quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A educação sob a égide da quantidade

Iza Aparecida Saliés


Ao ler a reportagem sobre os recursos para a educação estava aqui pensando, parece que agora estão querendo por ordem na casa, ou seja, na educação, por que não fizeram isso antes? Só agora no apagar das luzes?

Essa atitude já era para ser tomada há tempos, considerando os intelectuais da academia que acompanham o PT, fazem parte do governo e sabem melhor do que ninguém os problemas da educação brasileira, demorou muito para agir.

Bom, antes tarde do que nunca, não é, com diz o ditado popular, a impressão que dá, é que eles estão com certa ansiedade em querer deixar tudo amarrado para o próximo governo, que com certeza, não será mais deles.

A educação tem problemas estruturais que só uma reforma drástica pode resolver, a gestão é ruim, a política interfere e os recursos destinados para o setor são sempre parcos.

Hoje o desafio maior que a educação brasileira precisa superar é a qualidade do ensino, este, precisa de uma atenção especial, pois envolve todos os mecanismos de gestão de ensino, tanto nas dimensões administrativas, financeiras e pedagógicas, e em todas, há necessidade de redimensionar.

Veja bem, temos uma escola com organização secular, defasada, arcaica, que atende jovens que convivem numa sociedade emergente, que exige rapidez, eficiência, capacidade de processar diferentes linguagens, construir conhecimentos, saber viver, saber ser e saber lidar com o mundo do trabalho.

Como solucionar essa disparidade? Com essa quantidade de recusros? Será que vai dar?

Publicado no http://blog.corumbah.com

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Projetos Pedagógicos, uma nova metodologia de ensino.

Iza Aparecida Saliés


Como pensar em uma escola para jovens que não ofereça um currículo de ensino com felxibilidade metodológicas para lidar com os saberes do senso comum, componentes fundamentais para a  construção do conhecimento deles?

Como imaginar o desenvolvimento da autonomia do jovem sem que seja dada a oportunidade de questionar, dialogar, ou seja, de ser protagonista do processo ensino aprendizagem., ter vez e voz no contexto escolar.

O currículo do ensino médio destinado a essa categoria social, está desenhado sem levar em conta as necessdiades, os interesses e expectativas desses jovens, é necessário que haja diálogo entre os aotres do processo ensino prendizagem de modo que possamos implementar novas práticas de integração entre aluno e professor.

Neste sentido, o trabalho com projetos pedagógicos, surge como uma excelente estratégia metodológica que propicia a problematização de temas relevantes, atuais, devendo ser contextualidados com a relaidade do aluno, considerar a situação local, regional e global, que dizem respeito à vida do jovem.

A construção do conhecimento dos alunos pelas vias do trabalho pedagógico interdisicplinar possbilita ao professor articular sua disicplina com as demais da sua área de conhecimento ou não, além de promover a articulação dos diferentes saberes dos alunos,despertar interesse pelo assunto, motivar a participação e instigar a curiosidade deles de forma que o ensino seja mais interessante, dinâmico e atrativo para que haja de fato a aprendizagem.

Pela vivência de situações de aprendizagem diversificada, momento em que o jovem esperimenta situações variadas, depara com múltiplos saberes de várias disciplinas, que são mobilizados e vão constribuir para a construção de conhecimentos necessários para a vida e para o mundo do trabalho.

Trabalhar com metodologia de projetos pedagógicos, significa romper com velhos paradigmas educacionais que valoriza a seleção de conteúdos e não o processo ensino aprendizagem.

Implica em não ser rigorosa (o) com a linearidade e a fragmentação de conceitos das disciplinas curricular impostos muitas vezes pelos professores, sob a égide da simples listagem de conteúdos dos livros didáticos.

Essa estratégia metodologia, flexibiliza a organização dos tempos e espaços escolares, tradicionalmente arraigados nas antigas matrizes curriculares.

A integração das diferentes áreas de conhecimentos com suas respectivas disciplinas é uma possibilidade bastante real, pois os princípios fundamentais dessa nova concepção metodológica é promover a interdisciplinaridade e a contextualização de modo a favorecer o desenvolvimento de habilidades e a construção de competências, e isso acontece concretamente.

"... no trabalho com projetos não cabem "alunos-esponjas". (Leite,1994)