segunda-feira, 25 de novembro de 2013

MT - Ciclo de Cinema finaliza 2013 com o filme El Baile de La Victória

O Centro de Recursos Didáticos de Espanhol, unidade implantada pela parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Embaixada da Espanha no Brasil, finaliza a edição de 2013 do Ciclo de Cinema, nesta sexta-feira (29.11), às 19 horas, com a exibição do filme El Baile de La Victoria. Uma produção hispano-chileno que aborda o período de Ditadura Militar de Augusto Pinochet.

A projeção dos filmes é realizada na própria unidade do CRDE, na rua  Barão de Melgaço, nº 945, bairro Porto, em Cuiabá. As sessões estão abertas a agendamento para os estudantes da rede estadual. Os professores interessados em levar turmas deverão ligar para (65) 3637-6001 ou pelo e-mail cr.cuiaba@gmail.com, falar com a coordenadora de atividades, professora Cristiane Montes de Novais.

Desde setembro o CRDE apresenta uma agenda cultural com objetivo de fortalecer a prática do idioma, conhecimento da cultura e história espanhola.  Nos últimos três meses foram realizados na unidade intensa programação com a realização de seminários linguísticos e literários, fóruns de discussão, Ciclo de Cinema e fim de semana para imersão em lingüística.
Para o próximo sábado (30.11), o CRDE traz a apresentação do livro Quédate, Pedro!, (Fica Pedro!) do escritor cuiabano Luiz Carlos Ribeiro, com uma leitura dramatizada da peça teatral. O evento será realizado no próprio CRDE dia 30 de novembro, sábado, à 9 h. de manhã.
Assessoria/Seduc-MT


Delegação de MT debate em Goiás políticas públicas para Escolas Sustentáveis

A formulação de políticas públicas destinadas a espaços escolares sustentáveis,  assim como o emprego mais racional dos quatro elementos (água, do ar, da terra e fogo) são alvos de debate pelos 23 delegados matogrossenses eleitos a participarem da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. O Encontro reúne estudantes e educadores brasileiros na cidade de Luziânia, em Goiás. As atividades são realizadas até 28 de novembro e coordenadas pelos Ministérios da Educação e Meio Ambiente.

“Somos mais de mil pessoas debatendo as temáticas. De Mato Grosso são 23 delegados/estudantes e ainda os membros da Comissão Organizadora Estadual”, pontua a gerente de educação ambiental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Giselly Gomes.

Após intenso processo de debates realizados ao longo de quase um ano -  com a realização das etapas escolares em 148 unidades e da etapa estadual - Mato Grosso selecionou os projetos de ação desenvolvidos por estudantes delegados das Escolas Estaduais Professor Carlos Pereira Barboza, de Rondonópolis, e Cremilda de Oliveira, de Primavera do Leste, e ainda, das Escolas Municipais José Luiz Borges Garcia, Cuiabá, e Novo Planalto, de Confresa.

O EVENTO 

A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é um processo dinâmico de diálogos  voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa e democrática.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT