sexta-feira, 27 de abril de 2012

DESCOMPASSO

*Hilma Ranauro

Me querem mãe
e me querem fêmea,
Me querem líder
e me fazem submissa,
Me fazem omissa
e me cobram participação,
Me impedem de ir
e me cobram a busca,
Me enclausuram nas prendas do lar
e me cobram conscientização,
Me tolhem os movimentos
e me querem ágil,
Me castram os desejos
e me querem em cio,
Me inibem o canto
e me querem música,
Me apertam o cinto
e me cobram liberalidade.
Me impõem modelos, gestos
Atitudes e comportamentos.
E me querem única.
Me castram, podam,
falam e decidem por mim,
E me querem plena...

MT- Cepromat divulga lista de candidatos aprovados no concurso público; (Confira)

Serão chamadas 100 pessoas para trabalhar na área de Tecnologia da Informação (TI), destes 10 são Portadores de Necessidades Especiais (PNE’s)


HÉRICA TEIXEIRA


A Coordenadoria de Concursos e Vestibulares da Universidade de Mato Grosso (Unemat) divulgou lista dos aprovados do concurso do Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat), mas ainda não há previsão de quando os 100 aprovados serão chamados. Das aprovações confirmadas, 10 são para Portadores de Necessidades Especiais (PNE’s).

O certame foi realizado no dia 4 de março, além dos aprovados outros 190 candidatos estão sob regime de cadastro reserva.

O presidente do Cepromat, Djalma Soares, informou, por meio de assessoria, que uma comissão entre o Cepromat e a Secretaria de Fazenda (Sefaz) foi formada para realizar todos os trâmites da pré-convocação até a efetivação da contratação.

Ainda segundo o presidente, não se pode apontar quantos aprovados serão chamados de imediato. “Estamos fazendo um levantamento, pois ainda não há dotação financeira. Os aprovados podem tomar posse em outras secretarias do Estado”, afirmou por meio de assessoria.

O concurso do Cepromat teve 2.760 candidatos inscritos, dos quais 2.221 realizaram as provas no dia 04 de março. Para se chegar ao nome dos aprovados foram realizadas duas fases, sendo a primeira a prova objetiva que foi eliminatória e classificatória e também a prova de títulos que tem a característica de ser classificatória.

Conhecendo a violência de gênero II

Ana Emília


Na década de 1970, um forte movimento pela defesa da vida das mulheres e pela punição dos assassinos voltou a ocorrer no Brasil, tendo seu auge após 30 de dezembro de 1976, quando Ângela Diniz foi morta por Doca Street, de quem ela desejava se separar. A brutal morte de Ângela e a libertação de seu assassino levantaram um forte clamor das mulheres que se organizaram em torno do slogan: “Quem Ama Não Mata”. Repudiava-se publicamente pela segunda vez na história do Brasil que o “amor justificasse o crime”.

Feministas de classe média, militantes políticas contra a ditadura militar e intelectuais foram se somando ao longo das décadas de 1960 e 1970, a sindicalistas e trabalhadoras e trabalhadores de diferentes setores. Com certeza essa união se deu através da visão democrática e igualitária dos direitos da mulher que ia muito além das diferenças partidárias e ideológicas. Considerando que o inimigo era comum, formou-se no Brasil um enorme movimento unido e organizado de mulheres. Não se pode subestimar a organização do movimento feminino conservador, ligado ao movimento militar e a igreja católica.

Vários grupos que atuavam em favor dos direitos e melhorias das condições de vida, pela anistia, pela igualdade de direitos entre mulheres e homens se uniram ao movimento feminista. Grupos de ativistas, grupos de voluntárias por todo o Brasil, procuraram enfrentar todos os tipos de violência, tais como: maus tratos, incestos, estupros, perseguição a prostitutas, e tantas outras violações dos direitos humanos das mulheres, meninas e adolescentes e a criação de entidades voltadas a abrigar mulheres vítimas de violência doméstica não tardou a se formar.

Ao contrário das décadas de 1910 e 1920, as denúncias desses crimes escondidos pela família, timidamente tornaram-se públicos, sendo recebidos inicialmente com descrédito e sarcasmo pela sociedade, mas aos poucos foram reconhecidos. Após desse primeiro momento de afirmação do feminismo enquanto movimento social e político que lutava pelos direitos humanos das mulheres, é que as feministas passaram a propor uma nova concepção de políticas públicas.

Disso resultou que em 1983 foi criado o primeiro Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo e em 1985 também em São Paulo criou-se a primeira Delegacia de Defesa da Mulher, órgão especialmente voltado para reprimir a violência contra a mulher e também nesse mesmo ano foi criado do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Antes da criação da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), as mulheres recorriam às delegacias comuns e geralmente sentiam-se ameaçadas ou eram revitimizadas, sofriam preconceitos machistas e até mesmo violência sexual.

Com a criação da Delegacia Especializada este quadro começou a ser alterado. O serviço nessas delegacias era prestado por mulheres, mas não bastava, porque muitas destas profissionais tinham culturas machistas e como tal agiam. Um treinamento ostensivo e muita conscientização foram necessários para a formação dos profissionais mulheres e homens, para o entendimento e que meninas e mulheres tinham o direito de dar um basta à violência cometida geralmente intra-familiar.

Ana Emilia Iponema Brasil Sotero é professora, advogada, doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais, palestrante sobre violência de gênero, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso e escreve exclusivamente para este blog toda sexta-feira - soteroanaemilia@gmail.com - http://facebook.com/AnaEmiliaBrasil


MT- Orgãos funcionam até sexta-feira

Órgãos públicos estaduais trabalham até sexta-feira e reabrem na quarta-feira já no novo horário

SECOM-MT


Devido ao ponto facultativo do dia 30 de abril e ao feriado do Dia do Trabalhador (1º de maio), os órgãos do Poder Executivo Estadual irão funcionar até esta sexta-feira (27.04) e reabrirão a partir de quarta-feira (2 de maio) já no novo horário, ou seja, a partir das 13 horas. Somente a parte administrativa do Governo do Estado deixa de funcionar neste período.

VEJA O QUE ABRE NO FERIADO DO TRABALHADOR:

GANHA TEMPO - O Ganha Tempo, localizado na Praça Ipiranga, funcionará na sexta-feira (27.04) em horário normal, no sábado (28.04), das 7h30 às 12h30min, e na segunda-feira (30.04) também em horário normal.

Mas, uma ação em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), manterá o Ganha Tempo aberto no domingo (29.04), no feriado do dia 1º de maio, e no próximo domingo (06.05), das 13 às 16 horas, para que os eleitores possam regularizar suas pendências eleitorais. O prazo máximo para a regularização do título de eleitor é dia 9 de maio.

SAÚDE - Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) todos os serviços de atendimento prestados à população pelo órgão irão funcionar normalmente, exceto os serviços administrativos. O Serviço Móvel de Atendimento a Urgência (Samu) realiza atendimento 24 horas, por meio do telefone 192. O MT-Hemocentro funcionará em sistema de plantão.

O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac) e o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) não irão funcionar durante o feriado prolongado, pois trabalham por meio de agendamento.

SEGURANÇA - A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informa que todas as delegacias e unidades do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) irão funcionar normalmente. O horário de atendimento das quatro unidades do Cisc (Coxipó, Verdão, Planalto e Parque do Lago), do Ciosp e das delegacias, tanto da Capital como do interior de Mato Grosso não sofrerá nenhuma alteração.

Os batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também estarão atendendo a população normalmente.

DECRETO

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial Eletrônico, do dia 02 de dezembro, o decreto 876 que divulga os feriados nacionais, estaduais e pontos facultativos de 2012 nas repartições públicas de Mato Grosso.

Os feriados e pontos facultativos não irão prejudicar a prestação de serviços considerados essenciais, como saúde e segurança pública, além dos serviços oferecidos no Ganha Tempo – Unidade Ipiranga e no Lar da Criança.

Desde 2007 o Governo do Estado optou pela divulgação da lista de feriados e pontos facultativos do ano com o objetivo de esclarecer tanto os servidores públicos estaduais quanto a população sobre o funcionamento do Poder Executivo nestes dias.

CONFIRA ABAIXO A LISTA DOS PRÓXIMOS FERIADOS E PONTOS FACULTATIVOS DE 2012:

07 de junho – quinta-feira – Corpus Christi (feriado);
07 de setembro – sexta-feira – Independência do Brasil (feriado nacional);
12 de outubro – sexta-feira – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
28 de outubro – domingo – Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
02 de novembro – sexta-feira – Dia de Finados (feriado);
15 de novembro – quinta-feira – Proclamação da República (feriado nacional);
20 de novembro – terça-feira – Dia da Consciência Negra (feriado estadual);
24 de dezembro – segunda-feira – ponto facultativo;
25 de dezembro – terça-feira – Natal;
31 de dezembro – segunda-feira – ponto facultativo.

MT- Governo do Estado antecipa pagamento dos servidores para este sábado

Da Redação

O Governo do Estado vai antecipar o pagamento dos servidores para este sábado (28.04). A antecipação é uma forma de homenagear o Dia do Trabalhador comemorado na próxima terça-feira (01.05). Serão aproximadamente R$ 200 milhões pagos dentro do mês trabalhado, a exemplo do que ocorre desde 2009. Os recursos devem movimentar a economia durante o feriado.

“Pelo calendário oficial de pagamentos, o salário de abril estava previsto para o dia 30, porém, o governador Silval Barbosa determinou a antecipação para este sábado, dia 28, a fim de proporcionar um descanso mais tranquilo aos servidores públicos estaduais. Temos muito que valorizar estes profissionais que transformam as políticas públicas em realidade e são responsáveis pelo atendimento ao cidadão em todas as áreas sociais. O Governo mantém seu compromisso perante o quadro de servidores e a sociedade em geral”, ressaltou o secretário de Fazenda de Mato Grosso, Edmilson José dos Santos.

Outro ponto levantado pelo secretário é a redução na despesa do custeio da máquina pública. Edmilson avaliou que somente encontrando medidas técnicas e criativas o Estado pode manter a prestação de serviços, reduzindo os custos, seja com contas de telefone, água, energia, diárias, viagens, entre outros. “Todas as Secretarias e órgãos estaduais estão fazendo a lição de casa, ou seja, economizando dentro das unidades para poder ampliar os serviços aos cidadãos, bem como os investimentos à população, ainda mais nesses anos que antecedem a Copa do Mundo. Quero agradecer aos servidores que estão sendo muito atenciosos neste sentido, de ajudar o Governo a economizar e fazer Mato Grosso crescer cada vez mais”, enfatizou Edmilson.

Ao todo, serão realizados 14 pagamentos ao longo deste ano, sendo 12 referentes ao ordenamento mensal e ainda as duas parcelas da gratificação natalina. O calendário completo de pagamento está disponível no portal da Sefaz (www.sefaz.mt.gov.br), menu Finanças Públicas, link Calendário de Pagamento.

MT- Habilidade de escritor faz história de Cuiabá ‘caber no bolso’ dos leitores

Da Redação - Lucas Bólico

João Carlos Vicente autor da Coleção Municípios na História


A história de Cuiabá cabe no bolso. E isso não é demérito do passado da capital, pelo contrário. O mérito é todo do escritor João Carlos Vicente Ferreira, que fez caber em um bolsilivro o que deve ser guardado para a posteridade da Cidade Verde.

Publicitário de formação, autor de mais de 25 livros e ex-secretário de Cultura do Estado, Ferreira lança agora, nas bancas de Mato Grosso, por acessíveis R$ 3, um total de 13 volumes de bolso com a história das diferentes regiões do Estado. O título da série é "Municípios na História".

Bem ilustrados, os livros trazem aspectos turísticos, econômicos e do meio ambiente das regiões abordadas. A cultura, paixão declarada do ex-secretário, obviamente não é deixada de lado no trabalho.

Os livros poderão ser comprados nas bancas, mas quem quiser a coleção completa poderá comprá-los por meio do site Mato Grosso e seus municípios, no link livros à venda, no qual outros trabalhos de Ferreira são comercializados. A coleção Municípios na História será colocada à venda online em breve.

Perfil

João Carlos Vicente é um publicitário que atua em Mato Grosso desde 1990. Foi diretor da Fundação Júlio Campos, criador do Projeto Memória Viva, editor da Editora Buriti, conselheiro de Cultura de Mato Grosso, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, a instituição cultural mais antiga do Estado.

Quando secretário de Cultura de Mato Grosso, entre 2004 e 2008, criou a Literamérica, o maior e mais importante evento cultural e literário já feito na história local. Atualmente, o autor se dedica à literatura e pesquisa histórica mato-grossense.

Cotas raciais em universidades são consideradas constitucionais

Agência Brasil


Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram hoje (26), por unanimidade, que a reserva de vagas em universidades públicas com base no sistema de cotas raciais é constitucional. Durante dois dias de julgamento, os ministros analisaram a ação ajuizada pelo partido Democratas (DEM), em 2009, contra esse sistema na Universidade de Brasília (UnB).

O último ministro a se manifestar, o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, disse que a política compensatória é justificada pela Constituição. Para ele, os erros de uma geração podem ser revistos pela geração seguinte.

“O preconceito é histórico. Quem não sofre preconceito de cor já leva uma enorme vantagem, significa desfrutar de uma situação favorecida negada a outros”, explicou Britto.

Nove ministros acompanharam o voto do relator, Ricardo Lewandowski. O ministro Antônio Dias Toffoli se declarou impedido de votar, porque quando era advogado-geral da União posicionou-se a favor da reserva de vagas. Por isso, dos 11 ministros do STF, somente dez participam do julgamento.

Para o ministro Celso de Mello, as ações afirmativas estão em conformidade com a Constituição e com as declarações internacionais às quais o Brasil aderiu. De acordo com a ministra Cármen Lúcia, as políticas compensatórias garantem a possibilidade de que todos se sintam iguais.

“As ações afirmativas não são as melhores opções. A melhor opção é ter uma sociedade na qual todo mundo seja livre par ser o que quiser. Isso é uma etapa, um processo, uma necessidade em uma sociedade onde isso não aconteceu naturalmente”, disse a ministra.

Gilmar Mendes fez ressalvas sobre o modelo adotado pela Universidade de Brasília (UnB). Para ele, é necessária a revisão desse modelo, pois ele pode tender à inconstitucionalidade posteriormente.

“Todos podemos imaginar as distorções eventualmente involuntárias e eventuais de caráter voluntário a partir desse tribunal [racial da UnB], que opera com quase nenhuma transparência”, argumentou Mendes.

Para o DEM, esse tipo de política de ação afirmativa viola diversos preceitos fundamentais garantidos na Constituição. O partido justificou que vão ocorrer "danos irreparáveis se a matrícula se basear em cotas raciais, a partir de critérios dissimulados, inconstitucionais e pretensiosos", pois fica caracterizada "ofensa aos estudantes preteridos".

A UnB foi a primeira universidade federal a instituir o sistema de cotas, em junho de 2004. Atos administrativos e normativos determinaram a reserva de 20% do total das vagas oferecidas pela instituição a candidatos negros (entre pretos e pardos).

A ação afirmativa faz parte do Plano de Metas para Integração Social, Étnica e Racial da UnB e foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. No primeiro vestibular, o sistema de cotas foi responsável pela aprovação de 18,6% dos candidatos. A eles, foram destinados 20% do total de vagas de cada curso oferecido. A comissão que implementou as cotas para negros foi a mesma que firmou o convênio entre a UnB e a Fundação Nacional do Índio (Funai), de 12 de março de 2004.

Durante o julgamento, dois índios foram expulsos do plenário da Corte por atrapalhar a sessão durante o voto do ministro Luiz Fux. Os índios Araju Sepeti Guarani e Carlos Pankararu, que iniciaram a manifestação, foram imobilizados e retirados à força por um grupo de seguranças do Tribunal. Os índios criticaram o fato de só o sistema de cotas raciais estar em julgamento.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Alma cuiabana

Olga Lustosa


A alma cuiabana repousa no homem que guarda no peito os muitos amigos, que percorre as ruas estreitas chamando as pessoas pelos nomes, guarda certa curiosidade pela vida alheia, compartilha emoções com o riso solto e os gestos largos. A alma cuiabana repousa no seio do homem que ouve a família, que recebe da mãe cuidados e conselhos, reprovação e opinião. A mãe que expõe seu amor plantando flores nos canteiros quentes, nos jardins sem donos.

A alma cuiabana se evidencia no homem que tem o amor exacerbado pela cidade, que adentra as casas, conta causos, cria história, aumenta a fábula sobre as pescarias intermináveis e o retorno com peixes imensos, e questionados. Mas quem se importa com o rumor que corria que os peixes que ele exibia, eram mesmo pescados pela esposa?

A alma cuiabana está nele, no riso farto, no aceno e no abraço que dói de tanto aperto. A alma cuiabana está nesse homem que ria das práticas que não entendia, que não cabiam no seu mundo simples, por isso rejeitava o que podia aquebrantar sua relação com sua Cuiabá secular. A alma cuiabana está nesse homem perfeccionista extremado, que cobra, manda fazer, refazer e faz valer sua vontade, seu capricho, seu desvelo, seu gosto, ás vezes questionável nas cores quentes, na voz eloqüente que se faz ouvir e respeitar.

A alma cuiabana passeia pelo Rio de Janeiro, torce pelo flamengo, discute, adoece, estremece quando seu time perde. Recolhe-se triste. Incrível ver esse homem grande entristecido... Sua dor dói em todos a sua volta porque sua alma é sentida, seu coração pode ser tocado.
A alma cuiabana tem esse carisma que nem sempre entendo, que transita aqui e ali, com uma desenvoltura espantosa. Frequenta a feira, toma garrafada encomendada, guaraná ralado, vai á missa à São Benedito, reza de olhos abertos, assusta com suas verdades nuas e cruas, é polêmico e como não ser?

A alma cuiabana é feita de contradições. Da viola-de-cocho tocada por Daniel de Paula ao violino tocado pela Orquestra de Mato Grosso, da pescaria no Pantanal as férias nas areias de Ipanema, da mãe bem idosa, da filha ainda bem moça. Neste homem a alma fala de laços de afinidade, de confiança, de futuro e de tradição. A alma cuiabana que cito bebe cerveja, não sabe dançar mas diverte-se. Não acalenta mágoas, porém guarda certas dores de alguns rompimentos com amigos cujos caminhos a certa altura divergiram-se... O choro veio em público, os olhos grandes molhados, explicando o que nem precisava. Mas lá estava ele, eloqüente, colocando-se à prova.

Vejo e recrio com precisão absoluta a imagem dessa alma boa homenageando os amigos, emprestando-lhes os nomes às ruas e aos casarões. Desportista fanático, enxergou possibilidade de correr a bola em todos os cantos da cidade. Lá foi ele e sua alma grandiosa espalhar gramado por aí. A alma cuiabana que habita esse indivíduo é cheia de histórias que o povo conta, que aumenta, que inventa e que presenciei. Histórias de virar a mesa só ouvi falar, mas morria de medo do grito, do destempero que nunca vieram. A bem da verdade dizem, que o destempero passa muito rápido e só pessoas muito espertas presenciam.

A alma cuiabana que destempera também se regenera e acalenta o coração dos amigos nos momentos difíceis. Ouvi desse homem a noticia mais triste que eu poderia ouvir (o anúncio do acidente e morte do meu irmão) mas ouvi e recebi um abraço tão forte que me fiz igualmente forte.
A alma cuiabana que homenageio hoje não é o político mas o cidadão e amigo Roberto França, um exemplar extraordinário de cuiabania, na figura de quem converge o antigo cuiabano e suas tradições e o homem moderno. Bem, nem tão moderno assim, eu diria.

Olga Borges Lustosa é cerimonialista pública e acadêmica de Ciências Sociais pela UFMT e escreve exclusivamente neste blog toda terça-feira - olga@terra.com.br

Cultura indígena no TBV

Paiva Netto


Para marcar o Dia do Índio, 19 de abril, o Templo da Boa Vontade faz bela homenagem aos primeiros habitantes da Terra Brasilis. O evento já se tornou tradição no local.

No sábado, 13/4, o TBV recepcionou 114 integrantes da etnia cariri-xocó, que ali mostraram sua cultura e artesanato. Na Cruzada do Novo Mandamento de Jesus, além de apresentar uma dança típica, entoaram, diante do Trono e Altar de Deus, tocante oração em sua língua materna. O público presente aplaudiu de pé. Da Rede Globo de Televisão de Brasília, o repórter João Raimundo, tendo como auxiliar de câmera Juvenal Alves, registrou o momento.

Durante esta semana, os irmãos índios demonstram a sua arte e os seus costumes no Templo da Boa Vontade. Prestigie!
Aproveito o ensejo para saudar meu querido amigo Marcos Terena, defensor e articulador dos direitos indígenas. Em memória dos grandes guerreiros que amaram e deram a própria vida por este torrão natal — entre eles Sepé Tiaraju, guarani de São Miguel das Missões/RS, que desde 2009 tem o seu nome inscrito no “Livro dos Heróis da Pátria”—, unimos nossas vozes à dos irmãos espirituais, índios Flexa Dourada e Tabajara, que reverenciam o Cristo com o brado: Salve, Jesus!

HOMENAGEM A DONA MARISA
Flores, uma peça artesanal e um cartão assinado por alunos do Instituto de Educação da LBV, em São Paulo/SP.

Singelas lembranças que a ex-primeira- dama do Brasil Marisa Letícia Lula da Silva recebeu de um grupo de meninas e meninos da Instituição em homenagem à sua data natalícia (7/4). O encontro se deu no Instituto Lula, na zona sul da capital paulista, e surpreendeu a aniversariante e o ex-presidente Lula, que se juntou às crianças para cantar o “Parabéns a você”. Comovida com a demonstração de carinho, dona Marisa conversou com os estudantes e beijou cada um deles.

Em 1995, tive o prazer de recepcionar o casal na LBV, fato que Lula gentilmente recordou no festivo dia. A eles, minha fraterna saudação, acompanhada de votos de plena saúde.

52 ANOS DE BRASÍLIA NO TBV
Ocorre também no TBV, em sua Galeria de Arte, a exposição “Brasília 52 — Ontem, hoje e amanhã na visão de três artistas”. Obras de Gersion de Castro, Marta Jabuonski e Toninho de Souza, compostas de pinturas, esculturas, objetos e fotografias, trazem diferentes visões sobre a capital federal.

A mostra pode ser visitada até 30 de abril. O vernissage será amanhã, 18/4, às 20 horas. A Galeria de Arte do TBV funciona diariamente, das 8 às 20 horas, e está localizada no SGAS 915, lotes 75 e 76. Outras informações pelo telefone: (61) 3114-1070.


Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.

MT- Menor de 10 anos agride coordenadora e professora de escola em Vila Rica

Agência da Noticia

O menor K.H.A.P.S de 10 anos foi levado pelo conselho tutelar juntamente com a PM após ter agredido com tapas e verbalmente alguns professores e a coordenadora da escola onde estuda, o fato aconteceu em uma escola estadual da cidade de Vila Rica, 110 km de Confresa.

Conforme informações da polícia militar o menor de 10 anos cuspiu e agrediu verbalmente professores da escola e também a coordenadora da escola com um chinelo por volta das 10h30min da manhã de terça-feira 24 de Abril.

Diante da atitude do aluno a equipe gestora da escola estadual que não teve o nome revelado pela polícia acionou a PM e o conselho tutelar que levou o garoto para que sejam tomadas as providências necessárias.

Professores da UFMT entram em greve no dia 17 de maio


Sem aumento há 12 anos, professores da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) vão deflagrar greve por tempo indeterminado no dia 17 de maio. A decisão foi tomada em assembleia e acompanha o movimento nacional da categoria. Somente em Cuiabá, cerca de 12 mil alunos dos cursos de graduação e pós graduação ficarão sem aulas.

A principal cobrança dos servidores é a incorporação da gratificação, que corresponde a cerca de 50% da remuneração, ao salário. O professor Carlos Roberto Sanches, vice-presidente regional do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), explicou que a principal perda ocorre quando o profissional se aposenta, pois este percentual não é contabilizado.

Outra reivindicação é pela reestruturação da carreira dos docentes, que alegam ter menores salários iniciais do que outras categorias federais. Um pesquisador do Ministério de Ciência e Tecnologia, por exemplo, recebe pouco mais de R$ 10,3 mil, 41% a mais que os professores com doutorado.

Um professor com mais de 20 anos de carreira, por exemplo, tem um salário base de R$ 2.318,00. Com o título de doutor, ele terá uma gratificação de R$ 3.916,00, que não é incorporada ao vencimento. “Pagam os menores salários, mas exigem mais, já que os professores de universidades precisam produzir materiais científicos e estar em constante formação”.

A doutora em Serviço Social Irenilde Angela Santos lembra também que, em início de carreira, o salário base para o professor sem titulação está abaixo de um salário mínimo. “É um desestímulo para os novos professores. Com esta remuneração muitos não conseguem cumprir a dedicação exclusiva, o que reflete diretamente no enfraquecimento do ensino”.

O movimento grevista ganhou força após o não pagamento dos 4% de reajuste nos salários, no mês de março, conforme prometido pelo governo em novembro. Esta foi a condição para retomada dos trabalhos pela categoria no ano passado, quando houve greve por um período de 15 dias.

A professora Marluce Souza lamentou o descaso com o ensino e afirmou que o não cumprimento do acordo significa a falta de planejamento do governo com a educação. “A decisão de parar é difícil, pois prejudica não só os alunos, mas também os professores”.

Pedagogia Waldorf - 2


Elias Januário

Na semana passada falamos um pouco do surgimento da pedagogia Waldorf e dos principais eixos norteadores desta proposta pedagógica, criada por Rudolf Stainer, que tem entre outros propósitos a oferta de uma formação educacional de qualidade, marcada pela criatividade e o autoconhecimento de seus estudantes.

Foi no sentido de contrapor a vida sedentária e tecnológica da modernidade que a pedagogia Waldorf consolida-se como proposta educacional, despertando nos pais, professores e alunos a possibilidade de ter uma formação escolar que rompe com o cientificismo e a ausência de pensamento criativo.

A Antroposofia, eixo estruturante da pedagogia Waldorf, como dito anteriormente, não se trata de uma religião, mas sim de uma concepção de universo e do ser humano, concebida a partir de métodos científicos.

Nas escolas Waldorf, a vivência tem uma importância fundamental nas atividades pedagógicas. A vida de um estudante precisa estar permeada de vivências relacionadas aos seus anseios pessoais, onde o aluno deve ter contato com as atividades consideradas primárias do ser humano.

Com isso a existência no currículo Waldorf de matérias como jardinagem, marcenaria, cerâmica, forja e construções, que fazem com que o estudante tenha vivências que alargam o horizonte e enriquecem a formação do aluno.

Por esta razão, as artes, os trabalhos manuais e artesanais encontram na pedagogia Waldorf um espaço de destaque, na medida em que proporciona às crianças e jovens o contato com diferentes materiais e atividades básicas das sociedades como fiar, pintar, esculpir, forjar, tecer e modelar.

Outro aspecto explorado nas escolas Waldorf é a sensibilidade, que por meio dos trabalhos manuais será aprofundada, propiciando ao estudante adquirir perseverança e capricho nas atividades que se propõe a fazer ao longo da vida adulta.

O esforço contínuo da repetição presente nos trabalhos manuais por meio de movimentos torna-se um excelente exercício para desenvolver e consolidar a vontade e a persistência, características fundamentais na personalidade de uma pessoa.
No que se refere à avaliação, a pedagogia Waldorf desconsidera os modelos tradicionais que visam saber o rendimento do aluno, quantificando e comparando com os outros colegas.

A avaliação Waldorf tem como perspectiva a compreensão da personalidade e as múltiplas faces do aluno no seu processo de aprendizagem, buscando verificar as potencialidades do estudante no trabalho escrito, na riqueza de pensamento, na estrutura lógica, no estilo, na ortografia, sem deixar obviamente de aferir os conhecimentos universais. Mas feito sem a aplicação de provas, teste e sabatinas. A forma de avaliar é por meio de uma caracterização qualitativa.

Essa avaliação se materializa por meio de relatórios que discorrem sobre a biografia escolar do estudante ao longo do período letivo, enfocando também aspectos relacionados ao comportamento e o esforço do educando. A avaliação quantificada, quando exigida pelo sistema de ensino local, é feita e mantida em sigilo e entregue aos pais no caso de transferência. O que importa na pedagogia Waldorf é o processo, as mudanças a médio e longo prazo.

Para Rudolf Lanz, pioneiro dessa pedagogia no Brasil autor de inúmeras obras sobre o tema, enfatiza que a repetência procura ser evitada ao máximo, ocorrendo em casos onde há consenso de todos os professores. O importante é ajudar o aluno a superar as suas limitações e dificuldades, para que possa prosseguir na sua busca do conhecimento e formação humana.

Por se tratar de uma pedagogia que tem apresentado resultados inovadores em diversas escolas por inúmeros estados brasileiros, concluiremos a nossa reflexão sobre a educação Waldorf no próximo artigo, discorrendo sobre a sua aplicação em temas da atualidade.

Elias Januário é doutor em Educação, professor de Antropologia da Unemat e escreve às sextas-feiras em A Gazeta. E-mail: eliasjanuario@terra.com.br

‘É preciso desconstruir estereótipos sobre povos indígenas e africanos', diz professor

Em entrevista, docente da Belas Artes afirma que é importante trazer a discussão de raças para sala de aula e questionar a origem do povo brasileiro

Felipe Mortara - Estadão.edu

Ronaldo Mathias, professor de Cultura Afro-Ameríndia do Centro Universitário Belas Artes, defende o ensino da disciplina no País e enfatiza que é importante quebrar paradigmas em relação à visão que o povo brasileiro tem às raças não brancas que ajudaram na formação miscigenada do País. Em entrevista ao Estadão.edu, o docente conta que sua disciplina, aplicada desde 2006, contribuiu também para rever a forma de abordar temas polêmicos, exemplo política de cotas, além de ter demonstrado que grande parte dos alunos não se veem preconceituosos, porém identificam isso na sociedade brasileira. Ele aponta que isso pode ser um fator gerado ou pela ausência de autocrítica sobre a dinâmica do preconceito, do racismo, ou por algum outro fator ligado ao encaminhamento metodológico ainda não identificado.

Qual a importância de ser ter uma disciplina específica sobre cultura negra e indígena?

A disciplina foi criada em decorrência da lei 11.465/08, que altera a lei de Diretrizes e Bases (LDB) e coloca nos currículos das escolas, públicas e particulares, a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura dos povos indígenas no Brasil como já havia ocorrido com a Ensino da Historia da Cultura Africana decorrente da Lei nº 10.639/2003. O conteúdo da disciplina visa corrigir as visões distorcidas sobre a cultura indígena e africana criadas desde o período da colonização brasileira.

Estes conteúdos já não eram abordados dentro dos programas de Sociologia, Antropologia dos cursos de Comunicação Social? O que muda?

Os conteúdos em parte já têm sido trabalhados nessas disciplinas, mas o enfoque crítico ao eurocentrismo bem como o resgate da memória desses povos é inovador.

Qual o objetivo do curso?

Propor novos olhares sobre a história dos povos indígenas e africanos, desconstruindo os estereótipos, a visão ainda romântica e congelada que muitos brasileiros têm desses grupos.

Como a sociedade indígena influenciou a atual sociedade contemporânea brasileira?

Influenciou na alimentação, no artesanato, na língua, nos costumes etc.

Como é possível desconstruir estereótipos?

Estereótipos se desconstroem com informação, com conhecimento da memória de um grupo e com a criação de oportunidades iguais de acesso aos bens culturais de uma sociedade. (acesso a cultura, lazer, conhecimento, tecnologias etc)

O curso aborda quais assuntos contemporâneos ligados ao tema?
O Curso aborda os seguintes temas:
- Colonização, escravidão e racismo
- Multiculturalismo
- História dos povos africanos e indígenas
- Estatuto da igualdade racial
- Identidade cultural
- Mídia e preconceito

Como os alunos reagem inicialmente? Essa postura muda ao longo do curso?

Em princípio é comum que alguns alunos estranhem a proposta e a abordagem, em função do autoritarismo e racismo que ainda permanecem em nossa sociedade, mas com o passar do tempo compreendem o sentido do estudo dessas culturas para a formação pessoal e profissional.



quarta-feira, 25 de abril de 2012

Escolas Waldorf


Elias Januário

Concluindo a nossa reflexão sobre a pedagogia Waldorf, implantada por Rudolf Stainer em vários países da Europa e também no Brasil, propiciando novas possibilidades de exercer o processo de ensino e aprendizagem com mais qualidade, criatividade e autoconhecimento, vamos discorrer acerca das escolas e sua prática pedagógica.

Nas escolas Waldorf o regime que perpassa toda a ação pedagógica é calcada na relativa liberdade de ensino, princípio basilar dessa pedagogia, que defende a liberdade quanto às metas de educação, liberdade quanto ao método pedagógico e um currículo flexivo.

No que tange à metodologia de ensino e à proposta curricular, as escolas Waldorf se distinguem claramente das outras escolas do sistema de ensino. Não significa que os conteúdos exigidos pelo sistema nacional de ensino não sejam parte integrante da formação do estudante, ao contrário, conteúdos adicionais passam a integrar o projeto político pedagógico destas escolas, levando também em consideração a época em que determinadas matérias e atividades devam ser ensinadas.

É importante salientar que as escolas Waldorf não têm o propósito de promover a propagação da Antroposofia, que trata de uma concepção de universo e do ser humano, concebidos a partir de métodos científicos, como se fosse uma escola religiosa. A Antroposofia simplesmente embasa as ações pedagógicas do processo de ensino e aprendizagem.

Em escolas que trabalham com a pedagogia Waldorf, deve prevalecer a concepção do desapego ao materialismo, das coisas e objetos que permeiam o mundo materialista. A razão desta postura reside na busca de uma relação mais verdadeira do ser humano com a natureza e numa cosmovisão menos materialista do viver.

Sobre os professores que atuam nas escolas Waldorf, o princípio norteador é de que os profissionais devam receber uma remuneração que permita uma existência tranquila, com dignidade. Devem também trabalhar em regime de dedicação exclusiva, para que possa dedicar-se às atividades da escola e ao estudo e aprimoramento dos seus conhecimentos. Desse modo, a escola necessita de um professor que tenha tempo para reuniões, estudos, atividades culturais da escola e, especialmente, com uma visão de mundo aberta, criativa e feliz.

Os pais na concepção das escolas Waldorf devem ser ativos e participativos, sendo também um dos protagonistas da formação escolar do filho, propiciando que a educação familiar esteja em consonância com a educação escolar. Com essa postura, evitam-se conflitos de orientações, permitindo que a escola também seja um espaço de debates e reflexões entre os diferentes segmentos envolvidos no processo de formação dos estudantes.

Convém destacar que as escolas Waldorf são constituídas a partir de grupos de pessoas que se agregam em torno de um ideal comum de educação escolar. Diante disso cada escola acaba tendo sua história particular e se diferenciando uma da outra, ou seja, não são escolas padronizadas, mas sim diversas, mantendo a estrutura de concepção formulada por Rudolf Stainer.

Neste breve relato sobre a pedagogia e as escolas Waldorf, esperamos ter transmitido informações a você, leitor, necessárias para conhecer um pouco desta prática pedagógica que prima pela qualidade na formação educacional e também pela formação do ser humano, movendo-se pelo impulso do amor à arte, ao belo, á natureza e ao ser humano, na busca de um futuro melhor para a humanidade.

Elias Januário é doutor em Educação, professor de Antropologia da Unemat e escreve às sextas-feiras em A Gazeta. E-mail: eliasjanuario@terra.com.br

'Educação infantil exige acolhimento, e não extravagância'

Em entrevista, o médico Saul Cypel diz que preocupação com o desenvolvimento da criança deve começar antes da gestação
Luciana Alvarez - O Estado de S. Paulo

Médico especialista em desenvolvimento infantil e consultor da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Saul Cypel diz que conhecimento médico sobre o assunto de 60 anos atrás ainda não chegou com clareza a muitos pais e mães do Brasil.

Quando deve começar a preocupação dos pais com o desenvolvimento do filho?

No momento em que eles começam a planejar ter um bebê, pois as vivências da gestação já podem influenciar a criança. Existe um psiquismo pré-natal. Mas é claro que a preocupação é maior após o nascimento.

Por que esse período inicial é tão importante?

A sobrevivência do bebê depende dos cuidados que vai receber. Mas o cuidado não deve ser só físico. O bebê, quando tem fome, tem também uma sensação de risco. Ele entra em um certo nível de ansiedade e comunica que precisa de atenção. Por isso é importante que a mãe ofereça o peito e o acolha. Não é uma questão meramente nutricional.

Qual é a coisa mais importante para os pais saberem ao educar os filhos?

Educar um filho não é um processo simples. O primeiro passo é os pais saberem que o bebê já nas primeiras semanas tem um psiquismo em desenvolvimento. Não basta só dar cuidados de alimentação e higiene. Ele é um ser que já vivencia insegurança, ansiedade. Por isso a necessidade de acolhimento.

E o que o sr. acha das teorias sobre música clássica, DVDs para estimular a inteligência?

É equivocado começar a estimular cedo com coisas que não fazem muito sentido. O bebê precisa de cuidado, acolhimento, mas não de coisas extravagantes. É mais o feijão com arroz.

Isso não parece tão difícil...

Mas a grande maioria das pessoas não está instrumentada. É importante que os pais se preparem, seja durante a gravidez ou mesmo depois, com ajuda de profissionais, porque nem sempre isso vem naturalmente. Os pais têm de fazer perguntas para profissionais preparados em desenvolvimento infantil, que pode ser o próprio pediatra. Mas não precisa de nada sofisticado.

E como é o trabalho da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal?

Procuramos trabalhar desde a gravidez até a idade de 3 anos, porque é a base do desenvolvimento. Trabalhamos para que a informação chegue de forma simples e esclarecedora aos pais, para que eles sabiam da importância de brincar, colocar regras. O ginecologista/obstetra já pode começar a informar os pais. Depois passamos pela humanização do parto, a defesa do parto normal, que deixa a mãe muito mais pronta para acolher o bebê em seguida. E também para que os profissionais da área da saúde tratem a mãe de forma afetuosa, durante todas as consultas. Fazemos grupos com famílias, orientamos que o pai também é umafigura muito importante. Temos programas em creches, mas vale lembrar que só 15% das crianças no Brasil estão na creche, O que falamos não são coisas novas, são já conhecidas há seis ou sete décadas.

Fizemos, por exemplo, parceira com a Sociedade Brasileira de Pediatria para inserir programas de formação continuada, palestras, distribuímos livros. O discurso de desenvolvimento infantil está muito em voga, mas a lição de casa tem de ser feita.

QUEM É
Saul Cypel
Médico especialista em desenvolvimento infantil
Neuropediatra, professor livre-docente de Neurologia Infantil, consultor do Programa de Desenvolvimento Infantil da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e diretor do Instituto de Neurodesenvolvimento Integrado (INDI).



Estudantes brasileiros são os que têm menos livros em casa, aponta pesquisa

Educação. Levantamento baseado nos dados do Pisa mostra que 39% dos estudantes do País possuem no máximo dez obras literárias e apenas 1,9% é dono de mais de 200 volumes; baixa escolaridade dos pais e situação socioeconômica ruim são motivos

Mariana Mandelli - O Estado de S.Paulo

Imagine uma sala com prateleiras e estantes repletas de livros de todos os tipos: romances, poesias, crônicas, contos, ensaios, dicionários e enciclopédias. No centro, uma mesa de estudos, onde um aluno faz sua lição de casa. Nos lares brasileiros, essa cena ainda é rara: somos o país onde as crianças têm menos livros em casa. É o que mostra um levantamento inédito do Movimento Todos Pela Educação, com base no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2010, que analisou 65 países. Cerca de 39% dos estudantes brasileiros declararam possuir, no máximo, dez obras literárias.

A pesquisa mostra ainda que jovens que convivem com livros em casa apresentaram um desempenho melhor nas provas do programa.

O índice brasileiro é pior que o de estudantes de outros países latino-americanos, como Argentina, México e Colômbia. Entre os que afirmam ter mais de 200 livros, estamos em penúltimo lugar (1,9%), perdendo apenas para a Tunísia (1,7%). Na frente estão, por exemplo, Coreia (22,2%), Islândia (20,32%) e Liechtenstein (20,48%).
A posição sofrível do Brasil no ranking, segundo especialistas em educação, revela um retrato social e cultural do País. "A quantidade de livros em casa está intimamente ligada ao nível socioeconômico da família e à escolaridade dos pais", explica Priscila Cruz, diretora executiva do Todos Pela Educação.

O acesso ao livro, diz ela, também está ligado ao custo. "Obras literárias são artigo de luxo por aqui. Além disso, enquanto a alfabetização ainda for precária, não tem como a criança encarar o livro como uma ferramenta. Ela é o direito elementar à educação de qualquer indivíduo."

Christine Fontelles, diretora de educação e cultura do Instituto Ecofuturo, organização não governamental que apoia projetos de educação, afirma que o Brasil precisa criar uma cultura de leitura. "Nós não nascemos leitores. Isso começa na família e só depois se estende para a escola. E esse hábito ainda é ausente no País", explica. Segundo ela, as crianças devem ser preparadas desde a primeira infância. "O desafio de estimular a ler não pode ser entregue à escola."
Educadores são praticamente unânimes em afirmar que crescer em uma família "letrada" é determinante para desenvolver o prazer pela escrita.

"O maior obstáculo é trabalhar o mediador de leitura, que pode ser o professor ou os pais, para que ele "venda" bem a ideia de ler para a criança", afirma Marina Carvalho, coordenadora de projetos da Fundação Educar. "Só assim se cria o hábito."

A última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, mostrou que quem mais influencia o leitor no gosto pelos livros é a mãe, segundo 49% das pessoas. Em seguida, vem a professora, com 33%, e o pai, com 30%.
"A família se mostra como uma "escola de formação do leitor"", diz Zoara Failla, gerente de projetos da entidade. "Em sala de aula, muitas vezes não se desperta o interesse pelo livro como arte. Ele é apenas mais uma tarefa." Segundo ela, a importância que os pais dão ao livro é determinante para a criança. "Porque esse é o ambiente de formação dos primeiros valores dela", conclui.

Ilan Brenman, autor de livros infantis e pesquisador em educação, questiona essa relação em algumas famílias. "Alguns pais de classe média reclamam do preço do livro, mas compram consoles de videogame e celulares caríssimos para os filhos. Qual o valor então que eles dão para a educação?"

Costume. Na casa de Michelle la Marck, de 14 anos, que tem mais de 500 volumes em casa, o convívio com livros desde o berço fez com que a garota desenvolvesse o hábito pela leitura - sua mãe também gosta muito de ler. A influência foi tanta que, aos 9 anos, ela ganhou, no colégio Santa Maria, onde ainda é aluna, o certificado de quem mais alugou livros na biblioteca. "Foram mais de 300 para 200 dias letivos. E li a maioria", lembra.

Ela lê até 25 livros por ano e diz nunca optar pelo resumo quando a escola pede alguma obra - como por exemplo A Metamorfose, de Franz Kafka, que está lendo agora. "Sempre que pesquiso na internet tenho um livro no colo para conferir as informações, tomando o cuidado de ver se está atualizado", conta.

Sabrina de Oliveira, de 17 anos, lê até dois livros por mês - sem contar os propostos pelo colégio Santo Américo, onde estuda. "Gosto de ler mais de um ao mesmo tempo, e de gêneros diferentes, como um romance e uma peça de teatro, por exemplo", diz ela, que leu diversas obras de William Shakespeare.

Tanto Michelle quanto Sabrina têm notas altas na escola, confirmando a tendência detectada na pesquisa.

PARA ENTENDER

Pisa permite comparar países

O principal objetivo do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) é apresentar indicadores educacionais que possam ser comparados entre países, mostrando, assim, a eficiência dos sistemas nacionais.
As avaliações são feitas a cada três anos, com provas de leitura, matemática e ciências. A cada edição, uma das áreas é enfatizada - na última foi leitura e o exame incluiu, pela primeira vez, textos online.
Fazem as provas alunos de 15 anos dos 34 países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e de mais 31 convidados.

Nas estantes

89,8% dos jovens de Xangai (China) – maior nota em leitura no Pisa – declaram ter mais de dez livros
15,7% dos jovens de Luxemburgo dizem ter mais de 500 livros – maior porcentual entre os países
1% dos brasileiros têm mais de 500



MT- Governador define novo horário de expediente em repartições

Período será de 13 às 19h; medida visa a desafogar trânsito, com obras de mobilidade


Secom/MT

Governador Silval, que assinou decreto estabelecendo novo horário de expediente, durante obras da Copa

LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO


O governador Silval Barbosa (PMDB) baixou o decreto que institui o novo horário de funcionamento dos órgãos públicos estaduais em Cuiabá e Várzea Grande, em virtude das obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo de 2014.


A partir de 2 de maio próximo, as repartições públicas estaduais estaduais funcionarão no horário das 13 às 19h.

Os servidores que trabalham 40 horas semanais, ou 8 horas por dia, terão a carga horária reduzida para cumprir o expediente entre 13 e 19h.


Aqueles que já trabalham 30 horas por semana simplesmente se adequarão ao novo horário. Os terceirizados e prestadores de serviço também devem se adequar ao novo expediente.

Não se submeterão ao novo horário aqueles que trabalham em regime de plantão ou escala e nas assessorias de Comunicação dos órgãos.


Também não terão o expediente alterado os funcionários que trabalham em escolas, em penitenciárias, em unidades de saúde com atendimento 24 horas, no MT Saúde, no Ganha Tempo, no Lar da Criança, nas unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine), na Secretaria da Copa 2014 (Secopa) e nas agências fazendárias.

Outros órgãos que não quiserem se adequar ao horário de funcionamento de 13h às 19h deverão requerer a mudança ao governador, que é o único que poderá aprovar a alteração.


O dirigente do órgão deve apresentar a justificativa do motivo pelo qual não seria possível cumprir o horário decretado pelo governador, e submeter o pedido a uma análise da Secretaria da Copa 2014 (Secopa).

Segundo informou a Secretaria de Administração (Sad), o novo expediente foi escolhido com base na enquete realizada no site da secretaria, entre 19 e 21 de março, em que 65% dos servidores e empregados públicos que votaram optaram pelo horário das 13 às 19h.

O impacto da mudança será avaliado a cada três meses pela Secopa.


Os horários estão sendo readequados com o objetivo de desafogar o trânsito nas vias mas movimentadas nos horários de pico. Isso porque, com as obras de mobilidade urbana da Copa, vias de fluxo intenso, como as avenidas Miguel Sutil, do CPA e da FEB, ficarão obstruídas, dificultando o já congestionado trânsito da Capital.

O decreto foi publicado no Diário Oficial que circula nesta terça-feira (24).


Confira o texto na íntegra:

DECRETO Nº 1.103, DE 23 DE ABRIL DE 2012.

Dispõe sobre o horário de funcionamento do expediente nos órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual situadas nos Municípios de Cuiabá e Várzea Grande, e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 66, incisos III e V da Constituição Estadual, e

Considerando a necessidade de minimizar o impacto no trânsito dos Municípios de Cuiabá e Várzea Grande, decorrente das obras necessárias à mobilidade urbana das cidades em razão da realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014;

Considerando o resultado da consulta realizada no período de 19 a 21 de março de 2012 junto aos servidores públicos e empregados públicos do Poder Executivo Estadual no portal da Secretaria do Estado de Administração,

DECRETA:

Art. 1º O horário de funcionamento do expediente dos órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo, situados nos Municípios de Cuiabá e Várzea Grande, a partir de 02 de maio de 2012, será das 13 às 19 horas, em caráter excepcional e temporário.

§ 1º Durante a jornada fixada no caput deverão ser desenvolvidas as atividades consideradas internas e de atendimento ao público.

§ 2º O horário de que trata este artigo aplicar-se-á a todos aqueles que, indistintamente, executem atividades laborais no âmbito dos órgãos da Administração Direta e das entidades da Administração Indireta.

Art. 2º O servidor público e o empregado público lotados em Cuiabá ou Várzea Grande, com carga horária de trabalho de 40 e 30 horas semanais, excepcional e temporariamente, terão a jornada diária de trabalho com início às 13 horas e término às 19 horas.

Art. 3º Somente mediante autorização expressa do Governador do Estado os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual poderão estabelecer outro horário de expediente e funcionamento.

Parágrafo único. O pedido de que trata o caput deverá ser assinado pelo dirigente máximo do órgão ou entidade e estar acompanhado de:

I - justificativa da impossibilidade de adequar a prestação do serviço da unidade ao horário estipulado neste Decreto,
II - análise prévia da Secretaria de Estado de Administração e da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo – FIFA 2014.

Art. 4º A modificação da jornada diária de trabalho definida por este Decreto não implica em alteração da remuneração do servidor público e do empregado público.

Art. 5º Fica vedada, durante a vigência deste Decreto, a mudança de carga horária prevista na Lei Complementar nº 338, de 08 de dezembro de 2008.

Art. 6º A inobservância deste Decreto implicará ao servidor e a seu superior imediato as sanções previstas na Lei Complementar nº 207, de 29 de dezembro de 2004.

Art. 7º O disposto neste Decreto não se aplica a servidor público e empregado público que desempenha suas funções:

I – em regime de plantão;
II – em regime de escala;
III – em unidade escolar;
IV – em unidade penitenciária e socioeducativa;
V – em unidades assistenciais à saúde com atendimento 24 horas;
VI – no Ganha Tempo – Unidade Ipiranga;
VII – na Superintendência do Lar da Criança;
VIII – no Sistema Nacional de Emprego do Estado de Mato Grosso – SINE/MT;
IX – na Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo – FIFA 2014;
X – no Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado – MT SAÚDE;
XI – nas Agências Fazendárias e equipes das unidades de fiscalização fazendária;
XII – nas unidades de comunicação de todos os órgãos e entidades.

Art. 8º Os Secretários Executivos dos Núcleos Sistêmicos deverão ajustar seus contratos de serviços, gestão, convênios e termos de parceria e cooperação técnica ao horário de funcionamento do expediente disposto neste Decreto.

Art. 9º A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo – FIFA 2014 deverá trimestralmente efetuar análise do impacto deste Decreto nas obras de mobilidade urbana nos Municípios de Cuiabá e Várzea Grande, encaminhando-a ao Governador do Estado.

Art. 10 Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio Paiaguás, em Cuiabá, 23 de abril de 2012, 191º da Independência e 124º da República.

Cuiabá - Articuladores e Monitores do "Educa Mais" se preparam para o III Concurso de Poesias

Redação 24 Horas News

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza a 1ª Oficina de Letramento/2012, a fim de fortalecer as ações de aprendizagens das atividades de letramento do Programa de Educação Integral “Educa Mais”. Nos próximos dias 25 e 27 de abril, os articuladores e monitores do programa se reunirão o dia todo nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS) para trabalhar conteúdos necessários a serem desenvolvidos com os alunos das 62 escolas contempladas.

O Concurso de Poesia existe desde 2010 e, nesta terceira edição vai abordar o tema “Diversidade Cultural da Região Nordeste”, tendo como foco o estado da Bahia. Sendo assim, o encontro destes profissionais nas oficinas têm como objetivo promover o auxílio e orientações para desenvolverem as atividades dentro do “Educa Mais”.

No dia 25, as oficinas serão realizadas com os profissionais das regionais Leste, Oeste e das áreas rurais. Já no dia 27, a atenção será voltada aos profissionais das regionais Norte e Sul. A partir daí, os alunos já começarão a receber as orientações, fazer pesquisas e se inteirar do tema para o desenvolvimento de suas poesias.

Os estudantes serão divididos em duas categorias: anos iniciais – correspondentes aos que estão entre o 1º e 5º ano do Ensino Fundamental – e anos finais, que envolvem os que estão entre o 6º e 9º ano. Cada escola irá selecionar 20 poesias, sendo 10 de cada categoria, e encaminhá-las à SME.

Na 2ª etapa, os participantes selecionados irão declamar e interpretar sua poesia à comissão julgadora da Educação, que selecionará e premiará os três primeiros lugares de cada grupo.

Segue abaixo o cronograma das principais atividades a serem desenvolvidas até a divulgação do resultado final:

21/05 a 14/08 – trabalho nas escolas

13 e 14/08 – 2ª Oficina de Letramento 2012;

15/08 a 31/08 – Entrega das produções na SME;

03/09 a 04/10 – Avaliação e seleção das 10 poesias de cada categoria para a 2ª fase;

05/10 – Resultado da 1ª etapa;

08/10 a 19/10 – Preparação nas escolas para a 2ª etapa;

26/10 – Declamação, classificação e premiação na SME.

Ciência sem Fronteiras poderá mandar 12 mil alunos ao Canadá

Redação 24 Horas News

O governo do Canadá anunciou que o país receberá 12 mil estudantes brasileiros pelo programa Ciência sem Fronteiras. O país também oferecerá aos estudantes estágios no setor privado, experiência prática em laboratórios e ensino de língua. O anúncio foi feito hoje (24) pelo governador-geral do Canadá, David Johnston, durante reunião com a presidenta Dilma Rousseff.

“A intenção é que os estudantes não só aprendam a teoria, mas coloquem a mão na massa”, disse Johnston.

O governador-geral do Canadá elogiou o Ciência sem Fronteiras e disse que está especialmente empolgado com as conquistas brasileiras na área social.

A presidenta Dilma agradeceu a iniciativa canadense e afirmou que nada pode aproximar mais os dois países do que as relações no campo da educação, ciência e tecnologia e inovação.

“Sem dúvidas a qualidade das instituições acadêmicas do Canadá e as relações com as entidades acadêmicas e os estágios empresariais vão fazer diferença para os estudantes brasileiros no Ciência sem Fronteiras”, disse.

Dilma ainda falou sobre a importância do apoio do Canadá em outro programa brasileiro, batizado de Mulheres Mil, para a capacitação de mulheres,

O programa Ciência sem Fronteiras tem a meta de enviar 100 mil pesquisadores brasileiros para o exterior até 2014. O governo promete custear 75 mil bolsas e espera que a iniciativa privada viabilize outras 25 mil.

Também participaram da reunião entre Dilma e David Johnston os ministros da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, da Educação, Aloizio Mercadante, e o ministro interino de Relações Exteriores, Rui Nogueira.

Unemat campus de Cáceres promove palestras com temas variados em escolas do município

Redação 24 Horas News



Alunos de escolas públicas e particulares do município de Cáceres estão recebendo diversas palestras com professores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A ação pioneira faz parte do projeto de extensão “Aquarela do Conhecimento: uma ação do campus de Cáceres nas Escolas do Ensino Fundamental e Médio do município de Cáceres”.

As palestras, sob diferentes temas ministradas por professores de vários cursos da Unemat, visam promover conhecimentos específicos aos integrantes da escola, atendem um levantamento prévio realizado durante as visitas as 17 escolas do município.

O projeto Aquarela do conhecimento é vinculado a Gestão de Extensão do Campus Universitário de Cáceres e coordenado pela professora Graciela Constantino e Anderson Marques do Amaral. Segundo Graciela Constantino, o objetivo é atender a demanda das escolas quanto as prioridades temáticas no ano letivo de 2012, de forma a otimizar as ações de promoção da Unemat.

Como parte das palestras nesta terça-feira no período da manhã a professora Heloísa Aparecida Marim, do curso de Enfermagem, ministrou sobre “Sexualidade” na Escola Esperidião Marques. No período da tarde, o professor Otávio Ribeiro, do curso de História, fala sobre “Ética e Cidadania”, na Escola União e Força, e a professora Cleide Aparecida Ferreira, do curso de Pedagogia, fala sobre “Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas”, na escola Frei Ambrósio.

Para esta quarta-feira (25.04), haverá às 9h, a palestra “Saúde pública: terapias alternativas para a saúde, plantas medicinais” no Instituto Santa Maria, ministrada pelo professor Arno Rieder, do curso de Biologia, e no período vespertino, a professora Ana Luiza Artiaga, do curso de Letras, fala sobre “Dificuldades nas habilidades de leitura e escrita”, na escola Esperidião Marques.

Unemat prepara 9ª Edição de Seminário de Língua e Literatura

Redação 24 Horas News

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus Tangará da Serra, realiza de 04 a 06 de junho a nona edição do Seminário de Língua e Literatura da Unemat, o SILLMAT. Os interessados em inscrever trabalhos devem fazê-lo até o dia 10 de maio, para quem pretende se inscrever como participante a inscrição segue até o dia 30 de maio.

O evento é realizado anualmente com o objetivo de divulgar o ensino, a pesquisa e a extensão que ocorrem na academia. O tema de 2012 é “Linguagens e Tecnologias: desafios para o ensino, a pesquisa e a extensão”. Juntamente com o SILLMAT ocorrerá também o 5º Seminário de Estágio e o 1º Encontro Regional do PIBID.

Os três eventos que ocorrem em paralelo visam promover a reflexão sobre como melhorar o paradigma educacional e o desempenho universitário na contemporaneidade, em relação tanto à comunidade interna como à externa: egressos, professores da rede pública e privada.

O valor para a inscrição com a apresentação de trabalho é de R$ 30,00 e para inscrição sem a apresentação o valor é de R$ 20,00. A programação conta com conferências, mesas redondas, minicursos, comunicações, lançamentos de obras. A participação nos minicursos não tem custo para os inscritos.

Estudantes se organizam e fundam Diretório Central do IFMT

Redação 24 Horas News


Alunos do ensino de 3º grau do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) fundaram o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Aderson Ataídes, estudante do curso de Secretariado Executivo, foi eleito presidente da entidade superior de representação dos universitários.

Aderson conta que o processo de fundação da nova entidade (DCE) começou no ano passado, quando foi averiguada a inviabilidade de reativação e transformação do Diretório Acadêmico (DA).

Os preparativos para a criação do DCE tiveram início no segundo semestre do ano passado, com a realização de reuniões para elaborar a minuta do estatuto. A partir daí foi criada a comissão responsável pela elaboração do estatuto e a convocação de nova assembleia com os estudantes para a fundação do DCE.

"Há 3 anos estávamos sem representatividade de nível superior dos estudantes aqui no IFMT. Agora teremos como reivindicar e ter mais abertura para conversar com a direção", avalia Aderson.

O novo presidente, eleito na assembleia, avalia o processo como um fator fundamental para levar informação sobre políticas públicas e conhecimento a respeito da necessária organização dos jovens.

Ele comenta que os jovens precisam participar mais das instâncias de decisões públicas para poder cobrar mais resultados das autoridades. "É necessária essa organização para cobrarmos resultados, principalmente para a área da educação, e a aplicação dos recursos públicos arrecadados de todos nós cidadãos".

A nova diretoria do DCE, além do curso de Secretariado Executivo, também terá representação dos estudantes dos cursos de automação, controle de obras e do curso de redes de computadores.

Na assembleia realizada na quarta-feira, 18 de abril, os estudantes do Instituto Federal votaram pela aprovação do estatuto do DCE, pela fundação do Diretório Central e elegeram a primeira gestão da entidade pelo período de 6 meses. Após o encerramento desta gestão, a nova diretoria será escolhida por meio de eleição com mandato de 1 ano.

MT- Secitec e Seduc acertam parceria para realização da ‘VI Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia’

Redação 24 Horas News


Já está quase tudo pronto para a divulgação do edital de realização da ‘VI Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia’, um evento organizado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Os detalhes de como, quando e onde o maior evento de Mato Grosso sobre projetos científicos e tecnológicos será realizado foram pré-definidos na tarde desta terça-feira (24.04), no gabinete da secretária de Ciência e Tecnologia, Áurea Regina Ignácio.

No encontro, que contou com a participação da assessora especial da Seduc, Rosa Neide Sandes, da assessora técnica Marilza Hidalgo, e da superintendente de Diversidades Educacionais da Seduc, Débora Pedrotti, ficou acertado que a VI Mostra será realizada no final de agosto. O local, ainda não definido, vai ser divulgado até o início de maio.

A VI Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia terá três dias de intensa programação e atividades, que vão ser organizadas pela Superintendência de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação (SDCTI), ligada a Secitec.

A previsão é de reunir no mínimo 50 estandes, que abrigarão os trabalhos escolares científicos das 734 escolas estaduais do Estado e ainda das nove escolas técnicas de Educação Tecnológica e Profissional, que ficam sob a administração da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e que pela primeira vez participa da Mostra.

A expectativa, de acordo com Áurea Regina Ignácio, é apresentar atividades essencialmente científicas. Ainda, segundo a titular da Secitec, a expectativa é que aproximadamente cinco mil participantes – dentre profissionais da área tecnológica, inventores, produtores, empresários, pesquisadores, cientistas, profissionais liberais, acadêmicos, professores, estudantes, jovens e crianças – estejam envolvidos na Mostra, que contará com participação de alunos e professores de todo o Estado.

“O nosso maior objetivo da Mostra é a popularização da ciência. E nada mais eficaz do que fazer isso é levar isso para dentro das salas de aulas e incetivar o aluno a trabalhar com a ciência”, disse Áurea Regina.

Capacitação de Multiplicadores

Para dar início a elaboração da ‘VI Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia’, a Seduc, em parceria com a Secitec, planeja no mês de maio capacitar professores, que possam agir como agentes multiplicadores na aplicação de Metodologia Científica no Ensino Médio, quanto à criação dos projetos para a ‘VI Mostra’.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Florais podem ser usados na comida

Florais podem ser usados na comida

Descubra e exerça seu poder pessoal

Descubra e exerça seu poder pessoal

MT- Ministério Público, Governo do Estado, Judiciário e Prefeitura promovem encontro sobre tratamento a dependentes químicos

Promotores de Justiça, juízes e profissionais que lidam diariamente com situações que envolvem dependentes químicos no Estado de Mato Grosso vão se reunir em Cuiabá, nos dias 02, 03 e 04 de maio, durante o I Seminário Mato-grossense sobre drogas, internações de dependentes químicos e soluções político sociais. O evento é uma realização do Ministério Público Estadual, Governo do Estado, Poder Judiciário e Prefeitura Municipal de Cuiabá.

De acordo com o titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, entre os temas que serão debatidos estão a aplicação de internação voluntária, involuntária e compulsória a dependentes químicos; inclusão de crianças e adolescentes em programa oficial e comunitário de auxílio, orientação e tratamento a dependentes de álcool e outras drogas; e rede de atendimento existente no Estado. Serão realizadas ainda oficinas de trabalho nas áreas de saúde, assistência social e jurídico/legal.

“Durante os três dias, discutiremos alternativas para intensificar a implementação de políticas de enfrentamento às drogas em todo o Estado. A ideia da realização do seminário surgiu da necessidade de efetivação de um plano unificado voltado para tratamento dos dependentes químicos”, ressaltou o procurador de Justiça.

Segundo ele, a participação de representantes das instituições que atuam diariamente com a questão possibilitará o levantamento de um diagnóstico sobre a realidade enfrentada em todo o Estado. “Conhecendo a realidade enfrentada por cada instituição, detectaremos as fragilidades e, a partir daí, apresentaremos sugestões para a solução dos problemas verificados”, acrescentou Prado.

PROGRAMAÇÃO: A abertura do evento está prevista para a quarta-feira (02.05), às 19h, no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá. Na ocasião, haverá uma palestra com o médico psiquiatra no Estado de Minas Gerais, Aloísio Andrade. A referida mesa será presidida pelo titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente e coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), procurador de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado.

Na quinta-feira (03.05), as discussões terão início às 8h, com o painel Internação voluntária, involuntária e Compulsória (Lei 10.216/2001). O tema será apresentado pelo promotor de Justiça Roosevelt Pereira Cursine, titular da 20ª Promotoria de Justiça Criminal de Cuiabá; pelo juiz de Direito Mário Roberto Kono de Oliveira, do Juizado Especial Criminal da Capital; e pelo secretário de Estado de Saúde, Vander Fernandes. As discussões serão mediadas pelo promotor de Justiça do Gaeco, Marco Aurélio de Castro. Na sequência, haverá debate sobre o assunto.

Às 10h15, está previsto o início do 2º painel sobre Inclusão de Crianças e Adolescentes em Programa Oficial ou Comunitário de Auxílio, Orientação e Tratamento a Dependentes de Álcool e outras Drogas. O tema será apresentado pela promotora de Justiça Sasenazy Soares Rocha Daufenbach, titular da 19ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Cuiabá; pela presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conem), Ana Elisa Limeira; e pelo juiz de Direito titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Cáceres, Luiz Octávio Oliveira Sabóia Ribeiro. O promotor de Justiça José Antônio Borges Pereira, titular da 14ª Promotoria de Justiça Cível da Capital, atuará como mediador no referido painel.

No período da tarde de quinta-feira, haverá o terceiro painel Conhecendo a Rede. Participarão das discussões representantes de entidades governamentais e não governamentais. O grupo das entidades governamentais foi formado por representantes das áreas de saúde, assistência social e jurídico legal. São eles: Aurea Lambert, coordenadora estadual de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde; Moema Couto Silva Blat, assessora da Diretoria de Vigilância e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde; José Rodrigues Rocha Júnior, secretário adjunto de Assistência Social do Estado de Mato Grosso; Cristiane Almeida, diretora de Políticas Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano; e o promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes, titular da 7ª Promotoria de Justiça Cível e coordenador das Promotorias de Interesses Difusos e Coletivos da Capital.

Participarão do referido painel, representando as entidades não governamentais, o diretor de Comunidade Terapêutica, Gonçalo Agnolon; Ana Paula Ferreira Vine (Nar-Anom); e Priscila Batistuta de Nóbrega (Amor Exigente). O juiz de Direito Mário Roberto Kono de Oliveira será o mediador das discussões.

Para sexta-feira, estão previstas as oficinas de trabalho e a plenária onde será aprovado um documento oficial conclusivo com o resultados das discussões. As oficinas contarão com representantes das áreas de saúde, assistência social, jurídico legal e entidade não governamental. Atuarão como mediadores Larissa Raquel de Pina Maulin Kchimel, assistente social da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos; Julieta dos Santos Ribeiro Nunes Domingues, professora assessora de Políticas Intersetoriais de Município de Cuiaba; procurador de Justiça Mauro Viveiros, Corregedor do Ministério Público e titular da Procuradoria Especializada Criminal; e Flávio José Ferreira,advogado.

A plenária final será mediada pelo secretário adjunto de Justiça e Direitos Humanos e coordenador do Pacto Estadual de Enfrentamento às Drogas, Genilto Nogueira.




CLÊNIA GORETTH
MPE/MT

MT - CRDE aborda artes plásticas na cultura espanhola


Estão abertas as inscrições para o curso “Una mirada a la cultura española através de las artes plásticas” promovido pelo Centro de Recursos Didáticos de Espanhol (CRDE), em parceria com a Superintendência de Formação e Atualização dos Profissionais, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O curso acontece entre os dias 11 e 13 de maio, com carga horária de 12 horas, e serão disponibilizadas 35 vagas.

A temática abordará o panorama geral das artes plásticas na cultura espanhola com o objetivo de aprofundar os conceitos básicos da metodologia do ensino de espanhol como Língua Estrangeira. A programação conta com a análise e comentário de obras de arte.

Além de trabalhar com a exploração de diferentes abordagens didáticas de canções e outros documentos em torno das artes plásticas e audiovisuais, como vocabulário, gramática, aspectos históricos, socioculturais e estéticos.

O curso será ministrado no CRDE, pelo Assessor Linguístico do Conselho de Educação de Brasília, José Soares-Inclán. Outras informações pelo telefone (65) 3637-6001 ou pelo e-mail cr.cuiaba@gmail.com. O Centro está localizado na Rua Barão de Melgaço, nº 945, bairro Porto, Cuiabá-MT.

Assessoria/Seduc-MT



Silval destaca avanços em climatização nas escolas estaduais e no transporte escolar de Mato Grosso no Bom dia governador

Assuntos foram tratados com o ministro da Educação, durante audiência em Brasília

Guilherme Blatt/Secom/MT

Governador Silval Barbosa, no Ministério da Educação
No programa de rádio ‘Bom dia governador’, desta segunda-feira (23.04), Silval Barbosa falou sobre a audiência com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, ocorrida em Brasília, na quarta-feira (18.04). Nesta edição, o governador destacou os avanços em climatização nas escolas e no transporte escolar de Mato Grosso.

“Além de falarmos com o ministro sobre a ampliação dos cursos de medicina no Estado, também tratamos dos programas de Climatização das Escolas e do Transporte Escolar, que já estão em andamento”, disse Silval, informando que há 720 escolas no Mato Grosso, com cerca de 10 mil salas, que não eram climatizadas. “Com a implantação do Programa de Climatização, atualmente, 20% das escolas já tem ar condicionado. Este ano, queremos chegar a 50% e, até 2014, atingir as 10 mil salas e também a parte administrativa de todas as escolas estaduais”, disse o governador.

Conforme Silval, o Estado está readequando a estrutura de energia das unicades escolares para a implantação dos ares condicionados. “Se fosse só colocar os aparelhos, certamente atingiríamos 100% das salas em 2013. Só que a estrutura de energia elétrica das escolas não agüenta a carga com os ares ligados”, explicou Silval. “Encontramos o apoio para uma parceria com o Ministério da Educação. Com esta garantia, até 2014, teremos todas as escolas com ar”.

Outro assunto discutido com o ministro Aloísio Mercadante foi o transporte escolar. “Já fizemos parceria com vários prefeitos e atingimos 50% do transporte escolar de Mato Grosso. O Estado fará uma parceria para que o Ministério da Educação para poder adquirir mais unidades. Queremos chegar no final de 2014 com toda a frota de transporte escolar com ônibus novos. Isso dará segurança ao aluno e tranqüilidade para os pais”, finalizou o chefe do Executivo Estadual.



SOLANGE WOLLENHAUPT
Redação/Secom-MT


Secretarias de Educação alegam haver profissionais de psicologia e assistência

Redação 24 Horas News

As prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói, bem como o governo estadual alegaram que prestam auxílio psicológico a alunos e professores da rede pública no intuito da solução de conflitos. Mas os técnicos das secretarias de Educação evitaram comentar o resultado de pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF), que revelou a ocorrência de casos constantes de violência em 68% das instituições pesquisadas na capital e nos municípios de Niterói e São Gonçalo.

A pesquisa também identificou a ausência de psicólogos em 85% das escolas pesquisadas, particulares e públicas. O resultado do levantamento será apresentado amanhã (23) em ciclo de debates da Faculdade de Educação da UFF.

A diretora do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Mércia Cabral de Oliveira, não quis comentar a pesquisa, alegando não ter tido acesso ao seu conteúdo na íntegra, mas informou que a prefeitura conta com dez equipes interdisciplinares, divididas por áreas, com professores, assistentes sociais e psicólogos para atender às 1.069 escolas do município.

“Temos cerca de 250 profissionais, incluindo 87 psicólogos. As escolas podem acionar essas equipes por meio das coordenadorias. Além disso, as equipes elaboram planos anuais de ação, de acordo com sua área, que incluem atividades, visitas às escolas, estudo de situações, capacitação de profissionais e acompanhamentos de casos”, relata Mércia Cabral.

Segundo ela, o número de equipes tem se mostrado suficiente para atender às escolas. “Há momentos, para ações específicas, em que a equipe precisa permanecer na escola para permitir as melhores tomadas de decisão e medidas de prevenção de violência”.

A Secretaria Municipal de Educação de Niterói informou, por e-mail, que não há assistentes sociais nem psicólogos nas escolas e, sim, 14 profissionais concursados na equipe central, que trabalham junto com as famílias e os alunos e auxiliam os professores quando eles precisam de apoio técnico.

A equipe realiza também “visitas frequentes nas escolas, com trabalhos voltados para a saúde, meio ambiente, trânsito, diversidade, violência, entre outros”. Ainda segundo a secretaria, há um impedimento legal para a presença de psicólogos nas unidades escolares, já que a natureza de trabalho dos mesmos é de ordem clínica. Sobre a pesquisa da UFF, a secretária municipal de Educação de Niterói, Maria Inês Azevedo de Oliveira, ela disse que só pode se pronunciar quando tiver acesso aos dados.

Também por e-mail, a Secretaria Estadual de Educação informou que não há concursos ou contratos para profissionais de saúde, mas quando identificada a necessidade de psicólogos ou assistentes sociais, as escolas estaduais são orientadas a procurar, por meio das diretorias Regionais, a Diretoria de Desenvolvimento, Saúde e Bem-Estar da secretaria, que envia equipes pedagógicas e de recursos humanos para prestar auxílio a alunos e funcionários. Após análise, é feito encaminhamento ao sistema público de saúde e/ou parceiros na localidade, que acolhem voluntariamente esses casos. Ainda segundo a secretaria, em situações mais graves, são acionados os centros de Atenção Psicossocial (Capes) do Ministério da Saúde.

Procurada pela Agência Brasil, a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo não havia se pronunciado até o fechamento da matéria.

"Função da literatura é encantar crianças e contar histórias", diz Miguel de Sousa

Alex Rodrigues
Agência Brasil


"A função primeira da literatura é encantar crianças e contar histórias". Foi desta forma que o escritor e jornalista português Miguel Sousa Tavares definiu nesta sexta-feira, 20, na 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que acontece em Brasilía (DF), sua visão pessoal sobre a finalidade da literatura.

Para o autor de Rio da Flores, No Teu Deserto e Equador (romance adaptado para a tv e exibido, no Brasil, pela TV Brasil), a capacidade de cativar a atenção de alguém narrando algo é um privilégio e um desafio, independente do meio.

"Escrever é contar uma história, de maneira que todos os contadores de história são escritores, mesmo que não escrevam ou não saibam escrever", disse Tavares no texto que escreveu especialmente para ser lido durante sua apresentação no evento literário, que acontece até a próxima segunda-feira (23).

Filho de uma das mais importantes poetisas portuguesas do século passado, Sophia de Mello Breyner Andresen, vencedora do Prêmio Camões, em 1999, Tavares afirmou que a principal influência que recebeu de sua mãe foi entender a importância da sonoridade do texto e que esta deve ser simples.

"Há autores que acham que escrever não é necessariamente contar uma história. Acham que o que importa são as palavras, o estilo da escrita, a beleza da fórmula, não aquilo que se conta ou deixa por contar. Em minha opinião, estão enganados", disse Tavares, destacando que a simplicidade do texto não implica em empobrecimento de conteúdo. "Eu, por exemplo, gosto de criar ambiguidades em minhas histórias, pois acho que cada leitor pode ler um romance à sua maneira e que o escritor deve deixar que isso aconteça".

Entusiasta das obras de autores brasileiros, com destaque para Jorge Amado e Érico Veríssimo, cujas obras despertaram seu fascínio pelo Brasil, onde gostaria de viver parte do ano, Tavares revelou que as duas perguntas a que mais tem dificuldades de responder são quem são seus escritores preferidos e por que ele escreve.

"Como se tivesse que haver uma razão que não a mera vontade de escrever. Quem é meu escritor preferido? Dezenas, centenas deles. Todos os que um dia, em circunstâncias se calhar irrepetíveis, me amarraram a um livro seu", disse, completando sua definição pessoal sobre o papel das narrativas. "Ela também serve para distrair-nos do real e levar-nos até um mundo muito mais denso e rico, onde tudo se torna possível desde que alguém saiba contar uma história".

Embora admitindo sentir inveja dos autores brasileiros devido à "inesgotável matéria-prima de inspiração", em oposição a ele, "filho de um imaginário gasto e cansado", Tavares encerrou sua apresentação com uma forte declaração.

"Deem-me leitores deslumbrados, incrédulos, insaciáveis de histórias, tal qual crianças; deem-me uma história e uma página em branco e eu começarei: 'era uma vez'. É só isso que eu quero. É por isso que escrevo", concluiu.

O STF e as cotas

Na próxima 4ª, 25, o Supremo Tribunal Federal (STF) estará julgando uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) proposta pelo Partido dos Democratas (DEM), a qual pede que o Supremo declare inconstitucional o sistema de cotas na UnB

ANA FLÁVIA


Na próxima 4ª feira, 25 de abril, o Supremo Tribunal Federal (STF) estará julgando uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) proposta pelo Partido dos Democratas (DEM), a qual pede que o Supremo declare inconstitucional o sistema de cotas na UNB.

Os argumentos do DEM são bem parecidos com os argumentos também utilizados por esse partido e a COFENEN – Confederação Nacional de Ensino (organização dos donos das escolas privadas) contra o PROUNI, quais sejam: “violação do princípio da igualdade”, “direito universal à educação”, “princípio meritocrático” e outros argumentos “legalistas”.

A referida ação foi proposta em 20.07.2009 e, na ocasião, também solicitava uma medida liminar para que o sistema de cotas adotado fosse suspenso imediatamente, antes do julgamento final do mérito da referida ação.

Em 31.07.2009, o Ministro Gilmar Mendes, então presidente do STF, levando em conta as manifestações da Procuradoria Geral da República e da Advocacia Geral da União, contrárias à ação do DEM, indeferiu o pedido de liminar.

Mesmo sendo uma ação contra o sistema de cotas na UNB, a decisão do STF terá repercussão em casos semelhantes de adoção de cotas, seja pelas universidades, a exemplo da UFMT que corajosamente adotou o sistema de Reserva de Vagas, com 50% para estudantes oriundos do ensino público, (mesmo enfrentando resistência de setores retrógrados e/ou equivocados).

O dado alvissareiro é que a presidência do STF está sendo ocupada pelo Ministro Ayres Britto, o qual preferiu um voto lapidar na a ação do PROUNI, na condição de relator daquele processo.

Referindo-se ao princípio da igualdade, assim sentenciou: “Não há outro modo de concretizar o valor constitucional da igualdade senão pelo decidido combate aos fatores reais de desigualdade. (…) É como dizer: a lei existe para, diante dessa ou daquela desigualação que se revele densamente perturbadora da harmonia ou do equilíbrio social, impor outra desigualação compensatória”.

Na ocasião, o Ministro Ayres Britto buscou inspiração para fundamentar sua defesa na famosa “Oração aos Moços”, do grande jurista Rui Barbosa: “A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. (…) Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real”.

Mesmo sabendo da predisposição do Presidente Ayres Brito e de outros três ministros com opiniões semelhantes (Joaquim Barbosa, autor do livro: “Ação afirmativa & princípio constitucional da igualdade: o Direito como instrumento de transformação social. A experiência dos EUA”; Carmem Lúcia e Marco Aurélio Mello), entendo que devemos está vigilantes para garantir que essa ação interposta pelo DEM seja indeferida e jogada no “lixo da história”, lugar em que merece ser esquecida.

Assim, considero fundamental e urgente uma ação das entidades estudantis e juvenis, no sentido de mobilizar os estudantes, a juventude e a sociedade em geral para manifestarem a favor das cotas e contra a ação proposta pelo DEM. Afinal, o objetivo maior das políticas de “ação afirmativa” é a conquista da igualdade real com a inclusão de segmentos da sociedade historicamente excluídos.

(*) ANA FLÁVIA é estudante de Serviço Social da UFMT, presidente estadual da União da Juventude Socialista – UJS/MT, vice-presidente do PCdoB de Cuiabá, foi candidata de deputada federal em 2010, alcançando 23.718 votos.

Estudo revela causas de dores de cabeça após ingestão de sorvete

BBC Brasil

Um estudo conjunto realizado pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, e pela Universidade da Irlanda em Galway revelou porque as pessoas sentem dores de cabeça súbitas quando tomam sorvete. Os autores da pesquisa acreditam ainda que ela pode apontar para possíveis tratamentos contra a enxaqueca.

Os resultados do estudo, realizado com 13 participantes, foram divulgados na revista científica online Live Science.

Os cientistas tentaram reproduzir as sensações de dor nas têmporas característica de quando se toma um sorvete ou se bebe algo muito gelado, fazendo os voluntários ingerir água gelada através de um canudo.

O voluntários tinham de sinalizar quando começavam a sentir dor e quando deixavam de senti-la. Ao longo desse processo, o cérebro de cada voluntário era monitorado por meio de um método similar à ultrassonografia, em que ondas sonoras de alta frequência são usadas para observar as mudanças internas do corpo.

O estudo mostrou que enquanto os participantes sentiam a dor nas têmporas característica de quando se toma um sorvete, a artéria cerebral se abria e registrava um aumento do fluxo sanguíneo.

De acordo com Jorge Serrador, pesquisador-sênior da Escola de Medicina de Harvard, como o cérebro precisa estar trabalhando o tempo todo e ele é muito sensível à variações de temperatura, daí a ocorrência da "vasodilatação (a ampliação dos vasos sanguíneos), que serve para levar sangue quente para dentro do tecido, de modo a fazer com que o cérebro permaneça aquecido''.

O aumento do fluxo sanguíneo e a rápida dilatação da artéria situada no meio do cérebro e atrás dos olhos estariam diretamente ligados à ''dor de cabeça do sorvete'', que gradualmente era dissipada à medida que o fluxo sanguíneo voltava ao normal.

Segundo os autores do estudo, o súbito fluxo de sangue aumenta a pressão dentro da cabeça e provoca a dor.

A fim de impedir que a pressão alcance um nível perigoso, a artéria se contrai, causando a queda da pressão. Os pesquisadores concluíram que a contração da artéria que ocorre em seguida, como uma resposta à sensação de súbito esfriamento que ocorre quando se toma algo muito gelado, é um mecanismo de autodefesa que visa reduzir a pressão na cabeça antes que esta alcance um nível perigoso.

Os cientistas acreditam que outros tipos de dores de cabeça possam ter causas similares e que o estudo poderia levar ao desenvolvidos de novos tratamentos contra enxaquecas, como o uso de drogas para prevenir a dilatação de vasos sanguíneos ou de outras que induzem à contração de vasos sanguíneo.

MT- Teatro educa crianças sobre o trânsito


Os agentes de trânsito Mauro Gouvêa e Geny Martins, que interpretam os palhaços Gilika e Ximbica da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá (SMTU), irão apresentar a peça de teatro “Picolé Atropelado”, nesta terça-feira (24-04) às 14h30. O público são crianças entre 4 e 10 anos da Escola e Berçário Peninha Verde, no Bairro Jardim Cuiabá.

O teatro tem o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre os cuidados a serem tomados para que o trânsito da nossa capital seja mais humano e seguro. Um dos temas abordados pela dupla é a maneira correta de atravessar a rua, na faixa de pedestres. A forma lúdica do teatro auxilia a compreensão por parte das crianças.

A SMTU lembra que as palestras e teatros para o trânsito são gratuitos, e que os interessados em participar do programa precisam entrar em contato com o setor de Educação para o Trânsito da SMTU através do telefone 3315-4222.

Educação nas prisões é tema de seminário em Brasília

Os ministros Aloizio Mercadante, da Educação, José Eduardo Cardozo, da Justiça, e Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, participam hoje (23) em Brasília de seminário sobre educação nas prisões. O encontro começa às 8h na sede do Conselho Nacional de Educação.

O objetivo é discutir as diretrizes nacionais da educação de jovens e adultos em situação de privação de liberdade em estabelecimentos penais. O seminário vai analisar ainda formas de oferecer educação nas prisões.

As secretarias de Educação dos estados do Rio de Janeiro e do Paraná apresentarão os resultados obtidos na educação de presos no Brasil. A Rede Latinoamericana de Educação em Espaços de Encarceramento (Redlece) e o Programa Del Cárcere, do Ministério do Uruguai, vão divulgar dados sobre educação nos presídios de outros países da América Latina.



Fonte: Agência Brasil

MT- Homem invade escola e gera insegurança; Seduc só paga um vigia

Agência da Noticia e Redação 24 Horas News



A população de Confresa, no Norte Aragauaia de Mato Grosso, está tensa. No ultimo dia 19,sexta-feira, a Escola estadual 29 de Julho, foi invadida. Cairo Ronieli de Sousa, 24, aparentava estar em estado de embriaguez e, uniformizado, entrou na escola como se fosse aluno. Em uma sala de aula começou a desferir insultos a professores e alunos e em seguida pulou o muro e fugiu. Em rondas pelas redondezas o suspeito foi encontrado e detido.

A invasão chamou atenção para a falta de segurança nas escolas tanto de Confresa. Segundo a diretora da unidade escolar, Aldaires Alves o fato gerou medo na escola. A diretora explicou que ha cerca de 3 anos a unidade está sem guarda nos períodos de aulas.

’A Secretaria Estadual de Educação paga apenas um vigia que fica das 22 as 6 horas para cuidar apenas do patrimônio. Ficar sem guarda é muito perigoso’’ explicou a diretora.

Ainda de acordo com ela os funcionários do apoio da escola é quem ajuda no controle da entrada de pessoas na unidade escolar, mas apenas quando não estão desempenhado suas atividades normais. “Eu fiquei morrendo de medo por que sempre vemos casos nos noticiários que pessoas loucas invadem as escolas e matam alunos e professores, estou com medo, precisam tomar alguma providência” disse uma aluna da escola 29 de Julho que prefere não se identificar.

Procurada a SEDUC, confirmou que Secretaria paga apenas o guarda noturno e que a pasta desenvolve projetos de prevenção de segurança, para evitar casos como este.

“Queremos um resposta imediata da SEDUC, isso não pode ficar assim nosso filhos estão expostos aos perigos” desabafou uma mãe ao Agência da Notícia.

A falta de segurança nas escolas passou a chamar a atenção no país após o massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, onde onze crianças morreram e outras 12 ficaram feridas.

Após a invasão Cairo Ronieli de Sousa de 24 anos que é residente do distrito de Veranópolis foi preso é encaminhado para a delegacia de polícia civil, onde está a disposição da justiça.

Restaurante estudantil

Autor: Gabriel Novis Neves


A história me obriga ir ao passado para esclarecer fatos desconhecidos, ou esquecidos, em que fui protagonista.
Faço isso, não por vaidade pessoal, mas para deixar às futuras gerações depoimentos da história não falsificada.
Escrevo o cotidiano da minha cidade, ouvindo, sentindo, palpando, cheirando e vendo o simples, que sempre foi o importante. Muitos dos meus artigos têm essa genética.

Nunca tinha pensado em escrever sobre a história do primeiro restaurante estudantil de Cuiabá.
Isso aconteceu há quarenta e quatro anos, motivado pela intensa migração da população do interior.
Era o início da ocupação desordenada do nosso imenso território, onde o trabalhador rural foi expulso pelas máquinas.
Sem qualificação para o trabalho urbano, esse produtivo camponês começou a ocupar a periferia da cidade com a sua numerosa família passando necessidades básicas, como educação para as suas crianças e alimentação para a família toda.

A merenda escolar não era suficiente para um aluno. A evasão escolar no ensino médio era assustadora, assim como a taxa de analfabetismo no Estado.

O governo Pedrossian determina à Secretaria de Educação que faça uma adaptação na antiga garagem do Estado – ao lado da Academia de Letras – para o funcionamento de um restaurante para estudantes. Nascia assim, na Rua do Campo, o primeiro restaurante estudantil de Cuiabá.

Essa medida social atraiu estudantes pobres de todo o interior do Estado para frequentar alguns cursos superiores que estavam iniciando na velha capital.

Eram os famosos cursos de cuspe, carinhosamente chamados pelos meninos, em que todo o arsenal didático se constituía em uma sala de aula calorenta, lousa, giz, apagador e o professor borrifando saliva.
Com o surgimento da universidade, os alunos do ensino superior passaram a frequentar o restaurante onde hoje funciona o Museu Rondon.

Um restaurante maior foi construído na Praça Universitária, oferecendo condições excepcionais para atender alunos, servidores e professores. Do projeto original, apenas metade foi entregue a comunidade universitária, há trinta e dois anos.
Como não faço diários, anotações, nem tampouco pretendo escrever uma enciclopédia sobre a implantação do ensino superior em Mato Grosso, preencho o espaço de um artigo para relembrar certos eventos que marcaram a vida desta cidade.

Muitos detalhes sobre esses três restaurantes me são trazidos pelos atores de diálogos que não me recordo, pois nunca trabalhei com o objetivo da cobrança.

Dia desses um dos candidatos a reitor da nossa universidade, o professor doutor em química Edinaldo de Castro e Silva, que veio de Barra do Garças para estudar na recém nata UFMT, perguntou se eu me lembrava para quem tinha dado a primeira autorização para usufruir do restaurante da piscina da UFMT. Respondi que não me recordava.

Exultante, ele me contou minúcias do encontro e da satisfação em ter sido o primeiro estudante a provar a boa comida do nosso restaurante.

Satisfeito fiquei em saber que as calorias do bandejão foram úteis à inserção de um menino pobre do interior ao pico da carreira universitária, com a conquista dos títulos acadêmicos e o orgulho de pretender comandar a universidade onde estudou.

Gabriel Novis Neves


MT- Deputado diz que política de cotas é de exclusão e vai recorrer à justiça

Da Redação - Laura Petraglia



Baseado no artigo 5º da Constituição Federal, que diz que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, o deputado estadual Aray Fonseca (PSD) repudiou a atitude da reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em adotar o sistema de reserva de 50% das vagas para estudantes de escolas públicas e negros.

“Eu sou contra essa atitude da reitoria e dos conselheiros da UFMT, pois acho que não é por aí que vamos fazer com que as classes menos favorecidas tenham mais acesso à educação. Estamos invertendo os valores. O ideal é a criação de mais projetos de inclusão social como o ProUni, por exemplo, e não de exclusão social, como esse modelo de cotas aprovado. Precisamos é melhorar o ensino de 1º e 2º grau das escolas públicas investindo mais recursos, como parte dos do pré-sal por exemplo”, disse.

Segundo Aray, a forma adotada diminui em 50% as chances das famílias de classes média e média-alta, que passaram a vida se sacrificando e se privando para pagar escola particular e garantir um estudo de qualidade aos seus filhos, de conseguirem uma vaga na Universidade Federal.

“No modelo que temos hoje, o ensino de primeiro e segundo graus nas escolas públicas deixam a desejar, porém as universidades públicas são as melhores. Com esse modelo adotado pela UFMT, pode-se fomentar conflitos raciais e sociais, que não existem no Brasil”, argumentou.

Outro ponto a ser observado, segundo o deputado, é com a relação à legalidade desta política, já que a Universidade Pública é custeada com recursos públicos, oriundos de impostos pagos em sua maioria pela classe média e média alta. “São os impostos pagos por essas famílias que custeiam a universidade e não podemos fazer com que essas pessoas tenham as chances dos seus filhos ingressarem lá, diminuídas em 50%”, defendeu.

Para Aray, a aprovação de cotas na UFMT vai gerar um aumento na demanda por vagas das já deficientes nas escolas públicas de 1º e 2º graus, bem como a criação de universidades nos moldes americanos, que podem gerar uma debandada de mestres e doutores das universidades públicas.

“Vai gerar o caos e o ensino que já é ruim vai ficar pior com a sobrecarga de alunos. Modelos dinheiristas de universidades, a exemplo do que é praticado nos Estados Unidos, serão implementados no Brasil. Lá as melhores universidades são as particulares. Em Harvard, por exemplo, paga-se U$ 80 mil por ano para estudar medicina”, finalizou ou dizer que pretende acionar judicialmente a UFMT para tentar barrar o sistema de cotas.