida atual se “aquilo fosse possível”.
Por exemplo, se ela escolhesse ser um super-herói tipo Super-Homem, ela poderia escrever: “Eu voaria até a escola mais rápido que o ônibus e nunca chegaria atrasado. Mesmo que dormisse além da hora!”
Usando a ideia, também podemos simular uma situação onde a criança iria "incorporar" outros personagens, não tão famosos, tipo pessoas comuns, como o padeiro, o carteiro, o irmão mais velho, e demais indivíduos que façam parte do nosso cotidiano.
4. Passando Adiante.
(Requer 3 pessoas ou mais) Nesse jogo de escrever, cada individuo escreve uma sentença da estória, e então passa ao companheiro para continuar. Parece fácil, mas há aqui uma sutil armadilha. Antes de passar adiante a estória,
cada escritor irá dobrar o papel de modo que apenas a frase que acaba de escrever esteja visível ao próximo escritor, que deverá continuar a estória conhecendo apenas a última sentença e nenhuma outra das anteriores.
Decida quantas voltas a folha de papel dará entre os participantes, então leia o resultado final que deverá ser bem engraçado e interessante.
Siga estas sugestões para incentivar as crianças e fazer brotar ou melhorar o potencial de escritor que existe nelas.


A Atenção apropriada do pai ou responsável motiva a criança na execução de suas tarefas
5. Um dia de Vida
Peça que a criança escolha um objeto que usa, carrega, vê no seu dia a dia, e que escreva uma estória sob a perspectiva daquele objeto, seja, lápis, mochila, controle remoto da Tv., etc. Isto é, Como ela se sentiria realizando aquelas tarefas, se fosse ela aquele objeto?
E sobre as pessoas que estariam usando ela no papel desse objeto?
Peça para descreva os detalhes, observações, sobre o que aconteceria com aqueles objetos no dia a dia, quais seriam seus sentimentos, etc., isso tornará o história ainda mais interessante e realista.
Nesse exercício de criatividade, Ela terá que imaginar um mundo fictício, e como seria se fosse ela um objeto com sentimentos e capacidade de pensar, e como seria então sua relação para com seu usuários. E sem saber, nessa tarefa, já estará exercitando a verdadeira arte de criação da ficção.
6. Faça um Livro
Para de fato ajudar o jovem autor a sentir-se de fato um escritor e ver a realização de sua obra, junte alguns dos seus melhores escritos e encaderne tudo com uma brochura simples.
Você pode fazer isso facilmente com papel cartonado, ou então criar uma capa personalizada com papel mais grosso.
Faça também uma página com índice, outra com o título, e inclua uma biografia do autor entre as páginas de capa.
Se preferir incrementar mais, vá numa gráfica rápida e peça para que façam um acabamento mais personalizado e profissional.
Esse decerto é o empurrão que muitos potenciais escritores precisam para "sentir" que a coisa pode ser levada a sério.

Selecionados na segunda chamada do Sisutec já podem fazer matrícula

Redação 24 Horas News

Os estudantes selecionados em segunda chamada no Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec) têm de hoje (23) até a próxima terça-feira (27) para fazer a matrícula. Os selecionados devem conferir, na instituição de ensino em que foram aprovados, o local, horário e os procedimentos para a matrícula. Aqueles que perderem o prazo, perderão a vaga.
 
O resultado da segunda chamada foi divulgado ontem (22) e está disponível no site do sistema. As vagas que não forem ocupadas após a segunda chamada serão ofertadas por meio de inscrições feitas exclusivamente pela página do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), entre os dias 29 de agosto e 16 de setembro. Nessa fase, será exigida apenas a conclusão do ensino médio, sem a obrigatoriedade de participação no Enem.
 
O Sisutec oferece vagas gratuitas em cursos técnicos, com seleção por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. A primeira edição do programa registrou inscrições de 383.080 candidatos, que concorreram a 239.792 vagas. Os candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou na rede privada na condição de bolsista integral têm prioridade na ocupação de 85% das vagas oferecidas na seleção.
 
Os cursos mais procurados foram os de técnicos em segurança do trabalho, em informática e enfermagem. A preferência foi por aulas no período noturno.


Terminam hoje inscrições para concurso da Unemat

Redação 24 Horas News

O prazo para os interessados nas 21 vagas de professores, na Universidade do Estado de Mato Grosso, no campus de Sinop, termina hoje. Os salários variam de R$ 1.837 a R$ 12.583. A taxa de inscrição é R$ 120. O processo seletivo será em outubro. Os aprovados começam a trabalhar no primeiro semestre do ano que vem.
São 14 vagas para a faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas. Os candidatos devem ter bacharelado em Engenharia Civil, Elétrica e Licenciatura plena em Matemática; 3 vagas para a faculdade de Ciências Sociais Aplicadas com bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Economia; uma vaga para faculdade de Educação e Linguagem com cursos de Licenciatura plena em Letras e Pedagogia;
 
Em Mato Grosso, conforme Só Notícias já informou, o concurso oferece 169 vagas. Em Alta Floresta, por exemplo, estão abertas 18 vagas para a faculdade de Ciências Biológicas e Agrárias. Os candidatos devem ter formação superior em Agronomia, Engenharia Florestal e Licenciatura plena e bacharelado em Ciências Biológicas.
O concurso público para professores da instituição está sendo realizado pela própria Unemat por meio da Comissão Especial de Concurso Público que é composta por professores e profissionais técnicos. As bancas de avaliação do concurso serão montadas prioritariamente por profissionais da Unemat e de outras Instituições de Ensino Superior.
 

MT Alunos de Juruena têm aulas de Educação Ambiental em Sistemas Agroflorestais

Redação 24 Horas News

Mais de 140 alunos de três escolas municipais de Juruena visitaram esta semana uma propriedade no Assentamento Vale do Amanhecer para conhecer, na prática, um sistema agroflorestal (SAF). A aula de campo é uma iniciativa do Projeto Poço de Carbono Juruena, desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (Aderjur), com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
 
A aula foi na propriedade de Severino Máximo, que consorcia árvores nativas com diversas espécies frutíferas como o café, o cupuaçú e a pupunheira. Severino explicou sua experiência com sistemas agroflorestais e como melhorou sua renda familiar e sua qualidade de vida.
 
Além das professoras das escolas 4 de Julho, Guilherme Crozetta e Nossa Senhora de Fátima, acompanharam a aula técnicos do projeto Poço de Carbono Juruena e o engenheiro agrônomo Fabiano da Mata. Os alunos demonstraram conhecimento sobre o tema e interesse em aprender mais. Lucas de Oliveira, estudante da escola 4 de julho, comentou ser muito importante aprender a valorizar as árvores e as plantas. “No futuro, já não haverá mais tantas queimadas e destruição como os adultos de hoje estão fazendo porque nós estamos aprendendo a importância de se conservar o meio ambiente”, explicou.
 
Um dos principais objetivos deste trabalho é a sensibilização dos alunos para a importância dos sistemas agroflorestais, como alternativa econômica para a recuperação de áreas degradadas, além de facilitar o processo de compreensão da importância desses plantios para a captura de carbono. Os alunos estão sendo preparados para o desenvolvimento de trabalhos a serem apresentados nas escolas, durante as feiras de ciências, onde os professores, em parceria com o Projeto Poço de Carbono, trabalham projetos voltados para as questões ambientais.
 
Antes dessa aula, em 07 de agosto, já havia sido realizada outra aula de campo com alunos do 4º e 5º ano da Escola Dorval Bonetti, da comunidade Somapar. Os estudantes participaram de uma oficina teórica sobre enxertia de citrus e de manga e aplicaram o conhecimento na prática.
 
A Educação Ambiental é um dos componentes do projeto Poço de Carbono Juruena, que já apoiou outras visitas a campo, feiras de ciência no município e a instalação de hortas escolares. Também realizou em 2011 o I Seminário de Educação Ambiental em Juruena.
 
Na primeira fase do projeto, entre 2010 e 2011, foram beneficiadas 12 escolas, 46 professores e quase dois mil alunos. Além da capacitação, cada aluno e professor do Município recebeu material didático como a cartilha Aprendendo com a floresta: Reflexões e práticas em Educação Ambiental e o livro Semeando Esperança, Colhendo Bens e Serviços Ambientais. Foram desenvolvidos trabalhos sobre a importância dos serviços ambientais promovidos pelos jardins, hortas, quintais e Sistemas Agroflorestais, matas ciliares, aproveitamento de frutas e verduras, utilização de plantas medicinais, efeito estufa, biodigestores, reaproveitamento de lixo orgânico e inorgânico.
 
“A nossa meta é ampliar a educação ambiental em Juruena, evolvendo tanto a secretaria de educação e os professores, como os alunos e seus pais”, explica Elaine Raschii, coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Projeto.

MT - Professores de Cuiabá ignoram decisão da justiça e a greve continua

Janaiara Soares
Especial para o 24 Horas News

A greve dos professores da rede municipal de Cuiabá continua. Mesmo com a decisão da justiça proferida pelo desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, o Sintep Cuiabá decidiu pela manutenção do movimento paredista e sua assessoria juridica vai ingressar com agravo de instrumento para impedir o pagamento da multa de R$ 5 mil reais por dia de greve.
 
Na quinta-feira à tarde atendendo a um pedido de liminar da Prefeitura Municipal de Cuiabá, o desembargador decretou a ilegalidade da greve e deu prazo de 72 horas para que os profissionais da Educação retornem ao trabalho, além de aplicação de multa de R$ 5 mil por dia de greve.
 
Segundo o presidente do Sintep, Subsede de Cuiabá, João Custódio da Silva a categoria continua na luta e não vai desistir até conseguir o aumento salarial de 10,9%. “Continuamos firme e forte com a paralisação e a mobilização nas instituições continua” , ressaltou Custódio.
 
De acordo com o Sintep, Cuiabá conta atualmente com 84 escolas e 48 creches. São mais de 50 mil estudantes da rede municipal de ensino e 7,6 mil servidores entre professores e técnicos. O presidente João Custódio informou que 70% das escolas confirmaram a paralisação e esperam mais uma negociação com o prefeito Mauro Mendes.
 
“É um direito do prefeito pedir o fim da greve na justiça e é um direito nosso também recorrer essa decisão, continuamos com a paralisação até uma nova negociação”, alegou o sindicalista.

MT - Profissionais da Educação de Sinop realizam ato público

Só Notícias

Os profissionais da Educação de Sinop realizam, esta tarde, um ato público. A concentração está prevista para ocorrer às 17h30, na praça das Bandeiras, no centro. Os servidores devem seguir em passeata pela avenida Júlio Campos até a praça Plínio Callegaro. O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) pede para que pais, alunos e comunidade em geral participem do "Vem pra rua Sinop" em luta por melhorias na educação.
 
Ontem, em Cuiabá, cerca de 1,5 mil servidores participaram de ato público que marcou o início da greve da rede municipal da capital e reforçou a greve estadual, iniciada no dia 12 deste mês, com 80% de adesão. Em Mato Grosso, são 739 escolas da rede estadual e cerca de 400 mil alunos. A rede estadual de Sinop tem 18 escolas e 15,6 mil estudantes.
 
Os profissionais, conforme Só Notícias já informou, querem uma resposta propositiva do governo do Estado para dobrar o poder de compra dos salários em sete anos; assegurar os percentuais para integralização do piso para este ano; percentual de horas de trabalho pedagógico para interinos nas portarias que normatizam o ano letivo de 2014, a ser elaborada este ano; data para a posse dos classificados e realização de novo concurso público; aplicação dos 35% dos impostos arrecadados na educação.

Unemat abre processo seletivo para mestrado em Educação

Redação 24 Horas News

O programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso, oferecido no campus de Cáceres, divulgou dois editais de seleção para ingresso de novos alunos para início das aulas em 2014. As inscrições serão feitas no período de 02 a 30 de setembro deste ano.
 
O primeiro edital oferta 20 vagas para novos alunos em duas linhas de pesquisa: “Educação e Diversidade” e “Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas” e são abertas para qualquer candidato com nível superior.
 
O segundo edital reserva duas vagas para estudantes de nacionalidade colombiana que tenham concluído o curso superior na Universidad Nacional de Colombia, em decorrência do termo de cooperação acadêmica internacional. O acordo internacional estabelece a oferta destas duas vagas pelo período de cinco anos para estudantes colombianos.
 
Os interessados em concorrer ao processo seletivo devem acessar os editais disponíveis em: http://www.unemat.br/prppg/educacao . As provas dos candidatos a ampla concorrência serão realizadas no dia 04 de novembro deste ano, já os candidatos colombianos farão as provas em data e horário estabelecidos pela Universidad Nacional de Colombia. O resultado final dos processos seletivos serão conhecidos no dia 06 de dezembro e as aulas começam no primeiro semestre de 2014.
 
Mais informações: http://www.unemat.br/prppg/educacao ou envie e-mail para ppgdeu@unemat.br . O telefone de contato é: (65)  (65) 3223-0728


Cuiabá - MT Mendes joga duro e na Justiça impõe derrota aos professores

Redação 24 Horas News

Os servidores da rede pública municipal de ensino de Cuiabá devem retornar às atividades no prazo máximo de 72 horas, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. A decisão é do desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, que deferiu a antecipação de tutela formulada pelo município de Cuiabá.
 
No pedido o município alega que concedeu aos profissionais 5,8% de ganho real de salário nos meses de fevereiro e março deste ano e mais 6,97% de reposição de perdas inflacionárias na data-base da categoria, em julho desse ano, totalizando reajuste de 12,77%. O município ressalta ainda que a greve deflagrada nesta quinta-feira (22 de agosto) é abusiva.
 
“Isso porque pretendem os servidores da rede municipal de ensino, por meio do movimento, aumento salarial de 10,9%. Todavia consta que o município de Cuiabá já concedeu dois reajustes (.....), ambos efetuados em um curto espaço de tempo atingem 12.77%, o que mostra, ao menos em princípio, que o município vem implantando medidas no intuito de atender às exigências da categoria, assegurando a remuneração compatível com a responsabilidade e relevância da função”, diz a decisão.
 
Para o desembargador, mesmo o direito de greve sendo garantido aos trabalhadores, “é inquestionável o enorme prejuízo que a paralisação trará à população, sobretudo aos alunos carentes da rede pública de ensino que terão afetado o calendário escolar, além das creches que recebem os menores para que os pais, de baixa renda, possam trabalhar. Indiscutível, portanto, a necessidade da continuidade do serviço público”.

Presidenta Dilma assina contrato de número 1 milhão do Fies

Agência Brasil

A presidenta da República, Dilma Rousseff, assinou hoje (22), simbolicamente, o milionésimo contrato firmado entre estudantes e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) desde 2010. O programa oferece cobertura de até 100% do valor da mensalidade de universidades particulares, e pode ser pago após o aluno concluir o ensino superior.
 
“Aquela frustração de muitas pessoas que era cursar uma universidade, essa frustração está sendo superada. As pessoas estão conseguindo, com isso, uma situação melhor no mercado de trabalho. Mas não é só no emprego, é a realização quando olhamos para as nossas vidas”, disse a presidenta no evento de assinatura, em São Paulo.
 
Engenharia e direito são os cursos com maior número de contratos firmados (179 mil cada), seguidos de enfermagem (76 mil), pedagogia (47 mil), medicina (26 mil); arquitetura (24 mil), odontologia (22 mil) e farmácia (22 mil). Segundo o Ministério da Educação, o Fies soma hoje 1.029.170 contratos firmados.
 
“Pouco tempo atrás, esse sonho [de cursar o ensino superior] era difícil. Hoje, nós demos passos significativos ao aumentar a soma de oportunidades, ao aumentar o acesso a educação. O ProUni [Programa Universidade para Todos] e o Fies são as duas faces da mesma moeda, completam todo o esforço de aumentar o número de universidades e leva-as a todas regiões do país”, destacou a presidenta.
 
A presidenta Dilma disse estar satisfeita com a aprovação, na semana passada, pelo Congresso Nacional, da lei que obriga a aplicação de 75% dos royalties do petróleo para investimentos em educação. “É uma vitória que vai durar em torno de 50 anos. Só com as partes do royalties, sem contar com o Fundo Social, vamos ter 2 bilhões [de reais] a mais para educação ano que vem. Em 2015, serão 3 bilhões, em 2016 serão 6; em 2020, 20 bilhões de reais”, ressaltou.
 
O Fies concede financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores privados, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. O programa oferece cobertura até 100% do valor da mensalidade com juros de 3,4% ao ano. O contratante só começa a quitar o financiamento 18 meses depois de formado.
 
Apenas alunos com renda familiar mensal de, no máximo, 20 salários mínimos podem pedir o financiamento. A cobertura de 50% ou 100% dos encargos do curso é calculada de acordo com a renda familiar mensal bruta e do comprometimento da renda com os custos da mensalidade. Os pedidos de financiamento podem ser apresentados em qualquer período do ano.

Mendes joga duro e na Justiça impõe derrota aos professores

Redação 24 Horas News

Os servidores da rede pública municipal de ensino de Cuiabá devem retornar às atividades no prazo máximo de 72 horas, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. A decisão é do desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, que deferiu a antecipação de tutela formulada pelo município de Cuiabá.
 
No pedido o município alega que concedeu aos profissionais 5,8% de ganho real de salário nos meses de fevereiro e março deste ano e mais 6,97% de reposição de perdas inflacionárias na data-base da categoria, em julho desse ano, totalizando reajuste de 12,77%. O município ressalta ainda que a greve deflagrada nesta quinta-feira (22 de agosto) é abusiva.
 
“Isso porque pretendem os servidores da rede municipal de ensino, por meio do movimento, aumento salarial de 10,9%. Todavia consta que o município de Cuiabá já concedeu dois reajustes (.....), ambos efetuados em um curto espaço de tempo atingem 12.77%, o que mostra, ao menos em princípio, que o município vem implantando medidas no intuito de atender às exigências da categoria, assegurando a remuneração compatível com a responsabilidade e relevância da função”, diz a decisão.
 
Para o desembargador, mesmo o direito de greve sendo garantido aos trabalhadores, “é inquestionável o enorme prejuízo que a paralisação trará à população, sobretudo aos alunos carentes da rede pública de ensino que terão afetado o calendário escolar, além das creches que recebem os menores para que os pais, de baixa renda, possam trabalhar. Indiscutível, portanto, a necessidade da continuidade do serviço público”.


MT - Professores de Cuiabá ignoram decisão da justiça e a greve continua

Janaiara Soares
Especial para o 24 Horas News

A greve dos professores da rede municipal de Cuiabá continua. Mesmo com a decisão da justiça proferida pelo desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, o Sintep Cuiabá decidiu pela manutenção do movimento paredista e sua assessoria juridica vai ingressar com agravo de instrumento para impedir o pagamento da multa de R$ 5 mil reais por dia de greve.
 
Na quinta-feira à tarde atendendo a um pedido de liminar da Prefeitura Municipal de Cuiabá, o desembargador decretou a ilegalidade da greve e deu prazo de 72 horas para que os profissionais da Educação retornem ao trabalho, além de aplicação de multa de R$ 5 mil por dia de greve.
 
Segundo o presidente do Sintep, Subsede de Cuiabá, João Custódio da Silva a categoria continua na luta e não vai desistir até conseguir o aumento salarial de 10,9%. “Continuamos firme e forte com a paralisação e a mobilização nas instituições continua” , ressaltou Custódio.
 
De acordo com o Sintep, Cuiabá conta atualmente com 84 escolas e 48 creches. São mais de 50 mil estudantes da rede municipal de ensino e 7,6 mil servidores entre professores e técnicos. O presidente João Custódio informou que 70% das escolas confirmaram a paralisação e esperam mais uma negociação com o prefeito Mauro Mendes.
 
“É um direito do prefeito pedir o fim da greve na justiça e é um direito nosso também recorrer essa decisão, continuamos com a paralisação até uma nova negociação”, alegou o sindicalista.


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Cuiabá/MT Secretário acompanha aula de campo de alunos da escola José Torquato



 
O secretário municipal de Educação de Cuiabá, Gilberto Figueiredo, acompanha nesta sexta-feira (23), às 8h, a aula de campo dos alunos da Escola de Educação Básica (Emeb) José Torquato da Silva, realizada na fazenda Olho d’Água, na BR 364, a 40 quilômetros de Cuiabá. A atividade faz parte do Programa Filhos no Campo, que tem por objetivo aproximar as crianças, que vivem nos centros urbanos, ao meio rural. 

Pelo menos 40 alunos de 7 a 12 anos de idade da escola José Torquato, que fica no bairro Parque Residencial Coxipó, participarão da aula de campo. 

O Programa Filhos no Campo é realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Sindicato Rural de Cuiabá. 

Três escolas já realizaram as Visitas esta semana. Na próxima semana (de 26 a 30) outras dez participam do programa, Doutor Fábio Firmino Leite, Tancredo de Almeida Neves, Rita Caldas Castrillon, Octayde Jorge da Silva, Maria Lucila da Silva Barros, Jesus Criança, Santa Cecília, Doutor Orlando Nigro, Firmo José Rodrigues e Senhorinha Ana Alves de oliveira. 

Dez escolas da rede municipal já participaram do programa no primeiro semestre deste ano. Neste segundo semestre está programado para outras 70 escolas, totalizando 80 unidades escolares beneficiadas com o programa.

Governo e Sintep-MT avançam nas negociações

Após reunião realizada na manhã desta sexta-feira (16.08) entre a Seduc/SAD e Sintep-MT avanços significativos foram firmados. Foram eles: chamada dos concursados, organização de um novo concurso e aprofundamento da análise financeira do Estado, tendo em vista a construção de alternativas para ampliar o poder de compra dos trabalhadores da educação.

A Secretaria sabe das necessidades de melhorias no modelo de financiamento da educação no país, bem como, da importância de ampliação dos recursos da Educação, condições que estão sendo implementadas no PNE e nas agendas propositivas do MEC/CNTE. Situações que terão encaminhamentos a médio e longo prazos.

Foi solicitado ainda pelo Sindicato documentos referentes à receita detalhada da Educação, quadro de pessoal e dados da arrecadação do Estado nos últimos cinco anos, que imediatamente foram encaminhados, dentro da política de transparência e total honestidade implementada na administração.


Assessoria Seduc-MT

MT- Seduc programa para setembro agenda de Libras


Para ampliar o acesso e garantir a permanência dos estudantes surdos na rede pública de ensino, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) inicia a partir do próximo mês um extenso cronograma formativo na Língua Brasileira de Sinais (Libras) destinado aos professores que atuam no interior do Estado.

Sete municípios de distintas regiões serão contemplados totalizando a formação de 280 professores (da rede estadual e municipal). Para facilitar o processo, o curso foi divido em seis módulos, cada um com 40 horas/aulas, totalizando carga horária de 240 horas.

Na primeira fase das atividades, previstas para iniciar em setembro, a formação será ofertada nos municípios de Cuiabá, Mirassol do Oeste, Alta Floresta e Rondonópolis. Já a partir do mês de outubro, o curso de Libras também serão disponibilizados nas cidades de Sinop,  Tangará da Serra e Barra do Garças.

O coordenador responsável pelos professores em Libras, na Seduc, professor Andrico Xavier, pondera que há uma intensa preocupação em estimular a teoria e prática dos profissionais da educação na rede pública. “Eu acredito que esse aprimoramento amplie o contato e a interação, por isso a ideia de que os cursos sejam ministrados por instrutores surdos”.

Ainda conforme o professor Andrico Xavier, a dinâmica adotada para a execução dos cursos privilegia o contato dos professores durante a formação e seus alunos.  “Preferencialmente a seleção dos educadores levará em conta aqueles a formação em Pedagogia ou no curso de Letras”.

As atividades serão desenvolvidas por meio do Centro de Apoio a Pessoa Surda (CAS), unidade ligada ao Centro de Apoio e Suporte a Inclusão da Educação Especial (Casies).

Hoje, cerca de 700 alunos surdos estão matriculados na rede estadual de educação.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT

Inep divulga gasto total com o Enem 2013

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou nesta quarta-feira (21) que o custeio total com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano será de R$ 357,6 milhões. Ao todo se inscreveram 7.153.574 estudantes, o que significa que o gasto por candidato será de R$ 49,86, um pouco superior em comparação com a última edição do Enem, quando o gasto por aluno foi de R$ 47,82.

Nesta edição 73,1% candidatos foram liberados do pagamento da taxa de inscrição de R$ 35. No ano passado, a isenção beneficiou 68% dos inscritos. O Inep divulgou ainda que o número de inscritos neste ano é 24% maior que em 2013, e que com isso haverá ampliação na logística do exame. Serão impressas 15,7 milhões de provas, a serem distribuídas em 1.661 municípios e em 15.576 locais de aplicação. Na entrega de 63.340 malotes serão utilizadas 9.480 rotas de distribuição.

Quase 650 mil pessoas estarão envolvidas na aplicação das provas, entre coordenadores estaduais, municipais e de locais de aplicação, chefes de sala, fiscais e pessoal de apoio. Haverá ainda 48.048 atendimentos especiais para pessoas com deficiência, gestantes, idosos e lactantes.

O Enem 2013 será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro. Para ajudar o estudante a se preparar para a prova, o Portal EBC (www.ebc.com.br/educacao/questoesenem) criou uma página na internet que reúne todas as questões do Enem de 2009 a 2012. No sistema é possível escolher quais áreas do conhecimento o candidato quer estudar, e o banco de provas seleciona as questões de maneira aleatória.

Plano de educação de Haddad aumenta rigor sobre alunos

RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO


O prefeito Fernando Haddad (PT) anunciará hoje um plano de reestruturação na educação municipal que prevê aumentar, a partir do ano que vem, as exigências para os alunos do ensino fundamental em São Paulo.

Entre as medidas está a possibilidade de reprovação em cinco das nove séries, como antecipou a Folha em julho. Hoje, o estudante só pode ser retido em duas séries.

A proposta, que ficará em consulta pública de hoje a 15 de setembro, fixa ainda obrigatoriedade de provas bimestrais e de lição de casa aos alunos, algo para o qual não há regra atualmente.

As notas irão de zero a dez, em vez dos atuais conceitos (plenamente satisfatório, satisfatório e não satisfatório).

Para o secretário de Educação, Cesar Callegari, "não se trata de mais rigidez aos alunos, mas de mais organização". Segundo ele, as escolas saberão com mais rapidez as dificuldades dos alunos e poderão atacar o problema.

Sem ter tido acesso à proposta, o presidente do Sinesp (sindicato dos diretores da rede municipal), João Alberto Rodrigues de Souza, faz ressalvas às notas de zero a dez em lugar de conceitos e à reprovação em cinco séries.

"É preciso ter cuidado com a forma como os professores receberão esses instrumentos nas mãos deles. Há histórico de professores que usam nota como forma de repressão, como se fosse uma arma para controlar o aluno", diz.


Editoria de Arte/Folhapress
BOLETIM
 
O plano estabelece boletim bimestral para acompanhamento do desempenho de alunos, que os pais poderão consultar pela internet.

No aspecto disciplinar também há alterações. Hoje cabe a cada escola definir quais sanções serão aplicadas em caso de indisciplina.

Pela proposta, haverá uma espécie de código de conduta, com regras para advertência ou suspensão.

PREMISSA
 
A proposta de alteração nas reprovações se baseou em uma premissa: pelo modelo atual, em que o aluno do primeiro ciclo só pode ser retido ao final do quinto ano, ele pode ficar muito tempo na escola sem aprender.

Dados da Prova Brasil de 2011 mostram que 38% dos alunos do 5º ano na cidade de São Paulo não estavam plenamente alfabetizados.

A meta é assegurar que todas as crianças saiam do terceiro ciclo alfabetizadas.

Souza, do sindicato dos diretores, acha boa a preocupação com alunos que não estão aprendendo e diz que as escolas ganharão autonomia.

A reprovação, segundo Haddad, só ocorrerá em último caso, de modo "residual". Isso porque, disse ele, haverá mais chances de recuperação durante o ano letivo.

Uma delas é a recuperação nas férias. Outra é a dependência -em que o aluno "carrega" no ano seguinte disciplinas nas quais não foi aprovado na série anterior.

Comum no ensino superior, a dependência valerá para os alunos do sétimo e do oitavo anos. Não está definido ainda qual o máximo de disciplinas a ser permitido.

OFERTA
 
O plano municipal também contempla ampliar a rede.

Está prevista, por exemplo, a construção de 367 unidades educacionais, das quais 20 CEUs (centros de educação unificados).

Para os CEUs, a gestão Haddad erguerá unidades ao lado de clubes-escola, para aproveitar a estrutura existente. O secretário da Educação disse que o modelo pedagógico nos dois tipos de CEUs será idêntico.

Análise: Proposta do prefeito agrada docente que quer mais poderes

FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO

Parte das propostas apresentadas pelo prefeito Fernando Haddad (PT) vai ao encontro do que reivindicam os professores das escolas públicas: mais poderes dentro das salas de aula.


Um forte discurso entre educadores é que os alunos perderam a disciplina porque sabem que a reprovação é quase impossível após a adoção da progressão continuada, em 1992, na gestão Luiza Erundina (então no PT).

A proposta de Haddad atende aos professores ao aumentar a possibilidade de retenção das atuais duas para cinco séries do fundamental.

O prefeito diz que seu plano visa avaliar melhor e dar mais apoio pedagógico ao aluno, o que evitará que ele não saiba o conteúdo (e, consequentemente, reprove).

De qualquer forma, a ferramenta da retenção estará à disposição dos professores, para desespero de educadores que veem a reprovação como uma das principais causas da evasão escolar.

Ainda no capítulo disciplinar, o plano abre possibilidade para que se institucionalize na rede a advertência e a suspensão de alunos, outra reivindicação de docentes. A adoção de sanções hoje depende de cada escola.

Os agrados contemplarão categoria que fez uma greve de 23 dias em maio passado -cinco meses após Haddad assumir a Prefeitura de São Paulo-, reivindicando aumento salarial.

Reajuste esse que não deverá fugir muito do que já foi acertado durante o governo Gilberto Kassab (PSD), considerando a situação financeira que Haddad diz estar enfrentando no município.

Nesse panorama de aperto orçamentário, com medidas de custo quase zero, Haddad agrada boa parcela de seus professores -que tanto podem se engajar no plano de melhorar o ensino como dar ao petista considerável base para futuras eleições.

Resta saber qual será o impacto das medidas sobre os estudantes, principais interessados na melhoria do sistema educacional.

Ministro quer 'Mais Professores' para reforçar ensino em área carente

JULIA BORBA
DE BRASÍLIA



O ministro Aloizio Mercadante (Educação) defendeu nesta quarta-feira (21) a criação do programa "Mais Professores", para reforçar a educação em municípios de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Na proposta, que ainda está em fase de elaboração pelo ministério, as escolas que precisam de professores de matemática, física, química e inglês receberiam um "reforço" no quadro, com envio de profissionais selecionados pelo programa.

"Não se preocupe, não estamos trazendo ninguém de fora", brincou o ministro durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

O nome do programa faz alusão ao já existente programa "Mais Médicos", que é a grande aposta do governo federal para melhorar a qualidade do atendimento de saúde nas cidades que encontram dificuldades de contratar médicos.

O programa do Ministério da Saúde criou polêmica porque abre a possibilidade de contratar estrangeiros sem a validação do diploma no país.

"Nessas escolas nós precisamos dar reforço no quadro de docentes, porque os secretários de educação nos dizem que fazem concurso para essas vagas e não conseguem chamar ninguém", disse.

Segundo Mercadante, enquanto a oferta de profissionais nessas áreas "não cresce na velocidade necessária" é preciso criar uma política em que o MEC complemente esses esforços de governos estaduais e municipais.

"Faremos um 'reforço' mandando professores para essas escolas, sobretudo os que lecionem nessas disciplinas. Aceitamos sugestões ainda de como isso vai ser feito, mas uma das hipóteses é de levar professores aposentados, jovens, que aceitem voltar para a sala de aula", afirmou o ministro.

Segundo Mercadante, só serão encaminhados professores se houver, de fato, esse desfalque e dificuldade de preencher as vagas. "Precisamos de uma solução para esse problema e não de uma improvisação", completou.

O ministro não comentou, entretanto, qual seria a remuneração desses profissionais.

Só 18,5% passam de primeira na prova da Ordem dos Advogados do Brasil

Levantamento da FGV Projetos cruzou dados do I ao VIII exame unificado

DO G1
Só 18,5% dos candidatos que prestaram os exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizados entre meados de 2010 e o fim de 2012 conseguiram ser aprovados na primeira tentativa. É o que mostra um estudo feito pela FGV Projetos, obtido com exclusividade pelo G1.

Dos 361 mil candidatos que se inscreveram entre a primeira e a oitava edição do Exame de Ordem Unificado, apenas 66.923 foram aprovados de primeira (18,5%). Ao todo, foram recebidas no período 892.709 inscrições. Entre essas inscrições, há os que desistiram e os que precisaram se inscrever uma, duas ou até sete vezes para conseguir a aprovação.

No VIII Exame, por exemplo, três em cada quatro inscritos eram repetentes: só 24,86% dos bacharéis estavam fazendo a prova pela primeira vez.

O levantamento da FGV Projetos mostra ainda que 212.498, ou 58,8% do total de bacharéis que fizeram inscrições pelo menos uma vez nessas oito edições, foram reprovados em todas as provas que realizaram. Há ainda um grupo de 5.475 que se inscreveram para todos os oito exames estudados, mas não passaram em nenhuma ocasião.

Dos 148.612 que conseguiram a aprovação, 101.558 passaram na primeira ou na segunda tentativa, e 21.619 precisaram fazer as provas três vezes antes de conseguirem o direito de exercer a profissão.

Outros 25.435 (7,04%) precisaram de pelo menos quatro tentativas para conseguir a aprovação. Dentro desse grupo estão 416 bachareis que fizeram todas as oito edições do exame analisada no cruzamento de dados, e conseguiram passar na última.

Desde 2010, a FGV Projetos já realizou 11 edições do Exame de Ordem Unificado. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, os dados a respeito das inscrições dos últimos três exames ainda não foram finalizados. O exame não é classificatório, ou seja, não há um número fixo de aprovados, e o bacharel pode fazer a prova quantas vezes quiser. A taxa de inscrição para participar é de R$ 200.

Crise no ensino jurídico


Segundo Leonardo Avelino, coordenador nacional da OAB para a edição mais recente do Exame de Ordem, o levantamento demonstra "a incrível crise do ensino jurídico". "O Exame de Ordem não é esse bicho de sete cabeças que muitos pintam por aí, ele não tem nenhum caráter de proteção ao mercado, de exclusão, nada disso."

Avelino rebate as críticas de que a OAB lucra com a taxa de inscrição e por isso mantém alta a taxa de reprovação. "A média [do custo da anuidade dos membros da OAB] no Brasil é de R$ 750 a R$ 800. Interessaria muito mais a OAB recolher anuidade de todas essas pessoas enquanto inscritas na OAB do que pegar essa taxa", diz.

Considerando apenas os 416 bacharéis que, segundo o levantamento, foram aprovados após oito tentativas, o valor que cada um deles pagou foi de R$ 1.600.

Dos 361 mil candidatos únicos que participaram das edições pesquisadas, 216.406 deles pagaram pelo menos R$ 400, sem contar os custos com livros e cursinhos, para tentar conseguir a permissão para atuar como advogado no Brasil.

Sobre o Exame de Ordem


Para exercer a advocacia no país, o bacharel em direito precisa ser aprovado no exame da OAB que, desde meados de 2010, foi unificado e é aplicado três vezes por ano, na mesma data, para todos os candidatos inscritos. Nesse período, o exame passou a ser produzido, aplicado e corrigido pela FGV Projetos.

Atualmente, está em curso o XI Exame de Ordem Unificado. A primeira fase foi aplicada no último domingo (18) para 101.156 candidatos inscritos. Esta fase conta com uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha e cinco horas de duração.

Para ser aprovado, o bacharel precisa acertar pelo menos 40 questões, ou 50% da prova.

O gabarito preliminar do exame foi divulgado no próprio domingo, e o definitivo sairá na próxima quarta-feira (28). Os candidatos que não foram aprovados terão de 28 a 31 deste mês para entrar com recurso questionando o gabarito. O resultado final da primeira fase será divulgado no dia 17 de setembro.

A segunda etapa (prova prático-profissional) trará quatro questões discursivas e uma peça profissional. Ela será realizada em 6 de outubro.

O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de direito do último ano do curso de graduação em direito ou do nono e décimo semestres.


20 ANOS DE HISTÓRIA


ELIANE TEREZA LEPORONI DOS SANTOS
elianeleporoni@hotmail.com


 A diretora e proprietária da Escola Castelo Branco Celma Conceição Cabrine, nasceu em Pirajuba em oito de Dezembro de 1960, filha de Menezes Cabrini e Dora Terezinha Bernardes Cabrini, cursou Magistério em Frutal - Minas Gerais; Pedagogia em Utuverava- São Paulo e Pós - Graduação em Teologia em Uberaba - Minas Gerais, cursos todos voltados à educação, pois estes eram seus propósitos de vida.
Em 31 de Agosto de 1988, Celma e sua família chegaram à cidade de Mirassol D’Oeste, a mesma sempre envolvida e dedicada à educação, trabalhou na escola Benedito Cesário da Cruz por oito anos.
No ano de 1991, Celma foi convidada pelas irmãs da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, para ser diretora e professora da Pré-Escola “Mundo azul”, à qual era situada no centro comunitário (antigo colégio das irmãs), lá Celma desempenhou além de professora e diretora muitas outras funções, pois não havia funcionários para auxiliá-la.
Passado algum tempo, decidiu-se que a escola iria fechar, porém, uma equipe pais de alunos percebendo a importância da educação para o futuro de seus filhos, solicitou a Celma Conceição Cabrini que a mesma desse continuidade à educação e  fundasse uma escola à qual pudesse suprir às necessidades que as crianças possuem quando iniciam sua vida escolar.
Com longo e árduo trabalho, no ano de 1993, a escola já possuía sede própria cujo nome é “CASTELO BRANCO”, tendo apoio financeiro de seu irmão Roberval Cabrini passou a ser administrada por Celma Conceição Cabrini. Um sonho concretizado e realizado...
Já no ano de 1998 a escola passou a oferecer além da Educação Infantil os Ensinos Fundamental e Médio.
Hoje a escola oferece aula de natação, quadra poliesportiva, laboratório de informática, amplas salas de aula, biblioteca, playground, e o método apostilado OBJETIVO, de excelente qualidade.  
Em 2001 esta escola fez parceria com o Instituto Cuiabano (de Cuiabá), oferecendo cursos de Psicopedagogia e Educação Interdisciplinar, mais tarde com a UNIC (de Cuiabá), oferecendo cursos de Pedagogia, Administração, Ciências Contábil e Biologia.
Neste ano de 2013 haverá mais uma parceria com a FQM (de São José dos Quatro Marcos), oferecendo cursos técnicos.
Em 27 de Agosto deste ano esta renomada escola completará 20 anos de sua fundação, nasceu com o objetivo de formar alunos críticos e ser referência neste município, atendendo consistentemente requisitos para uma boa educação, um corpo docente altamente capacitado, e respaldo da direção, coordenação, secretárias e agentes de limpeza. Conquistou a credibilidade da comunidade Mirassolense. Sem que houvesse a participação efetiva de todos não seria possível tamanho sucesso!
A homenagem ao aniversário de fundação desta unidade de ensino também se dá a todos aqueles que contribuíram direta ou indiretamente para o crescimento da mesma, pois há um grande empenho de toda equipe escolar para que o trabalho desta escola seja realizado da melhor maneira possível e construir educação com qualidade, formando tantos profissionais em várias áreas como já temos em nossa cidade – ex-alunos formados e trabalhando como médicos, veterinários, nutricionistas, arquitetos, etc., é muito importante e gratificante!
É motivo de muito orgulho ora celebrarmos 20 anos da fundação desta unidade de ensino, e externar sentimentos de respeito e gratidão a Deus, que sempre nos abençoou nesta árdua e rica jornada...
PARABÉNS ESCOLA CASTELO BRANCO PELOS 20 ANOS DE HISTÓRIA...

IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Adryelle Lemes de Campos-01
Valmir Nogueira do Carmo-02
Vanice Silva do Carmo-03

RESUMO: O presente estudo tem por objetivo enfatizar a importância do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, desenvolvidos interdisciplinarmente. Para tanto, fez-se necessário à análise de relatórios de estágio cujas ações são integradas entre estagiários e professores dos cursos de Ciências Biológicas, Matemática, Geografia e Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso no município de Cáceres-MT. Ressalta-se que o estágio é um processo de aprendizagem indispensável aos futuros profissionais que desejam estar preparados para enfrentar os desafios da sala de aula. Pedagogicamente falando, o aprendizado é muito mais eficaz quando é adquirido por meio da experiência. Tem-se muito mais retenção quando se aprende na prática do que ao que aprendemos lendo ou ouvindo. Neste contexto, os resultados obtidos através da análise dos relatórios de estágio, constatou que este momento de interação entre estudantes, professores e alunos, colaborou com o processo de formação dos educadores para que esses, ao compreender e analisar os espaços de sua atuação possa proceder a uma inserção profissional crítica transformadora e criativa.
PALAVRAS-CHAVE: Estágio. Interdisciplinaridade. Aprendizado.
INTRODUÇÃO
A pesquisa apresentada propôs-se a discorrer sobre a importância da interdisciplinaridade nas atividades de estágio supervisionado, com base em análise dos relatórios de estagiários da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Cáceres-MT. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa é considerada qualitativa. Conforme Passerini (2007) a pesquisa qualitativa, no entanto, trata-se de uma atividade da ciência, que visa a construção da realidade, mas que se preocupa com as ciências sociais em um nível de realidade que não pode ser quantificado, trabalhando com o universo de crenças, valores, significados e outros construto profundos das relações que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.
Neste contexto, Fazenda (1995) pontua que a interdisciplinaridade busca permitir uma reflexão mais aprofundada e crítica sobre o funcionamento do ensino, podendo considerá-la como um meio de conseguir uma melhor formação; meio de atingir uma formação profissional; incentivo à formação de pesquisadores e de pesquisas; condição para uma educação permanente; uma forma de compreender e modificar o mundo; e um meio de superação da dicotomia ensino-pesquisa.O Estágio é muito importante porque faz parte do currículo, a parte em que o licenciando vai assumir pela primeira vez a sua identidade profissional e sentir na pele o compromisso com o aluno, com sua família, com sua comunidade com a instituição escolar, que representa sua inclusão civilizatória, com a produção conjunta de significados em sala de aula, com a democracia, com o sentido de profissionalismo que implique competência fazer bem o que lhe compete (ANDRADE, 2005).

DESENVOLVIMENTO
Podemos observar no decorrer do trabalho que a prática profissional, entendida aqui como Estágio Supervisionado, tem como principal objetivo proporcionar ao aluno o contato com a realidade na qual atuará. Diante do exposto, o delineamento constitui a etapa em que o pesquisador passa a utilizar alguns processos particulares, já que estará preocupado essencialmente com os meios técnicos da investigação. Assim, como metodologias adotaram os métodos da pesquisa exploratória, da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo.O Estágio Supervisionado Interdisciplinar dentro da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT apresenta-se como uma ação louvável na formação de professores. Existe uma relação entre teoria e prática que deve ser compreendida como dimensões indissociáveis do processo de análise da realidade e da práxis pedagógica, apesar de possuírem particularidade que as caracterizam como tal. Concluir a etapa de estágio supervisionado foi importante para a formação enquanto acadêmicos, pois através dela, houve oportunidade de entrar em contato com o contexto escolar, fazendo uma ligação entre a teoria aprendida na academia e a prática que está acontecendo no dia-a-dia da escola, buscando soluções e novos rumos para nossa educação, renovando os conceitos e potencializando as práticas, que muitas vezes, não estão dando certo na sala de aula.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através do contato com realidade da educação e o emprego de variados métodos de ensino para a aprendizagem dos alunos, os estagiários saem enriquecidos. Foi um momento importante para que os acadêmicos pudessem refletir sobre as teorias estudadas, iluminando o futuro para que surjam novos meios e métodos de ensino, novas práticas, que atendam às necessidades dos alunos, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino público. Esse processo de observação e regência ajudou-nos a definir o nosso perfil como educadores, e nos fez pensar qual a nossa responsabilidade na educação das futuras gerações.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANDRADE, Arnon Mascarenhas de Andrade. O Estágio Supervisionado e a Práxis Docente. In: SILVA, Maria Lucia Santos Ferreira da. (Org.). Estágio Curricular: Contribuições para o Redimensionamento de sua Prática. Natal: Ed. UFRN, 2005. 05p. Disponível em:http://www.educ.ufrn.br/arnon/estagio.pdf acessado em: 20/02/2010.
FAZENDA, Ivani Catarina A. Interdisciplinaridade: Um projeto em parceria. 3ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 1995. p.21-30.
PASSERINI, G. A. O estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) –Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2007. 121p.

01- Profª. Esp. da UNEMAT
02- Profº. Esp. Escola Estadual São Geraldo
03- Profª.Esp. Escola São Geraldo