quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

STRESS, DEPRESSÃO, SÍNDROME DO PÂNICO: A ESCOLA INSALUBRE...




Escrito por Gilmar de Oliveira


Sabe aquela conversa das senhorinhas no posto de saúde do bairro? Aquele bate-papo de queixas, doenças e reclamações? "Pois é, vizinha, estou com bico-de-papagaio"... "Ai, isso não é nada, eu tenho pressão alta, trombose, artrite...". Pois visitando salas de professores nos horários de recreio em diversas escolas, ao entrar, nota-se aquele clima de postinho de saúde e aquele queixume de doenças.

Também é fato que os professores afastam-se muito da sala de aula por doenças, em longas licenças para tratamento de saúde. O número de atestados de professores é alto, talvez a categoria que mais tenha licenças médicas, afastamento, doenças ocupacionais incapacitantes e elevado desgaste em todo o Brasil.

Seria o caso da profissão pedir insalubridade ou periculosidade?
Ou seria o caso de debatermos o quê, de fato, acontece nas escolas, que faz os professores e demais funcionários (a quem chamo de educadores) adoecerem constantemente?

São cada vez mais comuns os ataques verbais e até físicos a professores e educadores de escolas em todo o país. O desrespeito é a tônica em muitas escolas. Isto abala a qualidade do trabalho e os vínculos entre professores e alunos em sala de aula, pois todos são envolvidos.
Também as pressões sociais e políticas (cuidado, professores: é ano de eleição; vai ter diretor fazendo campanha e pressionando nas escolas! Denuncie!) abalam os educadores.

As más condições das escolas, o baixo salário, o despreparo dos profissionais nas relações interpessoais e muitos diretores que "vendam" os olhos, para fingir que isto não acontece no ambiente escolar contribuem diretamente para agravar o quadro de saúde da escola.

O nível de stress emocional é altíssimo em muitos professores, levando-os a adoecerem por stress, síndrome do pânico, síndrome de Burnout, depressão.
Afinal, o que está acontecendo? A cobrança diária, as más relações, a desestrutura familiar em lidar com a moral e os limites podem causar tanto estrago?

Acontece que a sociedade está doente. A escola reflete o que a sociedade apresenta.

Os pais em geral, estão desequilibrados e "no limite". A escola não deveria, mas traz, para dentro de si, conseqüências de uma sociedade consumista, castradora, voraz.

Os professores e educadores também são gente que ama, que sofre, que paga contas, que tem filhos, parentes, que tem uma vida após a jornada de trabalho (longa e estafante). Exige-se retidão, postura, domínio técnico, pedagógico, assistencialismo barato, afetividade indevida e se oferece o quê de suporte para poder-se cobrar tanto? Lamentavelmente, quem paga o pato é o educador e o aluno, que tem um professor desgastado tentando explicar sem a energia e a "pegada" necessárias para a aprendizagem e a identificação do aluno com o mestre.

E a escola, ambiente que deveria ser de harmonia, de respeito e cooperação, acaba envolvida em ensinar a competição pelo lucro, pelo cargo, pela necessidade de ascensão profissional.

Este é um dos fatores. Outros fatores envolvem uma jornada e um preparo inadequado, desgaste de relações interpessoais, que frutificam na ausência de uma política de prevenção ao stress no trabalho, de prevenção às doenças ocupacionais associados ao ato de ensinar: na voz, na coluna, nos olhos e principalmente, na mente humana! Na cabeça do educador!

As empresas privadas jamais admitiriam tantos atrasos por consultas, tantos atestados, licenças, afastamentos e remanejamentos como na Educação Estatal. Mas se demitirem-nos, correm o risco de sofrerem processos judiciais por terem destruído a saúde do funcionário.

Para que isto não aconteça, as empresas privadas desenvolvem trabalhos de prevenção aos acidentes pessoais, ao stress, programas de conscientização da saúde e da qualidade de vida, realizam palestras e cursos para melhorar as relações no ambiente de trabalho. As empresas descobriram que é mais barato investir neste campo do que arcar com despesas por atestados e substituições de bons funcionários.

As escolas particulares também investem na qualidade das relações e economizam, além de melhorarem a qualidade de vida de seus funcionários, efetivam maior qualidade no aprendizado e nos bons exemplos que os professores dispostos e felizes podem dar a seus alunos.

Já nas escolas públicas, falta este projeto de qualidade de vida no trabalho, de conscientização da valorização do professor, de harmonização do ambiente mais lindo, mais maravilhoso que a mão humana criou: a Escola.
É necessário que a classe educacional se una e apresente pedidos de investimento na saúde mental e física do educador e aponte para soluções que minimizem os gastos públicos da Educação relacionados à doença, para se investir em viver melhor, aproveitar melhor a vida profissional, com projetos de desenvolvimento de relações e condições sadias no ambiente escolar. Sociedade, alunos, educadores e cofres públicos se beneficiariam com esta atitude.

Gilmar De Oliveira
Sobre este autor:
Psicólogo clínico e institucional; especialista em Neuropsicologia e Aprendizagem e Mestre em Educação e Cultura. CRP 12/01950. Endereço eletrônico: gilmardeoliveira@uol.com.br

Notícia


Formação Docente

Por: Valeska Andrade

O Ministério da Educação (MEC) anuncia que as instituições de ensino receberão R$ 1,9 bilhão, correspondentes a recursos extraordinários, entre 2009 e 2014, que serão investidos na graduação de professores.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, se houver maior demanda que vagas disponíveis neste primeiro semestre, cada instituição terá poderes para decidir como selecionar seus alunos, por sorteio ou outro procedimento seletivo.

O objetivo é formar três categorias profissionais diferentes: primeira licenciatura para professores que não têm curso superior, segunda para os que são formados, mas ensinam em áreas diversas das que se graduaram e para bacharéis que precisam de complementação para o exercício do magistério.

Além disso, o MEC pretende propor ao Congresso Nacional a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), determinando a obrigatoriedade da formação em nível superior para todos os professores dos ensinos fundamental e médio. Atualmente, a LDB permite formação mínima de nível médio na modalidade Normal para os que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil.

Na área da educação, o Brasil terá muito que avançar para possuir um nível semelhante ao dos países desenvolvidos. 119 mil professores de escolas públicas e particulares não têm a formação mínima necessária para exercer a docência na educação básica.

Os professores denominados “leigos” cursaram somente o ensino fundamental (15,9 mil) ou o ensino médio regular (103,3 mil). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação exige que a formação de docentes seja em nível superior, em cursos de licenciatura, admitindo-se o nível médio na modalidade Normal somente para quem ensina no começo do ensino fundamental ou na educação infantil.

Fonte: Folha de Pernambuco (PE)

Secretário do MEC critica currículo do ensino médio brasileiro em conferência da Unesco


Lauro Neto

O secretário de Educação à Distância do MEC, Carlos Bielshowsky, criticou o currículo do ensino médio brasileiro durante a Conferência Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação, organizada pela Unesco, nesta semana, em Brasília. Em sua apresentação na abertura do evento, Bielshowsky disse que a estrutura curricular das escolas brasileiras é deficiente ao ser questionado sobre até que ponto as competências digitais estão presentes.

- Há algo errado na organização curricular brasileira. Não é possível ter 13 disciplinas no ensino médio sem o aluno aprendê-las. É um problema estrutural ter 40 alunos em uma sala para uma aula de 50 minutos. Os sistemas educacionais no mundo especializam o currículo do ensino médio e não têm tanta disciplina. É preciso fazer uma reformulação do ensino médio brasileiro. Estamos a caminho disso - afirmou Bielshowsky.

De acordo com o secretário, o Enem tem contribuído para essa reformulação. Segundo ele, o novo modelo do exame preparado pelo MEC em 2009 teve um saldo positivo após passar pelo que ele classificou como "pequeno problema", referindo-se ao vazamento e adiamento da prova.

Bielshowsky informou ainda que o MEC lançará na internet, nas próximas semanas, o Portal do Aluno, que será conectado ao Portal do Professor, que hoje já disponibiliza mais de 5 mil roteiros de aulas, compartilhados por docentes de todo o Brasil. O novo site usará recursos de redes sociais como Orkut e Facebook para captar o interesse dos estudantes.

- É necessário promover novas estratégias pedagógicas dentro da sala de aula, tornando a escola menos chata e aborrecida, e mais divertida e colorida. As TICs podem contribuir para isso - disse o secretário.

A conferência, que aconteceu entre os dias 26 e 28 de abril, reuniu educadores, pesquisadores e profissionais da imprensa nas sedes da Unesco e da OAB, em Brasília.

Escola privada dos EUA torna obrigatório uso de iPad pelos alunos




Washington, 25 jan (EFE).- Uma escola privada do estado americano do Tennessee exigirá o uso de iPads pelos estudantes de 8 a 18 anos com o objetivo de substituir os livros didáticos pelos tablets eletrônicos, informa nesta terça-feira a imprensa local.

A Webb School of Knoxville oferecerá aos alunos com menos recursos opções de aluguel de iPads, que custam no mercado americano US$ 500, indica Jim Manikas, diretor de tecnologia da instituição.

Ele explica que a medida também representa uma questão de "saúde" para os alunos, que, com o uso de tablets, deixam de carregar muitos livros e evitam mochilas pesadas.

"Temos alunos que carregam quase 20 quilos de livros didáticos, enquanto um iPad pesa menos de um quilo", assinala Manikas em declarações à imprensa americana.

Os funcionários da escola afirmam que sites de redes sociais como Facebook e Twitter terão acesso bloqueado dentro da instituição.

Elli Shellist, professora de inglês da Webb School, se mostrou "entusiasmada" com a medida. "Há coisas que podemos fazer muito melhor com esses tablets eletrônicos do que em textos de papel", destaca.

A escola do Tennessee se soma assim a outras instituições educacionais como a Seton Hill University, no estado da Pensilvânia, e a Universidade de Notre Dame, em Indiana, que anunciaram cursos exclusivamente por meio de iPads.

Professor universitário de instituição pública tem mais titulação e se dedica mais tempo que docente de rede particular




Professor universitário de instituição pública tem mais titulação e se dedica mais tempo que docente de rede particular

Ana Okada
Em São Paulo

No ensino superior público, 75% dos docentes são doutores ou mestres; no particular, esse percentual chega a 55%. Os dados foram divulgados no Censo da Educação Superior de 2009, divulgados nesta quinta-feira (13). O país registra um total de 307.815 docentes, sendo 340.817 em exercício e 18.272 afastados.


Dentre os professores de universidades, faculdades, centros universitários e institutos federais a titulação está distribuída da seguinte forma:

Doutores: públicas (48%); particulares (14%);
Mestres: públicas (27%); particulares (41%);
Especialistas: públicas (14%); particulares (38%);
Graduados: públicas (11%); particulares (7%).

De 2008 para 2009, a quantidade de funções docentes cresceu 6%; a maior demanda por professores universitários foi a de doutores (16%). O professor padrão das instituições públicas é homem, tem 44 anos, é brasileiro, doutor e trabalha em regime integral. Já o docente de faculdade particular é mais jovem, com 34 anos, também homem e brasileiro, é mestre e trabalha em regime horista.

Regime de trabalho
Nas públicas, a maioria dos professores trabalham em tempo integral (78,9%); já nas particulares, a maioria é horista (53%) e só 21,5% está em regime integral. De acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), do MEC (Ministério da Educação), é aconselhável que pelo menos um terço do corpo docente trabalha em tempo integral.

A legislação também prevê que pelo menos um terço dos docentes seja mestre ou doutor; os dois tipos de instituições contemplam essa diretriz.

IFMT abre inscrições para cursos de inglês e espanhol




Da Redação com Assessoria
26/01/2011 11:10



O Centro de Línguas (CEL) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá informa que está com matrículas abertas aos novos alunos para o primeiro semestre de 2011.

As inscrições podem ser feitas na secretaria do CEL, no IFMT Campus Cuiabá, localizado à rua Zulmira Canavarros, centro de Cuiabá. O horário de atendimento é das 13h30 às 18h.

Neste primeiro semestre de 2011 serão ofertados cursos de inglês e espanhol até o quarto semestre. Outra novidade de sucesso é a turma de Teens (10-13 anos), proposta de material e horário diferenciados para este público.

Os cursos de línguas ofertados pelo Centro de Línguas possuem como objetivo o desenvolvimento das quatro habilidades lingüísticas (ouvir, falar, ler e escrever) desde o nível mais básico do programa. Os temas discutidos integram atividades com produção oral (fala), compreensão auditiva, estudo de vocabulário, gramática, leitura e escrita.

Outras informações pelo e-mail cel.coord@gmail.com ou através do telefone 3314-3547.

Veja os ítens proibidos em lista de material escolar




Atenção:A escola não pode determinar o local de compra do material

Reprodução

O importante é pesquisar o preço antes de comprar
REDAÇÃO


No início do ano pais e responsáveis têm gastos já previstos com materiais escolares. O Procon Estadual faz um alerta, os produtos solicitados na lista devem estar restritos ao uso do próprio aluno. A escola deve ser questionada caso conste na lista de materiais itens de uso coletivo, como, por exemplo, papel higiênico, material para atividades de laboratório, biblioteca e até utensílios de primeiros socorros.

"A compra desse tipo de material é de responsabilidade única e exclusiva da instituição de ensino, pois o valor desses produtos está incluso na mensalidade cobrada do aluno", destaca a superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza.

O Procon firmou em 2004 um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com as escolas particulares de Cuiabá e Várzea Grande. Os estabelecimentos que descumprirem essas normas podem ser multados e podem ser incluídos no Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Procon-MT.

A escola também não pode exigir que o responsável pelo aluno compre o material em um determinado estabelecimento comercial. O importante é pesquisar o preço antes de comprar, já que é comum encontrar grande diferença de valores de uma loja para outra.

Já os alunos podem reutilizar materiais dos anos anteriores, o que significa uma boa prática de consumo sustentável. Canetas, lápis, borrachas, lápis de cor e até cadernos podem ser aproveitados. Os livros didáticos podem ser trocados com amigos ou parentes.

Em relação ao uniforme, a escola deve avisar o consumidor antes da matrícula o seu preço médio. O importante é que pais e escola entrem em um consenso sobre o valor do uniforme, para que o preço cobrado não seja maior do que a média praticada no comércio.

Confira abaixo a lista de produtos proibidos em listas de materiais escolares:
- papel convite;
- papel para flip chart;
- estêncil e similares;
- copos, talheres e pratos descartáveis;
- esponja para louça;
- guardanapos;
- disquetes e CD's;
- caneta para lousa;
- fita ou cartucho para impressora;
- tonner;
- tinta para mimeógrafo;
- giz branco ou colorido para quadro negro;
- fita adesiva;
- grampeador;
- medicamentos;
- plástico para classificador;
- pasta suspensa;
- materiais de limpeza em geral;
- sabonetes e papel higiênico;
- kit primeiro socorros;

Para mais informações procure o Procon Estadual, localizado no Edifício Eldorado Executive Center (Av. do CPA, nº 917, bairro Araés) e aberto de segunda a sexta-feira das 12h às 18h. Os telefones do órgão para informações ou esclarecimentos são 151 e 3613 8500.

Com assessoria

Aprovados pelo SISU devem se matricular hoje




São 83 instituições públicas de ensino superior que participam do programa

Reprodução

A lista dos estudantes aprovados pelo SiSU foi divulgada no domingo (23)
G1


A matrícula dos 82.949 candidatos selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) começa nesta quinta-feira (27) nas 83 instituições públicas de educação superior que participam do programa. A matrícula também poderá ser feita na sexta-feira (28) e na segunda-feira (31) na instituição de ensino para a qual o estudante foi selecionado.

A lista dos estudantes aprovados pelo SiSU foi divulgada no domingo (23). A documentação necessária pode ser consultada pelo boletim individual, disponível no sistema, e na própria instituição.

Após esse prazo, se ainda houver vagas disponíveis, serão feitas duas outras chamadas para convocação dos candidatos aprovados. Outras duas chamadas estão previstas, uma para 4 de fevereiro, que terá matrículas em 8 e 9 de fevereiro, e outra para 13 de fevereiro, com matrícula em 15 e 16 de fevereiro.

Os estudantes que foram selecionados, nesta primeira chamada, em sua primeira opção de inscrição não serão convocados nas chamadas posteriores - nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula.

Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema. Os estudantes terão de declarar interesse em participar da lista de espera entre 13 e 17 de fevereiro.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Pisa: melhores salários a professores dão mais resultados que turmas menores




Rafael Targino
Em São Paulo

O Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) 2009, divulgado na semana passada pela OCDE (Organização para a Cooperação Econômica Europeia), chegou à conclusão, depois da análise dos resultados, que sistemas considerados de sucesso gastam muito dinheiro em educação e tendem a priorizar o salário docente à formação de classes menores.

De acordo com a pesquisa, o melhor desempenho dos estudantes está relacionado aos salários mais altos dos professores e não a turmas com menos alunos. Para a OCDE, os sistemas que fazem isso comprovam pesquisas que “afirmam que aumentar a qualidade do professor é uma rota mais efetiva para melhorar os resultados dos estudantes do que criar turmas menores”.

Recursos Dentro dos países, afirma o Pisa, escolas com melhores recursos geralmente têm desempenho melhor por tenderem a ter mais estudantes “sócio-economicamente favorecidos”. Alguns locais, diz a pesquisa, têm grande relação entre os recursos e o ambiente demográfico e sócio-econômico da região onde as escolas se encontram.

“Se a maioria ou todas as escolas tiverem o mínimo de recursos necessários para permitir um ensino efetivo, recursos materiais adicionais podem fazer mínima diferença nos resultados”, diz o relatório.

E no Brasil? Para Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, também no Brasil o foco no professor é sempre a variável mais importante. “Mas só o foco no professor não vai surtir os efeitos necessários. Claro que o primeiro passo é esse. Investir em formação continuada. Só que esse passo não vai ser suficiente pra resolver o déficit educacional brasileiro”, afirma.

“O grande caminho agora é incentivar a renda das famílias. Quanto maior a renda, maior a escolaridade”, diz Cara.

Atividades em demasia podem ser prejudiciais para as crianças



Por: Valeska Andrade

Assim como o sedentarismo e a ociosidade infantil, o demasiado acúmulo de atividades na infância, também é desaconselhável, pois tudo em excesso reflete negativamente no que deveria surtir um efeito positivo.

Para a psicopedagoga Luzia Melo, pais e educadores devem estar atentos à rotina sobrecarregada e questionar até que ponto a criança está preparada para assumir tantos compromissos.

Uma pesquisa realizada pela Isma-BR, representação brasileira da International Stress Management Association, revelou que oito em cada dez crianças têm manifestações psicossomáticas e apresentam problemas de saúde para os quais não há causa clínica determinável.

A pesquisa aponta agendas lotadas de atividades extras e cobrança por resultados como principais causas do mal. Tontura, vômito, dor de barriga, cefaleia e uma série de outros sintomas físicos comuns na infância podem ocultar problemas de relacionamento, insegurança, depressão e estresse.

A doutora em Psicologia Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR, supervisionou o levantamento, realizado com 220 crianças, de sete a doze anos, em Porto Alegre e São Paulo. Segundo ela, as mudanças comportamentais incluem a agressividade, passividade, dificuldade de relacionamento, alterações no apetite, incluindo o aumento no consumo de doces, e choro sem motivo.

Fonte: Folha de Pernambuco (PE); Jornal da Tarde (SP)

Por isso mesmo defendo aqui a ideia de que criança não trabalha! As crianças que estão expostas, principalmente na mídia, estão sujeitas a todos esses sintomas, outros desconfortos e doenças. Não só as que estão trabalhando nas novelas, mas as que trabalham duro para ajudar os pais. Criança é para estudar, brincar, conviver com seus pares e fazer muita bagunça!

O que sucede no MEC? Haddad ainda tem a resposta?



Publicado por Corumbá Guimarães em 21 Jan 2011 | sob: Educação

Deve haver, escondida nos porões do MEC, uma escola de sabotagens e traições. Não é possível que tantos assessores já nasçam com tamanho Know-how.

Nas pegadas da penúltima trapalhada de sua pasta, o ministro Fernando Haddad veio aos refletores. Tentou prover explicações.

Referiu-se assim à tortura cibernética imposta à rapaziada que foi aos computadores do ministério para se inscrever no Sisu:
"Na minha opinião, [o sistema] foi estabilizado tardiamente. Era para ter sido resolvido no máximo no domingo [16]…”

“…Está comprovado que não foi problema de internet, planejamento, estrutura nem aplicativo…” “…Os equipamentos estão funcionando perfeitamente bem. No meio do ano, a estrutura também funcionou muito bem, mas não agora".
Ora, se não falhou a internet, se o planejamento foi perfeito, se a estrutura e o hardware operaram a contento, não resta senão a hipótese da perfídia.

O ministro da Educação precisa interditar urgentemente a escola de deslealdade que opera nos subterrâneos de sua pasta.

Haddad cancelou as férias que tiraria neste sábado (22). Caiu-lhe a ficha. Decerto vai à caça do sabotador.

Como dizia um bem sucedido empresário meu amigo, “quem não tem competência não se estabelece”…
Josias de Souza - Folha Online

Textos de pensadores compõem acervos distribuídos a escolas



Os professores das redes públicas da educação básica de estados e municípios, que lecionam nas áreas urbanas e rurais, vão encontrar nas suas escolas, no início do ano letivo, livros especialmente editados para eles. É a Coleção Educadores, que reúne 31 autores brasileiros e 30 pensadores estrangeiros que exercem influência sobre a educação nacional. A coleção inclui ainda o Manifesto dos Educadores e um índice. No total, 63 livros.

A coleção, lançada em novembro de 2010, durante as comemorações dos 80 anos de criação do Ministério da Educação, vai também para as bibliotecas públicas do país e de universidades, para as faculdades de educação e para todas as secretarias estaduais e municipais de educação.

A distribuição das coleções é feita pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O cronograma prevê que a última postagem nos correios será feita na próxima segunda-feira, 31, para que as obras estejam nas escolas no início do período letivo.

As escolas receberão quantidades diferentes de livros, segundo a matrícula registrada no Censo Escolar. As 53,8 mil escolas com até 50 estudantes, receberão um acervo de 11 livros; as 30,9 mil com 51 a 200 matrículas, um acervo de 21 obras; as 26,5 mil escolas com 201 a 500 alunos, um acervo de 63 livros; e as 24,6 mil escolas com mais de 500 matrículas, dois acervos de 63 livros.

Coleção – A Coleção Educadores, que começou a ser organizada pelo MEC em 2006, integra as iniciativas do governo federal de formação inicial e continuada de professores das redes públicas estaduais e municipais. Cada volume traz uma apresentação do ministro da Educação, Fernando Haddad, um ensaio sobre o autor, a trajetória de sua produção intelectual na área, uma seleção de textos — corresponde a 30% do livro — e cronologia. A última parte apresenta a bibliografia do autor e das obras sobre ele. Cada volume tem, em média, 150 páginas.

Manifestos – Faz parte da coleção a reedição de dois manifestos subscritos por expoentes da educação e da cultura do país e dirigidos à população e aos governos. Um é de 1932, subscrito por 24 personalidades, e o outro, de 1959, que teve a adesão de 161 educadores e intelectuais. Na apresentação da obra, o ministro da Educação, Fernando Haddad, diz que os documentos “assinalam etapas importantes da luta e sinalizam caminhos de impressionante atualidade”.

Ionice Lorenzoni

Prêmio para teses e dissertações sobre países de língua portuguesa




Por: Valeska Andrade

Estão abertas as candidaturas para o Prémio Fernão Mendes Pinto, no valor de 10.000 euros. O prémio é instituído pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e resulta de um protocolo de cooperação entre a AULP, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Instituto Camões (IC). Será concedido a estudantes de mestrado ou doutorado que tenham desenvolvido trabalhos que contribuam para a aproximação das comunidades lusófonas. Teses e dissertações devem ter sido defendidas em 2010. Além do prémio monetário, a obra do laureado será publicada pelo Instituto Camões.

Para concorrer, o candidato deverá enviar uma declaração da universidade ou do instituto de investigação científica e duas cópias da tese (uma em papel e a outra em suporte informático – CD); curriculum vitae; parecer do orientador da tese. O vencedor será anunciado no XXI Encontro da AULP – Associação das Universidades de Língua Portuguesa, no Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), entre os dias 6 e 9 de junho de 2011.

Data de inscrição: até 30 de maio de 2011
Mais informações no site da AULP.

Unemat divulga aprovados no vestibular 2011/1 nesta segunda-feira




Está prevista para esta segunda-feira (24.01) a divulgação do resultado do concurso vestibular 2011/1 da Unemat. Os interessados devem acessar o site www.unemat.br/vestibular.

Nesta edição do concurso foram ofertadas 1800 vagas distribuídas entre os cursos de graduação desenvolvidos nos campi de Cáceres, Barra do Bugres, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Colíder, Sinop, Juara, Alta Floresta, Alto Araguaia e Nova Xavantina.

As provas foram realizadas nos dias 19 e 20 de dezembro, em Cuiabá e mais 11 cidades de Mato Grosso. No vestibular, das 1800 vagas 25% foram destinadas aos candidatos cotistas.

O início do período letivo 2011/1 está marcado para o dia 14 de fevereiro.

Sai lista de aprovados no SiSU



G1



O Ministério da Educação divulgou neste domingo (23) a lista de aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Foram selecionados 82.949 candidatos, segundo o ministério. A divulgação estava prevista para esta segunda-feira (24).

Foram oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições públicas de educação superior. Segundo o MEC, entre 16 e 20 de janeiro, o SiSU registrou 2.020.157 inscrições, feitas por 1.080.194 candidatos. O número de cantidatos é equivalente a cerca de um terço do total de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010.
Os aprovados têm os dias 27, 28 e 31 de janeiro para fazer matrícula na instituição de ensino para a qual foram selecionados. A documentação necessária pode ser consultada pelo boletim individual, disponível no sistema, e na própria instituição.

Após esse prazo, se ainda houver vagas disponíveis, serão feitas duas outras chamadas para convocação dos candidatos aprovados. Outras duas chamadas estão previstas, uma para 4 de fevereiro, que terá matrículas em 8 e 9 de fevereiro, e outra para 13 de fevereiro, com matrícula em 15 e 16 de fevereiro.

Os estudantes que foram selecionados, nesta primeira chamada, em sua primeira opção de inscrição não serão convocados nas chamadas posteriores — nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula.

Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema. Os estudantes terão de declarar interesse em participar da lista de espera entre 13 e 17 de fevereiro.

Lentidão
Esta edição do SiSU, a terceira desde o início de 2010, foi marcada pela lentidão no sistema e reclamações de estudantes sobre a dificuldade para se inscreverem. O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que precisará reforçar a infraestrutura da área de tecnologia da informação do ministério, mas negou que os problemas com o SiSU tenham sido motivados por falta de planejamento.

Na sexta-feira (21), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) cassou todas as liminares que garantiam o acesso de alunos às redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e prorrogavam a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A decisão pode ser questionada no plenário do STJ, mas um eventual recurso só poderá ser julgado em fevereiro, quando termina o recesso judiciário.

IFMT: inscrições com nota do Enem até dia 26




Redação 24 Horas News



O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu inscrições, até 26 de janeiro, para o ingresso no primeiro semestre do ano letivo de 2011, aos alunos que realizaram a Avaliação de Ensino Médio (Enem) 2010. São ofertadas 525 vagas para os Cursos Superiores nos seguintes Campi: Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva, Campus Cuiabá - Bela Vista, Campus São Vicente, Campus São Vicente - Núcleo Avançado em Campo Verde, Campus São Vicente - Núcleo Avançado em Jaciara, Campus Cáceres, Campus Juína, Campus Campo Novo do Parecis, Campus Pontes e Lacerda e Campus Confresa.

Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deve ter concluído o terceiro ano do Ensino Médio e ter realizado o processo seletivo do Enem 2010. O candidato deverá preencher, eletronicamente, todos os itens do formulário de inscrição, no endereço http://selecao.ifmt.edu.br , inclusive o questionário socioeconômico.

Durante o preenchimento da inscrição, o candidato deverá digitar 3 vezes o número de inscrição do Enem (em campos diferentes), pois sem essas informações o IFMT não conseguirá obter as notas das Provas Objetivas, de Linguagens e Redação e a inscrição não será efetivada.

No ato do preenchimento do formulário de inscrição, o candidato também deverá ter em mãos o número do CPF, da cédula de identidade ou documento equivalente, com validade nacional.

Caso o candidato não seja brasileiro, só será confirmada sua inscrição como candidato com nacionalidade estrangeira se este estiver respaldado por acordos de cooperação internacional ou possuir visto de permanência definitivo.

No dia 28 de janeiro de 2011, a Gerência de Políticas de Ingresso do IFMT disponibilizará para os candidatos a confirmação de inscrição, contendo nome, número da inscrição, o curso pretendido e o turno, no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br. Serão anuladas as inscrições que não obedecerem às determinações contidas no Edital.

RESULTADO E MATRÍCULAS

A relação dos candidatos selecionados, obedecendo ao limite de vagas de cada curso/turno, será divulgada no dia 3 de fevereiro de 2011, no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br. As matrículas da 1ª chamada serão efetuadas nos dias 7 e 8 de fevereiro, das 8 às 17 horas, na Secretaria - Geral de Documentação Escolar do respectivo Campus do IFMT, para qual o candidato se inscreveu.

Se houver vagas não preenchidas, após o término da matrícula da 1ª chamada, o IFMT divulgará uma 2ª chamada.

Escolas de Cuiabá/MT devem fazer atualização para passe livre



Redação 24 Horas News



A partir desta semana as 380 escolas federais, estaduais, municipais e particulares poderão atualizar o cadastro de estudantes beneficiados com o passe livre em Cuiabá.

A atualização do cadastro de cerca de 56 mil estudantes será feita via online pela direção das escolas, que desde esta semana estão recebendo uma senha que dá acesso ao cadastro dos alunos junto a MTU.

Após o recadastramento online, os estudantes precisam atualizar o cartão nos validadores instalados dentro dos ônibus.

O prazo para a conclusão desse processo é até 15 dias antes do início oficial das aulas.

Sucesso nos EUA, documentário faz crítica à cultura da alta performance nas escolas Publicidade



HÉLIO SCHWARTSMAN
ARTICULISTA DA FOLHA

Com um orçamento em torno de US$ 500 mil (R$ 835 mil), o filme já arrecadou mais de US$ 6 milhões (R$ 10 milhões) nos EUA e conquistou um lugar entre os 20 documentários de maior sucesso da história. Fez tudo isso sendo exibido em poucos cinemas. A maior parte da audiência estava em sessões comunitárias em escolas e templos.

Ainda mais notável, depois que as luzes se acendiam, as pessoas não iam embora, mas ficavam para debater o que tinham visto.
"Race to Nowhere" (corrida para lugar nenhum), da estreante Vicki Abeles, advogada e "mãe preocupada" convertida em cineasta, é um filme sobre educação. Mais especificamente, um filme com fortes críticas à cultura da alta performance que impera nos subúrbios de classe média alta dos EUA.

Ao longo das últimas décadas a população endinheirada que almeja colocar seus filhos numa universidade de elite cresceu mais do que a oferta de vagas nessas instituições. O resultado é uma competição cada vez mais acirrada, na qual até conceitos "A" tirados na 3ª série contam pontos e atividades extracurriculares como chinês e futebol podem fazer a diferença entre Harvard e uma faculdade "menor".

Muitos não aguentam tanta pressão. É esse lado menos brilhante da cultura da alta performance que o filme procura mostrar. E o faz interpolando comentários de especialistas a depoimentos de alunos que desenvolveram doenças psicossomáticas, abandonaram o curso, envolveram-se com drogas, aprenderam a colar nas provas. Há até a história de uma garota de 13 anos que se suicidou após fracassar num teste de matemática.

De um modo geral, tudo está bem encadeado e o documentário levanta várias questões importantes, algumas das quais valem não apenas para os EUA como também para o Brasil.

Será que não estamos impondo uma agenda muito apertada para nossos filhos? A questão do excesso de compromissos infantis, pelo menos nos estratos mais abastados, é um universal. A rotina típica inclui escola, curso de idiomas, atividade esportiva. Para os mais velhos, um pouco de voluntariado. No caso das grandes cidades brasileiras, ainda é preciso acrescentar o tempo perdido no trânsito.

Tudo isso é importante, mas o mesmo pode ser dito de ter algum tempo livre, até para que o cérebro possa processar o "input" que recebe.

Outro ponto relevante é o que o filme chama de excesso de provas. Não há dúvida de que é fundamental conseguir medidas tão objetivas quanto possível do desempenho de crianças, professores e escolas. Sem distinguir o que funciona do que não, é impossível melhorar.

Quando a avaliação se torna o ponto central da vida escolar, porém, surgem efeitos colaterais difíceis de lidar, como a cultura da "cola" e o estresse precoce experimentado por certas crianças.

Um capítulo à parte, mas que não vale tanto para o Brasil é o da lição de casa. Nos EUA, além de uma jornada escolar de sete horas, não raro seguida por três ou quatro horas de atividades extracurriculares, as escolas costumam exigir grande volume de leituras e tarefas para casa. Muitas vezes, um jovem no ensino médio precisa dedicar a elas mais três ou quatro horas diárias, que podem avançar madrugada adentro.

A carga parece tanto mais exagerada quando se considera que os testes comparativos internacionais mostram que não há uma correlação importante entre quantidade de lição de casa e desempenho acadêmico. Por essas e outras já há, nos EUA, um grupo de interesse voltado a acabar com a lição. Sua presidente é um dos personagens do documentário.

VIÉS DE CLASSE

Um ponto que o filme até menciona, mas ao qual talvez não dê a devida ênfase, é que existem recortes de classe social. A maioria dos norte-americanos não vive em subúrbios de classe média alta e, para eles, a situação é muito diferente. Para começar, esse grande contingente populacional nem cogita entrar nas universidades de elite. Suas ambições estão limitadas a instituições públicas e "community colleges".

O desafio para essas pessoas não é suportar a pressão, mas conseguir concluir o ensino médio e prosseguir mais com os estudos. É possível que, para essa população, os testes e lições de casa tenham um impacto mais positivo do que negativo.

Tal ponderação não tira o mérito do documentário de problematizar a cultura da alta performance. Embora limitada a uma classe social específica, ela gera dificuldades que precisam ser questionadas para dar lugar a aprimoramentos. E isso vale para qualquer lugar do mundo.

Os produtores de "Race to Nowhere" não têm por ora planos de trazer o filme ao Brasil. O DVD, entretanto, já pode ser encomendado no site do documentário: www.racetonowhere.com.

Resultado do Bolsa Universitária será divulgado às 15h




Redação 24 Horas News



O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, e o secretário municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, divulgam hoje, às 15h, o resultado do processo seletivo do Crédito Educativo Municipal (Bolsa Universitária), que concede bolsas integrais de estudo a alunos carentes nas faculdades particulares de Cuiabá.

O processo seletivo foi realizado no último dia 16, no campus da Unic Beira Rio. Concorrem às bolsas integrais de estudo 5,7 mil candidatos que se inscreveram para concorrer às 232 vagas oferecidas nas faculdades Unic (Campos Barão, Beira Rio e Pantanal), FAUC, AUM, Afirmativo, Unirondon, Unipan e Anhanguera.

O Bolsa Universitária é um dos programas da Prefeitura de Cuiabá que possibilita a estudantes carentes cursar o ensino superior em universidades particulares da capital com bolsas integrais até o final do curso. Nos dois primeiros processos seletivos 804 estudantes carentes foram contemplados pelo projeto.

O resultado do processo seletivo será divulgado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, às 15 horas.

Sintep cobra da Seduc convocação imediata de todos aprovados no concurso




Redação 24 Horas News



A Direção Central do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) protocolizou, na tarde de hoje (21) a pauta de reivindicações da categoria para 2011 junto à Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT). O documento, aprovado pelos trabalhadores no Conselho de Representantes realizado nos dias 4 e 5 de dezembro, reafirma a luta pela convocação imediata de todos os aprovados no Concurso Público, a aplicação do piso salarial no valor R$ 1.312,00 e o pagamento de hora-atividade a todos os contratados.

Para o presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira, a construção coletiva da pauta de reivindicações é prova do respeito à categoria. "Ela contempla todos os aspectos que envolvem o cotidiano da Rede Estadual de Ensino, como valorização profissional, parte administrativa, garantia de recursos e qualidade na aprendizagem", salientou. Sob este ponto de vista, destacam-se questões como a aplicação integral de 35% das receitas dos Impostos e ainda Transferências Constitucionais, conforme preconiza a Constituição do Estado além da obrigatoriedade dos municípios em adotar um Plano de Carreira Único para a realização de convênios.

A pauta de reivindicações é composta por cinco pilares principais: Valorização Profissional, Recursos, Seguridade Social e Questões Administrativas e Educacionais. Clique aqui para ler a íntegra do documento.

Haddad está sob observação do Planalto



Ministro foi convocado para dar explicações à presidente Dilma, que pediu resolução definitiva das pendências da pasta



Lisandra Paraguassu e Tânia Monteiro - O Estado de S.Paulo

Após semanas de problemas no Enem e no Sisu, a presidente Dilma Rousseff convocou o ministro Fernando Haddad. Na tarde de ontem, ele foi ao Palácio do Planalto apresentar à presidente o que estava sendo feito para minimizar os transtornos. "Ela me pediu que fizesse uma apresentação das necessidades do MEC para reforçar o acesso ao ensino superior. Apresentamos um conjunto de demandas", disse.


Dilma dedicou grande parte da sexta-feira para acompanhar o desenrolar dos problemas no sistema, assim como as pendências em relação à decisão da Justiça de prorrogar as inscrições. Apesar de estar convencida de que a maior parte dos problemas tem causas técnicas e de defender o Enem, a presidente estava preocupada com o fato de um volume enorme de estudantes estar sendo prejudicado.

Haddad fez um relato completo e informou a presidente das demissões que havia promovido. Avisou também que estava cancelando as férias que começaria a gozar neste fim de semana, o que foi considerado "prudente" e "de bom senso".

Haddad disse que suas demandas foram bem recebidas pelo Planalto. Ele disse à presidente que tem problemas na contratação de pessoal técnico com competência para cuidar do sistema, já que os cargos, de salários baixos, não atraem pessoal com experiência. "Precisaríamos ter não contratados permanentes, mas para atuar em situações específicas. Não há nem um modelo jurídico para esse tipo de contrato", explicou. Outra questão levada a Dilma é a transformação do Cespe, o departamento da Universidade de Brasília que faz o Enem, em uma autarquia ou empresa estatal desvinculada da UnB para atender as demandas do governo federal.

Mas a forma como as coisas se passaram e a persistência nos problemas do Enem deixaram Dilma contrariada. Ela quer que essas pendências sejam resolvidas definitivamente para que os alunos não enfrentem novos percalços nos próximos exames.

Bancado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu sua permanência, Haddad ficou em uma situação delicada com a nova chefe. A avaliação é de que ele está sob observação.

Coordenador de TI do MEC é exonerado



Setor é responsável pelos sistemas do ministério, como a página de acesso às notas do Enem e o Sisu



Carlos Lordelo - Estadão.edu

O coordenador-geral de Infraestrutura da Diretoria de Tecnologia da Informação do MEC, Cláudio Crossetti Dutra, foi exonerado do cargo na terça-feira, 18. A exoneração foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União. É a segunda baixa no ministério desde que os resultados do Enem 2010 foram divulgados, há uma semana. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim José Soares Neto, também deixou a função.

Senha. Os resultados do Enem 2010 foram divulgados na noite da quinta-feira, 13, em um sistema que estreou com falhas. A maior parte dos estudantes não conseguiu acessá-lo porque a senha aparecia como inválida. Em um dia, dos 1,2 milhão de candidatos que conseguiram ver suas notas, metade pediu recuperação de senha. O procedimento, demorado, esgotou a paciência dos jovens, que também tentavam falar com o Inep por telefone, mas sem sucesso. Houve casos de participantes do exame que só receberam uma nova senha dias depois.

Notas. Muitos dos que tiveram acesso aos resultados relataram que as notas do segundo dia de prova não foram informadas e a redação foi anulada. No boletim desses candidatos, aparecia um traço no lugar das notas de linguagens e códigos e de matemática, e redação constava como anulada. Após protestos e reclamações que chegaram até a Justiça, o MEC divulgou somente ontem o motivo pelo qual o estudante teve seu texto anulado.

Sisu. No domingo, as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as notas do Enem 2010 para preencher 83.125 vagas em instituições públicas de ensino superior, também começaram com muita lentidão e algumas falhas. Estudantes passaram o dia enfrentando dificuldades para acessar o site, que às vezes travava no meio do procedimento ou mostrava mensagens de erro.

Naquele dia, o MEC admitiu, por meio de sua assessoria de imprensa, que o Sisu estava "lento" e apresentava "alguma instabilidade", registrando picos de 600 acessos por minuto. O ministério afirmou que candidatos faziam consultas excessivas, deixando o sistema ainda mais sobrecarregado. Para tentar contornar a dificuldade de acesso ao site, na segunda-feira o MEC limitou o tempo que cada estudante poderia ficar conectado ao sistema a 20 minutos. Também tirou o site do ar por 30 minutos, para uma manutenção extraordinária.

Dados cruzados. Quando o Sisu voltou a funcionar, mais problemas. Candidatos estavam tendo acesso a dados de outros alunos no site, como nome e opção de curso. Segundo o MEC, os estudantes não tinham, no entanto, possibilidade de fazer alterações. A falha voltou a ocorrer às 6h de terça-feira, por quatro minutos, em razão da troca de outro equipamento da rede destinado a melhorar a capacidade do sistema.

Adiamento. O prazo de inscrições no Sisu se encerraria na terça-feira, e havia candidatos que ainda não tinham conseguido fazer suas opções de curso. Uma decisão judicial contra reserva de vagas feitas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) provocou, por tabela, o adiamento do Sisu para as 23h59 de ontem.

Especialistas. Mas o sistema continuou a enfrentar problemas por excesso de acessos. Especialistas da área da computação acreditam que um planejamento mais adequado da demanda evitaria problemas como o que aconteceu com a página do Sisu. "Provavelmente a demanda de acessos foi subdimensionada. Para resolver, precisaria ou de um aumento do número de máquinas onde estão alojados os programas ou um aumento do prazo de inscrição, para distribuir os acessos", disse o professor de engenharia de sistemas eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) Márcio Lobo Netto.

"Parece que faltou se programar. Esse tipo de serviço precisa de equipamentos robustos. A questão é que isso custa caro", afirmou João Paulo Papa, professor de computação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). / COLABOROU LUCIANA ALVAREZ

Para pensarmos sobre ....



Educação para muudar

Amigos!!A educação pode salvar o mundo, pode modificar todo o contexto em que vivemos atualmente.

No dia de hoje trago uma mensagem para pensarmos em como deve ser essa educação para que ela realmente transcenda.
Reflitam!!

Diante dos dias conturbados por que passa a sociedade atual, só existe uma maneira eficiente de fazer com que desponte uma aurora límpida e bela, neste limiar do terceiro milênio: a educação.

Somente através da educação bem sedimentada poderá surgir o homem renovado do século XXI.

Mas, educar não significa apenas transmitir padrões sócio-culturais, nem acompanhar o desenvolvimento físico-intelectual da criança ou passar uma série de informações pela instrução formal.

A educação, bem entendida, consiste em formar o homem de bem, contemplando seu duplo aspecto: espiritual e físico.

A violência grassa e desgraça, num mundo onde o ser humano vem perdendo o senso de fraternidade, de solidariedade, face aos conflitos de opiniões, às imposições do intelecto sobre o sentimento, à robotização que transforma o ser humano em máquina, a repetir atividades que lhe destroem a capacidade de criar, de enriquecer-se de novos valores espirituais.

Educar, no sentido que o termo exige, é desenvolver, cultivar, fazer brotar, elevar, fazer crescer, não de maneira unilateral, mas de forma integral, para que o educando possa ser o cidadão honrado que todos desejamos encontrar na sociedade da qual fazemos parte.

E para que se atinja esse grandioso objetivo será preciso, antes de tudo, duas premissas básicas: amor e auto-educação.

Amar para educar e auto-educar-se para amar. Esse binômio: amor e auto-educação deverá ser o denominador comum para pais e mestres.
Aos pais não basta amar, é preciso que seu amor seja firme, sem tirania, e terno, sem pieguice.

Aos mestres não basta instruir, transmitir informações áridas, sem o real enriquecimento do conteúdo com o tempero do afeto.

É preciso que haja uma conjugação de forças entre pais e mestres para que se logre êxito na reforma moral da humanidade.... Para que se possa ver o despontar da verdadeira aurora do terceiro milênio...

É preciso que o ser humano passe a ser o tesouro mais valioso do planeta, para que entenda o papel que lhe cabe na obra do Criador.

É preciso que não se tente resumir o ser humano a uma simples máquina de fazer sexo, fabricar dinheiro, se projetar sob as luzes transitórias dos holofotes da fama.

É preciso que se compreenda a realidade imortal do homem.
É preciso que se entenda, de vez por todas, que o ser humano não é um amontoado de ossos e músculos, numa breve experiência espiritual.

O homem é um ser espiritual, imortal, vivendo uma breve experiência num corpo carnal, frágil e perecível, que caminha na direção do túmulo.

E, por fim, é preciso que se viva como ser imortal, que terá que prestar contas dos seus atos à consciência cósmica e à própria consciência, assim que se desembaraçar da carne.

Se pais e mestres, que geralmente também são pais, amassem para bem educar e se auto-educassem para amar, o panorama do mundo se transformaria em pouco tempo, para melhor.

Veríamos no lar, que é a primeira escola, as crianças aprendendo o respeito ao semelhante, a dignidade, a honradez, a liberdade intelectual, o respeito a si mesma e ao próximo.

E, na escola, com mestres conscientes do seu nobre dever, aprenderiam as lições para iluminar o intelecto, mas sempre acompanhadas com os componentes do amor e da ternura.

Eis uma receita infalível...
Eis a solução para banir, definitivamente, a violência da face da Terra.

***
A educação sem um propósito de transcendência é uma idéia vazia e estreita e pode sempre se tornar instrumento de manipulação dos poderes sociais.

Pense nisso!

Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no livro A Educação da nova era, introdução e cap. VIII, de Dora Incontri, ed. Comenius.

Queridos amigos!! Educar como diz a mensagem é educar o homem para o bem. Precisa-se educar o físico e espiritual. Precisamos amar para educar e nos auto-educar para amar. Essa educação envolve diversos aspectos que inclusive já mencionei em outra mensagens, como o servir de exemplo. A educação para salvar é aquela com o propósito de preparar o espírito para transcender, para que leve dessa vida o melhor possível.

Um forte abraço!!

Velho Sábio!!

Lançamento de Livro





Caixa com cinco livros explica a história do Brasil no século 20 da Livraria da
Folha

Este conjunto de cinco volumes resume cem anos de história
"A História do Brasil no Século 20 (Caixa com Cinco Volumes)" reúne livros, escritos por Oscar Pilagallo, que resumem cem anos de história brasileira. Os títulos, publicados separadamente, são divididos em períodos de 20 anos.

O primeiro da série, "1900-1920", retrata o país que surgiu da declaração da República. O autor também aborda a urbanização do Brasil, a Belle Époque, a Semana de 22, monocultura do café, as elites oligárquicas e as revoltas tenentistas.

Marcado pela Revolução de 30, "1920-1940" apresenta o crescimento do movimento tenentista e a derrocada das oligarquias regionais, a chegada de Getúlio Vargas ao poder.

Cobrindo a crise do Estado Novo, a Segunda Guerra Mundial, o retorno de Vargas pelo voto popular e seu suicídio, "1940-1960" termina com otimismo e a construção de Brasília.

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"1960-1980" descreve o período mais turbulento do país: a ditadura militar. Inicia com a eleição de Jânio Quadros, em 1960, e termina com a fundação do PT, em 1980. O exemplar também aborda o Tropicalismo, a luta estudantil, a guerrilha e a tortura.

O último da série, "1980-2000", traz a campanha das diretas à eleição de Lula à Presidência em 2002, passando pela morte de Tancredo, o impeachment de Collor (primeiro presidente eleito no país pelo voto direto) e o plano Real.

Leitura dos cinco volumes esclarece questões e dificuldades do Brasil, edição ideal para estudantes, professores e bibliotecas.

Inscrições do Supletivo Online/MT começam dia 14 de fevereiro



Da Redação

O Exame Supletivo Online, organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), inicia as inscrições no dia 14 de fevereiro, conforme minuta da Portaria 008/ 2011. O novo sistema, quando finalizado, ampliará o atendimento garantindo a certificação a todos que quiserem concluir ou avançar nos estudos do ensino Fundamental e Médio. O processo todo informatizado possibilitará da inscrição eletrônica, ao agendamento das provas até a realização das mesmas, feita em um dos 24 Centros de Educação de Jovens e Adultos, do Estado.

Com a abertura das inscrições, os interessados agendarão o dia da prova e, na data definida, comparecem a um dos Cejas para a realização das provas feita em computadores. Todos os candidatos serão atendidos, dos que possuem conhecimento de informática, até aqueles que não têm a prática ou manejo com os computadores. Segundo o coordenador interino do Supletivo, professor Antonio Marcos Passos de Mattos, telas touch screen, a mesma utilizada nos terminais dos caixas eletrônicos dos Bancos, foram adquiridas para utilização dos candidatos com dificuldade de trabalhar no computado convencional.

O sistema informatizado permitirá maior acesso ao Supletivo, pois com a nova proposta as provas poderão ser realizadas mediante agendamento, basta o candidato estar preparado. Para a construção dessa nova modalidade, a Seduc realizou diferentes estudos com os profissionais da área. Conhecendo e trocando experiências com diferentes Estados do país puderam projetar um programa que atendesse as reais necessidades do Estado.

Para os interessados, a Secretaria disponibiliza a partir desta segunda-feira (24.01), a publicação da listagem de conteúdos dos Exames (Fundamental e Médio). Os documentos também podem ser baixados pelos links http://secommt.achanoticias.com.br/download.php?id=95005 e http://secommt.achanoticias.com.br/download.php?id=95004. Até o início das inscrições será publicada em caráter oficial as Instruções Normativas que regularizarão todo o procedimento para a realização das provas.
Outras informações pelos telefone (65) 3613-6325 e (65) 3613-6447, com a equipe da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

IEL-MT Instituto oferece 75 vagas de estágio Redação




Redação


As vagas oferecidas pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT) são para estudantes de curso técnico ou superior.
Os estudantes interessados devem preencher o cadastro, pela internet, no site do IEL.
Estão disponíveis 75 vagas, para hoje(24).
Os documentos necessários para concorrer às vagas são: RG, CPF e um currículo.

O IEL-MT fica na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), na avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), 4.193, Bosque da Saúde, Cuiabá.
O horário de atendimento é das 13h30 às 17h30.

Confira as vagas disponíveis:

Administração (4)
Arquitetura e Urbanismo (1)
Ciências Contábeis (16)
Comunicação Social - Jornalismo (1)
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (2)
Comunicação Social - Propaganda e Marketing (2)
Direito (3)
Economia (1)
Enfermagem (10)
Engenharia Civil (1)
Farmácia (10)
Gestão em Marketing (2)
Informática (15)
Pedagogia (2)
Secretariado Executivo (3)
Secretariado Executivo / Gestão em Gerenciamento de Serviços Executivos (1)
Técnico em Gestão em Secretariado (1)

Secitec/MT lança edital com 143 vagas para professores temporários




Redação 24 Horas News



A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) de Mato Grosso lançou edital para contratação de 143 professores em regime temporário. Os candidatos selecionados vão preencher vagas de professor da Educação Profissional e Tecnológica nas oito unidades educacionais existentes sob a administração da Secitec. O processo seletivo, que começou nessa segunda-feira (24.01) e segue até sexta-feira (28.01), visa suprir carências de natureza temporária.

Os candidatos interessados em concorrer devem realizar suas inscrições via internet, através do preenchimento da ficha de inscrição disponibilizada no site da Secretaria - www.secitec.mt.gov.br.

Depois de efetivado o preenchimento da ficha no site, o candidato deverá entregar cópia do Curriculum Vitae comprovado e dos documentos pessoais (Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física - CPF - e Comprovante de Endereço), diploma ou atestado de conclusão de curso, histórico escolar do curso superior, e comprovante de experiência profissional.

Todos os documentos deverão ser entregues em envelope pessoalmente em uma das oito unidades de ensino da Secitec instaladas em Alta Floresta, Barra do Garças, Campo Verde, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Ou via Correios com o nome do candidato e do Processo Seletivo Simplificado com destino a uma das oito unidades relacionadas acima.

O processo de seleção será realizado em duas etapas, sendo a primeira o exame de comprovação dos documentos apresentados pelos candidatos e a segunda (de caráter classificatório) a análise do curriculum vitae apresentado no ato de inscrição, onde serão atribuídas pontuações de acordo com o nível de formação e tempo de experiência de cada concorrente. Uma banca examinadora de cada unidade vai analisar e pontuar o candidato.

As disciplinas com vagas são: Zootecnia, Enfermagem, Medicina Veterinária, Ciência Contábeis, Engenharia Florestal, Engenharia Civil com especialização em Segurança do Trabalho, Administração, Agronomia, Tecnólogo em Alimentos, Arquitetura, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Sistema de Informação, Língua Inglesa, Nutrição, Administração, Odontologia, Matemática, Engenharia de Produção Industrial, Letras, Optometria, Turismo, Economia, Mecanização Agrícola, História, Engenharias Química, Sanitária e de Pesca.

A partir do encerramento das inscrições será iniciado o processo seletivo, que consistirá em análise de curriculum previsto para se encerrar em fevereiro. O salário para docentes com contrato temporário com prazo de seis meses, podendo renovar por até dois anos, varia entre R$ 1.131,78 a R$ 4.074,47, dependendo da carga horária.

Outras informações: 3613-0100.

Vagas que sobraram no Sisu eram reservadas para políticas afirmativas




Amanda Cieglinski
de Brasília



Das 83.125 vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2010, 176 não foram preenchidas – 0,2% do total. Todas elas estavam reservadas para algum tipo de política afirmativa adotada pela instituição de ensino como cota para a população indígena ou candidatos com deficiência.

A Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) foi a que registrou a maior sobra de vagas: 79 ao total, todas reservadas para candidatos indígenas. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) também teve um número grande de vagas não preenchidas, 64. A maior parte era destinada a alunos que cursaram todo ensino médio em escola pública e tinham ascendência indígena ou candidatos com deficiência.

Essas vagas ainda podem ser redistribuídas pela lista de espera, última rodada de seleção do Sisu que deve ocorrer entre os dias 13 e 17 de fevereiro. Esta etapa é feita depois de convocadas a segunda e a terceira lista dos aprovados. A partir daí, as instituições de ensino podem preencher as vagas remanescentes a seu critério por meio de uma lista que será gerada pelo sistema a partir da nota do Enem.

Entre os cursos em que há sobra de vagas há alguns bastante concorridos como engenharia elétrica e relações internacionais, na Unipampa.

Municípios têm até dia 31 para prestar contas do Transporte Escolar/MT



A Coordenadoria de Transporte Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) Informa às prefeituras do Estado que expira no dia 31 de janeiro o prazo para prestação de contas, referente aos repasses do segundo semestre de 2010. O balanço divulgado aponta apenas um municípios apto para o repasse de 2011, e outro em fase final de avaliação. São eles União do Sul e Campo Novo dos Parecis (documentação em análise). Os demais, 139, até ontem (17/01) estavam inserindo os dados ou ainda não iniciaram o procedimento.

A prestação de contas é condição fundamental para os repasses subseqüentes. O balanço do primeiro semestre de 2010 apontou onze municípios inadimplentes. As prefeituras dessas localidades ficaram automaticamente sem o repasse do 2º semestre de 2010 por não prestarem contas até 31 de dezembro de 2010.

Para essas localidades, inadimplentes com as contas do primeiro semestre de 2010, a coordenadoria informa, que a prestação pode ser encaminhada o mais rápido possível, caso contrário poderão comprometer os repasses de 2011.

Para outras informações entra em contato com a coordenação de Transporte Escolar pelo telefone (65) 3613-6565 e 361-6472 e 3613-6471.



ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ônibus e educação elevam inflação pelo IPC-S




O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) avançou 1,18 por cento na terceira prévia de janeiro, após alta de 1,06 por cento na segunda, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira. "Esta foi a maior taxa de variação, desde a primeira semana de fevereiro de 2010, quando o índice registrou alta de 1,33 por cento", disse a entidade.

O destaque de alta ficou para Educação, Leitura e Recreação, com variação de 2,98 por cento, comparado a 2,43 por cento antes, em razão do reajuste sazonal de mensalidades e materiais escolares.

Os custos de Transportes avançaram 2,08 por cento na terceira prévia, contra 1,49 por cento na segunda, refletindo o aumento da tarifa de ônibus urbano em São Paulo.

Outra pressão veio de Despesas diversas, com alta de 1,12 por cento nesta leitura, contra 0,92 por cento na anterior.


O destaque de alta ficou para Educação, Leitura e Recreação, com variação de 2,98 por cento, comparado a 2,43 por cento antes, em razão do reajuste sazonal de mensalidades e materiais escolares.

Os custos de Transportes avançaram 2,08 por cento na terceira prévia, contra 1,49 por cento na segunda, refletindo o aumento da tarifa de ônibus urbano em São Paulo.

Outra pressão veio de Despesas diversas, com alta de 1,12 por cento nesta leitura, contra 0,92 por cento na anterior.
(Reportagem de Vanessa Stelzer)

Pedagogia de projetos

O que é projeto?

Trata-se de uma opção metodológica no processo de ensino/aprendizagem baseada na ideia de ação continuada. "Projeto se apoia no verbo "projetar" que entre outros, tem o significado de estender, prolongar, continuar, espichar. Projeto é, pois, ação continuada, sem final em si mesmo e, possivelmente, provocadora de novas ações" (Paulo Alfonso Ronca).

Os projetos são iniciativas diversificadas, desenvolvidas a partir do conhecimento e do questinamento da realidade, gerando o aprendizado de conceitos e valores.

A prática de projetos podem aumentar a eficiência escolar, eliminando a pedagogia do desânimo e da descrença,e dando lugar a pedagogia da busca, do desfio, do encontro, da esperança, da realização e da transformção.

A origem da pedagogia de projetos

Projeto passou ser palavra de ordem a partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1996, como "uma opção metodológica que considera a atuação do educando na construção do seu próprio conhecimento, que valoriza suas experiências, seus conhecimentos prévios e a interação professor/aluno (...)", desenvolvendo no educando de posicionar-se, elaborar projetos pessoais e coletivos, ter senso crítico, participar de ações sociais e eleger príncipios éticos para a construção de uma sociedade justa e solidária" (PCN).

A ideia de adotar projetos como opção metodológica surgiu das necessidades sociais, políticas e econômicas atuais. De um lado houve avanços tecnológicos e de outro avanço da miserabilidade, das doenças, da violênia etc. Neste século, estamos diante de um cenário de vida e de morte, num planeta cada vez mais povoado e desigual, com problemas cada vez mais globais.

Fonte: Especial guia prático para professores projetos ( revista).

Postado por Claudia Correa

Professora supera próprias deficiências para educar



luan.santos

Quando questionada sobre sua infância, Maria Dolores Fortes poderia citar as constantes idas aos hospitais, o preconceito que sofria ou a longa escada da escola pública que dificultava diariamente seu acesso aos estudos. Porém, a lembrança que mais a marcou quando criança foi outra.

Vítima da artrite reumatóide infanto-juvenil, doença que dificulta os movimentos e causa dores nas articulações, foi durante as hospitalizações que a atual pedagoga descobriu sua vocação para lecionar.

Filha de pai metalúrgico, de mãe lavadeira e integrante de uma família de nordestinos imigrantes na grande São Paulo, Maria Dolores começou a sentir fortes dores musculares aos dois anos de idade. Porém, foi somente aos seis anos que o problema foi identificado. A artrite reumatóide infanto-juvenil foi restringindo seus movimentos aos poucos, e por isso ela passou a maior parte da infância internada em hospitais.

“Quando eu ficava hospitalizada, virava professorinha de outras crianças que dividiam a enfermaria comigo. E nos dias que eu conseguia freqüentar a escola, ficava até mais tarde para ajudar outros colegas a fazer suas lições”, conta Dolores.

Ela conheceu o preconceito aos nove anos de idade, quando não era aceita em nenhuma escola pública por ser portadora de deficiência física. Quando o direito de estudo lhe foi concedido, a menina se esforçou o dobro para vencer os conteúdos e para subir e descer as escadas do colégio. Com dificuldade de dinheiro, Dolores não possuía cadeira de rodas, e na maioria das vezes precisava subir de joelhos os 30 degraus que a levavam para a sala de aula.

Esforçada e inteligente, com 15 anos ela começou a dar aulas para a filha de uma vizinha. Nesse momento, sua vocação foi comprovada: conseguiu alfabetizar sua primeira aluna que tinha apenas quatro anos de idade na época.


“Uma águia foi criada com as galinhas e vivia sempre a ciscar. Até que um camponês descobre que ela é uma águia e a põe a voar. No início ela relutou, mas depois conseguiu. Minha vida foi assim. Minha família, pela humildade cultural, achava que eu não ia conseguir chegar muito longe devido às minhas limitações físicas. Mas eu consegui”, conta a atual escritora de três livros, o primeiro deles uma autobiografia intitulada “O voo da águia”.

Vamos dialogar?



Por: Valeska Andrade

Especialistas reafirmam que a receita para proteger os filhos dos abusos sexuais cometidos na internet é a aproximação e o diálogo. Segundo o psicólogo Alexandre Pill, a internet é o grande desafio dos pais, porque os jovens dominam a ferramenta e podem arranjar inúmeras maneiras de burlar o controle da família.

Para evitar que problemas relacionados ao sexo na internet ocorram, como a exibição do corpo em sites de relacionamento, outra dica dos psicólogos é conversar abertamente sobre sexualidade sem discursos caretas.

No âmbito da Justiça, o artigo 233 do Código Penal criminaliza qualquer ato obsceno exposto ao público. Nesses casos, a apuração fica a cargo da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

A Lei nº 11.828 de 2008 alterou dois artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e incluiu a aquisição e a posse de pornografia infantil na lista das infrações passíveis de condenação. O problema, segundo o promotor Renato Barão Varalda, é que as investigações de crimes cibernéticos levam tempo, já que é necessária ordem judicial para se obter dados cadastrais.

O diálogo é a melhor solução. No entanto, os pais precisam estar conectados também, entender os processos da net, conhecer os sites de relacionamento. Essa não é uma situação fácil, já que tantos trabalham fora e a internet é um mundo a parte para a maioria dos pais e familiares. Acredito que seria interessante começar uma campanha primeiro com os adultos: pais e responsáveis! Afinal de contas, para dialogar é preciso conhecer e entender minimamente do assunto tratado.

Fonte: A Notícia (SC)

Estão abertas as inscrições para o Bolsa Atleta/MT


Da Redação



Estão abertas as inscrições para o Projeto Olimpus - Bolsa Atleta 2011. O projeto é executado pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel) há seis anos e já beneficiou 800 atletas da categoria Nacional e 500 da Estudantil, em diversas modalidades.

A bolsa garante, pelo período de 12 meses, o repasse de recursos para custeio das atividades esportivas do atleta, além de auxiliá-lo durante as competições e na aquisição de materiais esportivos, transporte, hospedagem, entre outros.

Os atletas terão até o dia 31 de março para se inscreverem junto a Seel, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta. As inscrições deverão preencher os requisitos relacionados no site, acompanhados do formulário para requerimento do benefício.

Após protocoladas as inscrições, os processos serão encaminhados à Comissão da Bolsa Atleta, responsável pela análise preliminar das documentações encaminhadas pelos atletas.

Na sequência, os processos são encaminhados ao Conselho Estadual de Desporto (Consed) para reanálise documental, definição dos critérios de distribuição e, com isso, a pré-aprovação dos atletas aptos a serem homologados.

IFMT abre seleção para especialização em Redes e Computação Distribuída

O Instituto Federal de de Mato Grosso lançou edital de abertura de seleção para a especialização em Redes e Computação Distribuída, na modalidade presencial, com ingresso no primeiro semestre do ano letivo de 2011, para o campus Cuiabá -Octayde Jorge da Silva. As inscrições estão abertas de 20 de janeiro a 10 de fevereiro.

O curso de pós- graduação ofertará 30 (trinta) vagas, no período vespertino, na modalidade presencial com funcionamento no Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva, situado na rua Professora Zulmira Canavarros, nº 95 - Centro, Cuiabá/MT. Para se inscrever é necessário ser graduado em curso superior reconhecido pelo MEC.

Procedimentos para inscrição

O candidato deve preencher eletronicamente e sem cometer erros, todos os itens do formulário de inscrição, no endereço eletrônico - http://selecao.ifmt.edu.br, inclusive o questionário socioeconômico. Após preencher o questionário, é necessário imprimir o boleto bancário e a seguir recolher a taxa de R$ 50,00.

O pagamento da taxa será efetuado somente em dinheiro e deverá ser feito preferencialmente no Banco do Brasil. O pagamento terá que ser efetuado até o dia 11 de fevereiro, observando o horário normal de funcionamento dos bancos. A confirmação da inscrição estará efetivada somente após o pagamento do boleto bancário correspondente a taxa de inscrição.

O IFMT irá oferecer o beneficio de isenção da taxa de inscrição, correspondente a 10% do número de vagas. O período de 20 a 27 de janeiro, é o prazo para os candidatos interessados solicitados pedirem isenção do pagamento. Mais informações acessem o edital nº 005/2010 no endereço eletrônico - http://selecao.ifmt.edu.br

No dia 16 de fevereiro, a Gerência de Políticas de Ingresso do IFMT irá disponibilizar para os candidatos a confirmação da inscrição, contendo nome, número da inscrição, o curso pretendido, o turno, a data e o local de realização das provas no endereço eletrônico - http://selecao.ifmt.edu.br/

O processo seletivo 2011/1 constará de cinco provas objetivas, uma prova de Língua Inglesa e uma entrevista. No dia 20 de fevereiro será realizado das 8 às 12h30, as provas objetivas e de Língua Inglesa. Nos dias 23 a 25 de fevereiro, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, será feita a entrevista.

O conteúdo para a prova objetiva será: Sistema Operacionais de Rede, Rede de Computadores, Protocolos TCP/IP, Cluster e Balanceamento e Programação Orientada a Objetos - Java.

A relação dos candidatos aprovados na 1ª Chamada, obedecendo ao limite de vagas do curso, será divulgada no dia 08 de março de 2011 no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br/. Após 90 dias da realização do Exame, os cartões-respostas e os textos definitivos (prova discursiva) serão destruídos. Divulgação do gabarito da prova objetiva será dia 21 de fevereiro 2011 no endereço eletrônico - http://selecao.ifmt.edu.br/

Número de cursos à distância cresce quase 20 vezes desde 2002

Rafael Sampaio e Luísa Ferreira
Do R7



Carreira de pedagogia é a mais procurada; ministério se preocupa com qualidade

O número de cursos a distância oferecidos no Brasil cresceu quase 20 vezes entre 2002 e 2009, saltando de 46 graduações abertas para 844 no mesmo intervalo. Em porcentagem, o "boom" representa 1.834% de crescimento em sete anos

As universidades, faculdades e outras instituições de ensino particular respondem pela maior oferta, segundo informações do MEC (Ministério da Educação), tendo reunido 444 cursos ou 52% do total da oferta em 2009. Os dados são do Censo do Ensino Superior, divulgados pelo ministério.

A procura dos estudantes pelo modelo de ensino também cresceu muito em sete anos - subiu de 40,7 mil matrículas, em 2002, para 838,1 mil em 2009, um aumento de 2.059%.

Em 2008, 727,9 mil universitários se matricularam em cursos a distância, o que significa crescimento de 15% no número de alunos em apenas dois anos, em comparação com 2009.

Para refletir

O educador autêntico é humilde e confiante.Mostra o que sabe e, ao mesmo tempo está atento ao que não sabe, ao novo. Mostra para o aluno a complexidade do aprender, a sua ignorância, suas dificuldades. Ensina, aprendendo a relativizar, a valorizar a diferença, a aceitar o provisório.Aprender é passar da incerteza a uma certeza provisória que dá lugar a novas descobertas e a novas sínteses.José Manuel Moran

Dica de Filme: Adorável Professor


Que lição tirar de Mr. Holland: Adorável Professor?


A influência dos educadores na vida pessoal dos alunos pode ser mais forte do que aparenta e gerar frutos permanentes


FILME: Mr. Holland: Adorável Professor, dirigido por Stephen Herek, com Richard Dreyfuss e William H. Macy, 1995.

A HISTÓRIA: Em 1964, um músico (Richard Dreyfuss) resolve começar a lecionar para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compor uma sinfonia. Mas os alunos se mostram pouco interessados e as coisas se complicam quando a esposa dele da luz a um bebê surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, o professor se envolve cada vez mais com a escola, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor.

QUEM INDICA: o jornalista Paulo Maffia. “É um filme sensível, que mostra que Educação não é só livro e caderno, mas é formar e transformar seres humanos. Esse professor de música toca a vida das pessoas de forma diferente.”

POR QUE VER: “Você percebe que diante de todas as adversidades, diante de toda uma vida, é possível deixar uma história, uma construção. Às vezes, por mais tola e boba que pareça nossa influência na vida das pessoas, ela é contundente, muda mesmo”, diz o professor de biologia Leandro Alcerito, do Colégio Vértice, de São Paulo.

QUE BOM EXEMPLO TIRAR: “Numa das primeiras aulas, o professor coloca uma música dos anos 60 para tocar, algo bem importante naquele momento histórico. E depois chega ao piano e toca uma peça erudita para mostrar como as duas são parecidas. Isso mostra que o currículo tem de estar em consonância com o seu momento. É um saber organizado, construído ao longo do tempo, mas o educador tem de fazer diálogo com o que está acontecendo. Não adianta eu querer falar de música se não faço idéia do que é que meus alunos estão ouvindo. Eu preciso gostar? Claro que não. Mas tenho de saber”, diz Zilton Salgado, professor de artes, filosofia e sociologia do Colégio Vértice.


Texto escrito por Gabriel Navarro
Fonte: Educar para Crescer

Não somos campeões em Educação

Marcela Cataldi Cipolla

Apesar de estarem na escola, as crianças brasileiras não conseguem aprender tudo o que deveriam. Veja estes dados chocantes:

"A Educação é a única forma de realmente termos um Brasil melhor" Luís Fabiano, jogador de futebol

A nota média do país é de 4,6 no ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano) e 4,0 no ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano). Os dados são do Ideb, índice que mede a qualidade de ensino no país. A nota que precisamos ter? Nota 6, no mínimo.

O Brasil tem um alto índice de crianças na escola – 97,8%. No entanto, não são poucos os que estão fora das salas de aula: 660 mil meninas e meninos. Sendo que 450 mil deles são negros . Fonte: Unicef, com informações da Pnad 2007.

Segundo o PISA, o programa de avaliação de sistemas educativos mais difundido no mundo, o Brasil está em 54° lugar em matemática (numa lista de 57 países) e em 49° lugar em leitura (numa lista de 56 países).

39,5% dos jovens brasileiros de 16 anos não terminaram o ensino fundamental. Fonte: Pnad/IBGE 2007.

55,1% dos jovens brasileiros de 19 anos não conseguiram concluir o ensino médio. Fonte: Pnad/IBGE 2007.

74% da população brasileira não consegue entender um texto simples (segundo o Inaf).

Apenas 9,8% dos alunos do 3°ano do ensino médio sabem o conteúdo esperado em Matemática e 24,5%, o de Língua Portuguesa. Fonte: Todos Pela Educação, com base nos dados do Saeb 2007.

42,6% dos alunos dos alunos do 3ª série (EM) estão acima da idade adequada. Fonte: SAEB/INEP – 2007.

10 % dos jovens de 15 ou mais são analfabetos. Fonte: MEC/Inep/DTDIE – 2005.
Apenas 25% da população brasileira adulta é plenamente alfabetizada . O dado é do Inaf 2009 – Indicador de Alfabetismo Funcional.