A violência física ou psicológica, de moto intencional e repetitivo, exercida por indivíduo e grupos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de constranger, intimidar, agredir, causar dor, angústia ou humilhação à vítima, conhecida como bullying, será combatida em Mato Grosso.
Projeto de lei de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), que estabelece medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate ao bullying escolar no projeto pedagógico elaborado pelas escolas públicas e privadas no Estado, foi sancionado nesta semana pelo Poder Executivo.
Com a apresentação do projeto e sanção posteriormente da lei 9.724, a comunidade escolar de Mato Grosso deve ser conscientizada sobre o conceito do bullying, abrangência e necessidade de medidas de prevenção e combate. “Os docentes, equipe pedagógica e servidores das escolas devem ser capacitados para a implementação de ações para solucionar o problema, além de orientar os envolvidos na violência física ou psicológica visando à recuperação da auto-estima”, explicou José Riva.
A prática do bullying aumentou excessivamente em Mato Grosso nos últimos anos e na visão do presidente da Casa de Leis, uma das medidas preventivas para combater a violência é a criação da “Semana de Combate e Prevenção ao Assédio Escolar Bullying em Mato Groso”, sendo realizada anualmente, na primeira semana de abril para discutir o tema.
“Devemos envolver a família no processo de construção da cultura de paz nas escolas, além de promover e estimular atividades de esclarecimentos e debates sobre esta violência em espaços públicos, especialmente nas escolas”, argumentou Riva.
domingo, 22 de abril de 2012
Projeto de Lei combate prática de bullying nas escolas de Mato Grosso
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário