segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Silval destaca fortalecimento do curso de medicina em MT

Secom-MT


Durante a aula inaugural do curso de medicina da Unemat, no campus de Cáceres, ocorrida nesta segunda-feira (06.08), o governador Silval Barbosa, falou para os 30 alunos do curso aprovados no vestibular sobre o fortalecimento e a importância do curso, não só para o município, mas para todo o Estado.

O governador falou também da persistência e da superação dos obstáculos que estão por vir nessa nova fase da vida dos acadêmicos e ressaltou a parceria do Governo do Estado com a Unemat, lembrando os grandes avanços que já foram feitos na instituição de ensino. “Em 1998 o orçamento da Unemat era de R$ 17 milhões. Para o ano que vem, com a criação do curso de medicina e a ampliação do campus, iremos chegar ao valor de R$ 200 milhões de recursos destinados à Unemat. Vamos continuar nesse caminho, investindo em educação e no conhecimento”, disse Silval.

As inúmeras idas a Brasília para conseguir viabilizar e sensibilizar o ministro da Educação, Fernando Haddad, para a instalação de mais três cursos de medicina no Estado também foram lembradas por Silval Barbosa. “Conseguimos a autorização da instalação de mais três cursos de medicina, dois nos campi da UFMT em Rondonópolis e Sinop e outro na rede privada no Univag. Mato Grosso é um Estado de oportundiades, mas para os gestores é feito de desafios. Estamos no caminho certo, com muitos avanços e esta oportunidade que está sendo criada aqui é fantástica”, complementou.

Silval Barbosa disse ainda da busca constante para sempre viabilizar meios para fortalecer a Unemat com investimentos acadêmicos, equipamentos para os hospitais para que os alunos possam ter uma boa formação. “É muito importante a mão de obra que será deixada após a conclusão do curso aqui para Mato Grosso. Vamos buscar parcerias com o Governo Federal para sempre avançarmos mais. O trabalho hoje desenvolvido na educação refletirá na saúde pública de nosso Estado”.

O reitor da Unemat, Adriano Silva, lembrou que a construção e a execução de muitos projetos, inclusive do curso de medicina começou desde o início da atual administração estadual, meta de Plano de Governo e que hoje é realidade. “Além da saúde pública um grande aspecto com a instalação do curso de medicina é o social. Isso é um divisor de águas na saúde de Mato Grosso. O Governo dá passos largos em prol da população”. Complementou que com o compromisso com o estudo e a pesquisa o resultado será um grande legado para a comunidade acadêmica e para toda a população.

Compromisso

A satisfação pela aula inaugural do curso de medicina e o marco histórico que isso significa para a história de Mato Grosso foi pontuada pelo vice-governador Chico Daltro ao lembrar do compromisso feito pelo governador Silval Barbosa e do cumprimento do mesmo. “Essa é uma transformação que mexe com todos. Em um ano e meio de governo foi construído o alicerce e dado o passo definitivo para instalar o curso de medicina. É um compromisso da consolidação da Unemat em Cáceres”, disse Daltro ao desejar sucesso no estudo e na carreira, com o compromisso no trabalho da saúde pública para a população que mais precisa.

Na docência da Unemat há 20 anos, o coordenador diretor do Campus de Cáceres, Anderson Marques do Amaral, disse que a importância maior está no desenvolvimento da pesquisa acadêmica e no atendimento da demanda da cidade. “Não é todo dia que se inaugura um curso. As aliança e parcerias foram determinantes para que o dia de hoje fosse possível acontecer. Juntos, todos nós estamos fazendo história”, falou ao destacar a participação da classe médica, que atua em Cáceres e que formará os novos médicos.

A coordenadora do curso de medicina da Unemat, Cristina Mendo, agradeceu o total apoio à causa com os investimentos em saúde pública e educação de qualidade. “Cáceres é um polo de saúde, com mais de 300 mil habitantes, além da Bolívia, daí a importância de assistência médica que se consolidará a partir de agora”

Também participaram da aula inaugural a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Áurea Regina Alves Inácio, o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, o corpo docente da Unemat, além dos alunos de medicina, deputados estaduais.