domingo, 22 de abril de 2012

Olimpíadas Escolares

ADMAR PORTUGAL

Silval marca um gol de placa ao assinar convênio com o Comitê Olímpico

O governador Silval Barbosa marcou um gol de placa ontem ao assinar convênio com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para realização das Olimpíadas Escolares no período de 25 de novembro a 8 de dezembro deste ano em Cuiabá.

Nesse período, nossa querida Cidade Verde será invadida por milhares de atletas/estudantes, com idade entre 15 e 17 anos, de outros 26 estados brasileiros, num evento que a cada ano ganha reconhecimento internacional. É a bola da vez para Cuiabá, uma das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, como bem lembrou o governador, ao pedir empenho de todas as secretarias na organização do evento.

O convênio assinado ontem estabeleceu as responsabilidades de cada parte. Ao Estado, por exemplo, caberá a infraestrutura para os jogos (quadras, piscinas, pistas de atletismo, etc.), logística e outros serviços. Já o COB fica responsável pela hospedagem e alimentação, entre outros, e investirá cerca de cinco milhões de reais no evento em Cuiabá. É a chance que os gestores queriam para mostrar que Cuiabá estará preparada para sediar eventos esportivos de grandeza internacional, oferecendo suporte logístico de primeiro mundo.

O evento tem por objetivo resgatar a hegemonia esportiva entre os adolescentes brasileiros, como bem destacou o diretor-geral de Olimpíadas Escolares do COB, Edgar Hubner. Desde 2005, quando sediou a primeira edição das Olimpíadas Escolares, mais de dois milhões de jovens com menos de 18 anos já soltaram o grito de ‘é campeão!’ em uma das modalidades disputadas no torneio, visando valorizar as potencialidades esportivas nas escolas públicas e privadas do Brasil inteiro.

Ao governo do Estado, que abraçou a causa, é bom lembrar que vai, sim, precisar não somente das secretarias, como também do envolvimento de toda a sociedade para recepcionar os milhares de visitantes de todo o país em um evento que visa fomentar a prática esportiva no Brasil. E vem em um bom momento, já que daqui a dois anos Cuiabá sedia a Copa do Mundo e o Rio de Janeiro, em 2016, as Olimpíadas.

Os governos estadual e municipal têm que fazer sua parte dando condições adequadas para nossos atletas treinarem para bem representar nosso Estado, já que o torneio será seletivo para as modalidades de atletismo, judô e natação para o Festival Olímpico de janeiro de 2013, na Austrália.

Cuiabá, por ser a sede das Olimpíadas Escolares, será contemplada com duas vagas nas três modalidades, sendo uma para os representantes da Capital e outra, para o do estado de Mato Grosso.

É preciso trabalhar o quanto antes na divulgação do evento, bem como também na realização das reformas de praças esportivas onde serão realizados os jogos e desejar sorte aos representantes de nosso estado.

ADMAR SILVA DE PORTUGAL é repórter do jornal Diário de Cuiabá.
asportugal@diariodecuiaba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário