sexta-feira, 19 de abril de 2013

Coluna 10

O passado é lição para refletir, não para repetir.

Mário de Andrade

Transtorno de aprendizagem

Estudo divulgado ontem (18) em artigo na revista especializada Science indica que até 10% da população tem algum transtorno de aprendizagem - como dislexia, discalculia, autismo, desordem de atenção (déficit ou hiperatividade). A pesquisa, feita por cientistas da universidade College London (Reino Unido), indica que as crianças frequentemente são afetadas por mais de um tipo de dificuldade. Segundo os autores, a arma contra esse problema pode estar na tecnologia.Os transtornos de aprendizagem são resultado de um desenvolvimento atípico do cérebro com complicadas causas genéticas e ambientais. Conforme os pesquisadores, essas condições isoladas já são um desafio para o educador, mas eles descobriram que a ocorrência simultânea de mais de um tipo de transtorno em um aluno é mais comum do que se imaginava. Para se ter uma ideia, entre 33% e 45% das crianças com desordem de atenção também sofrem de dislexia - e outros 11%, de discalculia (dificuldade em trabalhar com números).

Apneia e hipertensão

Uma parada respiratória que acontece principalmente enquanto a pessoa está dormindo e roncando. O problema, conhecido como Apneia Obstrutiva do Sono, ocorre devido a obstrução total ou parcial e transitória da passagem do ar pela garganta, o que acaba gerando breves e repetidas interrupções na respiração. Recentemente, a tese de que o aumento da pressão arterial está relacionada com a apneia foi estudada por um grupo de cientistas do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com pesquisadores do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Na pesquisa foi constatada que a condição mais frequentemente associada à hipertensão resistente – a que não cede com o uso de medicamentos – é a apneia do sono.

Aluno homenageado

Nesta sexta-feira, 19, às 12h, a Faculdade Cásper Líbero presta homenagem ao aluno Victor Hugo Deppman, estudante do 3.º ano do curso de Rádio e TV, morto na noite do último dia 9. Durante a cerimônia, a direção de Faculdade e um professor, representando todo o corpo docente, falarão algumas palavras para homenagear o aluno.

PET ideal

Alunos do Programa de Residência em Medicina Veterinária da UFPR promovem no dia 2 de maio, às 19 horas, a palestra “Esse pet é para mim?”. O objetivo dessa iniciativa é ajudar a escolher o animal de estimação mais adequado para uma pessoa ou família. O evento é aberto à comunidade e acontece no anfiteatro do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, prédio da administração, Rua dos Funcionários,1540, Juvevê, em Curitiba. A entrada é gratuita, mas, os que desejarem, podem trazer um quilo de alimento não perecível que será doado para entidades beneficentes. Para inscrições e mais informações pelo e-mail ou telefone 3350-6784.

Competição de Robótica

Estudantes gaúchos da cidade de Gravataí tem encontro marcado entre as próximas quarta-feira e sábado (24 e 27), em Saint Louis, nos Estados Unidos, para a disputa da etapa final da FIRST Robotic Competition (FRC) – nada menos que a maior competição envolvendo equipes de robótica no mundo. E não é só isso. A equipe da General Motors, intitulada "The Brazilian Trailblazers", é o único grupo do gênero no Brasil formado exclusivamente por alunos da Rede Pública de Ensino.
Duas estudantes de 16 anos do ensino médio da Escola Estadual Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, no bairro João Aranha, em Paulínia (SP), envolveram-se em uma briga durante o período de aula na manhã de quarta-feira (17). A confusão foi gravada em vídeo, que mostra um professor no local. Durante a briga, uma das garotas, muito maior que a outra, joga a colega no chão e desfere tapas, socos e chutes na companheira de classe. Em meio à cena, um professor, que não teve o nome revelado pela escola, acompanha de perto, quase como espectador, a ação.
“Sempre quis fazer Medicina. Desde a infância eu tenho curiosidade a respeito da saúde e anatomia dos seres vivos”, revela Renata Sandrigo, de Floresta, Paraná. Por meio da Aliança Russa, a estudante de 22 anos embarca dia 2 de maio, com mais treze estudantes de todo o país, para cursar Medicina em Kursk, na Rússia.  Na mesma data, outros cinco alunos seguem para Belgorod, para a realização da Faculdade Preparatória em Russo, com duração de quinze meses. Após a conclusão, os estudantes poderão escolher entre Medicina e Relações Internacionais. 

Alfabetizar diferente, com apoio de recursos tecnológicos

Ana Paula Barros de Paiva - anapaula.paiva@fk1.com.br
Orientadora-Educacional na área de Informática Educacional da empresa Planeta Educação e pedagoga especializada em projetos educativos.
O processo de alfabetização é para a criança um momento de muitas novidades e desafios. É preciso ter cuidado e atenção nesta fase, pois as crianças vêm de experiências em que, até então, aprendiam diversas coisas por meio de brincadeiras e atividades lúdicas.

É nesses momentos que o contato e o vínculo se estabelecem, pelas relações socioemocionais e no dia a dia. Além disso, as crianças nessa fase também trazem experiências familiares que se refletem diretamente na ação delas.

Na chegada à escola, as surpresas no processo de alfabetização se sucedem. Além do receio e daquele medo do diferente, o aluno está cheio de ansiedade e curiosidade. O professor não é o mesmo, talvez a escola seja outra. Então, como podemos receber esses pequenos alunos?
Preparar a primeira aula com brincadeiras divertidas e que tenham conteúdo. Por que não um baralho de imagens com seus respectivos nomes embaixo? Poderá ser um dos instrumentos para a avaliação diagnóstica!
Sabendo dessa ansiedade e curiosidade dos alunos, das mudanças que a educação vem passando a cada dia, além da tecnologia que a cada minuto nos apresenta um recurso novo que interfere diretamente na vida de todos, é imprescindível que o professor se aproprie de novas ferramentas tecnológicas para criar aulas atrativas para que seus alunos tenham total interesse em aprender.

Recordando um pouco, a tecnologia em si não é uma novidade do mundo atual, pois ela sempre existiu. Quem se lembra do velho ferro de passar roupas que utilizava brasa quente? Quando chegou o ferro elétrico, foi uma tremenda mudança para aquela época. Hoje, o que temos é uma tecnologia acelerada, que a cada dia apresenta uma novidade que podemos usar a nosso favor e bem-estar.

O computador, por exemplo, pode ser um grande aliado do professor. Afinal, qual criança não se interessa por uma aula informatizada? O simples fato de a criança ver um computador, um notebook ou tablet, a deixa interessada e empolgada, o que desperta, automaticamente, a vontade de aprender.

É lindo e prazeroso ver o brilho nos olhos das crianças querendo aprender. Professor, você é a peça-chave dentro de uma sala de aula. Tome isso para si e seus alunos serão os verdadeiros protagonistas, assumindo o papel de desenvolver-se com autonomia. Aos professores interessados em desenvolver novas aptidões para o seu trabalho em sala, vão algumas dicas de possibilidades de trabalhar com a tecnologia na turma de alfabetização:

No computador
Crie atividades e dê oportunidades para que os alunos utilizem o processador de texto, multimídia, visualização e criação de imagens, além da reprodução de vídeos. O próprio professor pode criar atividades integradas ao utilizar recursos tecnológicos na sala de aula ou, inicialmente, pode trabalhar a partir de temas como “a brincadeira de que mais gosta”; “a comida ou música preferida”, entre outros.
Falando do processo de alfabetização, não é pertinente aqui querer que a criança escreva um texto. Afinal, cada criança precisa enfrentar desafios que possam ser superados naquela faixa etária, de modo que não fique desmotivada dentro da escola.

Entretanto, ela pode tentar escrever seu nome ou identificar e digitar a primeira letra dele, assim como selecionar e colar uma imagem de um Banco de Imagens que o professor tenha preparado antes da aula – imagens que estejam relacionadas ao tema abordado daquele dia. Além disso, é possível também utilizar softwares free, previamente selecionados para alfabetização e faixa etária da turma.

No tablet

É um instrumento muito atrativo que pode auxiliar o professor. Existe uma diversidade de aplicativos, que podem auxiliar na alfabetização, dado que é possível escrever e desenhar qualquer coisa desejada a partir de movimentos simples dos dedos. Veja os eixos de alguns aplicativos: alfabeto, letras, palavras, memória, quebra-cabeça, músicas, concentração, entre outros. Aqui, cabe ao professor ter sensibilidade e pesquisar os aplicativos que mais combinam com a turma, pois não existe uma receita pronta para o desenvolvimento, ou seja, é o professor que precisa utilizar estratégias, pesquisar e encontrar a melhor maneira de atingir os seus alunos, de forma que eles sintam prazer em aprender.

Mesmo que você, professor, não tenha a habilidade de trabalhar com muitos recursos da informática, comece pelo pouco que você sabe, solicite ajuda, estude e, gradativamente, perceberá que muita coisa é construída aos poucos.

Lembre-se sempre: dentro da sala de aula, você é o espelho para cada criança. Por isso, pesquise, crie e reinvente se for necessário, mas proporcione os melhores momentos para que cada criança se desenvolva com autonomia, não perdendo essa oportunidade grandiosa de aprender dentro da escola. Assim, você fará parte desse grande grupo de pessoas, que acreditam e amam muito a educação!

Ciência sem Fronteiras terá bolsa para projetos de pesquisa

Agência Brasil -

O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) terá uma nova modalidade, a Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico no Exterior. Diferentemente das demais bolsas oferecidas pelo programa, ela não será destinada à formação acadêmica, mas a especialistas, tecnólogos e efetivo técnico-científico para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, estudos, treinamentos e capacitação por meio de estágios e cursos que devem durar de um a 12 meses. O programa foi anunciado ontem (17) pelo governo.

O edital ainda está sendo preparado. De acordo com o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, a seleção será semelhante ao dos estudantes para o CsF, mas ao invés de apresentados pelos estudantes, os projetos serão enviados pelas empresas e instituições de pesquisa interessadas. O pesquisador será selecionado pela própria instituição para o curso e continuará recebendo o salário. De acordo com Oliva, ele deve ganhar também uma bolsa-estudo.

"O candidato deve manter o vínculo empregatício. Além do salário, deve receber uma bolsa para complementar o que ganha e ter condições de viver no exterior", diz Oliva. "São pessoas que já trabalham no setor e que podem beneficiar a empresa ou o instituto. Não está indo para fazer uma graduação, está saindo do Brasil com um foco específico que pode ser um sistema de automação, um sistema de controle, algo para melhorar a qualidade da produção".

A nova modalidade terá duas categorias, Júnior e Sênior. De acordo com o nível do bolsista, os valores recebidos também devem ser diferentes. As áreas beneficiadas serão as mesmas do CsF: ciências exatas - matemática, química e biologia-; engenharias; áreas tecnológicas e da saúde. Oliva acredita que as maiores adesões serão de micro, pequenas e médias empresas, pelo caráter de investimento em inovação característico dessas instituições.

MT - AGE realiza workshop para servidores da Seduc

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) receberá na próxima semana, dia 25


de abril, representantes da Auditoria Geral do Estado de Mato Grosso (AGE-MT) para  promoção de um workshop sobre o programa de Controle Disciplinar do Poder Executivo Estadual.
 
 A reunião  que será realizada no período vespertino contará com 160 servidores convidados e esclarecerá os objetivos do programa “Você Faz a Diferença”.

Iniciado no dia 3 de abril, o Programa visa reduzir o número de infrações funcionais, bem como a quantidade de processos administrativos disciplinares registrados no Executivo Estadual. A primeira fase será realizada com a participação de secretários adjuntos, superintendentes, coordenadores e gerentes, porém o programa se estenderá a todos os servidores estaduais.

A ação da AGE, por meio da Secretaria Adjunta da Corregedoria Geral, quer  esclarecer sobre deveres e proibições oriundas ‘de comportamentos culturalmente enraizados na administração pública’.

Segundo os responsáveis pelos trabalhos, o workshop dará orientações sobre três eixos: prevenção, comportamento no ambiente de trabalho,  punição. E mais, as ações orientarão os participantes sobre o papel das chefias.

O Programa é uma ação da AGE com a parceria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e Associação dos Auditores do Estado (ASSAE) e Ministério Público Estadual (MPE).

Conheça aqui a cartilha do Programa

Assessoria Seduc-MT

UFMT oferece Especialização em Coordenação Pedagógica


 
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Instituto de Educação (IE), abre as inscrições para o Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, modalidade a Distância. As inscrições começam na segunda-feira (22) e se encerram no dia 10 de maio. O curso é uma parceria entre a UFMT e o Ministério da Educação (MEC), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Secretária de Estado de Educação (Seduc). Ao todo estão sendo ofertadas 100 vagas, destinadas aos profissionais que exercem a função de Coordenadores Pedagógicos e pertencem à rede pública municipal e/ou estadual de educação básica, incluindo a Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Educação Profissional. O curso será coordenado pelo Professor Edson Caetano, do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação. A duração é de 12 meses.

Para obter mais informações ligue (65) 3615-8437 ou envie e-mail para coordenadoresufmt@gmail.com

Lei tira exigência de pós-graduação para novos professores de federais


Uma lei de iniciativa do governo federal que entrou em vigor no mês passado determinou que as universidades federais não podem mais exigir nos concursos para professor os títulos de mestre ou doutor dos candidatos.
 
Na prática, quem só tiver diploma de graduação pode agora disputar todas as vagas abertas nas universidades. Até então, esses candidatos eram aceitos como exceção.
 
O governo afirmou ontem (17) que pretende alterar novamente a regra, para que as instituições possam voltar a exigir diploma de pós-graduação, como condição primordial para a inscrição.
 
O governo ainda não sabe, porém, se mandará um projeto de lei ao Congresso ou se editará medida provisória.
 
Dirigentes de universidades disseram à Folha que o Executivo não tinha a intenção de proibir a exigência de mestrado ou doutorado.
 
Houve um erro no projeto, segundo eles, só percebido quando as universidades consultaram suas áreas jurídicas para abrir os concursos.
 
A mudança, porém, já trouxe resultados práticos.
 
A Federal de Santa Catarina, por exemplo, está selecionando 200 professores com diploma de graduação (inicialmente, exigia doutorado).
 
Na Federal de Pernambuco, os departamentos de física e de química decidiram suspender os processos por discordar da nova regra.
 
Desde a década de 1990, a praxe nos concursos é exigir que os candidatos tenham doutorado ou mestrado, como forma de buscar melhor qualidade no ensino e na pesquisa. Hoje, 90% dos docentes das federais têm uma pós.
 
O Ministério da Educação passou a ser pressionado pelas universidades após a consultoria jurídica da pasta publicar parecer confirmando que a lei em vigor agora proíbe que as instituições barrem candidatos sem pós.
 
"Manifestamos publicamente nossa insatisfação, por acreditar que, sem titulação pós-graduada, a competência acadêmica e a formação de recursos humanos ficarão seriamente comprometidas", disse, em nota, o departamento de física da Universidade Federal de Pernambuco, um dos mais produtivos do país.
 
O Conselho Universitário da Unifesp (Federal de São Paulo) emitiu na semana passada nota de repúdio à lei, por entender que ela fere a sua autonomia de escolher o perfil dos novos docentes.
 
UOL
 

MT - Estudo: 10% da população tem algum transtorno de aprendizagem


Estudo divulgado nesta quinta-feira em artigo na revista especializada Science indica que até 10% da população tem algum transtorno de aprendizagem - como dislexia, discalculia, autismo, desordem de atenção (déficit ou hiperatividade).
A pesquisa, feita por cientistas da universidade College London (Reino Unido), indica que as crianças frequentemente são afetadas por mais de um tipo de dificuldade. Segundo os autores, a arma contra esse problema pode estar na tecnologia.
 
Os transtornos de aprendizagem são resultado de um desenvolvimento atípico do cérebro com complicadas causas genéticas e ambientais. Conforme os pesquisadores, essas condições isoladas já são um desafio para o educador, mas eles descobriram que a ocorrência simultânea de mais de um tipo de transtorno em um aluno é mais comum do que se imaginava. Para se ter uma ideia, entre 33% e 45% das crianças com desordem de atenção também sofrem de dislexia - e outros 11%, de discalculia (dificuldade em trabalhar com números).
 
"Nós estamos finalmente começando a achar maneiras efetivas de ajudar estudantes com um ou mais transtorno de aprendizagem, e apesar de a maior parte dos estudantes conseguir normalmente se adaptar a uma abordagem única para toda a classe, aqueles com transtorno de aprendizagem vão precisar de suporte especializado desenvolvido para sua única combinação de dificuldades", diz Brian Butterworth, da College London.
 
Ao lado de Yulia Kovas, também da universidade, Butterworth reuniu o que se conhece sobre as bases desses transtornos para tentar esclarecer o que os causa. Eles esperam melhorar a educação para estudantes de maneira individual, além de treinar psicólogos, médicos e professores.
 
"Cada criança tem uma perfil cognitivo e genético único, e o sistema educacional deve ser capaz de monitorar e adaptar o atual repertório de habilidades e conhecimento dos estudantes", diz Butterworth. "Uma aproximação promissora envolve o desenvolvimento de aplicações de aprendizado aprimorada tecnologicamente, como jogos de videogame, que são capazes de adaptar-se às necessidades individuais em cada disciplina básica."
 
Fonte: Terra

MT - Sintep reage e detona gestão da Seduc


O Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública de Mato Grosso (Sintep-MT) reagiu à guerra de poder para controlar cerca de R$1,6 bilhão de reais, orçamento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Em que pese a pasta ser comandada por um petista – Ságuas Moraes –, partido com alicerce eminentemente sindicalista, o Sintep resolveu abrir o bico e denunciar o caos que se instalou na educação mato- grossense. 
 
Escolas com estrutura caindo aos pedaços, superlotação de salas de aula e calor excessivo, além de salários defasados são fatores que cansaram os profissionais da educação. A crise na pasta levou à reprovação das contas da Seduc de 2011 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
 
Gilmar Soares Ferreira, secretário de comunicação do Sintep, lamenta que a briga política na Seduc – Ságuas Moraes e a ex-secretária Rosa Neide Sandes de Almeida centralizam o poder na pasta – seja pelo viés do orçamento. Conta ser deplorável para a sociedade mato-grossense que numa secretaria de Estado exista briga partidária em detrimento da aplicação correta dos recursos e que a Seduc não questione a qualidade educacional. Avisa que “se algum partido político quiser entrar na Secretaria só para ‘meter a mão’, nós (Sintep) vamos denunciar. Não abrimos mão da transparência, seja de qual partido for. O que vemos hoje é que os recursos que chegam não são os recursos que deveriam ser aplicados”, desabafou. 
 
O secretário diz que o Sintep sempre foi um crítico a respeito de tudo o que se refere à educação e vem constantemente denunciando as irregularidades ocorridas na área, inclusive “o desvio de finalidades dos recursos, como o desvio do Imposto de Renda Retido na Fonte, que é um recurso não computado para educação conforme acórdão anterior com o próprio Tribunal de Contas do Estado (TCE) que chega à ordem de 300 milhões de reais”. Ele informa que a não aplicação do IRRF ocorre desde 2004 – governo Blairo Maggi (PR).
 
O sindicalista pede a aplicação integral de 35% da verba da educação (segundo ele, hoje é por volta de 25%) e indica o “flagrante desrespeito do Governo do Estado quanto aos incentivos e renúncias fiscais onde a lei diz que, se der incentivo, a educação deve ser preservada”. 
 
E completa dizendo: “Se considerarmos a distorção salarial entre professores e funcionários e o sucateamento da educação nos últimos 10 anos, as ações do secretário Ságuas são insuficientes e ineficientes; ele [secretário] tomou medidas tímidas e esperamos uma postura mais ousada e que faça com que a Constituição seja cumprida integralmente. Não faço uma avaliação positiva dessa gestão: Ságuas não cumpre o dever de casa”.
 
Questionado pelo Circuito Mato Grosso sobre as contas reprovadas e a atuação do governador Silval Barbosa e Ságuas na educação de Mato Grosso, Henrique Alves, presidente do Sintep, disse que apoia todos os órgãos fiscalizadores e “se existe desvio de recursos públicos tem que ser apurado porque, na ponta, o que não falta são escolas sem condições de funcionamento, em precária estrutura física e piso salarial aquém das reivindicações do sindicato”.
 
O presidente lamenta que o discurso dos gestores seja apenas político e na prática não acontecer nada: “a realidade é outra”, disse. Ele lembra que o Sintep promoverá de 22 a 26 de abril a Semana Estadual de Greve para que os dirigentes políticos tenham um novo olhar sobre educação. Conclui dizendo: “A escola pública é a escola de todos; é a melhor que existe porque ela abriga a todos sem discriminação e com inclusão social. Queremos que o ano de 2013 seja o ano da virada educacional!”.
 
 
Por: Rita Aníbal
 
Foto: Sandra Carvalho
 

Apenas adolescentes mal educados?


Faissal Calil            

Na semana passada vimos que um garoto em São Paulo assassinou outra pessoa, há poucos dias de completar 18 anos, portanto, será julgado como menor. Desde então, passamos a refletir novamente sobre a possibilidade de redução da maioridade penal. 

Como advogado e formador de opinião, não tenho medo de dizer que sou favorável à redução da maioridade penal. Sei que a redução, por si só, não vai solucionar o problema dos jovens delinqüentes. Também tenho a convicção de que o correto seria investimento maciço em educação, mas para isso seria necessário elevados recursos financeiros, o que, de fato, está longe de acontecer. 

É inegável, também, que o sistema penitenciário é deficiente, mas assim o é para todos, seja para os que possuem idade entre 16 e 18 anos, como para os maiores de 18. 

Não é de hoje que o sistema está longe do ideal e não cumpre a sua função de reeducação, contudo, perante o cenário atual, temos que levar em consideração que um adolescente de 16 anos já sabe discernir o certo do errado. 

Pois bem, uma pessoa que sai às ruas com uma arma de fogo na mão predisposta a praticar assaltos, com certeza sabe que está agindo de maneira errada. Será que essa pessoa se colocou no lugar da vítima? 

A solução mais rápida é a reclusão, pois o que acontece é que tais jovens retornam rapidamente às ruas e continuam a cometer novos delitos, fazendo novas vítimas e causando mais injustiça social. O sistema penitenciário é sim muito ruim, mas deixá-los soltos por aí com essa mente criminosa não é a melhor solução. 

Aos que dizem que com a redução da idade penal o menor de 18 anos e maior de 16 não terá a chance de ser reeducado pelo fato de ficar encarcerado junto com criminosos de maior idade, vale lembrar que as instituições para menores infratores viraram uma espécie de ‘escola do crime’. 

A lei eleitoral e a própria Constituição asseguraram a maioridade política a partir dos 16 anos, quando permitem aos jovens, nessa idade, escolher seus governantes. Com 16 anos, eles com certeza também já têm discernimento da gravidade que está cometendo quando tira a vida de alguém. 

Ainda nesta semana, este debate foi trazido para o plenário da Câmara para discussão e ressaltei que não estamos discutindo o sistema prisional, mas, na minha opinião, a redução da maioridade penal é uma medida necessária para que jovens delinqüentes não voltem a praticar crimes, muitos deles hediondos. 

Se esse assunto não for novamente discutido pelos governantes e pela sociedade, vamos continuar tratando delinqüentes de 17 anos e 11 meses e 29 dias como apenas um ‘ adolescente mal educado’ e delinqüentes que acabaram de completar 18 anos já como um ‘adulto homicida’.

MT - Representantes da Seduc visitam escolas rurais de Barra do Bugres

Redação 24 Horas News

Duas gerentes de Educação do Campo, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Glória Maria Muñoz e Ronsagela Goes estiveram em Barra do Bugres visitando as escolas rurais, com intuito de conhecer a gestão, que segundo Glória está desempenhando um ótimo trabalho, na questão de educação no campo.
 
“Fomos à escola do distrito de Assari, Sete de Setembro e também na escola Sabino Ferreira Maia, no distrito do Currupira. Tivemos a oportunidade de conhecer a real necessidade da comunidade e os compromissos de trabalho que esta gestão está desempenhando, em função da educação”, destacou Glória.
 
Além disso, foi discutido em reunião com a secretaria de Educação e Cultura, Bernadete Gregolin, juntamente com o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Faccioni e o vice-prefeito, João Bosco a aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar. Essa ação fortalecerá as famílias do campo. “Além de valorizarmos nossos pequenos agricultores, queremos conscientizar o consumo consciente na alimentação, com o consumo de produtos orgânicos, naturais, diminuindo o consumo de produtos industrializados”, ressaltou a secretária de Educação.
 
O vice-prefeito avaliou como produtiva a reunião, tendo em vista que vários assuntos relacionados à educação e agricultura familiar foram abordados. “Queremos fortalecer essa parceria entre Estado e Município. A visita das representantes foi muito importante, pois elas puderam ver de perto as nossas necessidades e também fazer um acompanhamento pedagógico dentro das escolas”, ressaltou João Bosco.

MT - Secretaria adota programa de monitoramento e execução das obras


Redação 24 Horas News

Cerca de 100 servidores da área estratégica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), entre eles o secretário Ságuas Moraes, conheceram nesta quinta-feira (18.04) o Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI) desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A apresentação foi realizada pelo assessor de apoio às unidades gestoras do TCE, Irapuan Noce, e a consultora Elisabete Queiroz. 
 
No evento, Ságuas Moraes destacou que a importância do PDI está em garantir coerência entre os planos e o orçamento. “O programa faz com que o Tribunal acompanhe a execução das metas, sinalizando ao responsável quando ela não estiver sendo realizada”, destacou. A importância desse monitoramento está na efetividade do cumprimento das metas. 
 
A partir de ferramentas pontuais como cursos à distância, controle e acompanhamento da execução das metas, programa de monitoramento e execução das obras do Estado, e um malote digital, o programa auxilia ao executor cumprir a tarefa e ao Tribunal o monitoramento da execução. Como resultado do PDI o governo pode mensurar com planilhas e gráficos o quanto dos resultados estabelecidos foram atingidos. 
 
“Mais do que regularidade das contas o PDI passa a garantir Políticas Públicas satisfatórias”, destaca o assessor do TCE Irapuan Noce. Conforme ele, o programa já apresentou respostas. Ele cita que o PDI foi aprimorado com objetivo de garantir a melhoria da qualidade e a eficiência dos serviços. 
 
Após os seis primeiros anos de implantação (2006-2012), o programa agora se estende ao executivo estadual, com o objetivo de elaborar o planejamento estratégico para o desenvolvimento das ações integradas. Estarão trabalhando com o PDI as Secretarias de Administração, Educação, Saúde, Segurança Pública, Defensoria Pública e aproximadamente 20 municípios do Estado, sendo que os oito maiores já estão executando o programa.

MT - Câmara aprova projetos que mantém “velhos privilégios” para pequeno grupo de professores

Redação 24 Horas News

Dois projetos de lei foram aprovados pelos vereadores de Várzea Grande e que trazem prejuízos a carreira dos profissionais da educação do município. Ambos os projetos foram encaminhados pelo Executivo.  Segundo o presidente  do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso de Várzea Grande, as duas matérias contém vícios antigos, que mantêm os velhos privilégios de um pequeno grupo em detrimento a maioria da categoria.
 
 “O executivo e legislativo de Várzea Grande não buscaram ouvir o sindicato, desconsideraram a pauta de reivindicação protocolada desde o dia 11 de janeiro deste ano. Batem cabeça, como diz velho ditado. E, pior ainda, perdem a oportunidade de corrigir distorções na carreira e de estabelecer regras mais criteriosas para as gratificações dos cargos de direção na rede municipal de ensino. Só nos resta lamentar tamanha balbúrdia na educação de Várzea Grande”,  afirmou o professor Gilmar Soares.
 
O último Conselho de Representantes do sindicato realizado no dia 11 de abril marcou Assembleia Geral dos profissionais da rede municipal para o dia 23 na Praça da Todimo, às 8 horas. “Caso o Novo Plano de Carreira não seja sancionado até 10 de maio e a revisão do enquadramento de 2010 não esteja em andamento, a direção do sindicato e o conselho de representantes apontam a retomada do movimento de greve em Várzea Grande”, informou.
 
 No dia 23, logo após a Assembleia, os trabalhadores e trabalhadoras da educação do município sairão em Caminhada até a Igreja Nossa Senhora do Carmo, onde será  realizado um ato de advertência à sociedade sobre a necessidade do executivo municipal resolver os problemas da carreira dos profissionais em educação.
 
 De acordo com o calendário de luta da entidade,  no dia seguinte, quarta-feira, a partir das 8h, as escolas farão uma exposição de Dossiês das Escolas, denunciando as péssimas condições de infraestrutura e os riscos que educadores e estudantes estão correndo dentro de nossas escolas. O evento acontecerá na Praça da Igreja Nossa Senhora do Carmo (Centro de VG). 
 
 Já, no dia 25, quinta-feira, às 7h30, será realizado Ato Público em frente à Câmara de Vereadores e após o ato publico, a categoria fará uma caminhada de protesto pelo Paço Municipal Couto Magalhães, cobrando os pontos da Pauta de Reivindicação e alertando o Executivo e o Legislativo acerca dos Problemas com o Plano de carreira e os direitos negados aos Profissionais da Educação. 
 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Estudo: 10% da população tem algum transtorno de aprendizagem


Estudo divulgado nesta quinta-feira em artigo na revista especializada Science indica que até 10% da população tem algum transtorno de aprendizagem - como dislexia, discalculia, autismo, desordem de atenção (déficit ou hiperatividade).
A pesquisa, feita por cientistas da universidade College London (Reino Unido), indica que as crianças frequentemente são afetadas por mais de um tipo de dificuldade. Segundo os autores, a arma contra esse problema pode estar na tecnologia.
 
Os transtornos de aprendizagem são resultado de um desenvolvimento atípico do cérebro com complicadas causas genéticas e ambientais. Conforme os pesquisadores, essas condições isoladas já são um desafio para o educador, mas eles descobriram que a ocorrência simultânea de mais de um tipo de transtorno em um aluno é mais comum do que se imaginava. Para se ter uma ideia, entre 33% e 45% das crianças com desordem de atenção também sofrem de dislexia - e outros 11%, de discalculia (dificuldade em trabalhar com números).
 
"Nós estamos finalmente começando a achar maneiras efetivas de ajudar estudantes com um ou mais transtorno de aprendizagem, e apesar de a maior parte dos estudantes conseguir normalmente se adaptar a uma abordagem única para toda a classe, aqueles com transtorno de aprendizagem vão precisar de suporte especializado desenvolvido para sua única combinação de dificuldades", diz Brian Butterworth, da College London.
 
Ao lado de Yulia Kovas, também da universidade, Butterworth reuniu o que se conhece sobre as bases desses transtornos para tentar esclarecer o que os causa. Eles esperam melhorar a educação para estudantes de maneira individual, além de treinar psicólogos, médicos e professores.
 
"Cada criança tem uma perfil cognitivo e genético único, e o sistema educacional deve ser capaz de monitorar e adaptar o atual repertório de habilidades e conhecimento dos estudantes", diz Butterworth. "Uma aproximação promissora envolve o desenvolvimento de aplicações de aprendizado aprimorada tecnologicamente, como jogos de videogame, que são capazes de adaptar-se às necessidades individuais em cada disciplina básica."
 
Fonte: Terra

terça-feira, 16 de abril de 2013

Secretaria de Educação de Cuiabá divulga edital de processo seletivo para contratação temporária

A Secretaria Municipal de Educação (SME) divulga, a partir desta terça-feira (16/10), o edital Nº 001/2013/GS/SME- de seleção para contrato temporário, referente ao ano letivo de 2013.

Trata-se de um processo seletivo para a contratação de professores, auxiliares em desenvolvimento infantil (ADIs), auxiliares de serviços gerais (ASGs), vigilante e técnicos em nutrição escolar (TNEs), e tem como finalidade suprir vagas existentes e/ou em substituições, nas unidades de ensino da rede municipal.

Estes contratos podem variar entre jornadas de trabalho de 10 e 40 horas semanais para professores, e de 30 horas semanais para técnicos.

Os servidores contratados em 2012 serão avaliados de 05 a 09 de novembro deste ano. Já as inscrições para o processo seletivo de contratação para o ano que vem serão realizadas em seguida, entre 19 e 23 de novembro.

Para obter mais detalhes e ler todo o edital desta seleção, basta acessar o endereço: http://www.cuiaba.mt.gov.br/secretaria?s=15
Fonte:  Tharyana Durigon ? SME - (65) 3645-6578

CuiabáSecretaria de Educação participa de seminário sobre bullying -MT

A psicóloga da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), Ivone Ricci Boaventura, ministrou hoje (14-03), na escola estadual Liceu Cuiabano, uma palestra no sobre o bullying e seus impactos dentro do ambiente escolar e na vida emocional e psicológica dos estudantes, no “I Seminário sobre Bullying na escola: desafios para educadores”.

O evento foi realizado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), em parceria com a Câmara de Educação Básica (CEB), Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Secretarias Municipais de Educação de Cuiabá e Várzea Grande e Conselhos Municipais de Educação de Cuiabá e Várzea Grande.
Direcionado aos gestores de escolas municipais e estaduais da Baixada Cuiabana, o seminário abordou temas como “O papel do gestor público no combate ao bullying na escola” e “A arte como resgate de valores humanos”, além da construção de uma Agenda de Compromisso da Escola para 2011.

A definição do termo, segundo a psicóloga Ivone Ricci, tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Sem uma tradução em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação e humilhação. “Esse comportamento só se caracteriza como tal se for repetidos e constantes”, explicou.

“O bullying não foi criado na escola. Ele é reflexo dos valores negativos cultivados pela sociedade, como o individualismo e o desrespeito às diferenças. As mesmas relações de poder que existem no meio social, que são as propulsoras do bullying, acabam desaguando no ambiente escolar. Ou seja, a escola reproduz esses valores”, afirmou.

Durante sua exposição, Ivone citou personalidades que passaram pelo trauma durante a época de estudante, como a tenista Fernando Meligeni e a apresentadora Ana Hickmann. “Esse tipo de agressão podem chegar a consequências extremas, como homicídio e suicídio, que podemos ver em vários exemplos na mídia”.

Na avaliação da palestrante, para reverter essa situação, é necessário que se construa uma sociedade mais igualitária, solidária e de respeito à diversidade. “Para isso, temos que contar com o papel do adulto na vida das crianças e adolescentes, que é a responsabilidade de educar, estabelecer limites. A mídia também é uma grande aliada nesse processo”.

Para o presidente do Conselho Estadual de Educação, Geraldo Grossi, a superação dessa condição nas escolas depende do aprofundamento das discussões sobre o tema com os educadores. “Minha experiência como professor revela que não estamos preparados para lidar com bullying, que provoca tantos danos de ordem física, mas fundamentalmente moral na formação da personalidade dessas crianças e adolescentes. Somos co-responsáveis em buscar soluções dentro do espaço escolar”, concluiu.

Mais informações:
(65) 3645-6578
Fonte:  Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

MT - Seduc realiza formação continuada em Braile

Sessenta professores de Escolas Estaduais de 42 municípios de Mato Grosso participam nesta semana na capital de um curso de formação continuada no sistema braile. Serão cinco dias de atividades formativas que tiveram início nesta segunda-feira (15.04), no Hotel Mato Grosso Palace. O curso é ministrado pela professora do Distrito Federal e especialista em educação para deficientes visuais, Cristina Negry.  

De acordo com a técnica da Gerência de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Aparecida Regina de Faria todos os participantes atuam nas salas de recursos multifuncionais das unidades de ensino e promovem a alfabetização e apoio educacional, no contraturno escolar, a estudantes portadores de necessidades especiais, entre eles os cegos e com baixa visão.

“Ao longo da semana vamos trabalhar de forma intensiva o ensino da língua portuguesa no braile. Também vamos passar aos professores noções básicas de orientação e mobilidade sobre como: guiar os, deficientes visuais, ensiná-los a escrever algumas palavras, fazerem atividades em seu dia-a-dia, cuidarem de casa, lavar louça, entre outros e como realizarem as operações básicas da Matemática utilizando o aparelho Sorobã”, informou Cristina.

Conforme Aparecida de Faria essa semana formativa trata-se da primeira etapa do curso que será retomado em maio. “Com a conclusão da segunda etapa que ocorrerá mês que vem esses 60 educadores estarão aptos a realizar a alfabetização de alunos com deficiência visual”, afirmou. A professora Benedita Costa, da Escola Estadual Tarsila do Amaral de Colniza (1.114 km de Cuiabá) está animada com a formação.

“Já atendo na sala de recursos alunos com baixa visão. Auxiliamos no aprendizado e alfabetização de alunos da nossa Escola e da unidade Vinicius de Moraes. Estou feliz, pois nunca participei dessa formação e após a conclusão do curso estarei apta a trabalhar com alunos cegos. Além disso, tudo que aprender vou repassar para os professores regentes que já atendem esses alunos nas salas regulares”, finalizou.
VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

MT - Maio terá nova etapa de agendamento para Exame Supletivo On Line

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) informa que os novos agendamentos, para as provas dos meses de junho e julho do Exame Supletivo On Line, estarão abertos a partir da segunda quinzena de maio. 

A partir desta terceira edição do Exame, iniciada no mês de março, haverá prazo para agendamentos das provas. A cada setenta dias novas inscrições serão aguardadas. A explicação se deve a ausência nas provas, constatada nas edições do Exame realizadas nos anos de 2011 e 2012. Na época era possível o agendamento em qualquer período do ano. 

“Havia muito esquecimentos das datas e o não comparecimento terminava por prejudicar pessoas que gostariam de realizar a prova. Em 2013, os agendamentos só podem ser feitos dentro de um período limitado de 60 dias”, explica o gerente curricular da Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Antônio Marcos Passos.

O nova sistematização para o agendamento obedece a um processo de aperfeiçoamento do Exame Online. “Recebemos muitas mensagens nos questionando quanto a erros no sistema, mas não se trata disso. Hoje, as provas só podem ser agendadas até o fim de maio”, finaliza.

Ele ainda relembra que caso o candidato agende a prova, mas seja impedido de comparecer deve informar - com cinco dias de antecedência - a justificativa para ausência, no sistema do Exame. A prova poderá ser remarcada imediatamente.  Outra opção será a de comparecer até o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) onde se inscreveu e requisitar a justificativa. Em caso de não comparecimento e/ou justificativa o interessado terá de aguardar o prazo de 75 dias para o novo agendamento, conforme especificado em Edital do Exame Online.

Saiba Mais

O Exame Online é ofertado gratuitamente em 25 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) instalados em cidades pólos do Estado e  possibilita a certificação do Ensino Fundamental e Médio.
As provas serão realizadas em todos os Cejas, porém as inscrições no Ceja Ariosto da Riva (Alta Floresta) ocorrerão a partir de 20.05; no Ceja Alfredo Marien (Rondonópolis) a partir de 02.05; e no Ceja Anísio Spínola Teixeira (Diamantino) a partir de 05.08.

Outras informações podem ser obtidas na coordenação de Educação de Jovens e Adultos pelos emails, ivan.maia@seduc.mt.gov.br; jeffeson.moura@seduc.mt.gov.br; antonio.passos@seduc.mt.gov.br

PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT

MT - Seduc realiza oficinas sobre Orientações Curriculares Indígenas

A partir de segunda-feira (22 até 26.04) a coordenadoria de Educação Indígena e formadores dos  Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros)  de sete pólos do Estado  iniciam  oficinas  sobre  Orientações Curriculares Indígenas. O objetivo é construir e reformular os Projetos Pedagógicos das Escolas Indígenas do Estado junto a representantes das 68 unidades escolares Indígenas.

A programação iniciada pelo Médio Araguaia prosseguirá  até o final de maio percorrendo os municípios de Canarana, Cuiabá, Juara, Tangará da Serra , Matupá, São Félix do Araguaia  (confira o calendário abaixo).

As atividades de elaboração dessas oficinas começaram em março, quando a coordenadoria indígena realizou o planejamento junto aos formadores indígenas dos Cefapros para a construção coletiva, junto as comunidades indígenas do Projetos Político Pedagógico das Escolas com base nas Orientações Curriculares.


Segue em anexo, a programação das formações nos seus respectivos pólos.
PÓLO
DATA
01
BARRA DO GARÇAS
22/04 A 26/04
02
CANARANA
13/05 A 21/05
03
CUIABÁ
13/05 a 17/05
04
JUARA
06/05 A 10/05
05
TANGARÁ DA SERRA
06/05 A 10/05
06
MATUPÁ
13/05 A 17/05
07
SÃO FELIX DO ARAGUAIA
14/05 a 17/05

MT Escolas iniciam processo de autoavaliação para Prêmio de Gestão Escolar

A comunidade escolar da unidade estadual quilombola José Mariano Bento, localizada em Baixius, zona rural Barra do Bugres (163 km de Cuiabá) já iniciou o processo de autoavaliação da gestão da Escola. A autoavaliação é quesito fundamental para participação das unidades no Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2013. 

De acordo com a diretora Dinalva Araújo de Campos, a direção da Escola se reuniu semana passada com os professores para realização do diagnóstico com os pontos fracos e fortes da gestão e apontamento de sugestões para melhorias. Na próxima semana haverá reunião com alunos, servidores e pais. A Escola conta com 180 alunos oriundos de cinco comunidades quilombolas e oferta o Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Após esses encontros a coordenação pedagógica vai elaborar um relatório com base no que foi apontado pelos participantes. Em seguida realizaremos o Plano de Ação para melhorias dos pontos fracos”, disse Dinalva. O plano será apresentado à comunidade escolar que auxiliará no cumprimento das metas apontadas. Ela destaca ainda que este é o terceiro ano que a Escola participa do Prêmio.

As inscrições para o PGE prosseguem até o dia 31 de maio por meio do site www.premiogestaoescolar.com.br. A escolha da destaque estadual ocorrerá em agosto e proporcionará à vencedora, um prêmio de R$ 6 mil. A coordenadora do Prêmio na Seduc, Cátia Cristina Figueiredo informa que em agosto também serão escolhidas as seis finalistas em âmbito nacional. Cada uma receberá R$ 10 mil, dentre elas a primeira colocada será eleita em outubro e receberá um prêmio de R$ 30 mil. 

Cátia Figueiredo ressalta ainda que os diretores das 27 Escolas que forem escolhidas como destaques estaduais serão contemplados com uma viagem de intercâmbio aos Estados Unidos. Eles terão a oportunidade de conhecer o sistema de ensino norte americano. “Este ano estamos empenhados para buscar a vitória para nossa Escola”, finalizou a diretora Dinalva.

VOLNEY ALBANOAssessoria/Seduc-MT

Professores usam imaginação e música para atrair a atenção de alunos

Professores têm usado a criatividade para atrair a atenção de alunos em colégios do Rio. Com a ajuda da música, eles aprimoram a técnica de ensinar através do funk, samba e diversos estilos musicais, conforme mostrou o Jornal das Dez, da Globo News.

André Diniz, um dos compositores do samba enredo da Vila Isabel, escola campeã do carnaval carioca em 2013, trabalha como professor de história e não larga o cavaquinho nem para ensinar. “Eles gostam de tudo que saia do cotidiano, da rotina. Cria um clima de felicidade, cria um clima de alegria e fixa. Porque a música não tem jeito, fica na cabeça e não sai nunca mais”, afirma o professor.

“Eu matava muita aula no colégio. Quinta-feira à tarde era a aula dele e era a única que eu ia no colégio. Tive vontade de ser professor por causa dele”, diz um dos alunos.

Autor de um funk que virou fenômeno na internet, o professor Sílvio Predis, diz que já foi até reconhecido na rua depois do sucesso. Ele cria letras de funk para ensinar uma das matérias mais temidas pelos jovens: a química. O vídeo de uma de suas aulas caiu na rede semana passada e foi visto mais de 1,3 milhão de vezes.
“Cheguei no banco para pagar contas e a menina do caixa estava me olhando. Me olhou uma, me olhou duas, aí, na terceira vez, ela olhou e falou assim: “Já te falaram que você é a cara do professor do Youtube?”, contou Predis.

“Super divertidas as aulas deles. Mantém muita a nossa atenção”, afirma uma das alunas.
Apaixonado por música, Sílvio já compôs várias letras. Parodia funk, música sertaneja e até forró para explicar conceitos complicados.

Fonte: G1 Educação

Como inserir educação financeira na vida de crianças e jovens de forma consistente

Reinaldo Domingos - reinaldo@disop.com.br
Educador financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira e Editora DSOP.

Diante de um cenário de consumismo desenfreado, população endividada ou frustrada por não conseguir realizar seus sonhos, inserir a educação financeira na vida de crianças e jovens tornou-se um dos principais desafios de pais e escolas. Os pais têm papel fundamental no significado que os filhos atribuem ao dinheiro e a forma como a família lida com os seus recursos financeiros pode influenciar a maneira como a criança irá administrar os seus bens no futuro.

Muitos pais que não receberam orientação dessa natureza, além de também precisarem de uma “reeducação”, encontram dificuldade de transmitir esse tipo de conhecimento. Mas, agora, estão ganhando aliados na tarefa de educar os filhos financeiramente. É cada vez maior a preocupação de governos em vários países do mundo em tornar a população apta para tomar decisões de consumo de forma consciente e responsável.

Ao mesmo tempo, cobra-se de escolas a formação de alunos-cidadãos, autônomos, com visão crítica e capazes de idealizar e realizar projetos individuais e coletivos, assimilando, desde cedo, a importância do equilíbrio financeiro para o bem-estar individual e social. Isso significa que esse tema não é um modismo, e sim um novo desafio global, já que as economias têm sofrido rápidas mudanças e, em especial, em um país como o Brasil, que, nos últimos anos, passou por uma reconfiguração da distribuição de suas classes sociais.

Hoje, o país tem uma importante parcela da população com maior poder de compra, porém endividada.
Um dos caminhos para famílias e escolas educarem financeiramente seus filhos e alunos é se basearem nos pilares da Metodologia DSOP de Educação Financeira – Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar. Isso se traduz em estimular as crianças e jovens a identificarem seus sonhos de curto, médio e longo prazos; ensiná-los a investigar quanto custam os seus sonhos e, junto com os pais – que devem saber a equação entre seu orçamento e gastos –, calcular quanto seria necessário reservar por semana, mês ou ano, seja da semanada, damesada ou do orçamento familiar, para que o sonho possa ser realizado.

As crianças são muito observadoras e, desde cedo, começam a perceber que o dinheiro tem uma força. A partir da percepção desse entendimento – que ocorre, normalmente, por volta dos três anos –, já deve ter início o processo de educação financeira. Frequentemente, elas veem os adultos entregarem dinheiro, cartões e cheques, em vários locais, em troca de mercadorias. Ou seja, observam que troca-se dinheiro por coisas que se quer ter. Ao mesmo tempo, crianças e jovens estão expostos às mensagens publicitárias que estimulam o desejo de ter. São duas forças importantes que movimentam a sociedade e, portanto, precisam ser bem compreendidas.

O antídoto para os possíveis efeitos nocivos do estímulo ao consumo é envolver as crianças nas decisões familiares sobre os gastos, colocando os sonhos em primeiro lugar. Temos de mostrar que é preciso ter objetivos, fazer escolhas e que nada é mágico, porém, tudo é possível, desde que o dinheiro seja usado com foco e sabedoria.

Dessa forma, habitua-se a criança a acordos que não significam negação, mas sim negociação. Ela perceberá que é possível ter, porém, nem sempre no momento em que se quer. Essa prática também ajuda a aliviar o sentimento de culpa de muitos pais, porque, nesse exercício, eles também aprendem a se reeducar financeiramente e deixam de ver o dinheiro – ou o poder de comprar – como uma válvula de escape para suprir lacunas em outros aspectos da vida.

Aplicativo que avalia qualidade de ensino vence concurso do Inep

Agência Brasil - 

Um aplicativo que permite que a escola selecione sob quais critérios quer ser avaliada e compare os indicadores com outras instituições, com médias municipais, estaduais e brasileiras, foi o vencedor do primeiro Hackathon. O evento é uma parceria entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Fundação Lemann.

Ao todo, 30 jovens foram selecionados em todo o Brasil para participar de uma maratona para desenvolver aplicativos, sites, softwares ou mesmo propostas para a divulgação dos dados da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O desafio dos jovens era tornar os dados do Inep acessíveis à população.

Em segundo lugar, ficou o projeto Portal de Acessibilidade de Dados da Educação Básica e, em terceiro, o Busca Escola. Deste, é possível ter acesso a um protótipo. O programa permite a busca da melhor escola no caminho entre a casa e o trabalho.

Para desenvolver os programas, as equipes vencedoras receberam, de acordo com a classificação, R$ 5 mil (o primeiro lugar), R$ 3 mil (o segundo lugar) e R$ 2 mil (o terceiro lugar). Segundo os organizadores, assim que estiverem prontos para uso, os programas serão oferecidos aos interessados.

Conselhos de Alimentação devem regularizar situação até dia 30


Agência Brasil - 

Caso não regularizem a situação dos conselhos de Alimentação Escolar até o final do mês, 269 entes federativos poderão ficar sem os repasses da merenda escolar. Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), desse, 146 já estão sem receber os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

É papel dos conselhos fiscalizar se a aplicação dos recursos públicos foi adequada. Sem eles, não é possível aprovar a prestação de contas dos entes federativos, mas as autoridades responsáveis dizem que novas nomeações são necessárias para levar a tarefa a cabo.
Gestores escolares, prefeitos e secretários municipais e estaduais de Educação – não apenas dos locais com conselhos vencidos – têm até o dia 30 deste mês para prestar contas, pela internet, dos recursos que receberam do governo federal em 2011 e 2012.

“Quando vencem os mandatos dos conselhos, para quem os gestores encaminham a prestação de contas? Sem a prestação, o ente federativo torna-se omisso e, com isso, fica suspenso e deixa de receber a verba da alimentação escolar”, diz a coordenadora-geral do Pnae, Albaneide Peixinho.

Para que esses órgãos sejam regularizados, novos conselheiros têm de ser escolhidos, incluindo representantes do Poder Executivo, de entidades de docentes, discentes e trabalhadores na área de educação, dos pais de alunos, além de indicados por entidades civis organizadas. Os conselheiros são escolhidos pelos próprios grupos que representam e, posteriormente, nomeados por portaria ou decreto.

De acordo com Albaneide, assim que forem regularizados os conselhos, os entes federativos voltam a receber os recursos, embora não haja pagamento de valores retroativos. Segundo o FNDE, 601 conselhos estão com mandatos vencidos, mas muitos ainda têm um prazo para adequação antes de perder os repasses. O número é alto, diz Albaneide. “Este ano coincidiram dois fatores, o fim dos mandatos dos conselhos e a troca de gestão nos municípios.”

Pelo último levantamento realizado no setor, referente aos anos de 2008 e2009, 50% dos municípios contavam apenas com os repasses do Pnae para financiar a merenda dos alunos. “Nossa intenção é que os conselhos sejam regularizados e façam a prestação de contas. Não queremos que as escolas fiquem sem o repasse”, diz Albaneide.

Dilma: Brasil sem Miséria tem 380 mil inscritos no Pronatec

Agência Brasil - 

A presidente Dilma Rousseff disse hoje (15) que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) atingiu a marca de 380 mil matrículas entre pessoas cadastradas no Brasil sem Miséria. Segundo ela, do total de 8 milhões de vagas lançadas há um ano e meio, 1 milhão são reservadas para quem recebe o benefício.

“Reservamos como uma forma do início de uma nova caminhada”, disse, no programa semanal Café com a Presidenta. “O país está gerando empregos e o país precisa de mão de obra especializada, tanto nossa indústria, como serviços, como a própria agricultura”, completou.

Segundo Dilma, o crescimento registrado pelo país deve incluir oportunidade de emprego para todos, inclusive para os que têm dificuldade em conseguir uma posição melhor porque não têm formação adequada. “Quanto mais qualificados eles forem, mais oportunidades terão para conseguir um trabalho e melhorar sua renda.”

De acordo com a presidenta, o Pronatec já matriculou, em cursos técnicos e de qualificação profissional, 2,8 milhões de jovens e trabalhadores.

“Com o Pronatec, nós queremos que o país, cada vez mais, tenha uma geração de jovens com formação técnica de qualidade, capazes de melhorar os nossos produtos e serviços, e aumentar a competitividade nas nossas empresas, o que ajuda a melhorar os salários dos trabalhadores e a fazer a renda das famílias crescer ainda mais.”

MT - Juíza manda prefeito pagar piso aos professores

Salário de R$ 1,4 mil deverá ser respeitado, diz juíza

DA REDAÇÃO
A juíza da Primeira Vara Cível da Comarca de Diamantino (208km a médio-norte de Cuiabá), Patrícia Ceni, determinou que o prefeito Adair José Alves Moreira pague o piso nacional de R$ 1.451,00, referente a 40 horas semanais, aos profissionais do ensino, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. A liberação do recurso deve ser retroativa a 1 de janeiro de 2008.

Conforme a decisão, o prefeito tem 30 dias para encaminhar projeto à Câmara Municipal que autorize o pagamento do piso nacional na educação básica. Na ação do Ministério Público Estadual (MPE), consta que os profissionais recebem atualmente R$ 1.072,00. Conforme a promotoria, a legislação nacional estipula R$ 906,88 para cada 25 horas de serviço, enquanto a prefeitura da cidade paga tão somente R$ 670.

O prefeito argumentou em recurso que não houve tempo hábil para implementação do valor reajustado. Também garantiu não poupar esforços para colocar em vigor o piso nacional até o término do mandato, com base em estudos sobre o impacto que a adequação salarial dos professores causará no orçamento municipal.

A magistrada, porém, é taxativa na determinação imediata do cumprimento do valor adequado pelo Executivo. Segundo ela, é sabido que em 16 de julho de 2008 foi sancionada a Lei 11.738, instituindo o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. “A Lei determina que o piso deve ser reajustado anualmente, em janeiro, no mesmo percentual que o custo-aluno do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Ainda de acordo com o art. 6º referida lei, os entes federados tiveram até 31 de dezembro de 2009 para adequarem os planos de carreira da categoria ao piso nacional. Por isso, não há que se falar, em nenhuma hipótese, de incompatibilidade do piso nacional com as políticas locais de remuneração (PCCS)”, salientou.

A juíza também ressaltou que, ao pagar salário abaixo do previsto na legislação estabelecida nacionalmente, a prefeitura contribui para a baixa qualidade do ensino. “No caso em tela, a forma como o município de Alto Paraguai afronta a norma federal compromete a qualidade da educação e a motivação do servidor, sendo óbvio que da forma como os profissionais do magistério vêm sendo tratados, jamais terão motivação para dedicar-se ao serviço público como realmente deveriam, o que sem dúvida viola o princípio da eficiência, restando comprometida a qualidade da educação no município”, frisa.

Treinamento é nescessário

Autor: Laura Santos

Treinamento é a arte, é a técnica de alavancar melhor desempenho, desenvolvendo e habilitando pessoas com maior produtividade e resultado, tanto na vida pessoal quanto profissional. Treinar gera ótimos resultados, além de agregar valores, tornando o aprendizado mais eficiente e resultado eficaz.

Para algumas empresas, o treinamento ainda não é visto como meio de mudança, de transformação para melhor, porém esta visão está mudando de forma acelerada, e isso é um ponto muito forte e positivo. A tendência é que as empresas invistam cada vez mais nos talentos humanos para que estes possam desenvolver, aprender, adquirir novos conhecimentos, novas habilidades, novas informações e acima de tudo mais atitude e competência essenciais para o sucesso e evolução nos negócios.

O treinamento promove a transformação que age como forma de oportunidades para a superação, para entrada do novo, melhorando a criatividade, a inovação no ambiente de trabalho, a motivação, a liderança, a comunicação, as habilidades, as atitudes e a quebra de paradigmas, abrangendo variados níveis de aprendizado, com crescimento pessoal e acelerando o processo de mudança. Fazer treinamento aumenta mais a valorização, o comportamento e a confiança, melhorando o trabalho em equipe, daí a necessidade de estimular sempre. Treinar e capacitar nunca são demais. Treinamento é de fundamental importância para o mundo corporativo.

Talento humano sem treinamento fica acomodado, na zona de conforto, gerando resultados rotineiros, adquirindo assim uma fadiga, stress, falta de incentivo, falta de motivação propiciando resultados insatisfatórios e interagindo de forma ineficiente, concluindo assim a necessidade periódica de treinamento, tornando os talentos humanos mais ágeis e capacitados, além de alavancar os potenciais.

O programa de desenvolvimento de uma empresa no processo de treinamento exige: diagnóstico, ou seja, verificação das necessidades para o treinamento, para então elaborar um programa adequado, e consecutivamente a implementação e avaliação dos resultados obtidos.

Portanto, com a velocidade em que as informações, inovações, modificações que o mundo globalizado caminha, as empresas estão mais aptas e antenadas da necessidade de treinar seus talentos para resultados satisfatórios, pois treinamento é uma ferramenta essencial e primordial para desenvolvimento e retenção de talentos. Necessita-se de profissionais qualificados e gabaritados, pois é o maior patrimônio de qualquer corporação. Fica a dica: Treinamento, treinamento, treinamento sempre... Treinamento realizado, talento humano capacitado...

segunda-feira, 15 de abril de 2013

MT - Estudante de Alto Paraguai tem texto selecionado em concurso internacional dos Correios

Uma carta alertando sobre a necessidade de conservação dos recursos hídricos do Brasil elaborada pela estudante Ellen Nayara Fonseca Batista, 14 anos, foi escolhida representante do Estado de Mato Grosso no  42º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPA)/Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT).  Foram mais de cinco mil redações inscritas e os vencedores de cada estado irão concorrer na etapa nacional, onde será escolhida apenas uma carta que representará o Brasil na fase internacional, na Suíça.

A estudante do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo, da cidade de Alto  Paraguai, remeteu a carta ao cantor Guilherme Arantes que expôs na música ‘Planeta Água’, a falta de conscientização quanto a utilização do líquido.  

Leitora ávida, apaixonada pelo poeta e dramaturgo inglês  William Shakspeare, Ellen conta que a oportunidade de participar do  concurso potencializa o ‘gosto’ pela leitura, além de fomentar discussões sobre o meio ambiente. 

Questionada sobre a escolha do cantor como destinatário, a menina conta que conheceu o trabalho do expoente da música brasileira, Guilherme Arantes em 2012, em um projeto pedagógico sobre meio ambiente. “Ele traduziu nossa necessidade”. Em 800 palavras, ela conta que pediu ao cantor que permanecesse defendendo o seu ideal. “Já que são poucos os cantores que falam sobre o assunto”, diz em trecho de sua carta.

A leitura de diferentes autores, de distintos gêneros e a produção de textos, são atividades rotineiras nas aulas de Língua Portuguesa na unidade escolar, que no total teve 70 alunos inscritos no concurso.  “A base do conhecimento é a informação por isso a leitura é imprescindível”, conta a professora Sunari Fonseca Batista, que  ministra aulas de Língua Portuguesa.

“As atividades são bem aceitas e refletem no processo de ensino aprendizagem. Nesse ano tivemos 70 alunos inscritos no concursos dos Correios e há menos de 60 dias tivemos outra  aluna, Even Nairy, como finalista nas Olimpíadas Brasileira de Língua Portuguesa”, diz a professora orgulhosa. A escola atende no total cerca de 400 alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio.

Premiações

Estudantes da rede estadual também conquistaram a segunda e terceira classificação no concurso de cartas destinado a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. O segundo lugar no concurso ficou com a aluna, Brenda Lorraynne Nascimento, 13 Anos, 9º Ano  da Escola Estadual Profª Zelia Costa de Almeida, de Cuiabá. A terceira classificação com Edaiane Novais de Souza, 14 Anos, 3º Fase do 3º Ciclo/9º Ano da Escola Estadual Renato Spinelli, da cidade de Porto dos Gaúchos.


PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT

MT - Abertas inscrições para curso de Espanhol

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que estão abertas as inscrições para o curso de atualização para professores de Língua Espanhola, ofertado pelo Centro de Recursos Didáticos de Cuiabá (CRDC) e Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro). 

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e devolve-la o quanto antes, pois a seleção será feita mediante ordem de cadastramento. O curso ocorrerá nos dias 13 a 17 de maio e terá carga horária de 40 horas. O prazo final para alistamento é 26 de abril.

Confira abaixo os links para  ficha de inscrição e convocatória do curso.

Mais informações no CRDC pelo fone (65) 3637-6001 ou email: cr.cuiaba@gmail.com
 
Assessoria Seduc-MT

MT - Denúncias revelam situação precária de escolas estaduais e municipais em MT



JULIANA RADEL

Um levantamento da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) aponta que de 730 escolas estaduais, 80 encontram-se em situação precária. Outras escolas também sofrem intervenções na estrutura física e dificuldades que comprometem o aprendizado dos alunos.

As péssimas condições de infraestrutura também se dão ao fato de empresas abandonarem as obras. Na sexta feira (26) haverá uma Assembleia Geral para votar se vai haver greve ou não diante do problema.

As denúncias das condições alarmantes de alguns colégios estão sendo feitas desde 2004. Foram protocolos vários dossiês e entregues ao Ministério Público (MP). Segundo o ex-presidente do Sintep-MT, Gilmar Soares Ferreira, o governo alega “que os cronogramas das reformas estão dentro do prazo estimado”.

Divulgação/SintepVG

Em fevereiro, professores e líderes sindicais protestaram por problemas em escolas
Na cidade de Várzea Grande, em um total de 75 escolas municipais praticamente todas possuem problemas com os telhados e na rede elétrica, o que dificulta o uso dos laboratórios.

Outro problema apontado é a situação de professores que passaram em concursos públicos no ano de 2010 e até hoje não foram convocados pelo governo para começarem a trabalhar. “Falta vontade política, pois contratar professores temporários sai mais barato para o governo”, ressalta Gilmar.

PARALISAÇÃO

Entre os dias 22 e 26 de abril vai haver paralisação dos profissionais em Mato Grosso que vão acompanhar a greve nacional promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

A paralisação tem como objetivo protestar o reajuste no piso salarial proposto pelo governo de 8% dos professores. Com isso, o salário mínimo dos professores passaria de R$ 1.452,95 para R$ 1569,18.

Durante a paralisação o Sintep vai percorrer os municípios que estão com as escolas em situações precárias para reivindicar seus direitos de melhorias.

MUNICÍPIOS

De acordo com a assessoria, as 720 unidades da rede estadual localizadas na zona urbana e rural são adequadas para atender cerca de 500 mil pessoas, entre alunos e funcionários que dependem diretamente do ambiente escolar somente na rede estadual.

São aproximadamente 450 mil estudantes matriculados e 50,6 mil técnicos, apoios administrativos e professores que circulam, estudam e desenvolvem atividades educativas.

Hugo Dias/HiperNotícias

Sindicalistas também cobram contratação de professores do concurso de 2010 para escolas estaduais

As precárias estruturas de alguns colégios em Mato Grosso são variadas, desde escolas que estão à espera de reforma, passando por reformas mal feitas, prédios provisórios sem condições mínimas para permitir os estudos e unidades pequenas, que não comportam mais a demanda de alunos.

Cidades que servem de referência nas regiões como Sinop, Sorriso e Barra do Garças, também estão no rol de escolas em condições críticas. Outros municípios como Pontes e Lacerda, Peixoto e Azevedo, Claudia, Colniza, Vila Rica, Jaciara e Rosário Oeste possuem unidades em funcionamento em prédios precários.

ESCOLAS NECESSITAM URGENTE DE REPAROS

Escola Maria Macedo Rodrigues, localizada no Mapim em Várzea Grande, que conta com estrutura inapropriada. Desde a fundação em 1983 a unidade nunca passou por reforma estrutural. O prédio ainda é baseado em madeira, a cobertura é com telhas de amianto. Quando ocorre chuva as salas ficam com o uso comprometido.

Escola da zona rural Florestan Fernandes, fixada no assentamento Doze de Outubro em Claudia. Desde que foi construída pela comunidade há anos o prédio é feito à base de madeiras de compensado, telha de amianto e forro.

A comunidade escolar não tem condições mínimas para enfrentar o calor e a cozinha apresenta sérios problemas. Até hoje o projeto de construção da unidade não tem expectativa de sair do papel.

Aline Marques da Silva

Alunos de escolas estaduais enfrentam condições de funcionamento de prédios em cidades de Mato Grosso

Em Pontes e Lacerda, a situação de precariedade provocou o atraso em 1 mês no início do ano letivo de 2013 devido às péssimas condições dos prédios. A Escola Estadual Mário Spinelli apresenta problemas principalmente na rede elétrica. Há necessidade de um transformador para aumentar a capacidade de distribuição de energia, mas até o momento sem solução.

Em Barra do Garças das 16 escolas estaduais 4 estão em estado crítico. A Escola Estadual Luciene Cardoso de Oliveira está com o telhado horrível e portas quebradas.

Em Sinop as 18 escolas estaduais apresentam gargalos diversos. Existem desde obras paralisadas até aparelhos de ar-condicionado encaixotados devido à insuficiência da rede.

BAIXADA CUIABANA

Em Rosário Oeste, a Escola Estadual João Calixto Bernardes está com sérios problemas, pois não recebeu reforma desde a fundação na década de 80. As condições de atendimento aos alunos agravam quando são avaliadas as salas anexas da educação do campo, em prédios da rede municipal.

Em péssimas condições de funcionamento, expostos a chuvas e sol, educadores e alunos convivem em escolas sem teto, carteiras, água, segurança.

A Escola Estadual Coronel Ondino Rodrigues Lima de Ribeirão Cascalheira está sem telhado nas salas administrativas. Por causa do desabamento do teto há 2 anos em torno de 80 vagas deixaram de ser ofertadas no ensino fundamental, porque 3 salas de aula tiveram que dar espaço à administração. A escola atende 1.060 alunos em 3 turnos.

Na semana passada, os professores de Nova Olímpia entraram em greve com o objetivo de prrotestar o salário mínimo pago aos professores. As melhorias nas condições de infraestrutura para o ensino também fazem parte da pauta de reivindicações.

MT - Levantamento revela que 90% das escolas de Mato Grosso tem falhas estruturais

Da Redação

Noventa por cento das 739 escolas da rede estadual de ensino em Mato Grosso passam por problemas estruturais e de falta de profissionais que ainda não têm data para solução. Em 80 delas a Secretaria de Estado de Educação declarou estado crítico.

Entre os dias 22 e 26 de abril os servidores da educação pública do Estado irão realizar uma paralisação coletiva por melhores condições de trabalho. A mobilização nacional ocorre nos dias 23, 24, e 25 do mesmo mês. Com a paralisação, apenas na rede estadual mais de 450 mil alunos ficarão sem aulas, com possibilidade de que a greve se estenda por tempo indeterminado.

Professores despreparados, falta de bibliotecas e laboratórios de informática prejudicam a aprendizagem de até 50% dos alunos. Galpão de oficina mecânica utilizado como escola, prédio interditado que ainda é usado como unidade escolar, falta de banheiros, muros e até mesmo telhado quebrado podem ser encontrados em escolas por todo o Estado.

O resultado da falta de capacitação dos profissionais e infraestrutura básica podem ser vistos nos resultados do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) onde a média das escolas públicas estaduais nos anos iniciais foi de 5,1 contra 6,3 do ensino privado. Nos anos finais dos ciclos (5ª e 9ª anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médico) a diferença é ainda maior: 4,3 no ensino público e 5,9 nas escolas particulares.

Em Ribeirão Cascalheira (990 km a leste da Capital), as denúncias de irregularidades têm 2 anos, quando foi realizada a última reforma na Escola Estadual Coronel Ondino Rodrigues Lima, onde parte do telhado caiu e o resto da estrutura está condenada. No local, 1.006 alunos estudam e, segundo a secretária de finanças da subsede do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Ana Lúcia Antônia da Silva, alunos e servidores vivem com medo por causa da estrutura do local.

Em Cláudia (620 km ao Norte), os problemas estão nas 3 escolas rurais que há mais de 3 anos funcionam em estruturas improvisadas. Na Escola Estadual Irmã Doroth Stang, foi utilizado o galpão de uma oficina mecânica para abrigar as salas. Os 2 únicos banheiros ficam do lado de fora da unidade e nos dias de chuva é preciso correr para utilizá-los.

Caso semelhante acontece na Escola Estadual Florestan Fernandes e suas salas anexas, que foram construídas de madeira compensada pelos próprios moradores do assentamento 12 de outubro. Nas chuvas desse ano duas salas caíram. A cozinha improvisada fica em um barraco de tábuas.

Em Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte) a situação é incomum. Escolas estaduais novas com laboratórios de informática e bibliotecas. Porém, vários prédios foram reformados e construídos pela Prefeitura da cidade, que destina recursos para a educação estadual.

Outro lado - A assessoria da Secretaria de Estado de Educação informou que as obras emergenciais seguem cronograma e até o final de 2014 todas as escolas estarão em condições de funcionamento.