terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ensino integral avança no país, mas fica longe de meta

Levantamento divulgado ontem pelo Ministério da Educação aponta que o número de alunos de escolas públicas com período integral cresceu 16% em um ano.

Número de matrículas no ensino público regular cai 2,54%
Censo Escolar aponta 42,9 mi de matrículas na rede pública em 2010

Mesmo com o aumento, só 6% dos alunos têm hoje ao menos sete horas diárias de jornada, ante as tradicionais quatro. Plano Nacional de Educação, enviado pelo Executivo ao Congresso, prevê que suba a 50% até 2020.

O Chile, melhor sul-americano em exames internacionais, já tem a maioria dos alunos do ensino médio em uma jornada ampliada.

O MEC avaliou como positiva a evolução apresentada no Censo Escolar 2010. Segundo a pasta, essa modalidade cresce devido a incentivos financeiros às escolas com jornada maior.

"A evolução é positiva, mas preocupa como a jornada tem sido aumentada", diz a pesquisadora da USP Maria Letícia Nascimento. "Em geral, não há projeto adequado para as horas extras."

Em tese defendida na USP, a pesquisadora Ana Maria de Paiva Franco mostrou que quem estuda mais de cinco horas na rede privada alcança melhor nota, mas na pública isso não se repete.

"O desafio para aumentar o crescimento é encontrar professor. Já há dificuldade no tempo parcial, em quantidade e qualidade", disse o presidente da ONG Todos
pela Educação, Mozart Neves.

O Censo mostrou também que caíram as matrículas da educação básica, resultado da redução da repetência e da mudança na metodologia, segundo o governo.

O MEC mostrou preocupação com a queda de 7% na EJA (antigo supletivo).

A redução pode prejudicar o país no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que considera a escolaridade dos adultos.

Tráfico avançou mesmo com legislação rígida

Por: Valeska Andrade


A legislação e a aplicação das penas para envolvidos em tráfico de drogas inflamam o debate sobre as causas do crescimento dessa prática em São Paulo.

Berenice Giannella, presidente da Fundação Casa, por exemplo, aponta um rigor excessivo dos juízes paulistas, que estão internando até mesmo jovens que foram flagrados pela primeira vez, decisão que contraria o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), principalmente no interior.

Para ela, é importante que o jovem permaneça em contato com a família. Para a defensora e coordenadora do Núcleo Especializado de Situação Carcerária, Carmen Silvia de Moraes Barros, o crescimento do tráfico mostra como o endurecimento da pena não ajuda a coibir a prática.

Fonte: O Estado de S. Paulo (SP)

IFMT é contemplado com 160 bolsas do CNPq

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Da Redação

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) foi contemplado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com 160 bolsas que serão concedidas para o Programa de Iniciação Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC- EM) 2010/2011.

Este ano, o CNPq lançou uma nova formatação da Iniciação Científica Junior por meio do PIBIC-EM, com a disponibilização de um total de 8 mil bolsas de Iniciação Científica para os estudantes do Ensino Médio.

A diretoria do CNPq aprovou a cota institucional do IFMT, que tem por objetivo fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, bem como desenvolver as atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes do ensino médio.

Cada aluno selecionado será beneficiado com uma bolsa no valor de R$ 100 mensais, por 12 meses, podendo ser renovada. Para cada projeto em andamento no IFMT (PROIC e PIBITI) será selecionado um aluno que passará a fazer parte do projeto em andamento. Assim, não há necessidade dos pesquisadores elaborarem outro projeto. Basta selecionar e indicar o aluno para fazer parte dos projetos em andamento

Até o dia 15 de janeiro de 2011, esses alunos devem estar indicados para começar a receber a bolsa. Vale Lembrar, que os projetos têm vigência de 1 ano podendo ser renovados sucessivamente até o final do curso.

O diretor de Pesquisa do IFMT, Ademir José Conte, considera a conquista das bolsas do CNPq uma grande realização, pois alavanca o interesse dos alunos a pesquisar mais, uma vez que estes têm um incentivo maior. Depois desta ação poderemos criar novos projetos e continuar a fazer com que o IFMT chame a atenção das instituições de fomento para incentivar a pesquisa científica.

"As pesquisas ajudam os alunos a ficarem mais antenados nos estudos. Eles se envolvem mais com as ações da escola, ou seja, o beneficio é de ambos os lados", finaliza Ademir Conte.

Alunos da Escola de Tempo Integral mostram potencial artístico

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Da Redação

O potencial artístico dos alunos do Projeto Escola de Tempo Integral, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) em 51 escolas da rede de ensino da capital, foi mostrado na tarde de ontem (20-12), em suas diversas manifestações, numa apresentação de encerramento dos trabalhos de 2009.

O evento foi realizado no Teatro maestro China, na sede da SME, e contou com a participação da Orquestra Sinfônica Flauta Mágica, do Instituto Cultural Flauta Mágica, parceiro no Projeto Harmonia, cujo objetivo é desenvolver e aprimorar a formação musical dos profissionais da área e permitir a ampliação do ensino de música nas unidades escolares. Participaram da formação 27 monitores, que atuam diretamente no Educa Mais nas áreas de música, como regentes de coral, flauta doce, instrutores de fanfarras e coreógrafos. Durante o espetáculo, a platéia pôde assistir a apresentações de dança, coral, orquestra de flautas e declamações de poesias das diversas unidades de ensino da rede.

Segundo a coordenadora de Programas e Projetos da SME, Elizany Rita da Silva Costa Rosa, as apresentações foram apenas uma mostra dos resultados das atividades desenvolvidas na área de formação musical do programa. “É por isso que hoje o Educa Mais é referência no Brasil. Isso se deve ao trabalho de todos os envolvidos nesse processo, aos quais agradecemos neste momento”.

Ela também falou da importância da parceria com o Instituto Cultural Flauta Mágica. “Esse trabalho conjunto veio somar com nossos articuladores, que conseqüentemente aplicam os conhecimentos aos alunos. Isso é importante para a qualidade aprendizagem”, enfatizou.

Presente às apresentações, a secretária adjunta de educação, Cilene Maciel, parabenizou todos os profissionais da educação envolvidos no projeto e ressaltou que ele só é possível porque há aqueles que se dedicam e acreditam que horas a mais no espaço escolar ampliam as possibilidades de conhecimento dos alunos.

Outro destaque do Educa Mais, segundo a secretária adjunta, é o despertar para a arte que existe em cada pessoa. “Ver o potencial de cada criança ser descoberto traz emoção aos professores. Isso endossa a oportunidade para outros estudantes, mesmo em escolas que ainda não foram contempladas pela Escola de Tempo Integra”.

“O Educa Mais trouxe alegria para nossa escola”, resumiu a articuladora do programa na escola municipal Agostinho Simplício, no bairro Poção. Segundo ela, o projeto envolve os alunos e educadores de uma forma entusiasmada. “As atividades lúdicas, os passeios temáticos de aprendizagem mudaram a dinâmica da escola. Eu agradeço essa oportunidade única em minha vida profissional, que só me trouxe coisas boas”, declarou.

Na avaliação do presidente do Instituto Cultural Flauta Mágica, maestro Gilberto Mendes, a parceria com a SME foi um acontecimento histórico para ambas as partes. “Sabemos que a rede tem uma tradição importante no que se refere às bandas e fanfarras. O curso promovido pelo instituto possibilitou aos monitores o acesso formal à linguagem musical, fugindo um pouco do empirismo. Também podemos observar o gosto e a paixão com que esses profissionais desenvolvem seus trabalhos. Esperamos estender essa parceria nos próximos anos”, concluiu.

O projeto conta com a parceria de outras secretarias do município e oportuniza o acesso dos alunos da rede a atividades educativas, culturais e esportivas na escola, no período inverso em que estudam. Isso possibilita ao aluno uma freqüência diária na unidade escolar de sete e meia hora diárias.

Implementado no município em 2008, a Escola de Tempo Integral atendeu, de início, 10 escolas da rede municipal. Em setembro do mesmo ano, foi ampliado para 31 unidades e passou a atender 7.202 alunos com o trabalho de 180 monitores. Atualmente o programa atende 12 mil alunos em 51 escolas.

Necessidade de aprovação de plano de educação permanente é definida em encontro

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Da Assessoria

A aprovação, para 2011, do Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde foi debatida em reunião realizada pelo Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso (CES/MT), durante encontro ocorrido no último dia 8.

De acordo com o secretário de Finanças do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Orlando Francisco, membro da comissão, o caráter de urgência do Plano leva em consideração diversas questões, “não só as pedagógicas, mas também do financiamento desta política pública de saúde para o Estado, sempre visando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que são os pagadores de impostos”.

Um motivo importante para a implantação da política é o fato de que a educação permanente é o conceito pedagógico para efetuar relações orgânicas entre ensino e as ações e serviços e entre docência e atenção à saúde. “É atribuição do SUS ordenar a formação de recursos humanos para a área, o que só ocorrerá de forma efetiva com um plano estruturado”, ressalta o sindicalista.

Outro ponto abordado no encontro foi a necessidade da realização das conferências municipais e regionais de saúde ainda no primeiro semestre do ano que vem. Isto porque a Conferência Estadual de Saúde ocorrerá em outubro, um mês antes da Conferência Nacional.

Estado inicia matrículas de novos alunos em janeiro de 2011

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Da Redação

As matrículas para a rede estadual de educação começam no dia 03 de janeiro de 2011 e o prazo de encerramento dependerá do prenchimento das vagas em cada unidade escolar. Desde o dia 17 de dezembro as escolas estão fazendo as re-matrículas dos estudantes. Até 31 de dezembro o aluno de cada unidade escolar deverá confirmar a vaga para o próximo.

Mato Grosso conta hoje com cerca de 431 mil alunos matriculados. Para o ano letivo de 2011, a previsão é a de que esse número seja ampliado para 450 mil, conforme a coordenadora de Planejamento e Monitoramento da Gestão Escolar, Débora Marques Vilar. Ela explica ainda que o ano letivo de 2011 terá início em 14 de fevereiro com término em 23 de dezembro de 2011.

Segudo Débora, a partir de 27 de janeiro de 2011, com acompanhamento da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) as 720 unidades escolares da rede estadual trabalharão na organização do quadro de pessoal. “Temos trabalhado em conjunto com as prefeituras para ampliar o atendimento ao ensino fundamental e médio. Estamos trabalhando na locação de espaço para atendimento da demanda também”, explica.

A coordenara Débora Vilar cita ainda que a partir do dia 07 de fevereiro começam as atividades da semana pedagógica em todas as unidades escolares. Esse é momento em que a equipe gestoras e os professores irão trabalhar para traçar todas as diretrizes que irão nortear as ações a serem desenvolvidas e que fortaleçam o processo de ensino aprendizagem”. Todo o trabalho é pautado nas Orientações Curriculares confeccionadas após intenso trabalho de debates ao longo de dois anos coordenado pela Secretaria Estadual de Educação. O documento, uma espécie de ‘Constituição da Educação’, é na verdade a concepção de educação que norteia as políticas educacionais pretendidas para Mato Grosso.

Fórum cria Comitê para Educação Integral/MT

O Fórum Estadual de Educação tem mais uma estrutura de apoio ao seu funcionamento. A entidade criou o Comitê Estadual de Políticas para a Educação Integral no Estado de Mato Grosso.

O Fórum já tem as Comissões Temáticas de Apoio à Formação Docente e de Acompanhamento e Avaliação do Plano Estadual de Educação.

A nova estrutura do Fórum foi criada por meio da Resolução n.º 07, publicada no Diário Oficial do dia 20/12. A resolução é assinada pela coordenadora do órgão, a secretária de estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida.

Conforme a resolução, o Comitê está sendo criado em função do Decreto Federal n.º 7.083, de janeiro deste ano. Este é o decreto que criou o programa “Mais Educação”, cuja finalidade é contribuir para a melhoria da aprendizagem, por meio da ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola (oferta da Educação Básica em tempo integral).

O Comitê foi criado com o objetivo de integrar ações, programas e iniciativas que levem à concretização de políticas públicas de educação integral na escola pública de Educação Básica. Dentre estas estratégias estão iniciativas de apoio à realização, em escolas e outros espaços sócio-culturais, de ações sócio-educativas incluindo os campos da educação, artes, cultura, esporte, lazer.

A intenção é a melhoria do desempenho educacional; o cultivo de relações entre professores, alunos e suas comunidades; a garantia da proteção social da assistência social e a formação para a cidadania. Nesta, incluem-se perspectivas temáticas dos direitos humanos, consciência ambiental, novas tecnologias, comunicação social, saúde e consciência corporal, segurança alimentar e nutricional, convivência e democracia, compartilhamento comunitário e dinâmicas de redes.

O Comitê terá a seguinte representação: Secretarias de Estado de Educação (Seduc), Saúde, Cultura, Esporte e Lazer, Ciência e Tecnologia, Justiça e Segurança Pública, Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social; dois representantes das Secretarias Municipais de Educação, indicados pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); o dirigente máximo de cada instituição de ensino superior com sede no estado; um representante do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público; Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente; Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, da Assembléia Legislativa de Mato Grosso e um representante da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).

A resolução determina que o Comitê será presidido pelo titular da Seduc ou seu representante. Também, que a unidade poderá contar com a participação de outros membros, desde que órgãos, instituições ou entidades solicitem formalmente sua adesão e esta seja aprovada pelos membros empossados.

O Comitê terá caráter consultivo, propositivo e indutor das políticas de educação integral no território mato-grossense, com as seguintes atribuições:

I - Acompanhar a execução de programas, ações e iniciativas que visem à implantação de políticas de educação integral nas escolas de educação básica de Mato Grosso, viabilizando a participação social para qualificar a gestão e a interlocução entre as políticas públicas, na perspectiva de ações intersetoriais;

II - Compartilhar informações de programas e serviços federais, estaduais e municipais para crianças e adolescentes;

III - Participar no desenvolvimento de estratégias de supervisão, monitoramento e avaliação dos programas oficialmente instituídos a partir das especificidades dos municípios em relação às deliberações do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Plano Nacional de Educação, do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, do Programa Nacional de Educação Ambiental, Plano Estadual de Educação, Plano Estadual de Meio Ambiente e demais instrumentos de planejamento da ação pública para a infância e adolescência;

IV - Incentivar a formação de pessoas para atuarem em programas de educação integral em âmbito estadual, regional e municipal;

V - Mapear as oportunidades educativas do território, em termos de atores sociais, equipamentos públicos e políticas sociais; e

VI - Produzir registros sobre a implantação, execução e resultados dos trabalhos instituídos pelo Comitê para implementação dos programas de educação integral e socializá-los para contribuir com a qualificação da política pública de educação integral.

A íntegra da Resolução 07 do Fórum Estadual de Educação pode ser conferida no link: www.iomat.mt.gov.br/do/navegadorhtml/?edi_id=2746.



SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT

Seduc/MT fortalece a Formação Continuada

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Universidade Federal de Mato Grosso e a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), deram mais um passo no processo de fortalecimento da formação continuada dos profissionais da educação.

Foi assinado na manhã de hoje (20.12), o Termo de Cooperação Técnica entre as instituições, que prevê o desenvolvimento de atividades e construção de projetos de pesquisa e extensão interdisciplinares.

A iniciativa irá contemplar - em uma primeira fase - ações de pesquisa e de aperfeiçoamento do processo de ensino a 44 unidades escolares que integram o pólo de Sinop.

Caberá ao Centro de Formação e Atualização dos Profissionais (Cefapros) - órgão responsável pela efetivação da Política Educacional do Estado - atuar conjuntamente com os pesquisadores.

Por meio do convênio, a partir de 2011 deverá ser instalado o Centro de Cooperação e Estudo na Formação Continuada no Espaço Educacional do Norte de MT para subsidiar o trabalho.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

CONANDA aprova Plano pela Primeira Infância como política setorial

CONANDA aprova Plano pela Primeira Infância como política setorial
— registrado em: Plano Decenal, Primeira Infância
por Raphael Gomes
Conselheiros sugerem criação de grupo responsável pela execução do plano

por Raphael Gomes - Rede ANDI Brasil, Brasília (DF)

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) aprovou durante a assembléia realizada no dia 14 de dezembro o Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI) como política setorial.

Elaborado pela Rede Nacional Primeira Infância, o PNPI sistematiza diretrizes gerais, objetivos e metas que o país deverá cumprir para que os direitos da criança com até seis anos de idade afirmados pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) sejam garantidos.

O representante da Comissão de Políticas Públicas do CONANDA, Andrea Franzini, afirmou que o PNPI deve se aproximar do Plano Decenal, uma vez que detalha com propriedade as necessidades específicas da primeira infância no Brasil.

Vital Didonet, coordenador da Rede Nacional Primeira Infância, explicou que o PNPI foi elaborado em um processo coletivo que durou mais de dois anos, envolvendo diversas organizações que trabalham com a temática da primeira infância.

Durante a assembléia os conselheiros deliberaram a criação de um grupo - ainda a ser formado e no qual o CONANDA faria parte - responsável pela execução do Plano pela Primeira Infância. Na prática, funcionaria da mesma maneira como hoje já acontece, por exemplo, com o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.

Plano Decenal

É importante salientar que o Plano Nacional pela Primeira Infância não concorre com Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, elaborada pelo CONANDA, uma vez que o Plano Decenal – na condição de uma política de Estado, e não de governo – prevê metas na garantia de todos os direitos infanto-juvenis.

Nesse sentido, o Plano Decenal congrega os diversos planos e políticas públicas já existentes na área da infância e adolescência, como por exemplo o de combate à exploração sexual e ao trabalho infantil. Da mesma maneira, a primeira infância já havia sido contemplada no Plano Decenal. Portanto, um plano específico para crianças de até 6 anos de idade torna-se fundamental para colocar em pauta as especificidades deste público, o que ajuda na articulação dos diversos setores para o cumprimento das metas estabelecidas nos planos.

IFMT divulga resultado final de exame seletivo

ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Da assessoria

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) divulga hoje (20), a relação dos candidatos aprovados na 1º chamada dos cursos técnicos do Ensino Médio Integrado. A divulgação do resultado estava prevista para o dia 28 de dezembro e foi antecipada para o dia 20. Os interessados podem acessar o endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=513

No dia 5 de dezembro 5.257 candidatos participaram do exame seletivo do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) para disputar uma das 1.375 vagas nos 10 campi do IFMT (Cuiabá, Bela Vista, Cáceres, São Vicente, Juína, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Barra do Garças, Campo Novo dos Parecis e Confresa).

No portal existe duas opções de listagem, a primeira que é geral contendo os candidatos eliminados, aprovados e faltosos por campus. Já a segunda listagem contém somente os aprovados e excedentes (candidatos aprovados que podem ser convocados na 2ª chamada).

As matrículas serão efetuadas na Secretaria Geral de Documentação Escolar – SGDE do Campus – IFMT para o qual o candidato se inscreveu. A data das matrículas ocorrerá nos dias 06 e 07 de janeiro de 2011, das 8 às 17 horas.

A matrícula poderá ser efetivada pelo candidato ou qualquer outra pessoa com maioridade, desde que apresente os documentos solicitados para matrícula. O candidato que não efetivar sua matrícula na data estabelecida perderá o direito à vaga e, será convocado o próximo concorrente, respeitando-se, rigorosamente, a ordem de classificação. Se houver vagas não preenchidas, após o término da matrícula de 1ª chamada, o IFMT divulgará uma 2ª chamada no dia 12 de janeiro de 2011, através do endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br/, contendo nomes dos candidatos classificados para 2ª chamada que deverão fazer a sua matrícula nos dias 14 e 17 de janeiro 2011.

UNEMAT - Abertas inscrições para mestrado em Ciências Ambientais

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A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) vai lançar no próximo ano o edital do processo de seleção do mestrado em Ciências Ambientais. O programa é desenvolvido no campus da universidade em Cáceres e possui área de concentração em Meio Ambiente e Sustentabilidade, mais duas linhas de pesquisa que são:

Gestão Ambiental e Educação Ambiental.

O edital será lançado em fevereiro.

Além do mestrado em Ciências Ambientais, a Unemat desenvolve outros cinco programas.

O mais recente, o Programa de Pós-graduação em Ambiente e Sistema de Produção Agrícola, foi aprovado em novembro pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e será ofertado no Campus Universitário de Tangará da Serra.

O início do processo seletivo está marcado para janeiro com a divulgação do edital do programa.

Sintep vai entrar com representação contra prefeito de Planalto da Serra

Redação 24 Horas News



A direção regional e a subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) de Planalto da Serra (256 km ao sul de Cuiabá) vão entrar com uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) contra o prefeito Denio Peixoto Ribeiro que decidiu suspender as aulas nas escolas de rede municipal de ensino. Desde o dia três de dezembro os trabalhadores da educação e os alunos estão de “férias forçadas” devido à falta de merenda e de transporte escolar, ferindo preceitos legais que preveem 200 dias letivos. O prefeito também insiste, segundo o Sintep, em desrespeitar a lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) que instituiu o Conselho do Fundeb.

“O prefeito mandou suspender as aulas antes de fechar o ano letivo que terminaria no final do mês”, afirmou a diretora regional do Vale do São Lourenço, polo Sul II, do Sintep/MT, Doralice Vieira de Castro, ao traçar um cenário de caos nas áreas de educação e de saúde no município. Segundo a sindicalista, os trabalhadores enfrentam muitas dificuldades. Os servidores da educação estão sem receber os salários do mês de novembro. Já os da saúde estão com os salários atrasados dos meses de outubro e novembro e em greve há mais de uma semana.

“Planalto da Serra parece terra de ninguém. Os servidores não têm direito nem ao próprio holerite para saber qual é o seu salário”, afirmou indignada Doralice de Castro. A diretora regional do Sintep/MT está no município para acompanhar de perto a situação dos profissionais da educação.

Melhores universidades do mundo apostam na internacionalização

Redação 24 Horas News



O que faz uma universidade estar entre as melhores do mundo? A Folha analisou dados das dez instituições de ensino superior que lideram o ranking da THE (Times Higher Education) e encontrou alguns pontos em comum.

Além de todas estarem em países de língua inglesa (Estados Unidos e Inglaterra), as dez recebem muito dinheiro para fazer pesquisa (dos governos e da iniciativa privada), apostam na internacionalização de seus alunos e professores e cobram anuidades dos estudantes.

A situação é bem diferente nas duas melhores brasileiras, USP (Universidade de São Paulo, que aparece em 232º lugar no ranking) e Unicamp (Universidade de Campinas, 248º).

No Brasil, a pesquisa engatinha, o número de estudantes estrangeiros é mínimo e os cursos são gratuitos.

Enquanto na Universidade Oxford (7ª do ranking), a verba para pesquisa é a maior rubrica do orçamento (39,9% do total de R$ 2,3 bilhões), na USP ela não está nem sequer especificada.

"Não há dúvidas de que dinheiro para pesquisas é um dos fatores mais importantes para as boas universidades. É com ele que você atrai e paga os melhores profissionais do mundo para desenvolver trabalhos de ponta", diz Phil Baty, responsável pelo ranking da THE, o mais respeitado do mundo.

"E os alunos que vivem nesse ambiente, que participam desses processos, acabam tendo um desempenho futuro muito melhor."

No Instituto de Tecnologia da Califórnia, 77% dos alunos de graduação participaram de pesquisas fora de sala de aula durante o curso.

A universidade, a segunda melhor do mundo, hospeda o Laboratório de Propulsão de Jatos da Nasa.

É a pesquisa também que faz uma universidade como Cambridge (6ª no ranking), na Inglaterra, ter um recorde de 88 prêmios Nobel atribuídos a professores e ex-alunos. Vale lembrar que o Brasil não tem nenhum.

No MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), terceiro no ranking, pesquisa é tão importante quanto aulas. "Praticamente todos os nossos professores estão fazendo pesquisa simultaneamente com o trabalho em aula", diz Jennifer Hirsch, do departamento de comunicação do instituto.

De acordo com Hirsch, a captação de recursos para pesquisa é feita pelos próprios docentes, projeto a projeto _prática comum nos EUA, em que pesa tanto o nome do pesquisador quanto o do instituto.

"Não somos nós [o MIT] que recebemos uma verba "x' e saímos distribuindo. Eles vão atrás."

INTERNACIONALIZAÇÃO

Na questão da internacionalização, o Brasil também tem números acanhados.

No Imperial College (9º no ranking), de Londres, há alunos de 158 países diferentes no campus. Em Harvard, 19% são de fora dos EUA. Em Stanford, 21%. Na Unicamp, o total de estrangeiros não chega a 3%.

"Num mundo cada vez mais globalizado, é essencial o futuro profissional estar em contato com pessoas do mundo todo", diz Baty, o responsável pelo ranking.

Um agravante para o Brasil é que USP e Unicamp não planejam ministrar cursos em inglês, como fazem algumas universidades, especialmente na pós-graduação.

Por enquanto, a USP conta com apenas uma pós totalmente em língua inglesa, em Piracicaba (160 km de SP), realizada em parceria com instituições dos EUA.

Para o ministro Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia), as políticas de internacionalização brasileiras ainda são tímidas, o que é reflexo de décadas passadas. "Durante muito tempo, a política científica do país ficou fechada nela mesma", disse.

LÍNGUA E ANUIDADE

E qual a importância da língua inglesa para o sucesso das universidades? Sendo uma língua global, ela ajuda a atrair alunos e também bons professores. Além disso, conta para os rankings o número de citações.

"Isso, sem dúvida, é algo que pesa. É muito mais fácil haver citações de uma pesquisa publicada em inglês que em russo, por exemplo", afirma Baty.

Por fim, há a questão da cobrança de anuidades. Apesar do grande número de bolsas de estudo nas norte-americanas (mais de 50% em algumas delas) e dos empréstimos subsidiados do governo inglês, todas cobram dos universitários, o que ajuda a ampliar os orçamentos.

Na Inglaterra, que oferecia universidade gratuita até 1998, o aumento das anuidades gerou uma guerra entre estudantes e governo.

Há duas semanas foi aprovado um projeto que eleva o valor máximo que pode ser cobrado pelas universidades dos alunos de período integral. Passou de 3.290 libras por ano (R$ 8.900) para 9.000 (R$ 24.300).

Os estudantes têm direito a empréstimo com juros subsidiados pelo governo. O pagamento só começa depois que o aluno se forma e arruma um emprego.

IFMT conquista 14 medalhas e 32 menções honrosas na V Olimpíadas Mato-grossense de Química

Redação 24 Horas News



O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) conquistou 14 medalhas e 32 menções honrosas na V Olimpíadas Mato-grossense de Química (V OMQ). Foram conquistadas duas medalhas de ouro, uma com a aluna do primeiro ano do Campus Juina, Ligia Nunes Liberal e outra com o aluno do terceiro ano do Campus São Viente, Igor Rafael de Souza Branco. A premiação ocorreu na quinta-feira no Campus Bela Vista do IFMT.

Já nas medalhas de prata foram conquistadas seis, sendo quatro para alunos do primeiro ano, Jorge de Alencar Palomares do Campus Bela Vista; Kitherin Alexsandra da Silva Gomes do Campus Juina; Marcos Vinicius F. Pereira do Campus Bela Vista e Kethelyn Jaqueline Bespalhuk do Campus Juina. Uma medalha de prata foi conquistada pelo estudante de segundo ano do Campus Bela Vista, Rafael Perin dos Reis e outra, pelo estudante de terceiro ano do Campus Cuiabá, Paola Patrícia Knippebberg.

As medalhas de bronze foram conquistadas seis, sendo três para os estudantes do primeiro ano: Marcelo Eduardo Rauber do Campus Juina; Amanda Brisa Bonilha Arruda do Campus Bela Vista e Mariely Rezende Santos do Campus Bela Vista. Duas medalhas de bronze para alunos do segundo ano do Campus Pontes e Lacerda: Kenedy Cruz Leite e Caio Cesar Moraes. Outra medalha de bronze foi conquistada pelo aluno do terceiro ano do Campus São Vicente, Pedro Henrique Santos Monteiro.

As 32 menções honrosas foram conquistadas pelos alunos dos campus Bela Vista, Cáceres, Cuiabá, Campo Novo do Parecis, São Vicente, Pontes e Lacerda e Juina. O coordenador da Olimpíadas em Mato Grosso, Luis Both, falou que os 40 alunos mais bem colocados na premiação irão participar da Olimpíadas Brasileira de Química que irá ocorrer em 2011.

"A Olimpíadas Mato-grossense teve um avanço significativo se comparado ao ano passado. Esse ano tivemos 458 alunos que fizeram a prova, enquanto que no passado foram 285 estudantes. Para 2011 pretendemos aumentar o número de pólos onde farão as provas e queremos o número de participantes para 1 mil estudantes", disse Luis Both.

V Olimpíada Mato-grossense de Química

A Quinta Olimpíada Mato-grossense de Química (V OMQ) foi realizada no dia 14 de novembro e reuniu cerca de 750 alunos de todo estado, de escolas públicas e particulares. O objetivo da Olimpíadas é estimular o ensino, o estudo, a pesquisa e a importância da química no dia-a-dia.

Número de matrículas no ensino público regular do país cai 2,54%; creches têm alta

Folha Online

O número de alunos matriculados na rede pública regular de ensino caiu 2,54% entre 2009 e 2010 (de 39.830.989 para 38.816.041 alunos), somando as matrículas em creches, pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. Das três fases de ensino, comparadas isoladamente, apenas as matrículas em creches registraram alta.

Censo aponta 42,9 mi de matrículas na rede pública em 2010

Os números são do resultado final do Censo Escolar 2010, publicado nesta segunda-feira em portaria no "Diário Oficial da União". O levantamento é feito anualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ligado ao Ministério da Educação.

O número de matrículas na pré-escola caiu 4,47% (de 3.717.105 para 3.550.942 matriculados). No ensino fundamental, a redução foi de 3,39% (de 27.612.066 para 26.675.320 alunos). O ensino médio teve a menor redução: 0,15% (de 7.254.184 para 7.242.808 matrículas). Já as matrículas em creche registraram alta de 7,96% (de 1.247.634 para 1.346.971alunos).

Ainda segundo o Censo Escolar, somando a rede regular com a educação para jovens e adultos (EJA) e o ensino especial, o Brasil tem 42,9 milhões de alunos matriculados.

A imagem retratada pelo censo continua sendo a de um funil: o sistema escolar brasileiro tem quase o dobro de alunos nos anos iniciais do ensino fundamental em comparação com as matrículas no ensino médio. De acordo com os dados, coletados entre maio e agosto deste ano, o país registrava 13,4 milhões de matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano; com crianças a partir dos 6 anos) e 7,1 milhões de matrículas no ensino médio (1º ao 3º ano).

Os dados do Censo Escolar são coletados pela internet (sistema Educacenso). Segundo o Inep, além de dados sobre matrícula, as escolas enviam informações sobre os professores em regência de aula, as condições físicas da escola e dados sobre cada um de seus alunos, incluindo: nome completo, data de nascimento, sexo, cor/raça, nome dos pais, naturalidade, endereço residencial, necessidades de atendimento escolar diferenciado, utilização de transporte público, necessidades educacionais especiais e rendimento escolar do ano anterior.

Projeto de escola da Capital-Cuiabá/MT viabiliza brinquedos para abrigo

Nesta quarta-feira (22/12), a Escola Estadual “Rodolfo Augusto Trechaud e Curvo”, de Cuiabá, encerra o ano letivo finalizando o projeto “Faça a diferença na vida de uma criança”. Por meio deste projeto, alunos da escola irão levar brinquedos para serem doados ao Abrigo das Crianças da Capital.

De acordo com a diretora da escola, a professora Marize Lúcia Santana, os recursos para a aquisição dos brinquedos foram viabilizados com a doação, pelos alunos, de cadernos velhos usados ao longo do ano. Estes cadernos foram vendidos para reciclagem.

A diretora aponta que esta campanha culmina um ano em que foi possível reverter uma situação de baixa auto estima que vigorava no ambiente escolar. No final do ano letivo, sempre era comum o entorno da escola e a própria unidade ficarem cheios de sujeira, provenientes dos cadernos rasgados e jogados fora.

Foi criada a campanha de sensibilização na véspera do Natal e foi buscada uma parceria com os alunos. Foi formada uma comissão, composta por cinco alunos. Estes vão acompanhar a direção da escola no dia da entrega dos brinquedos.

A diretora, que é professora na EE “Rodolfo Augusto” há 11 anos, informa que a campanha foi um sucesso: a escola e o entorno ficaram limpos neste final de ano. Os projetos realizados em 2010 também repercutiram positivamente. Por exemplo, a diretora esclarece que eram comuns as gritarias e bombas caseiras jogadas no interior da escola no encerramento do ano letivo. Este ano, ela destaca que foi diferente: as comemorações foram feitas com doces, refrigerantes e bolos. A Escola realizou recentemente sua 8º Feira Cultural.


SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT

Matrículas na rede pública de ensino chegam a 42,9 mil

www.olhardireto.com.br


O Brasil registrou este ano 42,9 milhões de alunos matriculados na rede pública, segundo o Censo Escolar 2010 publicado hoje no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com informações da Agência Brasil, o levantamento feito anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), traz uma fotografia sobre a situação de matrículas na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio e na educação de jovens e adultos, inclusive, as matrículas em educação especial.

Pelos dados do Censo, o sistema escolar brasileiro tem quase o dobro de alunos nos anos iniciais do ensino fundamental em comparação com as matrículas no ensino médio. De acordo com os números coletados entre maio e agosto deste ano, o País registrava 13,4 milhões de matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano; com crianças a partir dos 6 anos) e 7,1 milhões de matrículas no ensino médio (1º ao 3º ano). A diminuição no número de alunos matriculados começa a ocorrer ainda entre as séries do ensino fundamental. As séries finais (6º ao 9º ano) desse nível de ensino têm 11% a menos de matrículas (11,9 milhões) do que as séries iniciais.

Segundo a Agência Brasil, nas séries iniciais do ensino fundamental mais da metade das matrículas são em escolas municipais (7,8 milhões). A situação muda nas séries finais. As escolas urbanas estaduais absorvem 54% das matrículas (6,4 milhões). No ensino médio, 95% das matrículas são em escolas estaduais urbanas. De acordo com o Inep, havia 1,34 milhão de crianças (0 a 3 anos) matriculadas em creches municipais e estaduais (64% em regime integral) e mais de 3,5 milhões de crianças (4 e 5 anos) matriculadas na pré-escola.

O Censo mostra também que a educação de jovens e adultos (EJA) registrava 2,5 milhões de matrículas no ensino fundamental e mais de 1 milhão de matrículas no ensino médio. Na educação especial, o Inep ainda verificou mais 528 mil matrículas nos diferentes níveis de ensino. Mais da metade dessas matrículas (53%) são nas séries iniciais do ensino fundamental e quase 22% das matrículas são nas séries finais do ensino fundamental.

Os dados do Censo Escolar são coletados pela internet (sistema Educacenso). Segundo o Inep, além de dados sobre matrícula, as escolas enviam informações sobre os professores em regência de aula, as condições físicas da escola e dados sobre cada um de seus alunos, incluindo: nome completo, data de nascimento, sexo, cor/raça, nome dos pais, naturalidade, endereço residencial, necessidades de atendimento escolar diferenciado, utilização de transporte público, necessidades educacionais especiais e rendimento escolar do ano anterior.

Capes aprova 2 novos doutorados da UFMT

20/12/2010 - 10h31

www.odocumento.com.br

Os doutorados em História e em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), estão entre as 123 propostas de cursos novos de 2010 recomendadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), durante a 123ª Reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES), ocorrida no período de seis a 10 de dezembro, em Brasília.

A Capes tornou público na sexta-feira (17) os resultados da apreciação das propostas de cursos novos (APCN) 2010. As fichas, com os pareceres das propostas recomendadas e das não recomendadas, encontram-se disponíveis às instituições proponentes na página eletrônica da Capes. Outras propostas ainda estão em processo de análise.

Prefeitura de Cuiabá convocará professores aprovados em concurso público - Cuiabá/MT

20/12/2010 - 11h16


Da Redação

A Prefeitura de Cuiabá informa aos aprovados no concurso para a Secretaria Municipal de Educação Edital de Concurso Público Nº 001/2010-PMC/SME, DE 08 DE JANEIRO DE 2010) que a convocação começara a partir do dia 07 de janeiro. As informações com todos os dados necessários para que o candidato se apresente já está disponível no site da Prefeitura,.

A previsão é que mais de mil professores sejam convocados. Eles começarão a atuar na rede pública municipal já no ano letivo de 2011. As aulas iniciam na primeira quinzena de fevereiro. A convocação será realizada até o dia 05 de fevereiro.

Entre os documentos a serem apresentados pelos aprovados estão RG, CPF, Título de Eleitor e os requisitos básicos exigidos para o cargo ou área conforme exigido no edital do concurso.

Índice aponta projeção de homicídios na adolescência

Por: Valeska Andrade


A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Observatório de Favelas e o Laboratório da Análise da Violência (LAV) lançam hoje (8) o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) 2010.

O levantamento, com base em dados de 2007, estima o número de jovens, entre 12 e 18 anos, que serão assassinados caso as condições que prevalecem hoje não mudem, em municípios com mais de 100 mil habitantes.

O índice é levantado dentro do Programa de Redução da Violência Letal (PRVL), que visa à promoção de ações para assegurar que as mortes violentas de adolescentes dos grandes centros urbanos brasileiros sejam tratadas como prioridade na agenda pública.

Fonte: Agência Brasil

Educação evolui, mas ainda segue entre as piores

Por: Valeska Andrade

O Brasil aparece entre os três países que mais evoluíram na Educação Básica na década 2000-2009. A informação é do relatório preliminar do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) 2009, divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Nesse período, a média subiu de 368 pontos para 401 (33 pontos a mais). Com isso, o País atingiu a meta do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que era média de 395 pontos. Em relação ao avanço, foi superado apenas pelo Chile, que cresceu 37 pontos, e por Luxemburgo (38). Mesmo assim, o País está 53ª posição da tabela geral, com nota semelhante à da Colômbia, Trinidad e Tobago. Na América Latina, está 19 pontos atrás do México, 26 pontos atrás do Uruguai e 38 pontos do Chile.

Método – A avaliação foi realizada em 65 países, 34 deles da OCDE. Participaram 470 mil estudantes, sendo 20 mil brasileiros de escolas urbanas e rurais, públicas e privadas. Eles responderam às provas de Leitura, Matemática e Ciências, com perguntas de múltipla escolha e abertas.

BOLSA UNIVERSITÁRIA -Cuiabá/MT

Prefeitura abre 232 novas vagas
Da assessoria


A Prefeitura de Cuiabá realizará no próximo dia 16 de janeiro de 2011 o terceiro processo seletivo do Crédito Educativo Municipal (Bolsa Universitária), que concede bolsas integrais de estudo a estudantes carentes nas faculdades particulares de Cuiabá. Serão oferecidas 232 novas vagas nas faculdades Unic (Campos Barão, Beira Rio e Pantanal), FAUC, AUM, Afirmativo, Unirondon, Unipan e Anhanguera. As inscrições estão abertas até o dia 30 de dezembro através do site www.creditoeducativomunicipal.com.br

Bolsa Universitária é um dos programas da Prefeitura de Cuiabá de maior alcance social, possibilitando a estudantes carentes cursar o ensino superior em universidades particulares da capital com bolsas integrais até o final do curso. Nos dois primeiros processos seletivos 894 estudantes carentes foram contemplados após passarem por um exame democrático e transparente.

Podem concorrer à Bolsa Universitária estudantes cuja renda familiar não supere a cinco salários mínimos, que já não tenham sido contemplados por outras bolsas de estudo e que ainda não façam nenhum curso superior. Das vagas oferecidas, 50% são reservadas para afrodescendentes, índios e portadores de deficiência.

Para participar do processo seletivo o estudante deve se enquadrar em vários critérios, além de ser provado na seleção. O candidato deve comprovar renda bruta mensal familiar correspondente a, no máximo, cinco salários mínimos mensais; comprovar que reside em Cuiabá há no mínimo cinco anos; não possuir formação de nível superior nem se encontrar matriculado em curso de nível superior na data da inscrição do processo seletivo. Não ter sido desligado anteriormente do programa e ter cursado o ensino médio em escola pública ou privada com bolsa de estudo.

Os estudantes aprovados ficam obrigados a cumprir 400 horas de atividades, antes do término do curso em projetos da Secretaria Municipal de Educação, Como o Escola em Tempo Integral ou nas ações sócio-educativas dos órgãos responsáveis pela política social da Prefeitura de Cuiabá.

O Bolsa Universitária tem a coordenação da Prefeitura e Cuiabá e do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Mato Grosso (SinepeMT). O preço da inscrição é R$ 40,00 e o resultado do processo seletivo será divulgado no dia 24 de janeiro de 2011.

Tráfico avançou mesmo com legislação rígida

Por: Valeska Andrade

A legislação e a aplicação das penas para envolvidos em tráfico de drogas inflamam o debate sobre as causas do crescimento dessa prática em São Paulo.

Berenice Giannella, presidente da Fundação Casa, por exemplo, aponta um rigor excessivo dos juízes paulistas, que estão internando até mesmo jovens que foram flagrados pela primeira vez, decisão que contraria o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), principalmente no interior.

Para ela, é importante que o jovem permaneça em contato com a família. Para a defensora e coordenadora do Núcleo Especializado de Situação Carcerária, Carmen Silvia de Moraes Barros, o crescimento do tráfico mostra como o endurecimento da pena não ajuda a coibir a prática.

Fonte: O Estado de S. Paulo (SP)

Olimpíadas da Dom Bosco/Varzea Grande/MT trabalha temas diversificados

Práticas desportivas, ações de cidadania, preservação ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável reciclagem e combate ao mosquito Aedes aegypti são alguns dos temas que integram uma série de atividades desenvolvidas durante a 8ª Olimpíada da Escola Estadual Dom Bosco, em Várzea Grande. O evento tem como proposta a discussão do “Meio Ambiente é o Planeta Terra. Preserve-o”.

Conteúdos debatidos em sala de aula foram levados para rua e socializados entre as turmas, disseminando dessa forma ações positivas para o meio ambiente. Estudantes do Ensino Fundamental (de 1º ao 9º ano) participam de debates, jogos e gincanas proporcionando de maneira lúdica e criativa o aprofundamento dos temas sugeridos.

Os alunos foram divididos em equipes e trabalham com temas como ‘Água! Haverá o suficiente para todos?’, ‘Reduza, Reutilize e Recicle. A natureza agradece!’, ‘Não Adote o Aedes aegypti’ e ‘Queimada! Apague essa ideia!’. Faixas, banners, cartazes foram confeccionados para serem exibidos durante apresentações destinadas a sensibilização da comunidade.


PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

domingo, 19 de dezembro de 2010

Nas salas de aula não existe presença obrigatória

Texto do professor José Predebon, organizador e co-autor do livro Profissão Professor (Cia dos Livros).
E-mail: jose@predebon.com.br

Nenhum aluno fica em classe se não estiver interessado. Pode até estar lá, sentado, para não ter falta. Mas seu coração e mente não estão presentes, só seu corpo. Problema do professor? Claro que grande parte dos mestres pensa que desinteresse de alunos não é seu problema, e lhes basta ter a consciência tranquila de estar cumprindo o programa de sua disciplina.

A questão não é simples. Uma série de fatores presentes na atualidade fez surgir agora uma geração que contesta o sistema como nunca acontecera antes. Penso que não se trata de uma degenerescência social, mas do produto do cruzamento entre a era da comunicação, agora com a internet, com o ímpeto do desejo de mudança dos jovens, melhor percebido desde 1968.

Nossos alunos de hoje, pesquisados, declaram que a maior utilidade que encontram na escola é a formação de sua rede de relacionamentos. Vemos que são também atraídos pelo diploma que, de alguma forma, pensam, deve facilitar sua vida. De resto, franzem o nariz: “não quero seguir o caminho de meus pais, que não são felizes”. Como esses jovens receberão o bastão do revezamento social?

Nesse contexto, nós, professores, só poderíamos mesmo nos sentir pouco desejados, e, por isso, pouco ouvidos e respeitados como mestres. Esse panorama, claro, não é geral, há ressalvas. A primeira é de uma parcela (estima-se em 20%) de jovens com vocação para o aprendizado – os curiosos que procuram informações, de todo tipo. Outra exceção é a de alunos de universidades públicas, na qual entraram por meio de uma rigorosa seleção, e que por isso tendem a valorizar o aproveitamento das aulas. Algo parecido acontece em escolas muito procuradas, onde o ingresso também é difícil. Finalmente, também são mais interessados os que se sacrificam, trabalhando de dia e estudando à noite, e entendem a necessidade do conhecimento para sua carreira.

Entretanto, no geral, vemos que quando a maioria dos alunos está na escola para “cumprir tabela”, a contragosto, não se pode esperar boa disposição deles para com os professores. Eles fazem parte da “chatice da escola”. São uma extensão dos pais, que dizem uma coisa e fazem outra. Jamais pode ocorrer ao aluno, nessa condição, procurar estabelecer com o professor uma relação que não seja a obrigatória, pouco mais do que responder a chamada. Por isso, se houver possibilidade de mudança, esta precisa vir do professor. Só ele pode tomar a iniciativa de estabelecer uma relação diferente. Ou constrói uma ponte e a atravessa para chegar ao aluno, ou fica deste lado falando sozinho, também cumprindo sua tabela, dentro de um contexto perverso. Cabe ao professor tomar a iniciativa, ainda que ele, pessoalmente, nada tenha a ver com a culpa de sua geração que construiu uma sociedade problemática. Cabe a ele, portanto, também usar a criatividade como uma ferramenta para que suas aulas possam ser mais aproveitadas.

Colegas professores, claro, a criatividade não resolve os problemas do ensino brasileiro, mas pode se tornar a ferramenta para fazer a diferença no seu trabalho pessoal. Sempre há campo para nós, mestres, nos colocarmos muito além da “obrigação básica do programa”. Se nos posicionarmos assim, e também a favor dos alunos, nunca nos conformando de antemão com seu pouco interesse, e se adicionarmos a magia da criatividade ao planejar nossas aulas, aí sim, teremos feito a nossa parte. Concluímos lembrando que mudanças não são fáceis, mas muitas vezes são necessárias.